quinta-feira, 16 de abril de 2015

Caminhonete de presídio capota no Quinari e deixa quatro feridos



Uma caminhonete de uso  exclusivo da Penitenciária do Quinari, capotou na estrada que da acesso ao presídio e deixou quatro feridos na tarde desta quinta-feira,  16. Segundo informações repassadas pela policia,  um dos pneus da caminhonete estourou,fazendo com que o condutor perdesse o controle do veículo,  saísse da pista e capotasse  vindo a parar em uma ribanceira. Dois agentes penitenciários e dois presos que estavam no veiculo ficaram feridos.  Um dos presos chegou a ser arremessado do veículo.  Todos foram encaminhados ao hospital daquela região onde passam pelos devidos cuidados e não correm risco de morte.

Rapper gospel é destaque em Rondônia


O artista gospel de Rondônia José dos Passos Zedus está lançando seu mais novo trabalho, com o título “Ele é Jesus”, Passos lidera um Ministério que foge do estilo tradicional, com jeito simples e carismático tem evangelizado especialmente aos jovens com mensagens na linguagem moderna e cativante. Sua música é no segmento Gospel Rapper, pouco comum nas Igrejas. Zedus além de cantor é Missionário e homem de Deus que tem crescido a cada dia, diz esta a disposição das Comunidades, em qualquer lugar, para estar evangelizando, levando a Palavra de Deus com ousadia fazendo sua cidade ser impactada com a Glória de Deus. Para agendandar shows e apresentações com Passos Zedus entre em contato com a Assessoria do Missionário pelo Telefone: (069) 9353-0996.

Caixa volta a elevar juros da casa própria


A Caixa Econômica Federal voltou a aumentar as taxas de juros do financiamento imobiliário. O ajuste foi de 0,3% nas taxas para financiamento de imóveis residenciais contratados com recursos da poupança (SBPE) no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O primeiro aumento de 2015 havia sido aplicado em janeiro. De acordo com o banco, as novas condições passaram a valer para financiamentos concedidos a partir de 13 de abril. A alteração foi feita “por motivo do aumento das taxas básicas de juros”, segundo informou a Caixa Econômica. Atualmente, a Selic está em 12,75% ao ano. O banco garantiu que não foram alteradas as taxas de juros dos financiamentos habitacionais contratados com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida nem do FGTS.

"Precisamos tirar o plano Nacional de Educação do papel ",defende Angelim


Frente Parlamentar do PNE instalaçãoFoi instalada, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) com o desafio de colocar o parlamento como instrumento de diálogo entre o governo e a sociedade e dentre seus objetivos acompanhar a elaboração dos planos estaduais e municipais de educação. Membro do colegiado, o deputado federal Angelim (PT-AC) foi eleito, entre os parlamentares para coordenar os trabalhos no Acre.

“O debate do PNE é algo de extrema importância. Como bem lembrou o deputado Pedro Uczai [PT-SC], que é presidente da Frente, o PNE foi é uma das leis mais importantes que temos e, se comparada às leis de financiamento de educação de outros países, o Brasil está na frente, mas precisamos tirá-lo do papel”, destacou Angelim.

Da instalação da Frente, representando o ministro Renato Janine, participou o ex-governador do Acre, Binho Marques, atualmente o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) do Ministério da Educação. Ele encerrou o encontro fazendo um relato do andamento da elaboração e implantação dos planos estaduais e municipais de educação no País, à luz do PNE.

O Plano Nacional de Educação 2014-2024 foi instituído pela Lei 13.005/2014 e tem 20 metas que, ao todo, são amparadas por mais de 250 estratégias. Os planos estaduais e municipais de educação devem conter diretrizes e metas a serem alcançadas até 2024, mesma vigência do plano nacional.

Estados e municípios devem criar e aprovar seus planos de educação até 24 de junho. "O prazo está se esgotando, mas ainda dá tempo", afirma Binho Marques. "Aqueles que ainda não começaram o processo – que vai desde o diagnóstico até a aprovação de lei municipal ou estadual – devem fazê-lo o quanto antes", alerta.

Participaram também da instalação da Frente, parlamentares de vários partidos e representantes de entidades ligadas aos profissionais do setor como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE).

Durante o ato, o deputado Uczai lembrou ainda que o diálogo viabilizou a aprovação do PNE pelo Congresso no ano passado. “Muitos consideravam impossível destinar 10% do PIB para a educação. Mas graças à mobilização da sociedade e a sensibilidade do governo- que soube entender a importância de ampliar o investimento no setor- conseguimos aprovar o plano”, destacou.

O plano de trabalho aprovado pela Frente prevê dois seminários nacionais: um no primeiro semestre- sobre os planos estaduais e municipais de Educação; e o segundo - que debaterá o financiamento do PNE. Outros cinco seminários regionais também estão previstos.

Camili cobra agilidade do ministério da integração no plano de reconstrução das cidades


Senador Gladson CAmeli MinistérioO senador Gladson Cameli, em audiência, na tarde desta quinta-feira, 15, com o ministro da Integração, Gilberto Occhi, solicitou, novamente, agilidade no andamento do Plano de Reconstrução das cidades acreanas atingidas pela cheia histórica que desabrigou milhares de famílias. Os municípios mais afetados pela enchente foram Rio Branco, Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia, Assis Brasil e Sena Madureira que na época decretaram situação de emergência.
De acordo com o senador a reunião teve como objetivo agilizar a liberação de recursos para que se inicie o quanto antes a reconstrução das áreas mais atingidas pela enchente. "O Acre precisa de um tratamento diferenciado em relação aos tramites da liberação de recursos. As famílias atingidas sofrem as consequências da cheia dos rios. Os prejuízos foram enormes em todas as aréas. Pedi ao ministro que a aprovação dos recursos seja feita o quanto antes", destacou.

