domingo, 22 de fevereiro de 2015

Crocodilo gigante encontrado no Acre era maior que o tiranossauro rex,afirma cientistas





No período Mioceno, há oito milhões de anos, um predador gigante habitava os megapântanos que existiam na região amazônica. Medindo cerca de 12,5 metros e pesando 8,4 toneladas, ele era do tamanho do famoso Tiranossauro rex, mas tinha uma mordida duas vezes mais potente. Estava no topo da cadeia alimentar. Este mês, o supercrocodilo Purussaurus brasiliensis foi apresentado ao mundo pela respeitada revista científica Plos ONE. O artigo é de um grupo de pesquisadores de várias universidades do Brasil, incluindo a Federal de Pernambuco.
Segundo o pesquisador Tito Aurealiano, da UFPE, o animal tinha sido descrito apenas em resumo expandido de congresso, em língua portuguesa. “Resolvemos reunir tudo o que se conhecia do supercroc e fazer uma revisão completa”, explica. Um dos autores do artigo é Jonas Souza Filho, que encontrou o crânio do Purussaurus em 1986, no Acre. Esse fóssil de 1,40 metro norteou os estudos para a publicação do artigo.
Tito Aureliano conta que ele e os colegas Aline Ghilardi, Robson Guilherme, Mauro Cavalcanti e Douglas Riff desenvolveram um modelo matemático para estimar as medidas do animal e o impacto de sua mordida. “Usamos informações de jacarés brasileiros e de crocodilos do mundo inteiro para criar esse modelo”, explica. “Agora, ele poderá ser utilizado em pesquisas com outros táxons de super croc.”

  

por causa de reforma,ano letivo é adiado em algumas escolas na Capital





Aula nas demais escolas começam na segunda-feira (23). Escolas em reforma devem começar entre os dias 2 e 9 de março.

Escola Samuel Barreira em Rio Branco ainda passa por reformas

O início ano letivo da rede pública estadual de ensino, marcado para a segunda-feira (23), terá alteração em algumas escolas da capital. O motivo do atraso, segundo o diretor de Gestão da Secretaria de Estado de Educação, Evaldo Viana, é a reforma que ocorre em alguns locais. Por isso, as aulas têm começo previsto entre os dias 2 e 9 de março.

De acordo com o diretor de Gestão, ao todo, oito escolas passam por pequenos reparos ou reformas, como troca do telhado, pintura e ajuste na rede de esgoto. Além delas, outras três já estavam com o ano letivo atrasado.

"Estamos trabalhando em Rio Branco com o calendário do dia 23, mas temos cinco escolas que estão em reparos e outras três que estão em finalização de reformas. E ainda mais três que tiveram o ano letivo esticado, portanto iniciam numa data posterior", explica.

As escolas que ainda estão passando por reparos, segundo Viana, são: Escola Lourival Pinho, com previsão de início no dia 2; Escola Iza Mello, com previsão para o dia 9; Escola Raimundo Hermínio de Melo, que também deve iniciar no dia 9; uma escola na Cidade do Povo, prevista para o dia 2; e a Escola José Rodrigues Leite, sem data exata, devido a um problema na rede esgoto.

Em relação às escolas que estão em reforma, e que devem demorar mais para ser finalizadas, o diretor enumera: Escola Maria Angélica, que está concluindo a parte de pintura; Escola Samuel Barreira, cujo ano começou atrasado, além da reforma; e Escola Humberto Soares da Costa, também com ano letivo atrasado e também deve passar por reforma. As datas ainda não foram divulgadas. Somente a Escola Darcy Vargas tem início marcado para o final de março.

Apesar do atraso, Viana garante que o ano letivo não será prejudicado, já que as aulas serão compensadas. "As escolas que não começarem no dia 23 terão o ano letivo esticado um pouco mais para garantir os 200 dias letivos, previstos em lei. Quando mudamos o início, já alteramos o calendário", finaliza.

No Acre,apenas 9 profissionais se apresentam no mais médicos 2015





Cinco médicos não se apresentaram; prazo encerrou na sexta-feira (20). Rio Branco terá oito novos médicos em Cruzeiro do sul.

Apenas nove médicos se apresentaram para o programa Mais Médicos no Acre para a primeira chamada de profissionais em 2015, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesacre). O prazo para que os profissionais se apresentassem encerrou, nesta sexta-feira (20).

