Ainda estamos longe do início da campanha eleitoral para escolha do sucessor da presidente Dilma Rousseff, mas muitos já especulam quem serão os candidatos. Analisando os clamores populares e alguns intencionados ao maior cargo do país, listei os principais nomes que poderão ser candidatos a presidente do Brasil em 2018.
Marina Silva – Solidariedade
Depois de ficar em 3º lugar na última eleição para presidente, Marina pode ser uma alternativa para muitos ex-eleitores do PT. De acordo com seu histórico político, sua candidatura pautará na renovação política, ética e defesa do meio ambiente.
Levy Fidelix – PRTB
O mineiro Levy Fidelix é nome certo no partido que ajudou a fundar, o pequeno PRTB. Sem grandes chances de chegar ao segundo turno, Fidelix deve receber poucos votos, já que em 2018 tudo indica que teremos fortes candidatos da direita.
Luciana Genro – PSOL
A excêntrica Luciana Genro deve se lançar novamente candidata a presidência. Assim como Fidelix, suas chances são mínimas, e contará com os votos da esquerda mais radical.
Jair Bolsonaro – PP
O deputado federal Jair Bolsonaro vem conquistando milhões de fãs por todo país com seu perfil enérgico e às vezes polêmico. Não se engane, o ex-capitão do Exército é uma pessoa muito inteligente e capacitada, mesmo atacado por movimentos políticos de esquerda, aparentemente, saí cada vez mais forte de confrontos contra esses ativistas. Graça sua popularidade, espera-se um grande número de votos.
Bolsonaro precisa achar um novo partido para concorrer à presidência, já que pediu desfiliação do PP.
Luiz Inácio Lula da Silva – PT
Esperto como sempre, o ex-presidente Lula diz não saber se será candidato num cenário político como o atual, mas muitas vezes deixa escapar o desejo de voltar a ser presidente. Não é por menos que o petista montou uma equipe, composta por assessores, prefeitos, secretários municipais, empresários e sindicalistas, para definir uma estratégia e reconquistar a credibilidade de outrora.
Apesar da baixa popularidade do Partido dos Trabalhadores, depois de atolado até o pescoço em grandes casos de corrupção, Lula é um forte candidato e não pode ser menosprezando.
Aécio Neves – PSDB
O PSDB perdeu uma chance história de se tornar uma oposição verdadeira ao PT. Depois das eleições, o partido demorou a tomar seu rumo e até hoje não deixou claro ao povo o que realmente quer. Apesar disso, o segundo colocado na última eleição, Aécio Neves, é um nome aclamado por boa parte da população para ser presidente do Brasil.
Seu grande problema é o colega de partido, José Serra, que já anda mexendo os pauzinhos para tentar ser o candidato do partido. Mas cá pra nós, lançar Serra no lugar de Aécio seria mais um erro imperdoável do PSDB
Ronaldo Caiado – DEM
O senador Ronaldo Caiado vem ganhando espaço fazendo uma oposição forte e legítima contra o governo da Dilma. Ele é um dos poucos senadores que são capazes de entender as reivindicações dos protestos nas ruas e redes sociais.
Seu nome já é cotado como um dos mais fortes para disputar diretamente o cargo de chefe maior da república brasileira.
Joaquim Barbosa – Sem Partido
Por último, trago uma surpresa. O ex-ministro do STF já admite uma possível candidatura a presidente. Durante uma palestra na última quarta-feira (20), Joaquim Barbosa foi questionado sobre a possibilidade de ser candidato em 2018, e respondeu assim: “Tornar-se um presidente seria a honra suprema, mas acho que antes preciso ter essa vontade. até agora não tive. Isso não quer dizer que daqui a alguns anos eu não possa vir a ter”.
Só que Joaquim é uma grande incógnita. Ele ainda precisaria se filiar a um partido e começar angariar apoio a sua candidatura.
Neste suposto quadro aplicado a realidade em 2018, posso me alegrar em ver uma crescente da direita brasileira, sendo capaz de lançar bons candidatos.
O ano de 2018 pode entrar para história com o ano do amadurecimento político do povo brasileiro. Caso a população expresse sua revolta contra o PT nas urnas, as próximas eleições também pode marcar a ida do partido do Seu Lula para o limbo da história política brasileira.
E você, já escolheu seu “candidato” favorito ou adicionaria mais alguém a esta lista?
Lembro que os nomes citados acima fazem parte apenas de um palpite numa análise pessoa do jogo político atual.