segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Polícia prende quadrilha que roubava motocicleta





Veículos eram vendidos na Bolívia

Um patrulhamento de rotina realizado por policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar prendeu em flagrante, na manhã de sábado (21), no Bairro Sobral, Jerferson Pereira da Silva (21) e Elizeu Gerônimo de Oliveira (19), acusados do roubo de uma motocicleta Honda Brós – 150, Placa NXT-7389, cor vermelha, pertencente a Aparecida, que recebeu o veículo de volta pelas mãos da guarnição.

Na Delegacia de Flagrante, para onde o caso foi conduzido, os policiais militares, depois de constatarem pelo Sistema Sigo que a motocicleta possuía restrição por roubo, ligaram para a proprietária do veículo que foi à delegacia e confirmou que Gerônimo levou sua moto, no dia 17 de fevereiro, após ameaçá-la com um revólver apontado para sua cabeça.

Os dois jovens presos estão sendo apontados como integrantes de uma quadrilha que vem agindo na capital rio branquense, roubando motocicletas e levando para o vizinho país boliviano.

Esquema

Segundo os policiais civis, os dois bandidos roubam motocicletas e passam para outro grupo que também age da mesma forma. Na sequência, os bandidos vendem os veículos para um boliviano que paga um valor até dez vezes menor que o custo real e leva o produto para ser comercializado em território boliviano.

As investigações sobre o caso prometem apresentar mais fatos e também todo modo operacional da quadrilha, como também reduzir a onda de roubo de motocicleta na cidade de Rio Branco.

Parque de Exposições amplia estrutura para acolher alagados

O Parque de Exposições Marechal Castelo Branco está recebendo as famílias afetadas pela cheia do Rio Acre em Rio Branco e já tem toda estrutura pronta para o melhor acolhimento de mulheres, adultos, crianças e idosos. Até às 16 horas desta segunda-feira, 41 famílias, num total de 139 pessoas já estavam abrigadas no local. Haviam 72 adultos, 53 crianças, dois idosos e dois deficientes. Entre os adultos, duas gestantes também estão morando no parque.



O Centro de Zoonoses está recebendo, cuidando com medicamentos e alimentando os animais domésticos. Três cachorros haviam sido levados ao parque e em seguida transferido para o Canil Municipal no CCZ. “Temos 160 boxes prontos e começamos nesta segunda-feira a construção de mais 100 boxes”, informou o prefeito, que busca sempre antecipar-se aos problemas.  As equipes da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) fazem a triagem e o acolhimento das famílias. “O momento é de solidariedade com essas famílias”, repetia o prefeito.



No parque há também o escritório da Defesa Civil, onde o prefeito e seus assessores fazem as reuniões de avaliação e de estratégia várias vezes ao dia. Na manhã e na noite de segunda-feira, por exemplo, o prefeito reuniu-se com os coordenadores de regionais da Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social (SEMACS), os quais mantém plantão permanente em diferentes pontos dos bairros alagados. Esse trabalho é coordenado pelo secretário Manoel Lima, titular da SEMACS e abrange vários pontos da zona rural de Rio Branco.



Marcus Alexandre voltou a ressaltar a importância do projeto da Cidade do Povo na drástica redução das famílias que tem de ser removidas das áreas alagadiças. Em outros tempos, o Parque de Exposições estaria com o triplo de moradores que atualmente. Em dois anos, a Cidade do Povo recebeu mais de 2 mil famílias.

Comerciante reage a assalto e acusado acaba preso por policial a paisano


Na tarde deste domingo (22), por volta das 17 horas, o senhor Efraim Pinheiro da Silva 55 anos, proprietário do mercadinho do Bosque, localizado na Rua João Marçal, reagiu a um assalto e conseguiu derrubar a arma das mãos do assaltante. Com ajuda de populares o comerciante tentou imobilizar o bandido, porém o referido oferecia resistência. Um Sargento da Polícia Militar que passava no local, recolheu a arma utilizada no crime e imobilizou o acusado com corda de nylon do próprio comercio.

Por conta de uma pane no sistema de telefonia não foi possível solicitar apoio das viaturas de serviço via 190, o referido policial solicitou que populares informassem a situação da ocorrência pessoalmente na permanência do quartel ou na delegacia de Polícia Civil.Devido ao risco eminente que todos estavam expostos, o sargento tomou a decisão de conduzir o autor em uma camionete pertencente a uma testemunha. No deslocamento as viaturas de serviço da polícia Civil e da Policia Militar acompanharam e prestaram o devido apoio.

Na delegacia o acusado foi identificado como Pablo Bandeira de Araújo 23 anos, morador do KM 02 da BR 364 sentido Sena Madureira a Rio Branco.

O acusado foi entregue na delegacia juntamente com a arma apreendida que se tratava de uma escopeta de Cal. 20, um canivete e uma cédula de R$ 20 reais, que tinha sido subtraída de um cliente que se encontrava efetuando compras, no momento em que o autor anunciava o assalto.

Leitor diz que Nazaré,Flora e Regina não são amarga como Fel





Sobre uma nota ontem na coluna se referindo à vice governadora Nazaré Araújo e às secretarias Floras Valadares e Márcia Regina como sendo “doces”, recebi e-mail e publico porque a coluna tem espaço aberto para o contraditório: “Luiz Carlos, não são doces coisa alguma, são amargas como fel nas relações com os demais secretários, doces é uma ova!”. Dadas as versões. A coluna é sempre assim, tem mão dupla, por ser democrática

Doce de jiló
E completa o autor do e-mail: “só se elas forem doces de jiló (fruta amarga)”.

Menino esperto
Na recente visita da comitiva do governo na região de Brasiléia para avaliar os estragos causados pela cheia do rio Acre, se perguntou ao prefeito Everaldo Gomes quantos desabrigados tinha sua cidade. Foi correto: “600 famílias”. Chegou a vez do prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, que antes de ser perguntado, saltou: “em Epitaciolândia temos 400 desabrigados”. Foram conferir e tinha dez botecos alagados na cabeceira da ponte. Superfaturou os números para ver se conseguiu decretar estado de calamidade pública e ter acesso a verbas federais. Virou alvo de piadas. André, André, a esperteza come o dono!.

O mundo não acabou
A conversa de ontem entre o senador Gladson Cameli (PP) e o governador Tião Viana deve ser debitada exclusivamente a uma relação institucional, qualquer outra especulação é tosca.

