domingo, 5 de abril de 2015

Doutor faz no fim, Náuas supera Alto Acre e encosta no no G-4 do estadual


Atacante marca aos 43 minutos do segundo tempo e Cacique do Juruá segue na briga por uma vaga entre os quatro melhores. Partida foi na Arena do Juruá, no interior

 O Náuas, mesmo não jogando bem, conseguiu um resultado importante em casa. Com gol do atacante Doutor aos 43 minutos do segundo tempo, o time comandado pelo técnico Zacarias Lopes derrotou o Alto Acre por 1 a 0 neste domingo (5), na Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul, distante 648km de Rio Branco. O duelo foi válido pela 6ª rodada do estadual.

O Cacique do Juruá alcança os sete pontos e encosta no último colocado do G-4, o Plácido de Castro, que tem 10 pontos. O Alto Acre continua sem vencer na temporada 2015 e divide a lanterna do Campeonato Acreano com o Vasco-AC - cada um tem um ponto.

O Alto Acre busca a primeira vitória no estadual contra o Galvez no dia 15, às 18h (local), na Arena da Floresta, na capital acreana. O Náuas só volta a jogar no dia 19, quando encara o Estrelão no estádio Florestão, em Rio Branco.

Com direito a "olé" Rio Branco tira invencibilidade do Galvez no Acreano


O Rio Branco não deu a mínima para a campanha invicta do Galvez no Campeonato Acreano e passou por cima do Imperador na noite deste domingo (5), no estádio Florestão, na capital do Acre, pela 6ª rodada do estadual. Com gols de Evandro Russo, Marquinhos e William Pires, o Estrelão fez 3 a 0, chegou aos 11 pontos e assumiu a vice-liderança da competição. A derrota tira os 100% de aproveitamento do Galvez, que segue na liderança, com 15 pontos.

O time da Polícia Militar entra em campo novamente no dia 15 de abril, quando encara o Alto Acre, na Arena da Floresta, às 18h (local). O Rio Branco só volta a jogar pelo Campeonato Acreano no dia 19, contra o Náuas, no estádio Florestão, às 17h30 (local). Antes disso, o Estrelão tem compromisso pela Copa do Brasil, no dia 15, contra o Vasco, partida de volta da primeira fase, que será disputada em São Januário, às 22h (de Brasília). No jogo de ida, no Acre, o Vasco venceu por 2 a 1.

O jogo

Muito nervoso em campo, Galvez teve dois jogadores expulsos

O Rio Branco aproveitou o nervosismo do Galvez e não desperdiçou as oportunidades. Após bola roubada no campo de ataque, Evandro recebeu e abriu o placar na saída do goleiro Máximo, aos 27 minutos de bola rolando.

Na etapa final, o Alvirrubro ampliou aos 15 minutos. Marquinhos aproveitou bola rebatida na área do Galvez e marcou o segundo. O gol desestabilizou o Imperador, que perdeu o volante Rick e o zagueiro Tiago, expulsos, aos 26 e aos 29 minutos.

William Pires comemora terceiro gol do Estrelão na vitória sobre o líder Galvez

Com mais espaço em campo e embalado pelos gritos de "olé" da torcida, o Rio Branco fechou o placar com o atacante William Pires, de cabeça, aos 34 minutos, para delírio da maioria dos 444 pagantes que prestigiaram a rodada dupla no Florestão.

Campeonato acreano: Gessé volta a marcar, Atlético-Ac passa por Vasco-Ac e se firma no G-4



Galo Carijó faz 3 a 0 no Cruz-Maltino com gols de Testinha, Gessé e Wisley. Resultado deixa time celeste na vice-liderança e Vasco-AC segue em sétimo

O Atlético-AC venceu o Vasco-AC por 3 a 0, na tarde deste domingo (5), no estádio Florestão, em Rio Branco, capital do Acre, e assumiu provisoriamente a vice-liderança do Campeonato Acreano 2015. A vitória do time celeste foi toda construída no segundo tempo, com gols de Testinha, Gessé e Wisley.

O resultado faz o Galo Carijó chegar aos 10 pontos, assumindo provisoriamente a vice-liderança do estadual. O Vasco-AC segue em sétimo lugar, com apenas um ponto em quatro jogos. As duas equipes voltam a jogar na quarta-feira (8), na Arena da Floresta, em Rio Branco. o Atlético-AC encara a Amax, às 18h (local). O Vasco-AC enfrenta o Plácido de Castro, às 20h (local).