De acordo com a coordenadora Leila Lopes, da Referência Estadual do Ministério da Saúde para o Mais Médicos, apenas oito médicos em Rio Brancoe um em Cruzeiro do Sulse apresentaram dentro do prazo.

Ficaram faltando se apresentar os três médicos que deveriam ter ido para as cidades de Acrelândia, Feijó e Tarauacá, além de outros dois que haviam sido selecionados para o Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Purus.

De acordo com Leila, os profissionais que foram selecionados, mas não atenderam ao chamado do programa não devem mais participar da seleção. "Eles perdem o direito a participar deste edital", explica.

A segunda chamada de 2015 ocorre nas próximas segunda (23) e terça-feira (24). De acordo com a coordenadora, todos os profissionais devem começar a trabalhar no dia 2 de março.

Mais Médicos
O Ministério da Saúde divulgou no dia 11 de fevereiro que 95% das 4.146 vagas ofertadas no novo edital do Programa Mais Médicos foram preenchidas na primeira chamada por profissionais brasileiros. No dia 2 de março, eles já começam a trabalhar na assistência à Saúde. Dos 1.294 municípios que abriram vagas, 1.227 foram contemplados parcial ou integralmente. Ao menos 67 municípios não tiveram nenhuma vaga preenchida. Do total de cidades, 273 aderiram ao Mais Médicos pela primeira vez.

Atualmente, 14.462 médicos atendem no programa em 3.785 municípios e em 34 distritos indígenas. Desse total, 1.846 são brasileiros formados no país, 1.187 formados no exterior, entre estrangeiros e brasileiros, e 11.429 são médicos cubanos. Para 2015, a previsão é de que o Mais Médicos tenha 18.247 profissionais atendendo em 4.058 municípios e 34 distritos indígenas. A expectativa é de que 63 milhões de brasileiros sejam beneficiados com o novo edital.

Trabalhadores são assaltados e um deles é alvejado com 3 tiros no bairro Bhaia Nova



Mais um trabalhador foi vítima da violência na madrugada deste domingo, 22, na capital. Os irmãos gêmeos Cosmo e Damião foram assaltados e um deles alvejado com três tiros. O crime aconteceu na rua Três Primaveira em frente o comercial "kometa" no bairro Bahia Nova em Rio Branco.

Segundo testemunhas, Cosmo e Damião caminhavam em destino ao trabalho quando dois homens não identificados o abordaram e de posse de uma arma de fogo anunciou o assalto, roubou as carteiras das vítimas e não conformado alvejaram Damião com três tiros, acertando-o na cabeça, em seguida se evadiram do local tomando rumo ignorado.

Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e conduziu o trabalhador ao Pronto Socorro de Rio Branco em estado grave de saúde.

Policiais Militares estiveram no local,colheram informações e saíram em busca dos acusados.


oriobranco.net

RIO Acre está a 16 cm da cota de transbordamento





Na manhã deste domingo, 22, o nível do Rio Acre, na capital  Rio Branco, chegou a 13,84 metros, chegando próximo de sua cota de transbordamento que é de 14 metros.
O coronel George Santos, coordenador da Defesa Civil Municipal, diz que a tendência é que continue subindo.
O Parque de Exposições, já  está pronto para receber as famílias desabrigadas.


oriobranco.net

Áreas alagadiças São vistoriados por equipes da prefeitura da capital





A prefeitura de Rio Branco, juntamente com a Defesa Civil Municipal já iniciou as vistorias às áreas alagadiças da cidade. Neste domingo, 22, o prefeito Marcus Viana e o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel George Santos, estiveram visitando comunidades ribeirinhas.

Com o nível do rio Acre marcando, ao meio dia deste domingo, 13,97m, ou seja, apenas três centímetros abaixo da cota de transbordamento, que é de 14m, aumentou a preocupação com os moradores das proximidades das cabeceiras do Rio Acre. A expectativa é de que o rio suba ainda mais.Nível do rio Acre marcava, ao meio dia deste domingo,

Nesta manhã foram visitadas a travessa da Várzea, na Baixada da Habitasa, onde, segundo a prefeitura, o nível de um córrego costuma deixar muitas famílias desabrigadas. Em seguida, os funcionários da prefeitura seguiram para a Rua Santa Terezinha, no bairro Seis de Agosto. Lá, alguns populares já estão saindo de casa. O terceiro local visitado foi a Rua Judite Paiva, também na Baixada da Habitasa. Por lá, moradores já haviam abandonado diversas residências.

