domingo, 1 de fevereiro de 2015

MORADORES RECLAMAM DE BOEIROS ABERTOS EM BAIRRO DE CRUZEIRO DO SUL




'Única sinalização são árvores que nasceram nos buracos', diz pedestre. Secretaria de obras diz que local deve ser recuperado após período de chuvas.

Os moradores e pedestres que passam pela Rua 25 de Agosto, localizada no bairro de mesmo nome, em Cruzeiro do Sul, distante 648 quilômetros da capital acreana, reclamam dos bueiros que estão abertos há mais de dois anos e causam perigo à população.
Segundo a Maria Juliana da Silva Lima, de 18 anos, as calçadas, que foram desgastadas com o tempo, são construídas em cima dos bueiros, e devido à falta de sinalização, muitas pessoas já se machucaram no local.

“Mesmo passando todos os dias por aqui ainda não me acostumei. Já vi crianças caindo dentro dos bueiros. Os pedestres têm que passar por aqui, se sair da calçada e for para rua o perigo é outro. Sem falar que não existe limpeza, chove e fica muito liso depois, além do odor dessas sarjetas , que é insuportável. Se tivesse pelo menos uma sinalização mostrando o perigo evitaria acidentes, eu mesma já vi um garoto caindo quando vinha da escola”, contou.

Se para quem já é acostumado a passar todos os dias pelo local o perigo é considerado grande, para quem trafega pela primeira vez pela calçada, como  a aposentada Laurita da Chaga Bezerra, de 67 anos, o perigo é dobrado. Ela teme que acidentes possam ocorrer no lugar.

“Estou caminhando por aqui a primeira vez e já me deparei próximo do buraco. É um risco para acontecer um acidente. Quando dei conta, já estava quase dentro. A única sinalização que tem são essas arvores que nasceram dentro do buracos. Daqui uns dias as aulas começam e com certeza muitas crianças devem passar por aqui”, reclamou a aposentada.

Preocupado com a situação, o aposentado Lino Ferreira Lima, de 75 anos, disse que normalmente trafega por outra rua para evitar o perigo. “Hoje eu vim por aqui, normalmente, volto lá por baixo, mas considero que muitas calçadas estão desgastadas devido motoristas que estacionam no local errado e todo trabalho que é feito é destruído”, falou.

O secretário de obras, Mauri Barbosa, explicou que o local será recuperado após o período de chuvas. Segundo ele, outras calçadas e sarjetas da cidade também devem passar por manutenção.

“Quando passar o período de chuvas, vamos iniciar o trabalho de recuperação de calçadas e sarjetas. No período em que estamos, não tem condições. Outros locais também estão inclusos no projeto de recuperação”, explicou.

EDUARDO CUNHA É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAL



A Câmara dos Deputados elegeu, em primeiro turno, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para o cargo de presidente no  55ª legislatura. Ele foi eleito com 267 votos, a maioria absoluta dos votantes (513). O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi o segundo mais votado, com 136 votos. Júlio Delgado (PSB-MG) contou com 100 votos e Chico Alencar (Psol-RJ) teve 8 votos. Houve dois votos em branco.

Após tomar posse no cargo, Cunha conduzirá a apuração dos votos para os demais cargos da Mesa Diretora (1º e 2º vice-presidentes, 1º a 4º secretários e os quatro suplentes).

Atual líder do PMDB na Casa, ele tem o apoio declarado de PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTN, PMN, PRP, PEN, PSDC e PRTB.

Carioca de nascimento, 56 anos, Eduardo Cunha vai para o quarto mandato consecutivo, todos pelo PMDB. Na Casa, já ocupou a Presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, foi líder do partido e é conhecido por ser um dos parlamentares que mais conhecem o Regimento Interno da Câmara.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O PRIMEIRO CURSO DE PILOTO PRIVADO NO ACRE


piloto_01A cidade de Rio Branco se prepara para receber sua primeira escola para formação de pilotos de aeronaves. A partir de segunda-feira (2) estarão abertas as matrículas para quem deseja seguir a carreira de Piloto Privado. O curso terá duração de três meses. As aulas serão ministradas por profissionais capacitados e preparados para fornecer o subsídio teórico necessários para execução da pilotagem aérea com segurança e eficiência.

