quarta-feira, 4 de março de 2015

Jéssica Sales cumpre agenda neste final de semana nas comunidades do Juruá


Na companhia do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, e da ex-deputada estadual Antônia Sales, a deputada federal Jéssica Sales (PMDB) inicia nesta sexta-feira 6, uma extensa agenda no Alto Juruá. No município de Porto Walter, a parlamentar e os pais terão encontros com os moradores e com o prefeito Zezinho Barbary para tratar sobre a alocação de recursos no orçamento e as prioridades da administração para este ano.

 Jéssica, Vagner e Antônia Sales darão sequência à agenda no dia seguinte junto às comunidades da Fazenda São Geraldo, Simpatia, Santa Cruz, Foz do Valparaíso, Carlota e da Tatajuba.

No domingo (8) será inaugurado o sinal WiFi da Vila Santa Luzia, próxima ao município de Cruzeiro do Sul em atendimento a uma antiga solicitação dos moradores locais. A programação de visitas será encerrada na próxima segunda-feira ao serem recebidos pelos prefeitos Burica, de Rodrigues Alves, e Cleidson Rocha, de Mancio Lima.

A exemplo dos pais que sempre tiveram uma política voltada para os ribeirinhos e trabalhadores rurais, a deputadaJessica Sales disse que essa agenda será uma excelente oportunidade para agradecer os votos recebidos nas eleições de outubro do ano passado, mas, sobretudo, para ouvir os pleitos dos prefeitos acerca das emendas prioritárias para o orçamento da União de 2015. “Como médica e parlamentar teremos agora melhores condições e oportunidades para apoiar as pessoas que necessitam tanto de um olhar mais carinhoso” – disse Jéssica.

Brasil é primeiro lugar mundial (de longe) em juros reais


São Paulo - O Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou hoje uma alta de meio ponto percentual nos juros, que foram de 12,25% para 12,75%.

A última vez que a taxa chegou a este patamar foi em janeiro de 2009, após corte de um ponto percentual motivado pelos efeitos recessivos da crise internacional.

O número faz com que o Brasil fique em primeiro lugar absoluto em um ranking de juros reais com 40 países formulado pelo site MoneYou.

A taxa, que desconta dos juros nominais a inflação dos últimos 12 meses, está em 5,24% no país. O segundo lugar é da China, com 4,51%. No final da lista estão Hong Kong (-3,46%), Argentina (-12,25%) e Venezuela (-29,28%).

A média geral é negativa: -0,3%, um fenômeno comum na maior parte do mundo industrializado. Veja os 40 países do ranking:


  País Taxa
1 Brasil 5,24%
2 China 4,51%
3 Hungria 3,55%
4 Grécia 2,93%
5 Taiwan 2,85%
6 Polônia 2,84%
7 Tailândia 2,53%
8 Índia 2,27%
9 Malásia 2,23%
10 Filipinas 1,56%
11 Coreia do Sul 1,49%
12 África do Sul 1,29%
13 Espanha 1,16%
14 Indonésia 1,14%
15 Singapura 0,79%
16 Colômbia 0,65%
17 Israel 0,60%
18 Austrália 0,54%
19 Bélgica 0,45%
20 França 0,45%
21 Portugal 0,45%
22 Estados Unidos 0,35%
23 Itália 0,24%
24 Reino Unido 0,20%
25 Suécia 0,10%
26 Holanda 0,05%
27 Rússia 0,00%
28 Turquia -0,05%
29 Alemanha -0,05%
30 República Checa -0,05%
31 México -0,07%
32 Canadá -0,25%
33 Suíça -0,25%
34 Áustria -0,55%
35 Dinamarca -0,65%
36 Chile -1,44%
37 Japão -2,34%
38 Hong Kong -3,46%
39 Argentina -12,25%
40 Venezuela -29,28%
  Média -0,03%
Tópicos: Ásia, China, Inflação, Juros, Selic, Estatísticas, Indicadores

PGR adia pedido de investigação contra governador Tião Viana na operação Lava-Jato

Com decisão de investigar estruturas criminosas de forma conectada, pedidos de abertura de inquérito contra chefes de Executivos locais só devem ser feitos nos próximos dias.
 