O bairro Airton Senna, na região da Rua Campo Grande, onde uma dezena de casas já foram atingidas, também está sendo monitorado pela Defesa Civil.

Áreas passam pelo mesmo problema anualmente

Caso o nível do rio Acre continue a subir, a prefeitura de Rio Branco afirma estar preparada para acolher as famílias atingidas pelas águas. No Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, localizado no 2º Distrito da cidade, já foram construídos os primeiros cento e sessenta abrigos provisórios. Além disso, há ainda a estrutura da Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Assistência Social.

NO AC-40, bandido tem assalto frustrado e leva tiro nas costas




Após tentativa de assalto, ocorrido na manhã deste domingo,  22,  um assaltante trocou tiros com policial à paisana, na região da Rodovia AC-40. Ele acabou ficando ferido com um tiro nas costas.

Segundo a polícia, a tentativa de assalto aconteceu nas proximidades da Escola Zulmira Pereira. Eduardo Oliveira da Silva, com a ajuda de um comparsa, tentou assaltar uma mulher. Ela reagiu e não entregou os pertences.  Contrariado, o assaltante disparou duas vezes contra a vitima que, mesmo assim, não foi atingida.

Um policial à paisana presenciou toda a ação. No momento em que pretendiam fugir, o militar deu voz de prisão. Como os bandidos resistiram e atiraram, o policia revidou e acabou tingindo um deles nas costas.

Uma guarnição da policia militar foi acionada e encaminhou o acusado para a Delegacia de Flagrantes. O comparsa, que ficou ferido, foi encaminhado ao Pronto Socorro, no bairro Bosque.

Cheia prejudica serviços de telefonia móvel na fronteira do Acre




A cidade de Brasileia, distante 233 quilômetros da capital Rio Branco, localizada na fronteira do Brasil com a Bolívia, no Estado do Acre, está há mais de 12 horas sem comunicação por telefone, internet. Além disso, serviços de energia elétrica também podem ser suspensos nas próximas horas, caso o Rio Acre, que banha a cidade, continue a subir.

Homens da Defesa Civil do Estado seguiram para a cidade ainda na sexta-feira, 20, para ajudar os populares que tem sido atingidos por uma nova enchente. Eles trabalham com a manutenção de contato, avaliando a extensão do alagamento e instalando novas réguas de medição do Rio Acre.

Praça central, ruas adjacentes e fórum da cidade foram alagados

O Rio Acre, na capital Rio Branco, marca, segundo medição realizada pela Defesa Civil Municipal às 9h deste domingo, 22, o nível de 13,84m, ultrapassando a cota de alerta da cidade, que é de 13,50m, portanto 34 centímetros a mais.

Ainda no sábado, 21, após medição realizada no início da noite, ficou constatado que o manancial já estava marcando 13,03m, portanto, em menos de 12h, o rio acabou subindo cerca de 80cm, acréscimo considerável se levado em conta as demais subidas no interior.

Salário atrasados e corte nas nomeações mostra que o Estado está quebrado





Estado quebrado

A situação financeira do Estado do Acre não está nada fácil. Servidores terceirizados com salários atrasados, fornecedores e presidentes de partidos que nem conseguiram as próprias nomeações.

A profecia de Tchê

Como sempre disse o ex-deputado Luiz Tchê (PDT), uma hora essa situação financeira se tornaria insustentável.

Prestes a enfartar

Tem fornecedor da Secretaria de Saúde prestes a enfartar por causa de um certo empreiteiro que emprestou o que não era seu e depois viu-se diante do medo absurdo de não conseguir repor o dinheirO.

Cameli visita municípios atingidos pela cheia,e busca apoio do ministério da integração









No início da noite de sábado, o senador acompanhou o trabalho de homens do Corpo de Bombeiros na retirada das famílias de áreas alagadas.



Manifestando seu apoio ao município de Brasileia e sua solidariedade a cerca de 600 famílias atingidas pela cheia do Rio Acre, o senador Gladson Cameli (PP-AC) visitou no final da tarde deste sábado (21), o prefeito Everaldo Gomes e a equipe da Defesa Civil no Centro Cultural da cidade, onde está sendo feito o acompanhamento dos trabalhos das equipes do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro, envolvidos nas ações de atendimento às vítimas da alagação.