O meia-atacante Testinha abriu o placar aos 8 minutos da etapa final, em cobrança de falta. Aos 25, o atacante Gessé, aproveitando bom passe de Eduardo, ampliou a vantagem do Galo Carijó. Gessé não marcava um gol com a camisa celeste desde o dia 20 de abril do ano passado, quando marcou o golaço de antes do meio-campo em partida contra o André, pelo Campeonato Acreano. O Atlético-AC ainda chegou ao terceiro gol com o zagueiro Wisley, de cabeça, aos 30 minutos, após cobrança de escanteio. 

Sensor de Câmeras pode transformar celular em impressora 3D


Um novo sensor de câmera elaborado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia poderá fazer com que você transforme seu smartphone em uma impressora 3D um dia.

Liderado pelo engenheiro elétrico Ali Hajimiri,o time desenvolveu um pequeno chip que usa uma tecnologia de detecção e alcance da luz (LIDAR, na sigla em inglês) para capturar altura, largura e profundidade de cada pixel. A LIDAR emite um laser no alvo e, em seguida, analisa as ondas de luz que são refletidas de volta para o sensor.

Apesar de a tecnologia não ser exatamente nova — ela é mais conhecida por seu uso em sistemas de mísseis de precisão guiados e carros de auto-condução —, Hajimiri explica ao The Verge que "por ter uma matriz de minúsculos LIDARes em nossa câmera, podemos transformar em imagem, simultaneamente, diferentes partes de um objeto ou cena sem a necessidade de quaisquer movimentos mecânicos do aparelho”.

Cada pixel sobre o novo sensor pode analisar individualmente a fase, frequência e intensidade das ondas refletidas, produzindo uma peça única de dados em 3D. Os dados de todos os pixels combinados podem, então, produzir uma impressão completa em 3D.

O chip produzido pelo laboratório atualmente só possui 16 pixels sobre ele, o que não é o suficiente para capturar as imagens de quaisquer objetos sem movimentá-lo um pouco depois de tirar cada “foto" — foi assim que eles conseguiram a imagem da moeda de um centavo no começo do texto.

Mas os pesquisadores dizem que o produto pode ser facilmente expandido para um modelo com centenas de milhares de pixels, proporcionando uma maneira nova e de baixo custo para smartphones, carros autônomos e outros capturarem dados precisos de imagens em 3D.

Eletroacre pode ser vendida este ano pela Eletrobras ; Dilma tem que autorizar


As distribuidoras de Rondônia, Piauí e Acre foram federalizadas no fim dos anos 1990.
“A Eletrobras já cumpriu seu papel nas sete distribuidoras de energia federalizadas e quer que o governo federal apoie a venda de, ao menos, quatro delas, que se tornaram superavitárias em 2014 e mais atrativas”. Este é o enunciado de uma publicação que pode mudar a vida dos acreanos.

 Isto porque a Eletroacre, distribuidora da companhia do Acre, pode estar dentre as que serão vendidas. A informação é da Reuters, dada por uma fonte do governo próxima ao assunto.

De acordo com a publicação, a estatal contratou um estudo do Santander Brasil para orientá-la sobre o futuro dessas distribuidoras regionais. A Eletrobras quer que governo autorize a venda de, ao menos, parte dessas distribuidoras controladas, por entender que o papel de saneá-las e torná-las lucrativas já foi feito ao longo dos últimos anos, disse a fonte.


“A venda das distribuidoras, se confirmada, somente ocorreria a partir de junho, quando se espera que o governo federal tenha uma definição sobre a renovação da concessão das distribuidoras”, diz um trecho da publicação da agência.

"Se houver a renovação, existe essa possibilidade de venda (...) essas empresas, quando foram para a Eletrobras, foram provisoriamente, e não definitivamente. Esse é o caminho normal”, disse a fonte à Reuters, pedindo para não ser identificada.

Segundo a fonte, as distribuidoras Celg Distribuição (Goiás), Ceron (Rondônia), Cepisa(Piauí) e Eletroacre (Acre), que se tornaram superavitárias em 2014, são as mais aptas a serem vendidas.

"Elas estão numa boa condição para serem desestatizadas (...), principalmente as ligadas ao Sistema Interligado Nacional", disse a fonte. "Se renovar a concessão, a possibilidade de vender é real", adicionou.

Porém, a forma como a venda das empresas será feita ainda precisa ser discutida e avalizada pelo governo federal.