O Globo | em 04 de March de 2015 as 19h51
tiao-viana-size-598A decisão de pedir a inclusão num mesmo inquérito de pessoas sem foro junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) vem adiando os pedidos de investigação contra os governadores citados na Operação Lava-Jato — chefes do Executivo locais são investigados e processados no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Procuradoria Geral da República (PGR) ainda analisa os casos dos dois governadores citados: Luiz Fernando Pezão (PMDB), do Rio, e Tião Viana (PT), do Acre. Por conta da decisão de sugerir a conexão de fatos criminosos num mesmo inquérito no STF e da repercussão disso nos casos do STJ, os pedidos de abertura de inquérito contra os governadores só devem ser feitos nos próximos dias.

A conexão a um dos inquéritos a serem abertos no STF, na verdade, deve abarcar outro político citado na Lava-Jato, o ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP). Por ser atualmente conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na Bahia, o foro original de uma investigação seria o STJ. Mas as citações sobre a suposta atuação de Negromonte guardam relação com a participação de parlamentares do PP no esquema. Por isso, o ex-ministro deve ser investigado em inquérito a ser aberto no STF, em conjunto com os casos dos parlamentares de seu partido.

Essa análise influenciou a remessa dos casos dos governadores ao STJ, o que ainda não ocorreu. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, protocolou os pedidos de abertura de inquérito para os demais políticos da Lava-Jato às 20h11 de ontem no STF. Ao todo, são 54 pessoas citadas, referentes a 28 pedidos de inquéritos. Também foram solicitados sete arquivamentos. Agora, o grupo de procuradores montado por Janot analisa os casos dos governadores.

O entendimento é de que a investigação sobre supostas estruturas criminosas deve ser feita de forma conectada para determinadas pessoas – a participação de um não se justificaria sem a presença de outro no esquema. Por isso aparecem na lista de Janot políticos com foro junto ao STF e políticos sem foro, entre eles ex-parlamentares. Autorizada a abertura de inquéritos pelo ministro relator da Lava-Jato no STF, Teori Zavascki, as investigações incluiriam as pessoas sem foro privilegiado até a fase das denúncias. O procurador-geral, então, decidiria pela inclusão ou exclusão desses nomes no âmbito da suprema Corte.

Uma fonte com acesso às investigações relata que a quantidade real de casos arquivados não deve passar de três – os outros quatro se referem apenas a uma baixa nos registros do STF, a partir do encaminhamento de casos para a primeira instância, no Paraná. Um dos casos seria o do ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ex-presidente da Câmara. Se Alves estiver fora da lista de Janot, está cotado para virar ministro do Turismo no governo da presidente Dilma Rousseff.

— Não recebi nenhuma comunicação. Aguardo naturalmente confiante a decisão da Justiça. Encontro-me em Natal e acompanho fatos apenas pelo noticiário da imprensa — afirmou o ex-deputado ao GLOBO, por meio de mensagem de celular.

Dois senadores do PT, Gleisi Hoffmann (PR) e Humberto Costa (PE), estariam entre os citados nos depoimentos das delações premiadas que embasaram os pedidos de Janot, segundo um investigador que atuou no caso. A lista do procurador-geral é mantida sob sigilo até o momento. Caberá a Teori concordar com o pedido feito pela PGR, de derrubada do sigilo, e abrir o andamento dos processos. O ministro do STF já sinalizou que vai tornar públicos os procedimentos.

Parlamentares do PSDB dizem que Janot pediu arquivamento de citação de Aécio

Doleiro vinculou senador à propina com dinheiro desviado de Furnas. Senador tucano comemorou e tratou decisão de procurador-geral como ‘homenagem’


BRASÍLIA - Parlamentares do PSDB dizem que o partido teria recebido a informação de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que fosse arquivada a citação feita ao senador Aécio Neves na Operação Lava-Jato. Aécio, que é presidente do partido, comemorou a decisão e disse que houve uma movimentação do governo para tentar envolver a oposição no caso.