A agenda, que foi estendida também a outros municípios da região, levou Cameli a conversar, por telefone, com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi (PP), que orientou todas as medidas necessárias a serem adotadas pelo município em busca da aquisição de recursos emergenciais para atender as famílias vitimadas pela cheia.

No início da noite de sábado, o senador acompanhou o trabalho de homens do Corpo de Bombeiros na retirada das famílias de áreas alagadas, às margens do Rio Acre, na Praça Hugo Poli, no centro da cidade. Cameli conversou com moradores e ribeirinhos e manifestou sua preocupação com a situação de Brasileia, Assis Brasil e Xapuri, Rio Branco e também de municípios do Envira, Purus e Juruá.

“Na segunda-feira retornarei para Brasília, levando informações técnicas de Brasileia e dos municípios do Alto Acre interessados em receber o assessoramento do Ministério da Integração para a liberação dos recursos. Se a situação piorar, o próprio ministro Gilberto Occhi se disponibilizou a visitar o Acre neste momento tão delicado para todos”, disse ele.

O prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes (PMDB), disse que a visita do senador é fundamental num momento em que município, estado e governo federal devem unir forças para superar os problemas causados pela enchente.

“O senador está atento a situação da cheia em nossa cidade e veio aqui colocar seu gabinete à disposição. Além disso, tem feito contato direto com o ministro da Integração com o objetivo de agilizar a liberação de recursos”, declarou o prefeito Everaldo Gomes.

Na manhã deste domingo (22), Gladson, acompanhado do prefeito Everaldo Gomes, percorre de barco as áreas mais atingidas pela cheia e visita o abrigo onde estão alojadas 127 famílias. Ainda pela manhã, o senador visita as famílias atingidas pela alagação em outros municípios do Alto Acre.

Rio Tarauacá ultrapassa a cota de alerta e invade ruas da cidade




Na cidade de Tarauacá, pela quinta vez, em pouco mais de três meses, os rios Tarauacá e Murú voltam a atingir famílias. A primeiras ruas e casas atingidas são as do Bairro da Praia, bairro mais populoso do município.

Segundo a primeira medição do dia, feita pela Defesa Civil Municipal, o rio está com 10.25 metros. Quase um metro acima da cota de alerta. O Rio Murú mede 11,01 metros.

O prefeito Rodrigo Damasceno se reúne na manhã de hoje com sua equipe para preparar um novo plano de contingência de atendimento aos possíveis desabrigados.
Pela quinta vez, rios Tarauacá e Murú voltam a atingir famílias.

MORRE FUNDADOR DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR DAVID MARTINS MIRANDA

O missionário David Martins Miranda, fundador da Igreja Pentecostal Deus é Amor, morreu aos 79 anos no final da noite de sábado (21). Ele sofreu um infarto. A informação foi divulgada oficialmente na rede de rádios mantida pela igreja.

A Deus é Amor foi fundada em junho de 1962 e hoje possui mais de onze mil templos espalhados pelo Brasil e outros 136 países.

Em 2004, a igreja chamou a atenção por causa da inauguração do gigantesco Templo da Glória de Deus, na avenida do Estado, em São Paulo, com capacidade para 60 mil pessoas.

Uma das filhas do missionário, Débora Miranda, diretora da igreja, lamentou a morte do pai numa postagem no Facebook.

"Um homem guerreiro, lutador, foi recolhido ao paraíso de Deus. Descansa no Senhor. Meu paizinho, te amarei para sempre", escreveu.

Centenas de frequentadores da igreja também usaram as redes sociais durante a madrugada para lamentar a morte de David.

O fundador da Deus é Amor será velado a partir das 8h no templo localizado na avenida do Estado.

David Martins Miranda da igreja Deus e Amor morreu após sofrer um infarto

CINZAS!




Na mitologia grega existe o registro de um pássaro chamado “fênix” cuja principal característica é a capacidade de ressurreição. De acordo com o que preconizam os textos, a fênix entrava em processo de combustão ao morrer, transformando quase que imediatamente o próprio corpo em cinzas. Mas depois de algum tempo as tais cinzas davam à vida um novo pássaro.

A historinha pode servir de elemento simbólico para as cinzas nas quais invariavelmente terminam todos os carnavais. Depois da folia sobrevém uma quarta-feira de pura ressaca para os foliões, esgotados pelas energias deixadas ao longo das passarelas e avenidas de animados sambas. Daí, então, pelo resto do ano, torna-se urgente a necessidade de renascer.