As matrículas serão realizadas na sede da faculdade particular FIRB/FAAO,. O horário de atendimento dos interessados no curso é das 8:00h às 12:00hg. Para participar das aulas de piloto privado é necessário ter idade mínima de 17 anos, primeiro grau completo (realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado) e ter Certificado de Reservista ou de Alistamento Militar.

Disciplinas

– Regulamentos de Tráfego Aéreo

Meteorologia Aeronáutica

– Navegação Aérea

– Teoria de Vôo e Aerodinâmica

– Conhecimentos Técnicos (motores).

Informações pelos telefones, (68) 9954-0032

       G1Acre 

RIO TARAUACÁ SOBE E VOLTA A DESABRIGAR DEZENAS DE FAMÍLIAS


O nível do Rio Tarauacá subiu 50 centímetros nas últimas 24 horas e mede 10,80 metros, informou a Defesa Civil Municipal. O rio está com 1,80 metros acima da cota de alerta.

A prefeitura informou que 30 famílias estão abrigadas na creche pública local. Ao todo, 200 pessoas  tiveram de sair de casa por causa da alagação, que voltou a atingir bairros da cidade.


“Estamos aguardando a chegada do Coronel Batista [Defesa Civil Estadual] para decretar em conjunto situação de emergência, se assim ele também avaliar”, disse o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, do PT.

A cidade também sofre com os efeito das chuvas da última sexta-feira e sábado, dias, 30 e 31, respectivamente, que deixaram várias ruas da cidade alagadas e bueiros entupidos. Além disso, vários igarapés transbordaram.

Por causa da cheia, o prefeito tem mantido monitoramento constante nos bairros alagados fazendo, inclusive, atendimento médico.

ESSA É A MAIOR ENCHENTE DO RIO ENVIRA DOS ÚLTIMOS 16 ANOS

Imagens mostram alguns pontos da maior enchente do Rio envira dos últimos 16 anos.

Essa é a maior enchente do Rio Envira dos últimos 16 anos. Na cidade, 08 famílias já estão desabrigadas em casa de parentes ou se mudaram para um lugar mais alto. Nas Margens do rio aldeias como a do Paruá e outras mais baixas já estão com várias casas debaixo d’água e muitos índios desabrigados.
Hoje, domingo, 01/02, lideranças indígenas e representantes das instituições que cuidam dos povos indígenas vão socorrer os povos de algumas comunidades no baixo rio. A Rádio FM vai acompanhar e registrar a situação que estão vivendo os índios que estão com suas casas alagadas. A previsão é que o rio continue enchendo nos próximos 2 ou 3 dias.

Moradores dessa rua que dar acesso ao antigo posto de combustível do Joaquim Sousa, próximo ao "pó de cerra" já estão desabrigados

No verão, do antigo CAIS para a beira do rio tem uma distancia de 300 metros. Hoje, os barcos estão amarrados no velho cais, onde a última vez que alguém ancorou uma embarcação está com mais 20 anos. Isso foi: Em fevereiro de 1
995.



   

RENAN CALHEIROS SE REELEGE PRESIDENTE DO SENADO EM SESSÃO CONDOZIDA PELO VICE-PRESIDENTE JORGE VIANA


O resultado já era esperado. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) continuará dando as cartas no Senado Federal. A sessão que escolheu o novo presidente da Casa foi dirigida pelo vice-presidente Jorge Viana (PT). Numa votação muito disputada nos bastidores com o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), Renan teve 49 votos dos 81 possíveis.

Durante o seu discurso Luis Henrique ressaltou a urgência da Reforma Política e o equilíbrio entre os poderes constituídos. Ele prometeu melhorar o as relações entre o Congresso Nacional e o Poder Executivo. Mais uma vez manifestou a urgência da independência do legislativo.

Por outro lado, Renan ressaltou as conquistas que conseguiu para o Senado durante as suas gestões. “O meu trabalho tem merecido o respeito da maioria dos senadores. A independência entre os poderes sempre foi o nosso objetivo. Também destaco que conseguimos durante esse período transformar a Casa com 100% de transparência,” destacou o presidente do Senado.

GLADSON ASSUME CADEIRA NO SENADO PROMETENDO LUTAR POR REFORMAS NO PAÍS

O mais jovem senador da história da República do Brasil é o acreano Gladson Cameli (PP), com 35 anos. Ele foi empossado senador, neste domingo, dia 1, durante sessão solene. Depois de prestar juramento Gladson comentou ainda no plenário do Senado Federal.