— Não tinha conhecimento (do arquivamento), mas recebo como uma homenagem o arquivamento. Houve uma tentativa de envolver a oposição. E, se o procurador concluiu que não houve nada, ele tem a última palavra — disse Aécio.

Em um dos depoimentos da delação premiada, o doleiro Alberto Youssef disse que soube que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) recebeu dinheiro desviado de Furnas Centrais Elétricas no período em que era deputado federal. Os pagamentos teriam sido feitos por intermédio de uma das irmãs do senador. O relato da propina chegou a Youssef por intermédio do ex-deputado José Janene (PP-PR), já morto. Janene é apontado como um dos chefes dos desvios de dinheiro em contratos da diretoria de Abastecimento da Petrobras.

- Em relação ao senador Aécio, ele falou que ouviu dizer. Não tem prova nenhuma. Ele não conhece o senador. Nunca esteve com ele - disse ao GLOBO o advogado Antônio Figueiredo Basto, coordenador da defesa do doleiro nos processos relacionados a Operação Lava Jato.

Youssef mencionou a irmã do senador, mas não soube dizer qual delas. O senador tem duas irmãs. Para Basto, a acusação é frágil. Esse teria sido o motivo que levou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a não pedir abertura de inquérito contra Aécio. O advogado disse ainda que, se for chamado a depor novamente, Youssef não voltará a falar sobre o assunto porque não teria como provar as acusações.

A assessoria da PGR informou que não vai se manifestar porque todo o trabalho relativo à Operação Lava-Jato no âmbito do STF está sob sigilo.

Enterro de José Rico é marcado por tumulto em cemitério ; Milionário não consegue acompanhar sepultamento



O corpo de José Rico foi enterrado no Cemitério da Saudade, em Americana, interior de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (4). Berenice, viúva do cantor (à direita na imagem) que fazia dupla com Milionário, comentou sobre a morte repentina do marido após a missa que aconteceu durante o velório do artista, na Câmara Municipal da cidade. “Fomos pegos de surpresa, né? Mas desde dezembro ele estava sofrendo”, disse ela, sem dar mais detalhes sobre o assunto, ao “Ego”.

O velório teve início por volta das 21h da última terça-feira (3), mas muitas pessoas deixaram para fazer sua última despedida nesta manhã.

Antes do enterro, houve especulação de que o corpo do cantor poderia ser enterrado no castelo dele em Limeira, interior paulista, que está em construção há 24 anos. Mas a ideia foi logo descartada.

José Rico estava internado após passar mal durante um jogo de futebol. Nesta terça-feira (3) ele sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

José Rico deixou um casal de filhos gêmeos, Samy e Sara, de 15 anos.

Amigo inseparável do cantor, Milionário passou a madrugada no velório e retornou ao local por volta das 8h40 desta quarta. O sertanejo morreu aos 68 anos de idade, após sofrer uma parada cardíaca em consequência de infarto do miocárdio.

No Instagram, Amália Barros, assessora do famoso, confirmou o falecimento. “O maior de todos se foi. O mito, a melhor voz desse País! Meu coração está despedaçado. Muito, muito triste. Obrigada por tudo, Zé Rico! Me sinto privilegiada de ter convivido um pouco com você!”, escreveu.

Fã do cantor, Michel Teló lamentou a morte do artista. “Essa longa estrada da vida, vou correndo e não posso parar…. Zé Rico, a garganta de ouro vai deixar saudade! “…Deixou a certeza, de uma missão cumprida, se transferiu dessa vida, nos cobriu de saudades, e foi morar com Deus”, disse.