Diante do exposto, tomo a liberdade de fazer uma analogia com o futebol acreano, de certa forma quase reduzido a “cinzas” depois dos primeiros confrontos interestaduais de 2015. Como todos sabemos, até aqui tem sido só choro e intensa combustão: a Assermurb caiu para o Genus, o Rio Branco apanhou do Remo e o Atlético perdeu para o Real Noroeste.

A Assermurb, nossa representante na Copa do Brasil Feminino, depois de empatar em Porto Velho, acabou caindo em casa. Não jogou nada na volta. Precisava apenas empatar em zero a zero e fez da retranca uma tática de sobrevivência. Só não morreu de vez porque a vitória do Genus foi parar no tribunal. Ainda não virou cinzas, mas quase chegou lá.

Quanto ao Rio Branco, a necessidade de reverter um resultado de dois a zero torna o seu compromisso deste domingo, na Arena da Floresta, uma tarefa cheia de dificuldades. Para completar, o Estrelão acreano ainda perdeu alguns dos seus atletas titulares, por conta de inoportunas contusões. Só mesmo muita reza de padre velho para não virar cinzas na Copa Verde.

Mais ou menos a mesma situação do Atlético, que ao não fazer um bom resultado jogando nos seus domínios (talvez seja melhor dizer “terreiro”, uma vez que o clube é representado por um “galo”), vai ter que correr atrás do prejuízo em terras capixabas. Como diria o poeta, outro time local que para se transformar em cinzas neste início de ano basta um sopro.

Se o velhinho aqui que vos escreve entende que vai ser preciso os nossos times chegar ao estágio das cinzas? Eu lhes digo que não. Porém digo que acredito mais na base da fé do que da lógica. A fé é cega, tenta manipular o imponderável. Já a lógica trabalha com a razão, analisando tudo de olhos bem abertos. A minha fé no que virá não quer saber de razão!

De qualquer forma, se a minha fé (a minha e a dos torcedores do Rio Branco e do Atlético) não for capaz de remover as montanhas que se erguem bem ali no horizonte dos próximos combates, que pelo menos se cumpra o preceito mitológico que faz a fênix renascer das próprias cinzas depois de cada morte. Vida longa (ou múltiplas) ao Galo e ao Estrelão!

Estrelão e Remo duelam hoje no Arena da Floreta

O Estrelão vai a campo com a obrigação vencer pelo menos por

dois gols de diferença para levar a disputa da vaga para os pênaltis

Rio Branco e Clube do Remo fazem neste domingo, às 17h, no estádio Arena da Floresta, o jogo da volta da primeira da Copa Verde/2015.

O Estrelão vai a campo com a obrigação vencer pelo menos por dois gols de diferença para levar a disputa da vaga para os pênaltis, ou três para alcançar a classificação direta.

Sem poder contar com o lateral direito Bruno e o volante Joel, ambos lesionados, o técnico estrelado José Araújo, o Zezito, no coletivo apronto da tarde da sexta-feira (20) no CT do José de Melo, improvisou o jovem lateral esquerdo Leo para o lado direito.

O jogador fez boa movimentação e ainda marcou um belo gol. O lateral-esquerdo Jeferson, que deixou o treinamento do meio da semana problema no ombro, treinou normalmente e briga por uma vaga de titular com o recém-chegado Tiaguinho.

A boa notícia após o coletivo-apronto diz respeito à liberação dos jogadores Victor Hugo (zagueiro) e Tiaguinho (lateral esquerdo). Os nomes dos dois atletas apareceram no BID.

O lateral esquerdo Jeferson treinou e disputa vaga com o recém-chegado Tiaguinho

No coletivo-apronto da última sexta-feira, o zagueiro Victor Hugo treinou entre os titulares, assim com João Carlos, que treinou no time reserva, ficando como opção.

A respeito da pressão para arrancar a classificação, o técnico Zezito pede paciência aos seus jogadores. O comandante estrelado disse ainda que é precisa superar a ansiedade e isso será possível somente com muita conversa.

A atividade da última sexta-feira, com aproximadamente uma hora. O time titular inicialmente escalado pelo treinador entrou em campo com: Edivandro; Léo, Victor Hugo, Tyrone, Jeferson; Paulinho Pitbull, Kinho, Rilber, Evandro; William e Tonho Cabañas. Após o coletivo, os jogadores treinaram cobranças de pênaltis.