“Meu sentimento agora é de trabalho. Arregaçar as mangas e colocar em prática tudo aquilo que propus na campanha. Como senador mais jovem da história preciso representar muito bem o povo brasileiro e acreano. Tenho a obrigação e o dever de fazer um grande mandato. Sempre disse que tinha dois desafios, primeiro ganhar a eleição e depois fazer um mandato que se reverta em benefício do povo do Acre,” afirmou.


Quanto à bancada acreana no Senado, com dois oposicionistas, Gladson e Petecão (PSD) e Jorge Viana (PT), governista, Cameli avaliou. “Será uma relação amigável com o senador Jorge Viana porque precisamos colocar o Acre e as pessoas em primeiro lugar. Vou em breve procurar o atual governador do Estado para ter uma boa relação institucional com ele para que possamos vencer os desafios dos problemas que o Acre enfrenta. As questões políticas já debatemos durante a eleição. Agora, temos que unir as forças políticas para defender o Acre,” garantiu.

Outro ponto de comprometimento de Gladson é com as grandes reformas do país. “Quero lutar pelas mudanças que o Brasil necessita como a do Código Penal, Reforma Política e tributária. O Congresso Nacional tem a obrigação e o dever de fazer as reformas que população almeja. E com certeza vou continuar ajudando também as prefeituras do Acre,” salientou.

RIO ACRE ULTRAPASSANDO A COTA DE ALERTA NA CAPITAL

Acre ultrapassando a cota de alerta na capital. Neste domingo (1), a medição registrada pela Defesa Civil Municipal apresentou a marca de 13,52 metros ao meio dia, ou seja, 2 centímetros acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. O rio encheu durante todo o dia, às 6h ele estava com 13,39 metros, subindo para 13,45 metros na medição das 9h.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, George Santos, o órgão já esperava que o rio ultrapassasse a cota de alerta devido à cheia do rio nos municípios de Assis Brasil, Xapuri e Brasiléia no início da semana. "Estamos vindo de uma situação de subida, desde segunda-feira passada, em que Assis Brasil saiu de uma cota de 4.80 e chegou a ultrapassar os 11 metros. Brasiléia e Xapuri também subiram bastante", afirma.
Segundo ele, a expectativa da Defesa Civil é que o rio apresente vazante em breve "Existe a situação de vazante nesses municípios [Assis Brasil, Brasiléia e Xapuri] e nós esperamos que ele comece a vazar na capital também", acredita.

"MEU COPROMISSO E COM O POVO DO ACRE" , DIZ JÉSSICA SALES


Jéssica Sales_02Sempre acompanhada dos pais, Vagner Sales e Antonia Sales, a deputada federal Jéssica Sales (PMDB) tomou posse na manhã de domingo (1o), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Estreante na política partidária, a jovem médica disse que aceitou o desafio de representar a população do Acre, na capital federal, por acreditar que pode contribuir com o desenvolvimento do Estado.

“Meu maior compromisso é com o povo do Acre. Quero reafirmar que vou trabalhar para a população mais carente do Vale do Juruá. Acredito que posso dar minha contribuição para ajudar a mudar a realidade das comunidades mais remotas, das pessoas que necessitam de projetos que proporcionem saúde e educação de qualidade”, destaca Jéssica Sales.

A peemedebista informou que vai continuar percorrendo o Estado para conhecer a realidade de cada um dos 22 municípios do Acre. “Quero fazer um mandato participativo, ouvindo sugestões da população e trabalhando em parceria com as prefeituras, sem distinção de cores partidárias, afinal, eu fui eleita para trabalhar para todos os acreanos”, finaliza a jovem deputada.

MENINO DE 11 ANOS CAI EM CIMA DE TERÇADO E MORRE NO RAMAL DO CASSIRIAN


O começo da tarde de quinta-feira, 29, foi marcado por um acontecimento trágico na altura do ramal do 15, no Cassirian, próximo ao município de Sena Madureira. Um menino de apenas 11 anos de idade que estava ajudando o pai a quebrar castanha na mata sofreu um acidente e morreu no local. A criança caiu em cima de um terçado, sendo atingido no pescoço.