Nada mais natural
E nada mais natural que o governador Tião Viana e o senador Gladson Cameli (PP) se reúnam para unir forças, resolver os problemas do Estado, inclusive, na ajuda aos alagados de Brasiléia.

Cada um para seu lado
O senador Gladson Cameli (PP) continua sendo oposição (não aquela oposição raivosa e ranheta) e o Tião Viana governador, as diferenças políticas ficam para o palanque eleitoral.

Nenhuma adesão
Não vislumbro neste encontro nenhum indício de adesão por parte do Gladson Cameli.

Posição elogiada
O desprendimento político do senador Gladson Cameli (PP) em procurar o governador Tião Viana foi elogiado até pelo senador Jorge Viana (PT), para quem não é hora de vaidades.

Quanta maldade, com o bom Pastor!
O Pastor da Igreja Batista do Bosque, Agustinho, continua nas paradas. E-mail recebido: “Luiz Carlos, o Pastor Agustinho e como jacaré, é comendo (ganhando cargos no governo) e chorando”.

Dia dos e-mails
Outro e-mail: “Luiz Carlos, você tem razão em não dar espaço às ameaças de presidentes de partido nanicos, a maioria não tem onde cair morto e depende das migalhas da mesa do governo”.

E completando
“Quem é doido de crer que o José Afonso (PSDC) e o vereador Marcos (PRB) iam brigar com o PT? . Brigar como, todos eles beneficiados com cargos do governo?”. Completou o e-mail.

A revolta dos anões
Constam que os empresários Getúlio e George Pinheiro, donos do Hotel Pinheiro, estão brabos com o cerimonial do governo, que só direciona as reuniões para o concorrente Holiday In.

Jararaca na bolsa
Amigo de Brasiléia falava ontem que a deputada Leila Galvão (PT) se resume a fazer discursos longos e chatos para os alagados, mas não mete a mão na bolsa para ajudar uma família.

Ia morrer de fome
O ex-deputado Henrique Afonso fez uma previsão que Tião Bocalon (DEM) ganharia o governo no primeiro turno. Não chegou ao segundo. Agora prevê a ascensão da Marina Silva. Coitada!.

Completamente acabada
O termo foi usado por um motorista para dizer como está o trecho entre Sena Madureira e o rio Liberdade, na BR-364, tomado por verdadeiras crateras, se tornando quase intrafegável.

Há muito tempo
O DERACRE não tem capacidade operacional para dar assistência aos problemas da rodovia 364 na direção de Cruzeiro do Sul, já deveria ter entregado há muito tempo para o DNIT.

Fazendo o que?
O senador Sérgio Petecão (PSD), que criticou os políticos que foram ver de perto a inundação em Brasiléia é o mesmo que aparece numa lancha na alagação posando com óculos escuros.

Não é hora de aparecer
O caso de Brasiléia é muito grave para o senador Sérgio Petecão (PSD) ficar politizando o problema, a política partidária deve ser deixada para 2016, que é ano de eleições.

Não vai sair deste redemoinho
Tudo já está a indicar que dentro da FPA, pela ordem, quem mais deve se destacar nos debates na Assembléia Legislativa deverá ser o deputado Daniel Zen (PT), seguido pelo deputado Lourival Marques (PT).

Como o cramulhão gosta
A situação do país está como ocramulhão gosta, ontem, caminhoneiros bloqueavam as estradas em sete Estados, em protesto contra o reajuste constante do combustível.

Vai dar cadeia
Este escândalo do FUNDEB envolvendo empresários cruzeirenses vai dar cadeia.

Falando em escândalo
E como um escândalo puxa o outro, como anda mesmo a apuração da distribuição de cerca de 10 mil carteiras frias para falsos pescadores em troca de votos na última eleição?.

Vai problema
Ao prefeito Marcus Alexandre: uma depressão profunda na rua principal de acesso ao Jardim Tropical ainda vai causar um sério acidente automobilístico, é bom mandar recuperar.

Não tem como
Sabe a história do dá ou desce? Pois bem, não resta outra saída ao governador Tião Viana, a não ser cortar despesas, sob pena de tornar o Estado ingovernável, tal é a crise econômica.

Fim do mercado persa
O futuro presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, está coberto de razão ao dizer que expulsará o político tucano que não apoiar os candidatos do partido, porque é assim que uma sigla se faz respeitar. Na eleição passada foi uma bagunça generalizada, cada prefeito, vereador e deputado, apoiou quem bem quis, transformando o PSDB num mercado persa.

Não acontece no PT
Numa coisa o PT é exemplar: político do partido com mandato somente apóia candidatos petistas.

Dinheiro na mão é vendaval
O governador Tião Viana, segundo uma boa fonte, não colocará um centavo nas mãos dos prefeitos do Alto Acre que tiveram problemas com a alagação do rio Acre, e que o Estado vai atuar diretamente no apoio aos desabrigados. Dinheiro na mão de alguns prefeitos é vendaval.

Exemplo de prefeito
O James Gomes é um exemplo de prefeito da oposição. Comedido no linguajar e trabalha sem estar com o pires nas mãos pirangando ajuda do governo, numa mostra que se pode ser um bom gestor na crise.

Nada justifica
A secretaria de Segurança Pública pode emitir dez Notas Oficiais explicando porque devolveu 5 milhões de reais ao governo federal que não vai convencer ninguém que foi uma omissão grave. Este colunista está entre os que não se convenceram com a nota emitida pelo setor.

Foi um engodo
Considero as manifestações populares contra a Dilma, marcadas para o dia 15 de março, completamente pertinentes e oportunas. É a insatisfação da massa com tanto arrocho. Ela enganou todo mundo na campanha com a história de que não aumentaria a gasolina, a energia elétrica e tampouco aumentaria impostos, “nem que a vaca tussa”. Subiu tudo. E vem mais aumento por aí. Basta você ir ao supermercado que sente no bolso. Tem que protestar mesmo. Chega um momento que a corda estoura. Não vai demorar e quem ganha um salário mínimo estará pagando Imposto de Renda. A situação chegou a um ponto que fica difícil se falar bem da presidente Dilma, que caminha a passos largos para o desastre no segundo mandato. Não é de se invejar nem um pouco a situação do deputado federal Sibá Machado (PT) como líder do partido na Câmara Federal. Falará para surdos, ninguém o escutará.