As distribuidoras de Rondônia, Piauí e Acre foram federalizadas no fim dos anos 1990, enquanto a compra da Celg Distribuição foi concluída em janeiro.

Velozes e furiosos 7 bate recorde com estreia de US$ 143,6 mi


 falecimento do ator pode ter aumentado o interesse pela franquia

"Velozes e Furiosos 7" assumiu a ponta das bilheterias doscinemas na América do Norte, com arrecadação de impressionantes 143,6 milhões de dólares em seu fim de semana de estreia.

A quantia estabelece um novo recorde para o mês de abril, desbancando o fim de semana de abertura de "Capitão América 2: O Soldado Invernal", além de ser a melhor marca para qualquer filme da franquia "Velozes e Furiosos".

O resultado também coloca o longa em nono lugar entre as 10 maiores estreias da história. O público lotou salas de semana para assistir ao astro Paul Walker em um de seus últimos filmes. O ator morreu em 2013 em um acidente de carro, aos 40 anos, e sua atuação no longa foi concluída com uso de tecnologia digital e uma série de dubles.

"Esse é um episódio de gosto agridoce para a franquia", disse Phil Contrino, vice-presidente e analista-chefe do site BoxOffice.com. "O falecimento (de Walker) tornou esse filme mais intrigante para as pessoas que não tinham visto alguns outros episódios. Aumentou o interesse, e esse sucesso é uma homenagem para ele".

A Universal Pictures não economizou para levar ao cinema o mais novo capítulo da séries com carros velozes e manobras que desafiam a gravidade, gastando 190 milhões de dólares na produção.

O filme estreou em 4003 salas de cinema na América do Norte, e superou as estimativas de arrecadar 115 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana. Há ainda os ganhos no restante do mundo, com expectativa promissora, uma vez que o filme foi exibido em 10.500 cinemas em 63 territórios.

O primeiro colocado das bilheterias no fim de semana passado, a animação da DreamWorks "Cada Um na Sua Casa", mostrou uma resistência surpreendente. O filme arrecadou mais 27,4 milhões de dólares, ampliando seu ganho total na América do Norte para 95,6 milhões de dólares.

Em terceiro lugar, a comédia "Get Hard" obteve 12,9 milhões. A parceria entre Will Ferrell e Kevin Hart teve uma queda de 62 por cento em relação ao primeiro fim de semana, totalizando agora 57 milhões de dólares.

Alunos são suspensos por causa de beijo gay em escola


Dois alunos foram suspensos por cinco dias depois que foram vistos por um colega se beijando no banheiro da Escola Estadual Monsenhor Gonçalves, do bairro Boa Vista, em São José do Rio Preto (SP). O caso teria acontecido nesta semana. O aluno que viu esse beijo gay foi até a direção da escola e denunciou os dois. Os adolescentes então foram chamados para explicar o que tinha ocorrido, receberam a suspensão e foram convidados a deixar a escola. A direção da escola não foi encontrada nesta sexta-feira (3) para falar sobre o assunto. A Secretaria Estadual de Educação disse que o caso será investigado. A direção poderá ser punida pela medida, se isso for necessário. A prioridade, segundo a secretaria, é garantir educação a todos, sem espaço para desrespeito de qualquer tipo. Os responsáveis pela escola serão chamados para uma reunião na semana que vem.

Cão se junta a suspeitos detidos em ação policial em Florianópolis (sc)


O cão é o melhor amigo do homem? A depender da foto acima, com certeza. Ação conjunta das polícias civil e militar de Florianópolis acabou na prisão de dois homens suspeitos de pertencerem ao Primeiro Grupo da Capital, facção criminosa catarinense, na tarde do dia 2 de abril.

Mas a parte engraçada da ação realizada na comunidade de Papaquara (norte de Florianópolis) com ajuda do Cope (Coordenadoria de Operações Policiais Especiais) e Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) foi a presença de um cão durante a abordagem. O cachorro se juntou aos donos e ficou deitado junto aos suspeitos enquanto a Polícia fazia a revista nos quatro homens detidos.

De acordo com a Polícia, um dos detidos já tinha mandado de prisão expedido e outro foi preso em flagrante por armazenamento de drogas em casa. No local, foram encontrados também dinheiro e armas. Os outros dois suspeitos foram liberados. Duvido que algum humano faria companhia nessa enrascada. Muito companheirismo do cachorro, não?