Além do loiro, vários outros artistas, a maioria sertanejo, lamentou a morte do parceiro de Milionário. Luan Santana: “‘Quebrei a taça da amargura, atirei seus pedaços ao vento gritei bem alto: Viva a vida!’. Zé Rico está cantando essa nesse momento. Porque viver intensamente , e deixar seu exemplo enraizado na gente, que continua aqui, é para poucos. Poucos não, pouquíssimos. Zé Rico viveu, virou mito e se foi. Não, eu não o conheci, e talvez fosse uma das coisas que eu mais quisesse. Não tive chance. Mas Deus sabe o que faz, Zé Rico se vai, e com ele, um pedaço da Música Popular Brasileira. Nós continuamos aqui, seguindo seus ensinamentos, Zé! Vá em Paz”.

Leonardo: “O mundo sertanejo hoje perdeu o chão, calou a voz, ficamos órfãos… É assim que me sinto com a perda do meu ídolo, do ídolo de todos, o garganta de ouro José Rico. Eles que foram fonte de inspiração para mim e meu irmão Leandro e com certeza ainda são para todos os novos artistas sertanejos que nascem diariamente. Que Deus te dê um lugar digno da tua história meu amigo, digno da tua obra e coração”.

Zezé di Camargo: “A sua voz e a sua música me fizeram sorrir a vida inteira. Hoje, infelizmente, você me fez chorar”.

Bruno: “Uma voz nunca se cala depois de ter encantado gerações. Seguiremos te ouvindo e te admirando Zé Rico! Seguiremos fiel ao seu legado e a nossa música sertaneja”



 Folha do Juruá.

Hápia 01 resgata paciente em comunidade de difícil acesso em ASSIS BRASIL


Idoso foi resgatado em Assis Brasil (Foto: Luciano Pontes/Secom)

No fim da tarde desta quarta-feira, 4 o Helicóptero Hárpia 01, que atualmente faz o monitoramento aéreo da cheia histórica do Rio Acre, realizou o resgate de um idoso de 82 anos na zona rural de Assis Brasil.

O acionamento da aeronave se deu por conta de o local onde o ancião reside ser de difícil acesso. Foi necessário fazer vários desvios de rota para chegar à comunidade Santa Cruz, por causa das fortes chuvas que caíam sobre a região.

O paciente apresenta um histórico de malária e encontra-se bem debilitado. Ao chegar a Rio Branco, o mesmo foi conduzido por uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) à Unidade de pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde será consultado e deve passar por exames médicos.

“O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), em parceria com o Samu, trabalha de forma integrada, ou seja, quando o Samu necessita em socorrer um paciente em um local aonde os paramédicos não chegam, eles acionam o Ciopaer, que por sua vez socorre essas pessoas”, destacou o comandante do Hárpia 01, Samir Freitas.

Freitas acrescenta que, ao longo dos anos já foram socorridos mais de 100 pacientes por meio do helicóptero. “Esse resgate teve uma duração de duas horas e meia. Caso esse paciente fosse transportado de barco para chegar à Assis Brasil, seriam seis dias de viagem, pois essa é a única forma de transporte até a cidade mais próxima”, concluiu.

POLÍTICA: Jéssica Sales integra Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados

Indicada pela liderança do PMDB na Câmara, a deputada federal Jéssica Sales é membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família e suplente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.
A parlamentar foi empossada nesta quarta-feira nos dois colegiados e participou das eleições que elegeram os seus presidentes.
“Estou muito feliz em integrar a Comissão de Seguridade Social e Família porque minha formação em medicina e a vocação para cuidar das pessoas me deixam muito mais preparada para discutir as pautas”, declarou.
Jéssica Sales disse ainda que na Comissão da Amazônia vai participar de todas as discussões de interesse da Amazônia e dos estados que compõem a região Norte do país, dentre os quais, o Acre. “A Comissão da Amazônia é estratégica para a nossa região e, como tal pretendo contribuir para as políticas públicas voltadas para o nosso Estado” – disse a parlamentar.
A liderança do PMDB informou na manhã desta quarta-feira que a deputada Jéssica Sales foi indicada para integrar, na qualidade de efetivo, a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher. Entre as atribuições, os destaques são a apresentação de propostas para consolidação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, avaliação de serviços da Seguridade Social e prestação de segurança pública e jurídica às mulheres vítimas de violência.