As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail –lulajorge@hotmail.com

Damasceno vai a Brasília em busca de ajuda aos atingidos pela cheia em Tarauacá





Além do rio Acre, que transborda e desabriga inúmeras famílias nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri e Rio Branco, os rios Tarauacá e Murú voltam a ultrapassar a cota de transbordamento e invadem ruas e casas nos bairros Triângulo, Praia e Centro, na cidade de Tarauacá. As cinco famílias (35 pessoas) desabrigadas até o momento foram acolhidas pela prefeitura do Município na creche local.

A prefeitura disponibilizou uma equipe de pessoas com suporte de 16 barcos e 11 veículos para dar apoio aos afetados pela cheia. Há ainda a distribuição gratuita de água potável feita pelo Município nas regiões alagadas, onde o abastecimento foi interrompido. 30% da cidade está atingida pela enchente até o momento.

Em reunião nesta segunda-feira, na prefeitura, o prefeito Rodrigo Damasceno aproveitou para anunciar sua ida a Brasília ainda hoje, onde se reunirá com a bancada federal em busca de recursos para o município. O vice-prefeito Chagas Batista, do PC do B, deve dar continuidade aos trabalhos de assistência às famílias desabrigadas.

Problema em poste provocou apagão no centro de Rio BRANCO




A interrupção no fornecimento de energia em parte do centro de Rio Branco ocorrido no final da manhã desta segunda-feira, 23, foi ocasionada por um problema em um componente do poste em frente ao Banco Santander, na Rua Rui Barbosa, o que também ocasionou um entrelaçamento de fios na Subestação São Francisco, fazendo com que os alimentadores que atendem a região fossem automaticamente desligados pelo sistema de proteção. A informação foi divulgada em comunicado na noite de hoje pela Eletrobras Distribuição Acre.

De acordo com a Distribuidora, as equipes de manutenção foram imediatamente acionadas e realizaram o reparo do componente no centro, simultaneamente com o reparo dos fios da Subestação São Francisco debaixo de forte chuva, concluindo todos os serviços.

A revolta dos rios do Estado do Acre




O meio-ambiente nunca foi levado a sério no Acre. Aliás, o tema sempre foi tratado no Brasil como “perfumaria”, ou seja, algo sem muita importância. O meio ambiente, algumas vezes, serviu de plataforma política para alguns políticos ou para a postura radical de “ecologistas” de ar condicionado. Mas o tratamento técnico, previdente e equilibrado do assunto nunca foi uma realidade. As consequências estão aí para todo mundo ver. Não me lembro de cheias seguidas como as que estamos vendo no rio Tarauacá, a quinta desde que começou o inverno amazônico e, no rio Acre, a segunda em dois anos. Sem falar na ameaça de isolamento do Estado com o possível transbordamento do rio Madeira. Muita conversa e pouca ação no quesito meio-ambiente. Os nossos rios estão assoreados, com muita areia nos seus leitos, devido ao desmatamento nas suas margens. Se não forem tomadas providências urgentes o “pesadelo” das enchentes seguidas não vai terminar nunca. Em relação ao rio Madeira acho que afinal a ex-ministra Marina Silva (Rede) tinha razão. As hidroelétricas deveriam ter sido construídas com mais cuidados técnicos. Não sei se as usinas do Madeira também podem estar interferindo no regime de águas de toda a Amazônia. Qualquer leigo que olhar o mapa hidrográfico da Amazônia verá que os rios da região estão interligados. É um grande organismo vivo que tem sido muito mal tratado pela ambição humana. O resultado dessa equação é sofrimento para a população ribeirinha amazônica e muito dinheiro público jogado na lata de lixo.

Mudança de paradigma?
Quando o governador Tião Viana (PT) era senador iniciou um movimento social e político para “salvar” o rio Acre. Depois que assumiu o Governo do Estado nunca mais ouvi falar nisso. Acho que como governador, Tião, teria muito mais condições de recuperar o rio Acre do que como senador.

Ação e consequência
Na Capital de São Paulo assistimos o drama da falta de água numa urbe com mais de 20 milhões de habitantes. Se os seguidos governos tucanos paulistas tivessem investido na recuperação do rio Tietê, ao invés, de estradas cinematográficas a situação poderia ser diferente.

Um bom exemplo
O pequeno Estado de Israel, mesmo com a maior parte do seu território desértico, não tem problemas de água. Isso porque desenvolveram tecnologias para purificar água do mar e encontrar reservas aquíferas subterrâneas.

Sem medo do futuro?
Enquanto isso, a gente assiste a Capital Rio Branco construindo indiscriminadamente obras imensas sobre o seu aquífero no Segundo Distrito. Quem vai pagar o preço de tanta imprevidência serão as gerações futuras.

O bicho vai pegar
A disputa pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, em 2016, será intensa. O PSDB está mudando a sua direção no município. Quem assumirá o partido será o empresário Marcelli Tomé com a missão de encontrar um candidato a prefeito para os tucanos.

Oposição rachada
Algumas das principais lideranças oposicionistas do Acre sonham em eleger um prefeito aliado em Cruzeiro do Sul. Assim o senador Gladson Cameli (PP), o atual prefeito Vagner Sales (PMDB) e o ex-deputado Márcio Bittar apostarão em nomes das suas preferências.

Será?
Por outro lado, uma fonte de Cruzeiro do Sul ligada a FPA me garantiu que o deputado federal César Messias (PSB) poderá ser candidato a prefeito. Não sei se a informação tem algum fundo de verdade. Mas sem dúvida, seria o nome mais forte para a disputa pela FPA.

Sonho
O único cargo eletivo que nunca foi ocupado por um membro da FPA no Acre é justamente o de prefeito de Cruzeiro do Sul. Portanto, não acho impossível que César Messias seja sondado para a missão que garantiria o segundo maior município do Estado para a FPA. Aceitar já é uma outra história.

Carta dentro do baralho
Observando o segundo mandato de Tião Viana (PT) cheguei a conclusão que a vice Nazaré Araújo (PT) tem chances reais de ser candidata à sua sucessão. Ela tem sido uma vice muito ativa e conforme o movimento das pedras no tabuleiro para 2018 poderá ser sim candidata a governadora.