Linha Range Rover deve ganhar novo modelo

 
Range Rover Evoque NW8: novo modelo provavelmente será baseado em uma plataforma modificada do Evoque
Redação, da Quatro Rodas
A linha Range Rover, da Land Rover, vai ganhar um novo modelo até o fim da década, para se posicionar entre o Evoque e o Sport.

Segundo informações da imprensa australiana, o novo modelo provavelmente será baseado em uma plataforma modificada do Evoque e terá como alvo compradores que preferem um veículo de cinco lugares um pouco maior que o Evoque, mas não tão grande como o Sport.

Durante o Salão de Nova Iorque, o diretor de design da Land Rover, Gerry McGovern admitiu que existem várias oportunidades dentro da linha Range Rover.

O novo modelo deve chegar ao mercado em 2018, mas alguns conceitos nos próximos anos já devem antecipar as linhas do SUV.

Eletrobras Distribuição Acre providência melhor no fornecimento de energia no Vale do Juruá


Foi instalado um novo sistema de filtragem para evitar impurezas no óleo combustível.

Atendendo ao Plano de Atendimento 2015, demandado pela Eletrobras Distribuição Acre, uma série de medidas estão sendo implementadas pela empresa DR-Guascor, responsável pela geração de energia no Vale do Juruá, para a melhoria na qualidade dos serviços prestados na região.  Entre as ações realizadas estão à aquisição de novos equipamentos, contratação de estudos para ajustes no sistema de proteções e ganhos de eficiência operacional e a revitalização de geradores.
Para aumentar a potência efetiva na geração de energia, foi instalado um grupo gerador com potência de 1250 KW  em Cruzeiro do Sul, no mês de fevereiro. Além disso, para a revitalização dos equipamentos com desgaste natural acentuado,  foram instalados outros três motores novos e dois revitalizados, sendo três novos em Cruzeiro do Sul, um revitalizado em Feijó e um quinto revitalizado no município Jordão.
A instalação de um novo filtro prensa com capacidade de vazão de 16500 litros/hora  e a construção de uma linha paralela de alimentação de combustível do Parque Térmico, garantirão que o  mesmo não seja prejudicado por impurezas (água, partículas sólidas em suspensão, borras, etc.), resultando no aumento da confiabilidade do sistema.
Além das medidas já implementadas, estão previstas ainda para este ano a aquisição e a implantação de dois grupos geradores novos para Cruzeiro do Sul, a aquisição de cinco motores novos, que serão distribuídos nas usinas de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Manoel Urbano, a conclusão e implantação da segunda etapa dos estudos que permitirão os ajustes para coordenação da proteção do sistema de Cruzeiro do Sul e nas demais usinas, permitindo reduzir a quantidade de desligamentos das usinas, e o avanço com o programa de revitalização  de grupos geradores.

De acordo com o presidente da Eletrobras Distribuição Acre, Joaquim Rolim, as medidas fazem parte dos esforços da Concessionária para melhoria no fornecimento de energia em todo o Estado. "As medidas já implementadas e as demais desenvolvimento, sem sombra de dúvidas, deverão ajudar a melhorar ainda mais os resultados e a qualidade dos serviços prestados na região do Juruá", comentou Rolin.

Dilma e Obama terão reunião reservado no Panamá


Dilma e Obama: se encontro na próxima semana
Em um passo fundamental para a reaproximação entre Brasil e Estados Unidos, os presidentesDilma Rousseff e Barack Obama terão um encontro reservado no Panamá na próxima semana, onde estarão para a 7ª Cúpula das Américas. Da reunião pode sair a definição da data da visita que Dilma pretende fazer a Washington ainda neste ano.

Dilma desistiu de realizar uma visita de Estado - a mais elevada no protocolo americano - e optou por uma visita de trabalho, de caráter mais informal. Se preferisse o primeiro formato, teria de esperar até 2016, já que o calendário da Casa Branca para esse tipo de evento está carregado neste ano. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente da China, Xi Jinping, serão recebido nos próximos meses.

Também havia um problema de agenda, com poucos anúncios de peso a serem feitos pelos presidentes em um encontro carregado de formalidade e simbolismo, no qual está incluído um jantar black-tie na Casa Branca para dezenas de convidados. "A visita de Estado eleva as expectativas a um patamar que é inalcançável nas condições atuais", avaliou o diretor do Brazilian Institute do Wilson Center, Paulo Sotero.

O encontro dos dois presidentes no Panamá deve ser anunciado oficialmente nesta semana. Os EUA estão empenhados em reconstruir as pontes com o Brasil, depois do estrago provocado pela revelação de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) espionou comunicações de Dilma, da Petrobrás, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de cidadãos brasileiros. Dilma reagiu com o cancelamento da visita de Estado que faria a Washington em outubro de 2013.

