Em Cruzeiro do Sul, distante 648 km de Rio Branco, a ocorrência de assaltos e roubos vem aumentando conforme as festividades do final do ano se aproximam.
delegadoSegundo o delegado de investigações, Luiz Tonini, a Delegacia Geral vem registrando cerca de 20 ocorrências de furtos e 10 roubos à mão armada nas últimas semanas.
“Esse número é uma média das últimas semanas, pois chega acontecer, em um final de semana, 3 roubos neste período de fim de ano. Nos furtos, a maior ocorrência é nas residências, já os roubos são de pessoas em vias públicas que são abordadas”, explica.
Sobre os roubos, o delegado informou que a maiores ocorrências são de pedestres que são abordados por indivíduos em motocicletas, bicicletas ou à pé.
“Na maior parte dos assaltos, eles levam celulares e dinheiro, alguns objetos que são fáceis de comercializar, pois os roubos aqui em Cruzeiro do Sul são para trocar por entorpecentes”, informa.
Tonini ainda ressalta que os cidadãos devem ficar atentos com a segurança da casa. Quem está se preparando para viajar ou passar as festividades fora de casa deve redobrar os cuidados.
“Em relação ao domicílio, trancar bem as portas e janelas, porque acontece de deixarem portas ou janelas apenas encostadas. O intuito é dificultar a ação dos delinquentes. Outra coisa que acontece muito é no furto de motocicletas, quando muitos condutores deixarem a chave na ignição”, alerta.
O delegado ainda previne que pessoas que devem passar o Ano Novo em vias públicas evitem exibir celulares e câmeras fotográficas. Procurem guardar em bolsas e evitar os bolsos traseiros.
“A nossa segurança é dever do Estado, mas também é responsabilidade do cidadão. Os cuidados devem ser feitos para evitar as ações de marginais e garantir um fim de ano sem perdas e tranquilo para todos”, finaliza.