A revolta dos peemedebistas
As principais lideranças do PMDB andam escabreadas com o prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB). Funcionários que trabalhavam na prefeitura ligados ao partido foram demitidos recentemente. Pode haver reação.

Acalmando os ânimos
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) já se reuniu com os peemedebistas de Xapuri para analisar a situação. Marcinho Miranda, deveria ser mais previdente. Afinal, o PMDB tem dois deputados federais e dois estaduais, que representam um capital político considerável.

O Dia D para Dilma
O Brasil emergiu do carnaval com muitas greves e movimentos contestatórios espalhados por todo o país. Por outro lado, grupos políticos de várias tendências preparam uma grande manifestação nacional para o próximo dia 15 de março. A presidente Dilma Rousseff (PT) terá muito trabalho para solidificar o seu governo e garantir a sua governabilidade. Se sobreviver até o meio do ano cumprirá o resto do seu mandato sem maiores problemas. Mas até lá toda a atenção é pouca. Dilma corre riscos reais e o PT sabe bem disso.

Polícia Federal prende servidor público transportando droga em veículo oficial




A prisão acorreu na noite deste domingo (22) em fiscalização de rotina, na BR 364. Policias Federais encontraram no interior de uma  caminhonete Hilux, de propriedade da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio Branco (Semsa), 29.805 kg de cocaína e R$ 8.515,00, em dinheiro.

A polícia informou que o suspeito partiu de Cruzeiro do Sul e  tinha como destino final a capital Rio Branco. O carro utilizado para transportar a droga era de uso do servidor e não tinha sido devolvido ao pátio da secretaria durante final de semana.

O acusado continua preso na carceragem da delegacia da polícia federal em Cruzeiro do Sul e não teve identidade  divulgada.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PF.

Taxista é assaltado por passageiros em Cruzeiro do Sul



Ao ser contratado o taxista foi surpreendido pelos falsos passageiros. Armados com faca, a dupla anunciou o assalto.

Um taxista foi assaltado por dois passageiros na madrugada desta segunda-feira (23), no bairro do Saboeiro em Cruzeiro do Sul. A corrida começou na praça no centro da cidade e  tinha como destino um ponto comercial, próximo do local onde o crime aconteceu.

De acordo com a vítima, os criminosos levaram um celular, um pendrive e R$200, em espécie.

“Próximo ao destino final fui surpreendido por um golpe “Mata Leão”, que me deixou imobilizado, desferido pelo passageiro que estava no banco traseiro. Logo em seguida o outro comparsa que estava ao meu lado encostou uma faca na minha na barriga e também fez ameaças. Ainda me fizeram  dirigir por mais de um quilômetro sofrendo intimidações”, contou Victor Pessoa Freitas, 21 anos.

Foi a primeira vez que taxista sofreu assalto enquanto trabalhava.

O taxista teve um ferimento leve em um dos braços.

“Pelas vestimentas não foi possível desconfiar dos bandidos, pensei que fossem passageiros normais”, finalizou.

Até o fechamento desta edição nenhum dos envolvidos tinha sido identificado. O caso está sendo investigado pela polícia civil de Cruzeiro do Sul.

"A mãe do petrolão ",análise do ITV



Dilma Rousseff finalmente deixou de lado um silêncio que já durava dois meses. Diante do que falou na última sexta-feira, porém, melhor teria feito se tivesse continuado calada. Se ainda havia dúvidas, a presidente da República mostrou não estar à altura do cargo que ocupa e dos desafios que precisa vencer. Mais parece uma marionete, num momento em que o país clama por um líder.

Depois de seu mutismo, esperava-se que Dilma reaparecesse para dar ao país sua visão sobre os rumos que pretende imprimir ao governo para superar as enormes dificuldades que ela mesma criou para os brasileiros. Mas não; o que se viu foi uma presidente se comportando como animadora de auditório, líder de torcida, chefe de facção.

Afirmar que o problema da roubalheira da Petrobras repousa no que supostamente aconteceu na empresa quase duas décadas atrás é afrontar a inteligência dos brasileiros, desrespeitar a nação e zombar das instituições. Mais que isso, desnuda a inaptidão de Dilma para estar na função que exerce. Dilma não está à altura do Brasil.

Culpar o passado é a saída mais óbvia de quem está mergulhado num presente de apuros. Como presidente do conselho de administração da Petrobras por quase oito anos, Dilma foi uma espécie de mãe do petrolão. Cabe a ela e ao PT responder pelos 12 anos de assalto do partido à empresa, durante os quais, segundo revelações da Operação Lava Jato, meio bilhão de reais foram desviados para os cofres petistas.

O PT teve três mandatos para apurar o que supostamente teria acontecido de errado no Brasil antes da chegada do partido ao poder, em especial na Petrobras. Se não o fez, das duas uma: ou não encontrou nada errado, o que é mais provável, ou não quis investigar e punir eventuais culpados, o que constitui crime de prevaricação. O óbvio: os problemas não estão no passado; estão no presente, vivíssimos.

A tática do “pega, ladrão”, tão bem caracterizada pelo presidente Fernando Henrique, é usual no petismo. Sempre que flagrados com a boca na botija, o que tem sido cada vez mais comum, os partidários do mensalão e do petrolão dão um jeito de acusar seus acusadores e de culpar os mensageiros pelo teor ingrato das mensagens. Não cola.

O banditismo petista há muito deixou de ser novidade. O estarrecedor é a inépcia que a presidente da República demonstra para desempenhar suas funções e defender o interesse público. “Se não entendeu a dimensão e a natureza do ataque à Petrobras, como poderá sanear e proteger a empresa?”, sintetizou Miriam Leitão no domingo.

Dilma cumpre papel num script que lhe foi ditado pelo marketing e pelo seu tutor. Definitivamente não sabe o que fazer diante da roubalheira sistêmica que se espalhou no aparato estatal como cancro, sob seu nariz e com o seu beneplácito, institucionalizada pelo PT. Revela-se espectadora e não protagonista de seu governo.

Rio Acre poderá estabilizar nos próximos horas após passar do nível de 2012


Desde a madrugada desta segunda-feira, dia 23, o Rio Acre não vem dando trégua nas cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija (Bolívia), na fronteira acreana. O nível alcançou a marca de 2012, passando quase vinte centímetros, chegando próximo aos 15 metros.