Agroindústria de Tarauacá inicia processamento de açaí nativo


A agroindústria tem capacidade de processar 540 quilos de frutas por dia
No Acre, o desenvolvimento florestal caminha a passos largos. No início desta semana, a Indústria de Processamento de Polpa de Frutas e Unidade de Empacotamento de Grãos (Agroindústria de Tarauacá) começou o processo de trituramento de açaí nativo. Estima-se que 40 toneladas da fruta sejam processadas em quatro meses – período de safra do fruto.
Inaugurado a menos de um ano, o empreendimento gerou dez empregos diretos e tem capacidade de produzir 540 quilos de frutas processadas por hora. A indústria, que é administrada pela Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá (Caet), beneficia 150 famílias de cooperados que residem às margens de rios e igarapés da região.
O negócio atende à necessidade dos extrativistas em comercializar os produtos florestais, é o que explica o presidente da Caet, Adison de Souza: “Esta é a primeira agroindústria construída na nossa região. Aqui o produtor poderá agregar valor ao seu produto. É um incentivo do governo do Estado para que possamos produzir cada vez mais e com mais qualidade”.
Além de atender o consumo interno, a polpa de açaí nativo, em breve, será comercializada em outros centros brasileiros. “Daqui alguns meses estaremos abastecendo a Região Sul e Sudeste do Brasil. Nosso açaí é um produto muito valorizado e nós temos um potencial enorme que ainda não foi explorado”, destacou Sousa.
O empreendimento é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). Entre equipamentos e obras internas foram investidos R$ 400 mil.
Empacotamento de grãos

A Unidade de Empacotamento de Grãos já embalou mais de 500 quilos de farinha milito – especialidade de Tarauacá que tem feito sucesso em todo o estado. Além de farinha, em breve, o setor vai iniciar o empacotamento de feijão, milho e arroz. O empreendimento aguarda apenas o recebimento das embalagens personalizadas.

O significado da Páscoa nas religiões


A correria em
 busca de
 guloseimas cada vez mais atrativas e a expectativa das pessoas de ganhar ovos e bombons de chocolate com diferentes recheios, tamanhos e formas fez com que a comemoração da Páscoa ganhasse outro sentido. O comércio, assim como em outros períodos comemorativos, impôs uma mudança de comportamento. Mas ao contrário do que muitos pensam, a Páscoa tem um significado especial para os religiosos: é sinônimo de passagem para uma vida nova. Os católicos e evangélicos a celebram em um sentindo metafísico: a morte de Jesus Cristo e sua ressurreição para a vida eterna. Os Judeus comemoram a libertação do seu povo do Egito para a Terra Prometida. A data torna-se importante não só pelo simbolismo, mas pelos constantes sacrifícios e celebrações, onde as pessoas demonstram a fé, religiosidade e devoção ao divino. Para o bacharel em Ciência Teológica, Luciano Lago, a Páscoa, no sentindo religioso, significa passar das tradições para um nível de intimidade com Deus. “Mesmo no âmbito das religiões, a Páscoa significa um salto, algo voltado para liberdade. O livre-arbítrio da pessoa adorar a Deus sem ficar preso aos dogmas de Igrejas e crenças. É o momento de curtir as tradições que são passadas pela família, ter o poder de escolher e crer em Deus”, afirma. Preparação católica A Páscoa é uma das datas mais importantes do calendário católico, época em que os cristãos celebram a paixão, a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A data tem início no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. As festividades são comemoradas na Semana Santa, durante este período há várias celebrações que relembram os caminhos percorridos por Jesus Cristo antes de ele ser crucificado. “A ressurreição de Cristo é o mais respeitável na fé cristã, pois ele prova que a morte não é o fim da vida e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus. Durante o domingo de Páscoa a Igreja celebra diversas missas festivas. Neste período os católicos se dedicam a uma vida nova, com mais amor ao próximo”, explica o coordenador de Batismo da Arquidiocese de Manaus, Wagner Bessa. Rito evangélico O Pastor de Jovens e Eventos da Nova Igreja Batista, Leandro Caiado, explica que a Páscoa evangélica é o renascimento espiritual. “O símbolo pascal é a renovação para uma vida nova, onde a pessoa sai de uma história antiga para outro plano espiritual. Crer e aceitar Jesus Cristo como fonte de vida e fé depende de cada um. A Páscoa é onde refletimos o verdadeiro sentindo da renovação de nossa existência”, comenta o pastor. Tradição judaica A tradição de Páscoa começou há mais de três mil anos, com a libertação dos judeus, que eram escravos do Egito. O profeta Moisés foi o responsável por libertar este povo e levá-los até a Terra Prometida, onde esperavam a vinda do Messias, o Filho de Deus. De acordo com a coordenadora de eventos do Comitê Israelita de Manaus, Lúcia Assayag, a Páscoa Judaica segue o calendário lunar e tem início em 14 de Nissan – o primeiro mês do calendário judaico, correspondente ao mês de março-abril do calendário tradicional. “Para os Judeus, a Páscoa é a festa da liberdade de uma nação – a passagem para uma vida nova, livre do cativeiro egípcio. Neste período as casas são limpas, as louças são renovadas e não pode comer alimentos fermentados. A Páscoa é um período de auto-análise, uma busca pela humildade, onde se reconhece as próprias falhas”, explica Lúcia.