Segundo informações, com o ferimento o menino começou a sangrar bastante não sendo possível socorrê-lo em tempo hábil e conduzi-lo ao hospital local. Marcos Vinicius Santos de Carvalho, 11 anos, morreu nos braços do próprio pai. Suas últimas palavras, segundo familiares, foram as seguintes: “Pai eu vou morrer sem fôlego”.

 Após a tragédia, o corpo da vítima foi resgatado do ramal do Cassirian e conduzido ao município de Sena Madureira. O velório aconteceu em uma residência localizada no Bairro Eugênio Areal e o sepultamento ocorreu na manhã de hoje no cemitério São João Batista.

 “É um momento muito difícil pra todos nós. Estamos todos desesperados com o que aconteceu. Ele tinha tudo pela frente”, comentou Frankelino de Paiva Silva, tio do menino.

VOLUNTÁRIOS SE UNEM PELO WHATSAPP PARA AJUDAR FAMÍLIAS CARENTES

Voluntários se unem pelo Whatsapp para ajudar famílias carentes
'Com o objetivo de que famílias carentes tenham uma refeição digna', um grupo de pessoas se uniram pelo Whatsapp para arrecadar alimentos e distribuir sacolões para famílias carentes de Rio Branco. O projeto "Final de mês feliz", conta com 10 voluntários, teve início em novembro de 2014 e já ajudou ao menos 16 famílias. Segundo um dos idealizadores do projeto, Walison Santos do Nascimento Cacela, de 27 anos, a iniciativa busca dar assistência à famílias carentes durante o final de todos os meses. "Pensamos em fazer diferente, existem vários projetos que ajudam somente no final do ano, então, a gente quer contribuir durante todos os meses do ano", explica.
Cacela conta que a ideia surgiu a partir de um grupo de notícias do whatsapp, em que várias pessoas se uniram para realizar um protesto contra o preço do combustível. Com isso, ele viu que era possível mobilizar as pessoas pelo aplicativo e juntou a vontade que tinha em ajudar famílias carentes para mobilizar voluntários.
"Quando percebi que as pessoas usavam o aplicativo Whatsapp para combinar movimentos, vi a chance de realizar esse sonho de ajudar famílias carentes. Sempre tive vontade de fazer um projeto como esse. Então, criei o grupo Final de mês feliz e comecei a convidar pessoas de vários grupos de notícias, quem aceitava era adicionado ao grupo. No início, mais de 30 pessoas aderiram ao projeto, mas como é um trabalho voluntário, tem suas dificuldades, e hoje somos 10 voluntários", diz o idealizador.
Por meio do aplicativo, os voluntários combinam o bairro e o horário das visitas e durantes os sábados se reúnem para pedir alimentos nas casas. Em seguida, os sacolões são montados com o que foi arrecadado e ao final de cada mês são feitas as entregas. "Guardamos todos os alimentos arrecadados na minha casa, e no último final de semana do mês nós entregamos os sacolões. Buscamos selecionar famílias que realmente precisam receber o sacolão", explica.
Por meio do aplicativo, voluntários combinam o bairro e o horário das visitas e entregas
Pelo aplicativo, voluntários combinam bairro e horário
das visitas e entregas
A primeira entrega do projeto ocorreu no mês de novembro, no bairro Caladinho, onde cerca de seis sacolões foram distribuídos para famílias carentes. As cestas básicas arrecadadas para o mês de dezembro foram para 10 famílias do bairro Vila Maria, localizado na estrada da Custódio Freire, em Rio Branco.
"Como a quantidade de voluntários reduziu muito, estamos fazendo divulgação da campanha em outros grupos do whatsapp, ou seja, mandamos uma nota para vários grupos, falando sobre o projeto, e as pessoas têm nos procurado para fazer as doações, e vamos até elas buscar. Além disso, as pessoas podem entrar em contato pelo Facebook do projeto, que iremos buscar as doações", explica.
De acordo com Cacela, como o objetivo da campanha Final de mês feliz é garantir que as famílias carentes tenham uma refeição digna para comer, é fundamental a participação do máximo de pessoas. "O projeto não está veiculado a nenhuma instituição, então é importante a participação do máximo de voluntários. Para participar da iniciativa basta nos procurar pela fanpage do projeto. Convidamos a todos os acreanos a exercerem a solidariedade através da doação de alimentos, tanto quando batemos em suas portas, como nos procurando no Facebook", conclui.