O ministro Occhi solicitou ao senador que intermedie, por meio de sua assessoria, o contato com as prefeituras, para importência do cumprimento das exigências das normas técnicas para que os recursos sejam liberados.

Governo e Câmara discutem terceirização


nesta  Decisão sobre redução de ministérios é adiada após obstrução
 Haddad pede ajuda ao exército para combater dengue em SP
 Congresso promulga PEC do Comércio Eletrônico
 Mudar financiamento não resolve corrupção, diz Gilmar Mendes
 Dilma exalta Exército e a parceria em ações importantes
 PSDB apresentará auditoria no sistema da urna no 2º semestre
 PEC que reduz ministérios opõe PMDB e governo na Câmara
 Tribunal revoga uma das ordens de prisão de executivo da UTC
Previous
Next
BRASIL16/04/2015 14:30
Governo e Câmara discutem terceirização nesta quinta-feira
    57 views  0
José Cruz/Agência Brasil

Michel Temer: o encontro está previsto para as 16h desta quinta-feira, 16, na Vice-Presidência da República
Daniel Carvalho, do Estadão Conteúdo
Brasília - Um dia depois de derrotar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e garantir o adiamento da votação dos destaques do projeto de lei que regulamenta a terceirização no País, o governo fará a primeira reunião com parlamentares para tentar chegar a um acordo e votar as emendas na próxima semana.

O encontro está previsto para as 16h desta quinta-feira, 16, na Vice-Presidência da República.

Participam da reunião o vice-presidente Michel Temer, o ministro Ricardo Berzoini (Comunicações), o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e o relator do texto-base aprovado na semana passada, Arthur Maia (SD-BA).

A votação dos destaques aconteceria na noite de quarta-feira, 15, mas a sessão foi interrompida antes da aprovação de um requerimento de retirada de pauta apresentado pelo líder do PSD, Rogério Rosso (DF).

O PMDB temia sofrer uma derrota ainda maior diante do racha no PSDB, que fez dobradinha com o PT e influenciou apoiadores do projeto a mudarem de lado.


O partido do presidente da Câmara defende a terceirização das atividades-fim e diverge do governo também na questão previdenciária.

TECNOLOGIA: Teste ajuda a detectar problemas cardíacos futuros


   O teste ergométrico ou de esforço, praticado comumente no país, é útil para uma série de indicações, mas tem menos especificidade quando se trata de situações de estresse psicológico, mental ou de conflito

Rio de Janeiro - Embora exista há algum tempo em países desenvolvidos, o teste que mede a resposta do coração a uma situação simulada deestresse ainda não está disponível para a população brasileira como um todo.

Apenas alguns hospitais, como o Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, dispõem do equipamento para avaliação clínica, de acordo com o cardiologista Antônio Claudio Nóbrega, para quem o estresse aumenta o risco de problemas cardiovasculares. O tema abriu hoje (16) o 32º Congresso de Cardiologia, da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro.

A abordagem é feita, como instrumento de pesquisa, em laboratórios da Universidade Federal Fluminense (UFF) – da qual Nóbrega é professor – e do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. “É uma forma de estimarmos como o coração de uma pessoa reage em situações de estresse no dia a dia”, disse Nóbrega à Agência Brasil.

Segundo ele, existe ampla literatura médica correlacionando eventoscardíacos, como infarto agudo do miocárdio, arritmias cardíacas ou acidente vascular encefálico, durante situações de estresse mental. Também existe relação entre a resposta exagerada do coração a uma situação de estresse, como indicador de risco futuro para desenvolver problemas cardíacos, como, por exemplo, hipertensão arterial.

O teste, disse Nóbrega, permite que o cardiologista possa tomar medidas preventivas mais intensas para a pessoa que apresenta risco aumentado de desenvolver hipertensão no futuro. Ele defende a necessidade de o teste ser divulgado e incorporado aos serviços de saúde brasileiros, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS), para que possa atingir todas as camadas da população.

De acordo com o professor da UFF, o teste ergométrico ou de esforço, praticado comumente no país, é útil para uma série de indicações, “mas ele tem menos especificidade quando a queixa do paciente é para um problema que ocorre durante situações de estresse psicológico, mental ou de conflito. Para uma pessoa que tem algum tipo de problema enquanto caminha, sobe uma escada, faz um esforço físico, o teste ergométrico é ideal para essa avaliação. Mas quando a pessoa tem sintomas durante uma situação de conflito psicológico no trabalho ou em família, existe esse teste específico de reatividade ao estresse mental. O teste de esforço tem menos poder de detecção do problema”, indicou.

Pesquisa publicada no ano passado, no Journal of the American Heart Association, mostra que entre  indivíduos que têm depressão, os que reagem ao estresse mental de maneira exagerada têm maior risco de desenvolver infarto agudo do miocárdio. “São pessoas que merecem atenção diferenciada”.

As doenças cardiovasculares são consideradas, hoje, a principal causa de morte natural no Brasil, com destaque para acidente vascular encefálico e infarto agudo do miocárdio.

O 32º Congresso de Cardiologia reunirá cerca de 2,5 mil congressistas e sediará pela primeira vez, no próximo sábado (18), o simpósio da Sociedade Europeia de Cardiologia, que trará ao Brasil alguns dos principais especialistas mundiais em cardiologia.