DIRETO DO PLANALTO

POLÍTICA: Bancada Federal Pede ajuda ao ministro do Desenvolvimento Agrário

A bancada federal se reuniu na tarde desta quarta-feira (4) com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, para pedir ajuda no sentido de amenizar os prejuízos no setor produtivo, causada pela maior enchente da história do Acre. Plantações inteiras de macaxeira, banana, milho, café, hortifrutti e outros produtos foram completamente dizimadas pelas águas que inundaram a capital acreana e vários municípios. O prejuízo ultrapassa mais de R$ 50 milhões.

Participaram os deputados federais Sibá Machado, Léo de Brito, Alan Rick, Jéssica Sales, Flaviano Melo e o senador Sérgio Petecão.

Durante a audiência, o coordenador da bancada, Raimundo Angelim, fez um relato da situação de calamidade que o Acre e especialmente Rio Branco está passando. Ele pontuou as perdas da produção agrícola dos ribeirinhos, principalmente, e dos impactos daí decorrentes.

“Reivindiquei prioridade no socorro aos produtores atingidos na disponibilidade de alimentos, ajuda que somará aos esforços do Governo do Estado e das Prefeituras para atendimento emergencial às famílias rurais, com o que o ministro já se prontificou em interceder junto à CONAB”, disse Angelim.

O parlamentar solicitou ainda a intervenção do Ministério na repactuação junto às Instituições Financeiras quanto às dívidas provenientes de empréstimos bancários, bem como a criação de uma nova linha de crédito especial para os produtores rurais.

De acordo com o deputado petista, o ministro deverá agilizar o acesso dos produtores atingidos ao Programa Mais Alimentos - Produção Primária, uma linha do Pronaf destinada ao financiamento de investimentos em infraestrutura da propriedade rural.

“Formulamos ainda convite para que o ministro Patrus faça uma visita ao Acre urgentemente para verificar in loco e possa reunir-se com o governador Tião Viana e prefeitos das cidades atingidas para tratar do assunto. Pedi celeridade no atendimento das nossas demandas dada a situação de emergência”.

Depois os demais parlamentares da bancada fizeram o mesmo apelo no sentido de que o ministro priorize essa ajuda ao Acre.

 Portal Direto do Planalto 

Nota De Esclarecimento-Baoto Sobre interrupção geral do fornecimento de energia em Rio Branco

A Eletrobras Distribuição Acre informa que É FALSA a notícia que circula nas redes sociais e grupos de noticias informando sobre uma possível interrupção geral no fornecimento de energia a partir das 18 horas desta terça-feira, 03.

A Distribuidora esclarece que o fornecimento de energia está sendo interrompido apenas nas áreas afetadas pelas cheias dos rios no Acre para evitar acidentes, conforme avaliação em conjunto com as Defesas Civis Estadual e Municipal.


 Eletrobras Distribuição Acre
Rua Valério Magalhães, 226 - Bosque - Rio Branco - Acre - CEP 69900-685
Tel: (68) 3212-5700 / Central de Atendimento: 0800-647-7196

Política: Renan Recebeu Propina que' Furou' Teto de 3% , diz delator do lava Jato



Depois da notícia, veiculada pelo site do Estadão, Renan foi interpelado por repórteres no Senado e disse: “Feliz da democracia em que pode haver o questionamento a homens públicos”

O valor recebido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em propinas ultrapassou o teto de 3% definido como limite de repasses para políticos por meio dos desvios na Petrobras. A revelação é do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, feita em delação premiada à força-tarefa da Operação Lava Jato, que desbaratou o esquema bilionário de corrupção promovido por um cartel de empreiteiras que fraudava contratos com a petrolífera.

Segundo o ex-diretor, Renan recebeu as propinas por meio de contratos com a própria Diretoria de Abastecimento, em acúmulo de repasses que “furaram” aquele limite de pagamentos irregulares. As informações foram na tarde desta quarta-feira (4) pelo site do jornal O Estado de S. Paulo.