JÉSSICA PARTICIPA DE JANTAR DE APOIO À CANDIDATURA DE CUNHA

A deputada federal Jéssica Sales (PMDB-AC) participou na noite deste sábado (31), de um jantar promovido pelo candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). O evento foi promovido para reunir os deputados aliados da candidatura peemedebista que disputará com outras três candidaturas, o comando do legislativo federal.

Jéssica Sales acredita que Cunha será eleito presidente da Câmara. “Na chegada do evento, muitas pessoas gritavam: Brasil, pra frente, Cunha presidente. Tenho certeza que este é o melhor nome para conduzir a Câmara dos Deputados. A proposta que o legislativo não será apenas um extensão do governo federal, mas um poder independe, pode fazer a diferença”, diz a deputada acreana.

Segundo a deputada, mais de 400 pessoas participaram do jantar de apoio à candidatura de Eduardo Cunha. “A bancada do PMDB estava toda presente, além de parlamentares da bancada do PT, PP, PTB, DEM, Solidariedade, PSC, PHS, PSD e do PRB também declaram apoio ao nosso candidato. Também contamos com a presença de ex-candidatos à Presidência da República”, diz Sales.

“Eduardo Cunha está confiante. Os apoiadores da candidatura acreditam na proposta de independência da Câmara dos Deputados. Não seremos oposição ao governo federal, mas queremos que os deputados federais sejam respeitados. É preciso colocar um ponto final nas barganhas, os projetos que beneficiarem o povo brasileiro serão apoiados irrestritamente”, afirma Jéssica Sales.

"SEREMOS UMA OPOSIÇÃO UNIDA E COM PROPOSTA," DIZ NICOLAU JÚNIOR

DEPUTADOS TOMAM POSSE E ELEGEM NEY AMORIM PRESIDENTE DA ELEAC


Os deputados estaduais do Acre tomaram posse na manhã deste domingo (1º), às 10 horas, no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). No mesmo evento, os novos parlamentares elegeram os membros da Mesa Diretora da Casa. O novo presidente do Aleac é o deputado Ney Amorim , do PT.

Apenas seis deputados foram reeleitos, os demais 18 são novos em relação à legislatura anterior, uma renovação de 75% em relação. Os deputados que compõe a bancada de apoio ao governador Sebastião Viana (PT) formam a maioria na Casa, com 15 cadeiras. A oposição tem nove cadeiras.

Com a atual composição, o governador petista não terá dificuldades para aprovar projetos de lei de interesse de sua administração nos próximos quatro anos. O Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu cinco dos 24 deputados, se tornando a agremiação partidária com a maior bancada no parlamento estadual.

Eleição da Mesa Diretora

Após a posse da nova legislatura, os deputados elegem o presidente da Casa para os próximos dois anos. Depois de costurar uma chapa que contemplou, tanto situação, quanto oposição, Ney Amorim (PT), deputado no terceiro mandato, foi conduzido por unanimidade à presidência da Assembleia Legislativa.

“É uma honra e uma reponsabilidade muito grande assumir uma Assembleia que teve um renovação tão significativa. Não tenho dúvidas que vai ser uma Assembleia atuante, onde vão acontecer debates sobre projetos que vão de encontro aos anseios da população de todo Acre”, diz Ney Amorim.

O novo presidente disse que, na nova legislatura, vai prevalecer a democracia dos debates entre os blocos de situação e oposição. Para ele, a oposição exerce um papel importante na Aleac. Amorim destaca ainda que um dos seus principais objetivos é aproximar o Poder Legislativo da população.

“Teremos uma Casa aberta aos movimentos sociais, aberta à população, aberta aos trabalhadores. As comissões vão estar em pleno funcionamento, se a Casa precisar se deslocar aos municípios, nós vamos levar o Poder Legislativo conhecer de perto, todos os problemas que afligem nosso povo”, enfatiza Ney.