Novas fardas escolares já estão disponíveis para o início do ano letivo





Com o início do ano letivo marcado para a esta segunda-feira, 23, a procura pelo material escolar continua em todo o Estado, incluindo a demanda dos uniformes escolares da rede pública de ensino.

Com o período de volta às aulas da nova gestão, as fardas escolares também passam por uma mudança no design, passando a incluir, junto com o nome da escola que o aluno frequenta, a nova logomarca do governo do Estado.

De acordo com o diretor de gestão da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Evaldo Viana, trata-se de um processo que estimula a integração com a nova proposta de identidade visual do governo. “Estamos adaptando os uniformes para fortalecer a relação com a nova identidade visual deste governo, feito com esse pensamento de parceria”, disse.

A SEE reforça que, por se tratar de um período de transição, os uniformes com a nova logomarca não são obrigatórios, e os alunos que ainda utilizarem os modelos antigos poderão ingressar normalmente na escola.

Ano letivo na rede estadual de ensino da capital começa segunda-feira

Cerca de 50 mil alunos retornam às aulas na segunda-feira, 23, em Rio Branco. Eles estão matriculados em 89 escolas urbanas e 17 rurais. Mas nem todas as escolas da capital iniciam o ano letivo em fevereiro. Cinco passam por reparo, três estão em reforma e outras três tiveram o calendário alterado devido a obras realizadas em 2014.


“Trabalhamos sempre para cumprir os 200 dias letivos previstos em lei e também o fechamento do ano letivo em dezembro, com isso o aluno não será prejudicado”, esclarece Evaldo Viana, diretor de gestão de Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

Para os estudantes das demais cidades acreanas o ano escolar terá início nos dias 2 e 9 de março. “Devido a características específicas de transporte escolar e logística, como da merenda, há a necessidade de fazer um calendário diferenciado”, justificou Viana. As escolas rurais e indígenas também seguem calendário adaptado às condições geográficas e especificidades de cada local.

Ao todo a rede pública de ensino estadual tem 469 escolas rurais, 173 urbanas e 181 indígenas. O número de alunos, com base nas matrículas efetuadas em 2014, é de aproximadamente 150 mil estudantes.

Aposta do RS leva prêmio de R$ 16,5 mil


Uma aposta de Porto Alegre (RS) acertou as seis dezenas da Mega-Sena, levando um prêmio de R$ 16.547.485,01. O sorteio do concurso de número 1.680 foi realizado neste sábado (21), em Flores da Cunha (RS). O próximo concurso da Mega-Sena, que acontece na quarta-feira (25), terá prêmio estimado em R$ 3 milhões.

Veja as dezenas: 23 – 37 – 38 – 46 – 47 – 51.

A quina teve 298 acertadores, que levaram prêmio de R$ 8.541,66 cada um. Além disso, houve 5.821 ganhadores na quadra, que rendeu R$ 624,68.

Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.

Com fim do horário de verão,AC volta a ter 2h a menos que Brasília






Horário de verão termina à meia-noite de domingo (22); veja o que muda. Voos saem uma hora mais tarde; bancos vão manter horários.



Iniciado no dia 18 de outubro de 2014, o horário de verão termina na virada deste sábado (21) para domingo (22). No Acre, a diferença do fuso em relação a Brasília (DF) volta a ser de duas horas a menos. Apesar de não ter que atrasar o relógio em uma hora, o acreano deve ficar atento. Confira o que muda com o fim do horário de verão no Acre.

Aeroportos
Os voos operados pelas empresas aéreas terão seus horários de chegada e partida atrasados em uma hora, porém, as próprias companhias aéreas fazem a readequação no bilhete.

Bancos
De acordo com o presidente do sindicato dos Bancários no Acre, Edimar  Batistela, os bancos de todo o Acre não vão sofrer alteração em seus horários de atendimento aos clientes, a partir desta segunda-feira (23). O atendimento continuará a ocorrer diariamente das 8h e 13h.

OCA
No Centro de Atendimento ao Cidadão (OCA), a direção informou que o horário de atendimento ao público também continua inalterado, das

Correios
Os atendimentos dos Correios no Acre não vão sofrer alterações com o fim do horário de verão, ocorrendo das 8h às 16h.