O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes e o comandante dos Bombeiros no Acre, Coronel Gundim, realizaram um voo de aproximadamente uma hora de helicóptero, com chegada por volta das 10h00, onde conseguiram constatar que uma vazante de 1,20cm está 20km próxima da cidade.

Segundo o prefeito e o coronel, essa vazante poderá chegar no período da noite e da madrugada. Tal notícia vem tranquilizar os moradores que estão assustados e temerosos com o grande volume de água, que já está alcançando casas e comércios que ficaram longe no ano de 2012.

Evandro: ,Caso a casa caia para o PT ,Jorge Viana pode ir para a rede,partido de Marina "


Caso a casa caia para o PT após o dia 15 de março, o senador Jorge Viana (PT) teria o plano “b” para escapar ileso a carnificina moral: arruma as malas, cai fora da carcomida sigla de Lula e ingressa no Rede, de Marina Silva. Fonte da coluna: Brasília.

Previsão macabra

Dirigentes do PT não sabem prevê, mais temem pelo pior dia 15, quando o Brasil vai parar as ruas exigir a queda da presidente Dilma, por essa razão figurões estão se arrumando para tomar novos rumos. Nesse caso entra o senador acreano Jorge Viana.

Contatos antigos

Segundo a boa fonte da coluna em Brasília Jorge Viana tem mantido contatos com Marina Silva há tempos.

Enfermeiros recebem capacitação na área da saúde indígena para atuar nas regiões do Purus e Juruá



 A SAÚDE DA CRIANÇA INDÍGENA NO ACRE GANHA MAIS UM REFORÇO COM A CAPACITAÇÃO PARA ENFERMEIROS QUE ATUAM NA REGIÃO DO PURUS E JURUÁ. REDUZIR O NÚMERO DE MORTES E A MORBIDADE EM CRIANÇAS DE 2 MESES A 5 ANOS É O FOCO PRINCIPAL DO CURSO. A CAPACITAÇÃO ACONTECE DURANTE TODA ESTA SEMANA NO AUDITÓRIO DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM, O COREN, EM RIO BRANCO.

 - OCORRENDO EM PERÍODO INTEGRAL, O CURSO É MINISTRADO PARA 30 ENFERMEIROS, QUE DE UMA FORMA DINÂMICA E SEGURA, PODEM COLOCAR EM PRÁTICA AQUILO QUE É TRASMITIDO DURANTE O CURSO DE FORMAÇÃO. DE ACORDO COM UM DOS COORDENADORES, O CURSO É UMA FERRAMENTA A MAIS PARA QUE O ENFERMEIRO TENHA SUPORTE TÉCNICO E TEÓRICO PARA ATENDER A DEMANDA NO INTERIOR DO ESTADO.

 PARA EDILENE DA COSTA, ENFERMEIRA ATUANTE NO JURUÁ HÁ MAIS DE 4 ANOS, A CAPACITAÇÃO AUXILIA O PROFISSIONAL PROPORCIONANDO MAIOR CONHECIMENTO E SEGURANÇA PARA GARANTIR REAL APOIO MÉDICO. SEGUNDO ELA, QUEM SAI GANHANDO COM TODA ESSA INFORMAÇÃO É O PRÓPRIO PACIENTE.

 A COORDENADORA DISTRITAL DA SAÚDE INDÍGENA DO PURUS DETALHA QUE O OBJETICO É DAR MAIOR ATENÇÃO ÀS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA, CAPACITANDO OS PROFISSIONAIS NESTA ÁREA. LOGO DEPOIS DE SEREM PREPARADOS, OS ENFERMEIROS VOLTAM PARA SUAS REGIONAIS, ONDE COLOCAM EM PRÁTICA O CONHECIMENTO ADQUIRIDO DURANTE O CURSO INTENSIVO.

oriobranco.net

mulher não aceita voltar com ex e tem sua residência invadida





Raimundo Alberto da Silva, 34, vulgo “Beto Seco”, invadiu a casa de sua ex- esposa, na noite do último domingo, 22, no bairro Tancredo Neves.

Segundo informações, Raimundo invadiu a residência em posse de uma ripa e uma faca, procurando sua ex- esposa, que fugiu pulando a janela dos fundos junto ao filho de 2 meses do casal.

Ainda segundo informações, o motivo seria o fim do relacionamento, já que Andrelina, colocou um ponto final na relação.

A polícia foi acionada e encaminhou Raimundo à DEFLA.

Fotos: James Silva

com portas fechadas e longe da Imprensa,Sebastião Viana recebem Gledson Camilo e Nicolau Júnior deputado para conversarem



Longe da imprensa, a portas fechadas, o governador Sebastião Viana recebeu na manhã desta segunda-feira, em seu gabinete na Casa Rosada, o senador Gladson Cameli (PP). A conversa entre os dois líderes e principais nomes da política dos blocos de oposição e situação foi testemunhada por assessores de Sebastião Viana, a secretária de Comunicação, Andrea Zílio, e o Porta-Voz do governo, Leonildo Rosas, e ainda o deputado estadual Nicolau Junior, do PP, que acompanhou o senador progressista. Os assessores de Cameli ficaram na antesala de Sebastião. Foram impedidos de acompanhar e registrar a conversa entre ambos.

A conversa girou em torno das cheias dos rios do Acre, principalmente o rio Acre, que neste momento desabriga centenas de famílias em Brasileia, Assis Brasil, Xapuri, Epitaciolândia e Rio Branco, e os benefícios da Cidade do Povo, além das possíveis emendas parlamentares para a área da saúde.

Gladson se dispôs a conversar com o ministro da Integração, Guilherme Occhi, que é de seu partido, sobre as enchentes. O senador progressista disse que vai mediar ajudas humanitárias para as cidades em estado de emergência que neste momento, além de enfrentarem a calamidade da enchente, sofrem com a falta de recursos para dar assistência às famílias desabrigadas. Só em Brasiléia são mais de 600 atingidas. Em Xapuri quase 100 foram expulsas de suas casas pela água.

Na reunião, Sebastião Viana fez um discurso estilo paz e amor e ressaltou que a democracia se fortalece quando a oposição e a situação estão juntas pelo bem comum. “Essa é uma visita que contribui para a democracia e para a política”, disse.

Cameli se colocou à disposição e comentou sobre possíveis emendas para a área de saúde no Juruá, e também elogiou o projeto habitacional Cidade do Povo, ressaltando que graças a ele, muitas famílias não serão atingidas pela enchente.