Composição da Mesa

Presidente – deputado Ney Amorim (PT)

Vice-presidente – deputado Éber Machado (PSDC)

2° vice-presidente – deputado Raimundinho da Saúde (PTN)

3° vice-presidente – deputado Chagas Romão (PMDB)

1° secretário – deputado Manoel Moraes (PSB)

2° secretário – deputada Maria Antônia (PROS)

3° secretário – deputado Jesus Sérgio (PDT)

4° secretário – deputado Nicolau Júnior (PP)

5° secretário – deputado Jonas Lima (PT)

ANDERSON SILVA VENCE " PROVOCADOR " E CHORA APÓS VOLTA AO UFC


Anderson Silva está de volta ao UFC. Depois de mais de um ano afastado do octógono, sob gritos de “o campeão voltou”, o brasileiro conseguiu uma vitória consistente, por decisão unânime, sem muito show, ao contrário do que estão acostumados os fãs. Nick Diaz utilizou uma estratégia parecida com a de Spider na primeira luta contra Chris Weidman, usou o “feitiço contra o feiticeiro”, abusou das provocações e acabou se dando mal na madrugada deste domingo, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Ao ser anunciado como vencedor por pontos, Anderson desabou no octógono em lágrimas e foi “consolado” por Nick Diaz, que mostrou esportividade ao reconhecer a vitória do brasileiro. “Obrigado, Deus. Obrigado por ter me dado mais uma oportunidade de estar aqui. Esse momento é muito importante para mim, para minha família e para os brasileiros. Queria agradecer todos vocês, todos os brasileiro. Hoje foi muito importante por tudo que sofri nesse último ano, achei até que não voltaria aqui. Também quero agradecer Dana (White) e Lorenzo (Fertitta). Obrigado”, disse Anderson ainda no octógono.

Quando perguntado sobre a dificuldade da luta, Anderson fez questão de elogiar Nick Diaz. “Estou aqui há muito tempo. É a primeira vez que luto com alguém mentalmente forte, que tem socos e chutes potentes. Isso aqui é um grande show para vocês. Ele não é um homem mau, é apenas Nick Diaz”, completou.

“Agora vou voltar para minha família, para casa, cuidar das crianças. Só mais uma coisa: esse é o melhor esporte do mundo, tenho que agradecer todos vocês. Obrigado!”, concluiu.

Anderson Silva não conteve a emoção com o triunfo  HedgesAnderson Silva não conteve a emoção com o triunfo
Nick Diaz começou tomando a iniciativa, andando para frente, e reclamando da postura de Anderson, que recuava. Com menos de um minuto, Nick Diaz chegou a deitar no octógono e encostar nas grades para pedir mais ação do brasileiro. Anderson parecia não se importar e abusava das esquivas para desviar dos golpes do americano. Já no final do primeiro round, Spider segurou a cabeça do rival e desferiu vários golpes certeiros, fazendo explodir a arena.

O segundo round começou como o primeiro, Diaz andando para frente e Anderson sendo cauteloso com seus movimentos. O americano continua pressionando e o brasileiro tentava contra-atacar. Para quem estava curioso sobre os chutes de Anderson, ele mostrou que está tudo bem. Ele desferiu dois chutes baixos e um alto com a esquerda, mas o que castigou Diaz foi um de direita, bem nas costelas do americano.

No terceiro assalto, apesar de ter ganho os outros dois, Anderson começou equilibrar no quesito domínio do octógono, andou para frente e conectou bons golpes contra o rosto de Diaz. Na primeira fileira, Jon Jones chegou a levantar de sua cadeira e começou a passar orientações para o brasileiro, o que chamou atenção da torcida presente.

Anderson pressionou mais no quarto round, apesar do ritmo da luta ter dimuído. Sem se expor muito, o brasileiro controlou a distância e aproveitou as poucas chances que teve para conectar bons golpes no americano. Diaz, já demonstrando cansaço, não conseguiu mais alcançar Spider, que levou mais um round para sua conta.

No quinto e último round, Nick Diaz voltou com as provocações ao brasileiro. Começou a chamar Anderson para cima e até esboçou uma dança na frente do ex-campeão. Anderson, porém, não se abalou. Continuou andando para frente e controlou o combate até o último segundo para se sagrar como vencedor do combate.