Depois da notícia do Estadão, Renan foi interpelado por repórteres no Senado e disse que “feliz da democracia em que pode haver o questionamento a homens públicos”. O que não pode ocorrer, disse o senador, é que tais autoridades não deem explicações “convincentes”. “Eu terei resposta para qualquer questionamento, porque absolutamente eu não tenho nada a ver com isso [Lava Jato]”, declarou o peemedebista.

A reportagem lembra que o esquema desvendado pela Polícia Federal na Petrobras, a partir de março de 2004, consistia no “loteamento” de diretorias entre PT, PMDB e PP. Os postos de comando propiciavam a arrecadação e posterior distribuição de propinas para políticos, em percentuais que variavam entre 1% e 3% de cada grande contrato – no caso do presidente do Senado, disse o relator, a extrapolação do teto foi para permitir que “fosse incluído um valor para Renan”.

Costa também informou que Renan Calheiros tinha como “interlocutor” na Diretoria de Abastecimento o deputado federal Aníbal Ferreira Gomes (PMDB-CE), eleito prefeito de Aracajú para o período 1989-1993. O Estadãolembra que Aníbal é “ferrenho defensor da família Calheiros no Congresso”, e que empregou em seu gabinete o filho mais novo de Renan, Rodrigo Rodrigues Calheiros. Nas articulações junto à estatal o deputado se apresentava, registra ainda o jornal, como “representante do presidente do Senado”.

Lista

Como este site adiantou ontem (terça, 3), tanto Renan quanto o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), devem figurar na lista de políticos investigados entregue pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal.

A Procuradoria-Geral da República requereu a investigação de 54 pessoas, em 28 inquéritos. As investigações são contra pessoas com foro privilegiado (deputados federais, senadores e ministros) e sem foro privilegiado. A PGR pediu ainda sete arquivamentos por entender que não houve elementos suficientes para a continuidade das investigações em alguns casos. Governadores serão investigados no Superior Tribunal de Justiça. Ex-parlamentares e ex-governadores responderão na Justiça Federal do Paraná.

Terminal Urbano de RIO Branco Começa a ser tomado pela cheia


 O Terminal Urbano de Rio Branco, localizado no Centro da capital, começou a ser tomado pelas águas do rio Acre, que marcava, às 9 horas desta quarta-feira, 18,34 metros. O espaço deve ter os serviços suspensos nos próximas horas, visto o aumento constante do nível do manancial que fica distante cerca de 150 metros daquele local. Pelo Terminal Urbano, ponto de encontro de muitos estudantes, e local de encontro da frota de transporte coletivo da capital acriana, passam, diariamente, mais de 50 mil pessoas. As áreas próximas ao local já estão sendo averiguadas pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e prefeitura da cidade. Por conta do aumento no nível do rio Acre, as repartições públicas estão com os serviços suspensos e os servidores foram liberados. As escolas das redes pública e privada, bem como a universidade Federal do Acre, e as faculdades privadas de Rio Branco, também suspenderam os trabalhos. Por consequência, o número de usuários no Terminal ficou bastante reduzido.




Estrutura da Ponte metálica estremece com a força das águas do Rio Acre




 
Wiliandro Derze, para a ContilNet Notícias | em 04 de March de 2015 as 07h24
O grande volume de água que passa pelo Rio Acre ameaça derrubar a ponte Juscelino Kubitschek, que maioria das pessoas conhece como Ponte Metálica ou Ponte Velha.

A informação é do jornalista Altino Machado, que disse em uma rede social ter sido informado de que engenheiros do Deracre estiveram no local na noite desta terça-feira (3), acompanhados do prefeito Marcus Alexandre para fazer uma vistoria nas estruturas da ponte.

De acordo com Machado, o prefeito e os engenheiros teriam concluído que a ponte necessitava de peso, e que vários caminhões carregados de brita estariam em cima de suas estruturas na noite desta terça. "Não sei se vão deixar os caminhões ou só a brita que estão carregando. Mas já havia quatro caminhões sobre a ponte", disse a fonte de Altino Machado.