Inflação de abril deve cair, mas ficará acima do padrão


Os primeiros sinais da inflação em abril confirmam por enquanto a expectativa do mercado financeiro de que as taxas cairão à metade das apuradas em março, mas ainda assim devem ficar acima da média padrão para o quarto mês do ano, avaliam profissionais consultados pelo ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Isso porque os grupos a catapultar a inflação no primeiro trimestre, Habitação e Alimentação, justamente os de maior peso nos índices, estão desacelerando a alta em ritmo aquém do desejado. Adicionalmente, o reajuste dos preços de remédios aparece como risco a partir deste mês e, mais adiante, o provável aumento nas tarifas de água e esgoto em São Paulo.

Dados do monitor diário de preços da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o chamado IPCA ponta, obtidos pelo Broadcast com fontes de mercado, mostram que no dia 30 de março, a inflação estava em 1,32%. A taxa mostrou ligeira aceleração para 1,36% no dia 31 e, depois, arrefeceu para 1,18% em 1º de abril. No mesmo período, Alimentação e Bebidas apresentou taxas de 0,92%, 0,75% e 0,81%. No grupo Habitação, a inflação saiu de 7,27% no dia 30 para 7,22% no dia 31. E começou abril em 6,05%, ainda de acordo com os dados do monitor divulgado reservadamente pela FGV.

Os reajustes de uma série de preços administrados, como combustível, tarifas de transporte urbano e, principalmente, preços de energia, têm afetado em cheio o grupo Habitação nos últimos meses. A partir de abril, o impacto tende a se dissipar, mas alguns efeitos secundários devem aparecer em outros preços dentro do grupo.

"Agora e mais adiante veremos pressão por exemplo em condomínios", disse o economista economista-chefe da Caixa Asset, Rodrigo Abreu. "Este primeiro mês do segundo trimestre vai começar certamente acima do que esperávamos alguns meses atrás, com taxas em torno de 0,70% e 0,80%", afirmou, acrescentando que o padrão sazonal para abril desde 2008 é de inflação de cerca de 0,50% em média.

Até o momento, a previsão preliminar do economista para o IPCA de abril está entre 0,60% e 0,70%, mas ele admite risco de revisão para cima. "Vemos forte desaceleração (ante março), mas olhando as variáveis básicas observamos que não estão com comportamento compatível com o nosso número", explicou Abreu, que espera IPCA de março, a ser divulgado na próxima quarta-feira (8/4) de 1,40%.

Nos preços do grupo de Alimentação, a desaceleração menos intensa do que esperado em abril deve-se aos produtos "in natura, que foram negativamente afetados pelo regime de chuvas acima da média", segundo o economista. "E, de forma menos importante, pelo desabastecimento no Sul em razão da greve dos caminhoneiros", completou. Abreu lembra ainda que, na parte de proteínas, a desvalorização cambial está estimulando os embarques, o que também pressiona preços internos.

O economista da Quantitas Asset, João Fernandes, espera IPCA de 1,37% em março e recuo para 0,72% em abril. Ele ressalta, no entanto que "devemos ver desaceleração bem acentuada da inflação, só que não é uma desaceleração do processo inflacionário". Ele explica que vão sair da conta do IPCA efeitos específicos, mas tem vários outros estruturais que vão manter a inflação pressionada.