Aparentemente unidos em torno de um mesmo problema, a cheia, Sebastião Viana e Gladson Cameli são dois polos contrários da política acreana. Neste domingo, um dia antes do encontro de hoje, o Porta-Voz do governador Sebastião Viana, Leonildo Rosas, postou em sua fanpage uma foto de Gladson Cameli de sunga numa praia à beira mar e acusou de estar “dissociado da realidade do povo” que vive o flagelo do alagamento. Sebastião Viana e os seus não perdoaram, mesmo sabendo que a imagem é antiga (foi tirada há um ano) e que o senador na verdade cumprira agenda durante todo o final de semana em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco.

Coincidência ou não, o encontro aconteceu sob olhares duvidosos, pois  na última semana, nos bastidores, foi ventilado que o senador Gladson Cameli retornaria para Frente popular, aliança que defendeu por dois mandatos.Sebastião Viana 

presidente da aleac Ney amorim vai entregar seis toneladas de alimentos no Alto Acre




O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Ney Amorim (PT) cancelou a realização da sessão ordinária de terça-feira (23), para levar ajuda aos desabrigados dos municípios do Alto Acre. Acompanhado de colegas de parlamento, Amorim vai entregar seis toneladas de alimentos e um carregamento de água mineral para atender Xapuri, Brasileia e Assis Brasil.

Segundo o petista, os alimentos foram arrecadados pelos deputados, servidores do legislativo e populares que se sensibilizaram com a situação de calamidade enfrentada pela população dos três municípios atingidos pela cheia. Ney amorim informa que um posto de arrecadação de donativos para os desabrigados, será montado na frente do prédio do Poder Legislativo do Acre.

“Este é o momento de nos unirmos em prol daqueles que mais necessitam, é o momento de prestarmos a nossa solidariedade a quem está sofrendo com esta alagação, e a Aleac não poderia deixar de levar sua contribuição e seu apoio aos desabrigados da região do Alto Acre. O acreano é um povo guerreiro e solidário”, disse o presidente da Aleac, Ney Amorim.

O petista não deixou comentar as declarações do senador Sérgio Petecão (PSD). Para Amorim, Petecão precisa descer do palanque e parar de usar a desgraça como bandeira política. “O momento é de esquecer as cores partidárias, as divergências de oposição e situação e focar na total solidariedade às famílias. O povo acreano é solidário, o parlamento tem ser mais ainda”, finaliza Amorim.

Jéssica sales, flaviano melo e Major Rocha vão somar esforços para ajudar cidades alagadas no Acre



“Estou colocando o mandato à disposição do governo e das prefeituras, para ajudar no que for necessário no socorro dos municípios atingidos pela cheia dos rios”, disse a deputada federal Jéssica Sales (PMDB), na manhã desta segunda-feira (23). A peemedebista informou vai participar de uma reunião no Ministério da Integração, na terça-feira (24), às 16h, para tratar da questão.

“As bandeiras partidárias precisam ser deixadas de lado neste momento que nossos irmãos sofrem com a alagação. Estou colocando meu mandato e minha equipe de gabinete à disposição do governo do Acre e dos prefeitos, para ajudar no que for necessário. Também vou apresentar emendas para levar recursos para atender os municípios castigados pelas águas”, diz Jéssica Sales.

A deputada informou que recebeu um convite para uma reunião que acontecerá no Ministério da Integração. “A convocação é do senador Gladson Cameli. Acredito que a união da bancada federal é um ponto bastante positivo. Com o foco dos oito deputados federais e dos três senadores neste problema, certamente conseguiremos ajudar os desabrigados”, enfatiza.

O deputado Flaviano Melo (PMDB), informou que embarca para Brasília, na madrugada de terça-feira (24), para chegar a tempo de participar da reunião no Ministério da Integração. “Brasileia vive um momento extremamente delicado. O município isolado, sem comunicação. Conversei com os prefeitos no final de semana, sobre as demandas que debateremos em Brasília”, destaca.

O tucano Major Rocha informou que participou de reuniões com os prefeitos de Brasileia, Assis Brasil e Xapuri. “Já estou em Brasília, para fazer os encaminhamentos. Neste primeiro momento, nós vamos fazer uma conversa com o ministro da Integração e com o secretario nacional de Defesa Civil, solicitando a presença de representantes das pastas no Estado.

"Devemos evitar vaidades ou tirar proveito ",diz Jorge Viana





O senador Jorge Viana (PT) disse na manhã desta segunda-feira (23), que vai fazer uma fala na tribuna do Senado, em Brasília, cobrando das autoridades nacionais, o apoio efetivo para os municípios atingidos pelas cheias no Acre. Viana acredita que o Estado vive um fenômeno atípico, enfrentando grande cheias sem os intervalos de tempo como acontecia há alguns anos.

O petista disse ainda que o momento é de união dos esforço de todos os representantes políticos de situação e oposição. “Penso que o melhor que todos poderíamos fazer é evitar qualquer tipo de vaidade ou situação de tirar proveito da desgraça dos outros”, ressalta Jorge Viana, alfinetando o senador Sérgio Petecão (PSD), que criticou a atuação do governo do Acre.

“Meu pais é de Brasileia, eu perguntei a ele, quando houve cheias desta magnitude no município, num curto espaço de tempo como estamos enfrentando, ele diz que nunca houve nada igual, o último fenômeno atípico foi na década de 30, mas nunca foi igual a este. Antes tínhamos o espaço e 10 anos, de uma grande cheia para outra”, destaca Jorge Viana.

Segundo o petista, a tragédia não foi maior em Brasília, porque o governo monitorou toda situação, “mesmo assim, os prejuízo são incalculáveis. O que temos que fazer é cada dar sua contribuição. Um exemplo é o do senador Gladson, que visitou visitou o governador Tião, se colocando à disposição para ajudar no que estiver ao alcance de seus mandato”, enfatiza.

Jorge Viana afirma que mantém contato constante com os prefeitos dos municípios atingidos pela cheia. “Mandei minha equipe de gabinete ir para as áreas tingidas para ajudar. Brasileia está sem comunicação, mas ficou acertado que vai ser decretado o estado de calamidade. Esta mais do que evidente que esta é a situação de Brasileia é muito grave”.