O horário de verão foi aplicado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932, com o objetivo de estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

Empresário passa 42 dias com mão dentro da barriga após cirurgia



Um homem que perdeu toda a pele da mão após um acidente de trabalho, além de parte dos cinco dedos, passou por uma cirurgia considerada inédita no hospital público da cidade de Eunápolis, na região sul da Bahia. Para não precisar amputar o antebraço, o médico optou por costurar a mão do paciente debaixo da pele da barriga, onde ela ficou por 42 dias até que fosse reconstituída. Os movimentos e a pele da mão foram recuperados
O microempresário foi vítima de um acidente de trabalho há seis anos, ao tentar tirar pedras que impediam o funcionamento de uma máquina de moer argila. "Quando eu estava tentando tirar a pedra dentro do cilindro, o rapaz não viu, ligou essa máquina e ela me puxou", lembra Ângelo Roldi
Para os médicos que atenderam o paciente naquele dia, o que aconteceu com a mão dele foi um "desenluvamento", ou seja, a pele da mão saiu como se fosse uma luva. Nesses casos, a indicação é a amputação do antebraço, mas a equipe decidiu colocar a mão de Ângelo debaixo da pele da barriga.
O procedimento foi realizado pelo cirurgião ortopedista Hugo Serrano com o objetivo de evitar infecções, além de recuperar a irrigação sanguínea e da pele. "Eu tinha uma experiência com a cobertura de pequenas lesões, utilizando outras áreas do corpo, e veio na minha cabeça. A área que tem mais espaço de pele é o abdômen. Vamos utilizar o abdômen", explica o médico.
Depois de passar por mais de seis horas no centro cirúrgico e 42 dias com a mão por debaixo da pele da barriga, Ângelo recuperou os movimentos, a sensibilidade e responde a todos os tipos de estímulos. Segundo o médico, não existem registros de realização de um procedimento semelhante como este no mundo. "Inclusive depois de terminada a cirurgia, entrei em contato com meus professores de Belo Horizonte, especialistas em mão, eles pesquisaram e me deram como resposta que não tinham também nenhum registro desse tipo de cirurgia tão amplo, tão grande, cobrir a mão inteira", afirma o especialista.< 

Ricardo pessoa, presidente da UTC ,preso na PF em Curitiba,quer fazer delação premiada e contar tudo




Muito se discute sobre as motivações que um empreiteiro há três meses preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba teria para contar o que sabe — não por ter ouvido falar, mas por ter participado dos eventos que está pronto a levar ao conhecimento da Justiça. O engenheiro baiano Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, tem várias. A primeira, evidente, é não ser sentenciado pela acusação de montar um cartel de empreiteiras destinado a fraudar licitações na Petrobras, quando a festa pagã de que ele tomou parte na estatal foi organizada pelo PT, o partido do governo. A segunda, também óbvia, é atrair para o seu martírio o maior grupo de notáveis da política que ele sabe ter se beneficiado das propinas na Petrobras e, assim, juntos, ficarem maiores do que o abismo — salvando-se todos. A terceira, mais subjetiva, é, atormentado pela ideia de que tudo o que ele sabe venha a ficar escondido, deixar registrado para a posteridade o funcionamento do esquema de corrupção na Petrobras feito com fins eleitorais. Antes dono de um porte imponente e até ameaçador, Pessoa está magro e abatido. As acusações de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa que pesam sobre ele poderiam ser atenuadas caso pudesse contar, em delação premiada, quem na hierarquia política do país foi ora sócio, ora mentor dos avanços sobre os cofres da Petrobras.


“Vou pegar de noventa a 180 anos de prisão”, vem dizendo Ricardo Pessoa a quem consegue visitá-lo na carceragem. Foi com esse espírito que fez chegar a VEJA um resumo do que está pronto a revelar à Justiça caso seu pedido de delação premiada seja aceito. A negociação com os procuradores federais sobre isso não caminha. Pessoa reclama que os procuradores querem que ele fale de corrupção em outras estatais cuja realidade ele diz desconhecer por não ter negócios com elas. Já os procuradores desconfiam que Pessoa está sonegando informações úteis para a investigação. O impasse só favorece o governo, pois o que Pessoa tem a dizer coloca o Palácio do Planalto de pé na areia do mar de escândalos.

Amazônia: Municípios do Amazonas recebem ajuda por conta da enchente



Com o objetivo de prever e combater os problemas ocasionados pela cheia dos rios em 2015. Na manhã  em coletiva de  imprensa, na sede do SIPAM – sistema de  proteção da Amazônia, zona oeste  de  Manaus, um prognostico  foi apresentado contendo informações sobre as medidas de contenção e  prejuízos às famílias do interior do estado.