Uma equipe da ContilNet Notícias esteve nas imediações da ponte para conferir as informações que começaram a se propagar nas redes sociais sobre um possível desabamento.

Um funcionário do Deracre que esteve no local e pediu para não ser identificado, confirmou a infrmação repassada a Altino e disse que se o rio encher mais alguns centímetros o pior pode acontecer.

pontinha

Ele disse ainda que a ponte está ‘tremendo’ devido a força da água, e que caminhões e outros veículos pesados foram colocados em cima dela para evitar que seja deslocada de cima de seus pilares.

A correnteza do Rio Acre começa a apresentar um perigo eminente para a ponte metálica. Suas vigas, que ficam em cima dos pilares suportando toda a sua estrutura começam a sofrer o impacto da força das águas, o que pode ocasionar seu tombamento.

Três caminhões e duas retro escavadeiras estão em cima da ponte. Dois veículos estão com pedras em suas caçambas para fazer peso e evitar qualquer desestabilização de sua estrutura.

Até as 2 horas da manhã, era grande o entra e sai de pessoas se dizendo do Deracre e da Prefeitura de Rio Branco para ter acesso a parte central da ponte, onde a iluminação se encontrava mais forte e com vários homens jogando cordas no rio e olhando para a parte baixa da ponte e conferindo suas vigas.





A famosa e histórica ponte metálica, que mede 230 metros de comprimento e dez de largura, teve sua obra iniciada em 1969 e foi inaugurada em 1971. Seu projeto original, em seus desenhos e plantas, foi elaborado pelo engenheiro Machado da Costa, no governo de Valério Magalhães.

O modelo original da ponte JK ia muito além das margens do rio e era levadiço no centro para dar passagens a embarcações, que naquela época eram o principal meio de transporte dos acreanos.

turma jovens“O projeto original da ponte metálica sobre o rio Acre, em seus desenhos e plantas, elaborado pelo renomado engenheiro Machado da Costa, no governo Valério Magalhães, previa que a mesma deveria ser erguida sobre pilares em estrutura metálica, atingindo um total de nove de concretos-metal e quatro de concreto armado, compreendendo treze blocos com dez vão independentes. A ponte que a cidade possui atualmente apresenta apenas sete pilares em concreto armado e seis vãos independentes. Houve, portanto, uma redução de quase cem por cento do projeto original”, diz parte de um texto extraído do jornal O Rio Branco.





Occhi reforça apoio do governo federal aos alagados do Acre



 O ministro da integração nacional, Gilberto Occhi, cumpre uma extensa agenda em Rio Branco em apoio às famílias atingidas pela cheia histórica do Rio Acre. Occhi disse que atende a um pedido da presidente Dilma Rousseff de solidariedade ao povo acreano. “Também verificamos nessa agenda o que falta chegar de apoio emergencial para acelerar e tratar a questão das casas,” assegurou. Além do apoio integral dado ao governo do estado e o prefeito de Rio Branco, o Ministro da Integração quer garantir moradia através do programa Minha Casa, Minha Vida, para as famílias desabrigadas e que perderam praticamente sua residência com a enchente. “Recomendação e determinação da presidenta Dilma é de apoiar as famílias desabrigadas do Estado do Acre. O governador Tião Viana e os outros municípios e o povo da capital”, acrescentou o ministro. Além dos Kits com material de limpeza e medicamentos, o ministro da integração autorizou semana passada, recursos para aluguel social, cesta básica, água potável, colchões e lençóis para amenizar a situação de quem está vivendo em abrigos. Depois de visitar os abrigos públicos localizados no SEST/SENAT e Parque de Exposição Marechal Castelo Branco, o ministro ainda participou de uma reunião de trabalho, onde a equipe de governo e da prefeitura de Rio Branco, apresentaram um panorama geral da enchente no estado. São mais de dez mil desabrigados em todo o estado. Um quarto de toda a superfície do município foi atingida pela mancha de inundação. Ao todo, cinquenta e três bairros foram atingidos pela enchente, afetando diretamente mais de 87 mil pessoas. Além disso, a cheia também trouxe prejuízos à produção em trinta e duas áreas rurais. Na cidade, mais de vinte e quatro mil edificações foram atingidas pelas águas. AGENDA DESTA QUARTA-FEIRA – A agenda do ministro nesta quarta-feira começa cedo com a visita aos abrigos do SESC-Bosque e SESI. Outra reunião de trabalho está agendada para as 9 horas na sede da OAB/AC. À tarde está prevista uma visita à Cidade do Povo