Viana informa que ainda esta semana, com a chegada dos colegas da bancada federal do Acre, em Brasília, acontecerá uma reunião para definir uma linha de ação. “Todos nós, temos que deixar de lado qualquer coisa miúda, para irmos aos ministérios, exigir, cobrar que pessoas da Defesa Civil vão para o Alto Acre, se somar com as forças do Estado para atender os desabrigados”.

Para Jorge Viana, a união é a receita para vencer os problemas causados pela cheia. “Não podemos ter diferenças. Todos devem somar forças com o governador e com os prefeitos. Confesso que estou chocado com estes fenômeno que só acontecia há cada 10 anos. Brasileia foi castigada em 2012 e 2015, falta menos de 40 centímetros para tingir o mesmo nível de 2012”.

Petecão: "prefeitos se humilham para ter ajuda de Sabastiao viana "





O senador Sérgio Petecão (PSD) criticou na manhã desta segunda-feira (23), a forma que o governador Sebastião Viana (PT), estaria agindo para ajudar os prefeitos que estão encontrando dificuldades para retirar as famílias desabrigadas pela cheia dos rios no interior do Acre.

“O governador quer que os prefeitos fiquem se humilhando por ajuda. Ele e sua vice vão para enchente tirar fotografias. Por que não chega, assina um convênio e deixa quanto puder? Sebastião e sua vice-governadora gostam mesmo é de tirar fotografias no cenário de destruição”, enfatiza Petecão.

O parlamentar acredita que uma ação que poderia dá retorno prático aos prefeitos, seria uma ação conjunta da bancada federal. “Não podemos fazer campanha política com a situação dos desabrigados. Chegou a hora de descer do palanque e realmente trabalhar pelo povo”, diz Petecão.

Ainda atuando como líder da bancada federal, Petecão vai propor uma reunião dos parlamentares federais com os prefeitos, “para eles colocarem as demandas de seus municípios e cada um representante do Acre em Brasília, possa assumir compromissos com os municípios atingidos pela cheia”.

Sérgio Petecão desta que vai encaminha um expediente com aos ministérios da Defesa, Cidades e Defesa Civil Nacional, para reforçar a necessidade de uma ajuda nacional para os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Xapuri e Tarauacá. Ele planeja reunir a bancada federal na quarta-feira (25).

“A situação é muito grave. Brasileia está uma tristeza, a água de Assis Brasil ainda não lá, imagine quando esta água que vazou chegar. Ainda vamos ter uma situação gravíssima em Rio Branco, que vai receber a água que vazar do Alto Acre. Precisamos de uma ação conjunta”, finaliza Petecão.

Estudantes da rede Municipal recebem kits escolares em Cruzeiro do Sul



O ato que teve início na semana passada prossegue durante os próximos dias.



Os alunos da rede municipal de ensino retomaram as aulas com mais um motivo para comemorar: foram entregues os kits escolares 2015. O material continua sendo oferecido com a mesma qualidade de anos anteriores aos mais de 11.500 estudantes da rede municipal de ensino.

Compõem o novo Kit infantil: pasta, cadernos, caixa de lápis de cor, giz de cera, massa de modelar, tesoura sem ponta, lápis, apontador, borracha, régua e cola. Os alunos de 6º ao 9º anos recebem dentre outros materiais, a mochila, caderno grande de 10 matérias e até garrafinha plástica para beber água.

O município de Cruzeiro do Sul já atingiu o número de 55 escolas construídas, elevando de 7.000 para 11.500 o número de alunos da rede municipal. De modo que onde estiver uma escola precisando de reforma, ou alunos precisando estudar o executivo municipal estará atento para garantir as condições necessárias ao pleno desenvolvimento da aprendizagem, por meio de um prédio digno, transporte, merenda e material escolar para o pleno o exercício do magistério.

Além dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Prefeitura de Cruzeiro do Sul investe 25% de sua arrecadação na Educação do município.

Petecão"ficar tirando selfe com a população atingida pela cheia do rio não adianta "




“Estou aqui na fronteira em forma de solidariedade, analisando com os prefeitos as demandas necessárias para podemos buscar apoio junto ao governo federal”

Petecão diz que políticos do Acre precisam buscar ajuda do governo federal/Foto: Alexandre Lima


O senador Sérgio Petecão (PSD) sugeriu aos prefeitos do Alto Acre que realizem uma reunião de urgência com a bancada de parlamentares para articular ações efetivas, que realmente ajudem os municípios atingidos pela enchente do Rio Acre na fronteira.

Para o Senador ficar tirando selfie com a população atingida pela cheia do rio não adianta.

“Temos que nos mobilizar e garantir recursos para ajudar esses municípios. Estou aqui na fronteira em forma de solidariedade, analisando com os prefeitos as demandas necessárias para podemos buscar apoio junto ao governo federal” disse Petecão.

MEC reabre sistema de inscrição do fies





O Ministério da Educação vai abrir nesta segunda-feira (23) o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) para novos contratos para o primeiro semestre deste ano no sitesisfiesportal.mec.gov.br. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de abril. A portaria com as regras para a inscrição no Fies foi publicada na edição desta segunda-feira do “Diário Oficial”.

De acordo com a portaria, o governo vai usar indicadores de desempenho e de qualidade da instituição de ensino superior para liberar o financiamento.

Segundo o MEC, após a validação das informações durante a inscrição, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil à data da validação da inscrição.

Com a reabertura do sistema, as entidades ligadas às mantenedoras, Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep) e a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), estimam para este semestre entre 475 mil e 500 mil novos interessados no Fies.

Novas regras
Fies paga de 50% a 100% da mensalidade de faculdades particulares, dependendo da renda da família. Os pedidos ao programa de financiamento podem ser feitos em qualquer época do ano. No ano passado, o governo gastou R$ 9 bilhões com o Fies. Segundo dados do Ministério da Educação, o número de novos contratos cresceu quase dez vezes em cinco anos: em 2010, foram fechados 76,2 mil contratos. Em 2014, esse número subiu para 731,3 mil.

O sistema do Fies estava fechado para novos contratos desde o final do ano passado, quando o MEC mudou as regras do financiamento, passando a exigir nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não ter zerado na redação. Professores da rede pública que lecionam na educação básica e estejam matriculados em cursos de licenciatura, normal, superior ou pedagogia ficam isentos da regra.