Segunda Dana White, chefão do UFC, se Anderson Silva vencesse, ele teria a oportunidade de enfrentar o vencedor de Chris Weidman x Vitor Belfort. Porém, na tarde desta quarta-feira, em Las Vegas, uma notícia pode adiar, ao menos por um tempo, a vontade da organização. O carrasco de Anderson Silva sofreu uma lesão e a luta contra Belfort, que era válida pelo UFC 184, foi cancelada. O UFC ainda não se pronunciou sobre como ficará a disputa de cinturão, e Anderson ganhou mais um “tempinho” para pensar sobre seu futuro.

MOSQUITO DA DENGUE ESTÁ MAIS FORTE E RESISTENTE À INSETICIDAS


Pesquisador do Inpa, professor Wanderli Tadei, apresentou estudos mostrando que os atuais inseticidas já não têm mais a mesma eficiência de antes

A população do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, encontrada em Manaus e em outras capitais do País está cada vez mais resistente aos inseticidas utilizados para eliminá-la. Estudos realizados pelo núcleo de pesquisadas de malária e dengue do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) revelaram que determinadas populações do mosquito desenvolveram uma mudança genética, de acordo com a exposição ao veneno, e está a cada ano resistente a vários tipos de inseticidas utilizados pelo Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus.

A pesquisa coordenada pelo professor Wanderli Tadei busca criar novas fórmulas de inseticidas que sejam eficientes no combate ao mosquito. O pesquisador estuda o mosquito há mais de 35 anos. Ele apresentou os resultados dos estudos com novas tecnologias a serem aplicadas no atual cenário da dengue na capital, em uma palestra, na sede administrativa do Museu da Amazônia (Musa), na Zona Centro-Sul.

 Tadei explicou que novos inseticidas contra o mosquito da dengue são necessários Wanderli Tadei explicou que novos inseticidas contra o mosquito da dengue são necessários
Ele explicou que é natural o Aedes Aegypti criar resistência e por esse motivo é necessário fazer o monitoramento constante do mosquito e elaborar a adaptação do inseticida para que as medidas de controle tenha maior efetividade.

Wanderli identifica a linhagem que tem resistência e trabalha numa forma mais forte de eliminá-las, mas sem causar nenhum risco ao ser humano.

Ele citou como exemplo o Estado de São Paulo que vive atualmente um grande número de registro de pessoas com Dengue. “Lá também não se pode mais usar determinados inseticidas porque a resistência do mosquito aumentou”, disse.

Segundo ele, o Temefós era o inseticida mais usado em todo o País no combate, principalmente, das larvas do mosquito, mas se tornou obsoleto devido à resistência que Aedes Aegypti desenvolveu ao longo dos anos. O veneno também foi eliminado em Manaus que usa atualmente o inseticida diflubenzuron. “Mesmo com os efeitos do diflubenzuron impedindo que a larva chegue à forma adulta estamos testando novos compostos.

Manaus foi uma das últimas capitais do Brasil a ser infectada pelo mosquito da dengue na década de 90. A vigilância era mantida no aeroporto e no porto fluvial onde em 1993 encontramos três largas, mas não houve infestação. Mas em 1996 encontramos a Praça 14 totalmente infestada pelo mosquito da dengue e não teve como evitar que se espalhasse pela cidade. Como a infestação na Praça 14 era muito grande a luta foi inglória. Hoje Manaus vive uma situação muito boa”, contou.

FORAGIDO DO EQUADOR ESTÁ VIVENDO LIVREMENTE NA CAPITAL DO ACRE


Um equatoriano foragido da Justiça do Equador está vivendo livremente no Acre. Eduardo Cecílio Vasques Ortiz é procurado pela polícia daquele país por ter cometido mais de 30 assassinatos contra agendes de segurança pública.

Segundo a Polícia Federal (PF), o Equatoriano conseguiu fazer sua imigração com documentos falsos e  chegou ao estado do Acre no ano passado. No departamento, a polícia ainda conseguiu prende-lo, mas questões burocráticas ocasionaram a liberação do estrangeiro.

De acordo com informações apuradas pelo ac24horas, Eduardo teria sido liberado erradamente pela autoridade de polícia judiciária. Agora, ele também é um foragido da polícia brasileira.

A PF destacou que Eduardo Ortiz é um indivíduo de alta periculosidade, negro, e com menos de 1,90m de altura. Ele também não fala fluentemente o português, o que facilita a identificação.

Quem souber onde está o foragido deve ligar, imediatamente, para o número 190 e denunciar o paradeiro do procurado. A ligação é gratuita e sigilosa.