Fernandes alerta ainda para o impacto da antecipação que está sendo observada do reajuste dos preços de cosméticos. No início do ano, foi divulgado que vai haver mudança na forma de tributação dos produtores e vendedores do setor, o que tende a ser repassado aos preços. "De modo geral, para os produtos afetados, deve dar impacto de 12%. Isso é um fator de pressão relevante que estará presente nos próximos meses", comentou.

Também dentro dos administrados, outro foco de atenção é o aumento médio de 6,6% para preços de medicamentos controlados pelo governo, que pode em alguns casos chegar a 7,7%, autorizado pela Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED), a partir de 1º de abril. "Já neste mês, na ponta, veremos alguma coisa em Saúde e Cuidados Pessoais, com pico em maio. Daqui a duas semanas, a ponta já dará ideia interessante de onde o reajuste vai parar", afirmou Rodrigo Abreu, da Caixa Asset. "É um fator importante. O aumento está acima do que vimos nos últimos anos e traz inércia para frente", completou Fernandes da Quantitas.

Já o reajuste de 13,8% nas tarifas de água e esgoto, autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp), ainda em audiência pública, se confirmado, poderá pressionar os preços no final do segundo trimestre. "Calculamos impacto de mais 3% no IPCA de junho", afirmou Fernandes.

IPC-S

A percepção de que os efeitos mais significativos dos reajustes de energia ficaram concentrados entre os três primeiros meses e a expectativa de menos pressão dos alimentos à frente também permitem esperar desaceleração na inflação medida pelo IPC-S no segundo trimestre. A taxa acumulada nos três primeiros meses do ano ficou em 4,16% e a expectativa é de que recue para nível inferior a 2%.

Na visão do coordenador do IPC-S e pesquisador da FGV, Paulo Picchetti a inflação de alimentos também deve ajudar na desaceleração do IPC-S do segundo trimestre. Ele aponta que no fechamento do IPC-S de março, o segmento de hortaliças e legumes teve uma alta de 4,00%, inferior à de 6,24% de fevereiro. E avalia que a taxa do índice cheio deve cair a 0,70% em abril, de 1,41% em março.

Ainda assim, Picchetti pondera que há fatores que podem pressionar o IPC-S mais à frente. "Abril já começa a deixar esse primeiro trimestre para trás, mas ainda assim é um valor elevado ante a média mensal (na faixa de 0,46%)", disse. "O reajuste da Sabesp traz risco para o cenário à frente, enquanto o aumento dos medicamentos começa a pegar com mais força no IPC-S de maio e junho, como acontece todo ano", reforçou.

Presidiário é a agredido até a morte na penitenciária Francisco de Oliveira Conde


O detento Adriano Silva Ribeiro, foi agredido até a morte no final da tarde desta sexta-feira, 03. O crime aconteceu no pavilhão C na cela 16 da penitenciária Francisco de Oliveira Conde (FOC) na Estrada do Bairro Vermelho em Rio Branco. O apenado teria sua liberdade em regime semiaberto neste sábado, 04.
Segundo informações, o presidiário deu entrada no sistema prisional no dia 26 de março, e quando foi no final da tarde desta sexta, houve uma confusão generalizada dentro da cela ao qual Adriano foi agredido. Agentes Penitenciários ao perceber a confusão entraram na cela e impediram que os outros detentos continuassem as agressões.
Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas ao chegar ao local, nada pode fazer pelo detento, ele já se encontrava sem vida.
A cela foi isolada e os peritos criminais foram acionados. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.
Todos os presidiários da cela foram encaminhados a Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para os procedimentos cabíveis.

Teclado pode ajudar a diagnosticar Mal de Parkinson


 Mal de Parkinson é um problema difícil de ser identificado

Um dos itens mais usados por
pessoas do mundo inteiro pode se tornar uma boa ferramenta para diagnosticar a doença de Mal de Parkinson.

Um estudo conduzido por pesquisadores do MIT acredita que é possível usar teclados de computador para identificar a doença em seu estágio inicial e ajudar médicos a pensar em estratégias para seu tratamento.

O Mal de Parkinson é um problema difícil de ser identificado, pois ainda não existe um exame eficaz para diagnosticá-lo e os sintomas são muito sutis.

No entanto, ao realizar o estudo os pesquisadores descobriram que as pessoas com problemas de coordenação motora tinham padrões de datilografia diferente de quem não tinha.

Para que isso fosse possível, eles desenvolveram um software para medir por quanto tempo os participantes da pesquisa apertavam cada tecla antes de soltá-la. Aqueles que tinham deficiência motora acabaram pressionando as teclas por mais tempo.