Desde o final de janeiro, o sistema está aberto para renovação de contratos. O Ministério da Educação decidiu reavaliar o índice de reajuste das mensalidades e anunciou que os contratos que estavam travados vão poder ser corrigidos em até 6,4%.

Qualidade
No último dia 11, o ministro da educação, Cid Gomes, disse que a autorização dos novos contratos levando em conta a qualidade e o perfil do curso é uma a medida irá coibir a adesão de faculdades de baixa qualidade no programa. “O governo vai colocar um balizador nisso que é qualidade”, disse o titular do MEC.

Cid, porém, garantiu que os alunos que atenderem aos critérios serão contemplados. “Os estudantes brasileiros que demandarem cursos com qualidade ou cursos que estejam no rol de cursos estratégicos para o Brasil (…) terão a nossa chancela”. Entre as áreas prioritárias, ele citou as licenciaturas em física, química e matemática.

Reembolso
As mudanças a serem anunciadas virão na esteira de outras definidas em uma portaria do MEC em dezembro passado. A partir de agora, o governo reembolsará oito parcelas das mensalidades por ano para as instituições. Até então, as faculdades recebiam 12 parcelas anuais. As demais quatro mensalidades serão pagas somente após a formatura do estudante.

Entretanto, a portaria não estabelece quando os valores serão reembolsados para as instituições nem se sofrerão correções monetárias.

A medida recebeu críticas das instituições de ensino. Em um seminário promovido pelo MEC nao dia 10, o presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Gabriel Mario Rodrigues, fez duras críticas à mudança, que, segundo ele, vão prejudicar o funcionamento das faculdades particulares do país.

TARAUACÁ:PANORAMA Da ENCHENTE






RIO PAROU DE SUBIR

Foi o que me disseram várias pessoas na manhã de hoje.

Medida das 7 horas (Defesa Civil Municipal)

Rio Tarauacá - 10,29

Muru - 10,89

Centro Comercial de TarauacáRua João de paivaRua Benjamin Constant


Accioly Gomes 

Rio Acre ultrapassa a cota de transbordamento e já atinge bairros na capital: 14,54m

O nível do rio Acre subiu 33 centímetros nas últimas 12 horas e mede 14, 54 metros,em Rio Branco, informou a Defesa Civil Municipal após a primeira medição do rio feita às 6h. O rio está com 54 centímetros acima da cota de transbordamento, que na capital é de 14 metros.

Apesar da cheia, o coronel George Santos destaca que várias equipes estão monitorando os locais aonde as águas podem desabrigar pessoas. Ainda não há informações sobre desabrigados. Mas já há casas atingidas pela cheia no Terminal do bairro 06 de Agosto e no Aírton Sena.

A prefeitura de Rio Branco já tem uma estrutura montada no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco com 160 boxes instalados, caso seja preciso utilizar. Segundo a Defesa Civil, a previsão é que o rio continue subindo.

Em Brasiléia, onde o prefeito decretou estado de emergência, neste domingo, o rio Acre afeta mais de 600 famílias, das quais 100 estão desabrigadas. Cinco escolas foram disponibilizadas, além de um ginásio. Em Xapuri, o rio também transbordou. Mais de 30 famílias foram forçadas a deixarem suas casas no município. Em Epitaciolândia, o prefeito decretou estado de emergência, ontem, também por causa do alagamento.

Nível rio Acre em Rio Branco e interior, às 6h:

Rio Branco: 14,54m
Chuva: 0,8mm

Assis Brasil: 7,27m

Brasileia 14,08m (23h de ontem)

Xapuri:14,80m

Capixaba: 13,00m

Riozinho do Rola:12,78m

Trio é preso em flagrante tentando arrombar papelaria na madrugada em Rio Branco



A policia militar prendeu na madrugada desta segunda-feira, 23, André Luiz da Silva Torres, Jackson Bira Cavalcante e Maico Ritheli Sousa da Silva por tentarem furtar uma papelaria localizada na Rua Marechal Deodoro, no centro de Rio Branco.

Através de uma denuncia anônima, a PM chegou ao local e flagrou André Luiz em cima do telhado da loja com parte do material que pretendia furtar, enquanto que Jackson e Maico já havia entrando  na loja por um buraco que havia feito pelo forro.

Os três foram autuados em flagrante e encaminhados à Delegacia de Fflagrantes para as medidas cabíveis.

Famílias denuncia falta de vaga em UTI para vítima de assalto na capital




Um homem de 53 anos que recebeu dois tiros durante assalto na madrugada deste domingo, 22, na região do bairro Bahia Velha, está internado em estado grave no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), no bairro Bosque. O paciente precisa urgentemente de transferência para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Pedidos foram feitos, mas ainda não houve solução.

Segundo a administração do Huerb, faltam vagas no centro intensivo do hospital. Ainda de acordo com a administração da unidade de saúde, nem a Fundação Hospitalar, nem a Santa Juliana, dispõem, neste momento, de leitos vazios, o que dificulta a transferência da vítima.

Segundo a família, Damião Ferreira de Souza, que é vendedor ambulante, andava com o irmão, como todos os dias, por volta das 4h30, numa das ruas do bairro, quando foi abordado por dois homens não identificados ainda pela polícia. Ao irmão de Damião, os acusados mandaram que ficasse de costas, mas ele acabou correndo, fato que pode ter levado os bandidos a atirarem três vezes contra o vendedor. Um dos tiros atingiu a cabeça do trabalhador.

A sobrinha do paciente, Eliane Lima, de 38 anos, diz que a família está abalada. Ela afirma que o hospital já foi procurado e que a transferência do homem é sempre negada. A mulher diz que não consegue entender porque o tio ainda não conseguiu vaga em outra unidade.

“Tudo que o hospital poderia fazer lá, fizeram, mas transferir ele para uma UTI ainda não. A gente precisa que isso aconteça. Pela manhã tinha duas vagas, mas eles disseram que já haviam sido preenchidas (sic)”, comenta emocionada.

Para a mulher, passar por uma situação como essa é “revoltante”. Ela diz que o “tio é um trabalhador e por pouco não teve a vida ceifada por dois criminosos”, comenta a autônoma.

Ainda segundo a mulher, “ele é um desses pacientes que precisa de muito cuidado. Ele foi cirurgiado pela manhã. Lá na emergência não é como numa UTI, que é tudo fechado. Lá ele não terá a atenção necessária”, argumenta.