Depasa trabalha Plano emergencial Para manter estação de água operando


A construção dessa mureta permite que a ETA-2 opere até o rio atingir a marca de 18,49 metros 

Servidores do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) trabalham na noite desta terça-feira, 3, na construção de muretas para evitar que as águas atinjam os transformadores da subestação de energia, que mantêm as bombas da captação da estação de tratamento de água (ETA-2) funcionando.

“Isolamos os canos por onde entram os fios de energia e construímos uma mureta de concreto, com isso ganhamos mais de 18 centímetros. Além disso, estamos mantendo quatro bombas retirando água de dentro da casa das máquinas, que levam água para a estação de tratamento”, explica Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Depasa.

Segundo Edvaldo, a construção dessa mureta permite que a ETA-2 opere até o rio atingir a marca de 18,49 metros. “Passando dessa metragem não existe mais possibilidade de mantermos a estação operando, com a possibilidade real de racionamento em Rio Branco”, alertou.

A ETA-2 é responsável pelo fornecimento de cerca de 65% da água distribuída na capital.


JORDÃO :Fim da Novela Com A Confirmação da Vitória do Tucano Zé Cariolanda Com Apoio de Chico Sereno do PCdoB

Zé Cariolanda (presidente), Guedes Oliveira (vice) e Zeina Menezes (primeira secretária) (foto:Kézio)
A novela chamada presidência da Câmara municipal de Jordão chegou ao fim nesta terça-feira, 03/03, à noite. O vereador Zé Cariolanda do PSDB, vai presidir a casa do povo até 31/12/2016.

No dia 01 de janeiro de 2015, o tucano já tinha vencido a eleição, mas, como havia apenas quatro parlamentares presentes na sessão, o juiz substituto da comarca de Tarauacá, Guilherme Aparecido do Nascimento Fraga, após julgar o mandato de segurança interpelado pelo vereador Abel Ximenes, do PCdoB, suspendeu o resultado da eleição. Posteriormente, ao julgar o mérito da ação o magistrado ordenou que realizasse uma nova eleição dentro o prazo de 72 horas a partir da notificação recebida pelo presidente interino, Francisco Guimarães "Chicão" ( PCdoB).

A nova eleição foi realizada nesta terça-feira, 03, no plenário Ulysses Guimarães. Zé Cariolanda tinha o apoio da oposição, e do vereador Chico Sereno ( PCdoB), que se rebelou contra a base do prefeito Élson Farias, seu correlegionário.

O vereador Doda , do PT, já ciente da vitória da chapa oposicionista nem registrou candidatura. O tucano obteve sete votos de um total de nove vereadores.

O ex-presidente da Câmara, Francisco Guimarães "Chicão" ( PCdoB), votou no Doda mesmo sem ele ser candidato e Rosaldo Saraiva, do PT, votou em branco.

A composição da nova mesa diretora da Câmara de Jordão ficou da seguinte forma: presidente, Zé Cariolanda ( PSDD), vice-presidente, Guedes Oliveira ( PMDB), primeiro secretário (a), Zeina Melo ( PMDB), segundo secretário, Chico Sereno ( PCdoB).

O primeiro desafio do novo presidente é reconstruir o prédio da Câmara, que está totalmente destruído. Quando chove ninguém sabe se está na rua ou dentro do prédio.


Escrito por Leandro Matthaus
Leandro23333@gmail.com