Na maioria das vezes, grande parte do cérebro já está danificada antes do Mal de Parkinson se tornar visível.

Contudo, um diagnóstico antecipado permitiria que os médicos planejassem uma estratégia de tratamento que atrase seus efeitos.

É preciso lembrar, no entanto, que deficiência na habilidade motora não significa necessariamente que ela seja Mal de Parkinson. Aliás, o objetivo inicial dos pesquisadores era estudar os efeitos do cansaço.

Assim que a equipe se deu conta de que a pesquisa poderia ser uma ferramenta para diagnosticar Mal de Parkinson, ela pediu ajuda de mais 21 pacientes para realizar os testes.

O estudo descobriu que os que tinham a doença demonstraram uma variação maior de teclas digitadas em comparação ao grupo de 15 pessoas.

A nova técnica para prevenir os amenizar efeitos da doença é bem promissora, mas antes que os médicos possam pedir para seus pacientes digitarem em um teclado os resultados devem ser validados em estudos maiores com pessoas em vários estágios da doença.

Governo do Acre deve mais de R$ 3 milhões só com passagens de ônibus para imigrantes haitianos


Os imigrantes haitianos, em sua grande maioria, também abriram portas para a entrada de outras nacionalidades como os senegaleses, dominicanos e camaroneses.
 

O governador Tião Viana (PT) informou à imprensa que já gastou mais de R$ 21 milhões de reais com os imigrantes haitianos e de outras nacionalidades que estão entrando pela fronteira do Acre.

O Governo, que fez todos os gastos no recebimento, acolhimento e encaminhamento dos imigrantes espera o ressarcimento pela União desde que os imigrantes começaram a entrar no país.

haitianosacreDe acordo com governador Tião Viana a dÍvida com as empresas de ônibus chegam a mais de R$ 3 milhões, e o Estado já negociou o pagamento de R$ 1 milhão.

“Caso o governo Federal não faça o ressarcimento dos recursos vamos entregar a responsabilidade dos imigrantes para o Ministério Público Federal do Trabalho, Exército e Policia Federal. O governo do Acre deixa de ter essa responsabilidade”, informou Tião Viana.

Os imigrantes haitianos, em sua grande maioria, também abriram portas para a entrada de outras nacionalidades como os senegaleses, dominicanos e camaroneses que buscam emprego nas grandes regiões centrais e industriais do país.


Ao chegar à fronteira acreana os imigrantes buscam o posto da Policia Federal no município de Epitaciolândia para tirar a documentação que garante a legalização de entrada no país. Os haitianos em sua grande maioria ficam de dois a três dias em Brasiléia e Epiatciolândia para retirar a autorização na PF e seguir para Rio Branco, onde ficam em um abrigo organizado pelo governo do Estado com direito a alimentação, estadia e passagem de ônibus Rodoviário para se dirigirem as regiões centrais do Brasil.

A reclamação do governador Tião Viana é com toda a estrutura e recursos gastos com os imigrantes, e com o governo federal não acionou ainda com os ressarcimentos dos R$ 21 milhões que o Acre gastou com os refugiados.

Carro pega fogo após ser atingido por veículo na Estrada transacreana


Um acidente entre dois carros foi registrado na manhã deste sábado, 04 de abril, no km 42 da Estrada Transacreana, em Rio Branco (AC).  Duas pessoas ficaram feridas. Segundo testemunhas, o motorista do carro de placas OVG -0536 estaria parado na lateral da estrada quando resolveu sair sem se dar conta que vinha uma outro veículo em sua direção. Não houve tempo para evitar a colisão.  O veículo envolvido perdeu o controle,  saiu da pista e pegou fogo. Os condutores foram atendidos por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).  Um deles teve as duas pernas quebradas por conta do forte impacto. O outro teve apenas escoriações leves. Ambos passam bem e não correm risco de morte.

Cheia do Rio Negro deve ficar entre as quatro maiores da história


enchente no AmazonasA enchente do Rio Negro, este ano, deve ficar entre as quatro maiores das registradas desde o início do monitoramento em Manaus, em 1902. Segundo o primeiro alerta de cheia divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a cota máxima deve atingir 29,59 metros até junho, quando ocorre o pico da cheia. A mínima deve ficar em 28,89 m. Confirmada a previsão máxima do CPRM, a enchente será 42 cm menor que a cheia histórica de 2012, quando a cota do Rio Negro chegou a 29,97 m e 9 cm acima do ano passado, de 29,50 m.