Últimas informações repassadas à policia,  revelam que o equatoriano foi visto pela última vez nas proximidades do Bairro Oscar Passos, na parte alta da cidade de Rio Branco (AC).

Por: Da Redação ac24horas| Rio Branco (AC)

NOTÍCIA: CARRETA MATA MULHER ATROPELADA



Mulher morre ao ser atropelada pelo caminhão do
namorado, diz PM
Testemunha relatou à polícia que casal brigou minutos
antes do acidente.
Ao ver que veículo deu partida, vítima correu atrás da
carreta e caiu, em GO.
Paula Resende
Do G1 GO



POLÍTICA: PREFEITOS DA OPOSIÇÃO ARTICULAM SAÍDA DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ACRE



Depois de nove anos de criação, a Associação dos Municípios do Acre (Amac) pode estar com seus dias contados. Insatisfeitos com a possibilidade de ter o prefeito da capital acreana, Marcus Alexandre (PT), na disputa pelo governo do Estado em 2018, os prefeitos da oposição articulam a criação de uma associação para abrigar toda a classe oposicionista.

A ideia é enfraquecer o nome de Marcus Alexandre, haja vista que como atual presidente da Amac, ele tem em suas mãos os destinos de todos os municípios com relação a projetos e convênios com o Governo Federal.

Os gestores da oposição acreditam que o prefeito de Rio Branco poderá usar desse artifício para se beneficiar. A criação de uma nova associação seria uma forma de acabar essa desvantagem, haja vista que 12 prefeitos deixariam a Amac.

A nomeação de Stênio Oliveira (PV) como o novo coordenador executivo da associação também foi motivo para que os prefeitos reafirmassem a necessidade da criação de uma instituição própria.

O prefeito Marcus Alexandre afirma que a associação ao qual preside trabalha em função dos municípios, portanto, não pode ser diluída devido discussões eleitoreiras. “Hoje, a associação trabalha para todas as prefeituras. Rio Branco é a que mais colabora com a Amac e a que menos usa seus serviços. Tudo é direcionado ao interior. Essas discussões políticas não podem acabar com a associação que só nos últimos dois anos elaborou 400 projetos”, explicou.

A Associação dos Municípios do Acre foi criada em 2005, na gestão do então prefeito Raimundo Angelim (PT), que conseguiu unir todas as prefeituras numa única entidade representação.

Antes da criação da Amac havia duas outras associações. A Associação dos Prefeitos do Acre (APA), que abrigava os prefeitos que eram pertencente à Frente Popular, e a Associação da Frente dos Prefeitos, que representava os prefeitos da oposição.


POLÍTICA: PT INDICA JORGE VIANA PARA VICE-PRESIDENTE DO SENADO E SIBÁ MACHADO LÍDER NA CÂMARA


O senador Jorge Viana (PT-AC) demonstrou mais uma vez que é um político articulado e prestigiado em Brasília. Depois de uma reunião com os cardeais petistas e os demais senadores do partido, realizada na tarde deste sábado (31), em Brasília, Viana foi indicado por unanimidade, para ser o candidato a vice-presidente do Senado, na chapa que Renan Calheiros (PMDB) para presidente.

Outro político do Acre que surpreendeu foi o deputado federal Sibá Machado, que foi duramente criticado por ter anunciado com antecedência, que seria o líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados. Machado conseguiu a bênção da cúpula de seu partido e também ocupará uma posição de destaque na nova legislatura, no cargo que se autonomeou.

Por telefone, Jorge Viana destacou que sua indicação para concorrer pela segunda vez ao cargo de vice-presidente do Senado, “é a reafirmação da influência dos parlamentares do Acre, no cenário nacional. Para um estado com um número reduzido de deputados, estamos mantendo a tradição de participar da Mesa do Senado, duas vezes com Tião e provavelmente, duas comigo”.

O senador informou ainda que os deputados Raimundo Angelim e Leonardo Brito, ambos do PT, estariam participando ativamente das rodadas de negociação com a bancada petista, para fechar um acordo que garanta Sibá Machado, no cargo de líder da bancada da legenda na Câmara dos Deputados. “As conversas estão adiantadas. É provável que o acordo seja fechado ainda hoje”.