quarta-feira, 11 de março de 2015

Haitianos São levados em ônibus para ver Dilma na' Cidade do povo


'O Brasil é um país feito para várias nacionalidades', diz Dilma a imigrantes. Ônibus que levou haitianos foi disponibilizado pelo governo estadual.
Imigrantes se reuniram para esperar a presidente Dilma na Cidade do
Imigrantes esperavam a presidente Dilma na Cidade do
"Haiti. Dilma", gritavam haitianos, em tom de diversão, antes da chegada da presidente Dilma Rousseff na Cidade do Povo [conjunto habitacional do governo estadual], onde ela entrega 966 casas populares nesta quarta-feira (11), em Rio Branco. O grupo, composto por cerca de 30 imigrantes, foi levado ao local em um ônibus disponibilizado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e se misturava no local a militantes partidários.
Ao chegar na Cidade do Povo, Dilma cumprimentou os haitianos. "Quero cumprimentar nossos queridos latino-americanos do Haiti aqui presentes e dizer pra eles: sejam bem vindos. O Brasil é um país feito para várias nacionalidades", disse Dilma.
, o secretário Nilson Mourão disse que os imigrantes souberam da vinda da presidente ao Acre e demonstraram interesse em vê-la, por isso, foi disponibilizado o transporte até o local. "Os haitianos são beneficiários de uma política de imigração do governo federal, eles  demonstraram interesse em ver a presidente Dilma e nós disponibilizamos o ônibus", afirmou.
Em Rio Branco, os imigrantes que entram no país pelas fronteiras do Acre com o Peru e Bolívia, ficam instalados em uma chácara. Com a cheia do Rio Acre, o abrigo ficou superlotado. Esta semana, mais de 700 imigrantes estavam no local com capacidade máxima para 300 pessoas.
Agenda no Acre
A presidente Dilma cumpriu agenda em Rio Branco, nesta quarta, uma semana após o estado enfrentar uma enchente histórica. Após se reunir com prefeitos de cidades atingidas pela cheia na sala de embarque do aeroporto, ela seguiu até o abrigo montado no Ginásio do Sesi e depois até a Cidade do Povo, localizado na BR-364.
O governo do estado reforçou a segurança nos locais onde Dilma cumpriu agenda. De acordo com o comandante da PM, coronel Júlio César, 200 homens da Polícia Militar foram distribuídos entre o aeroporto de Rio Branco, Ginásio do Sesi e Cidade do Povo.
A cheia do Rio Acre devastou cidades acreanas e desabrigou milhares de famílias. Apenas em Rio Branco, a enchente alcançou 53 bairros, tirou de casa 10,4 mil pessoas e afetou diretamente mais de 87 mil habitantes. No total, a cheia atingiu os municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasileia, Xapuri e Porto Acre.

Secretários de Estado convocam servidores para receber Dilma, denuncia funcionário público


Servidores convocados

Governo convoca servidores e seus parentes para às 15h desta quarta-feira na Cidade do Povo. A idéia é fazer volume em favor da presidente Dilma. Um servidor me disse que a ordem chegou agora há pouco.

Vale para a prefeitura

Essa convocação, segundo minha fonte, foi no Estado, mas certamente ela se estenderá para a prefeitura de Rio Branco.

Vaias na presidente

Segundo o funcionário público que me passou a informação dessa convocação, o medo dos chefetes do PT nas repartições é que a presidenta leve mais vaias que aplausos.

Panelaço é cancelado no Aeroporto ; Apenas um manifestante vai ao ato contra Dilma


O panelaço contra a presidente Dilma Rousseff no aeroporto de Rio Branco foi cancelado de última hora. Apenas um manifestante com máscara permanece em frente ao aeroporto de Rio Branco. O articulador do panelaço, Breno Carrillo, resolveu cancelar a manifestação porque segundo ele houve por parte do PT e do governo a tentativa de enfraquecer o movimento. “Fui até ao aeroporto e verifiquei que estava parte da militância do PT, com um objetivo de enfrentamento. Secretários de Estado e servidores estavam antes do meio dia no local. Foi feita uma ação brutal de divulgação de informações falsas e desencontradas sobre o real horário de chegada da presidente e desarticulação do movimento de oposição. Por essa série de ações imorais, inclusive tentativa de cooptação de lideranças do movimento, optamos optamos em cancelar o manifesto do aeroporto. Dia 15 permanece”, disse.

Homeopatia não é mais eficaz que placebo para quase todas doenças, Conselho australiano


Total de 225 estudos existentes desde 1997 receberam classificações na avaliação


por O GLOBO COM SITES INTERNACIONAIS


RIO - Os remédios homeopáticos “não são mais eficazes do que o placebo” no tratamento de alguns problemas de saúde, mostrou nova pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Saúde e de Pesquisa Médica (NHMRC, na sigla em inglês) da Austrália.



Um total de 225 estudos existentes desde 1997 foram classificados na avaliação do NHMRC de um (muito forte) a quatro (muito fraco) para determinar a confiabilidade de suas conclusões. O conselho considerou, portanto, que não há nenhuma evidência sólida que mostra que a homeopatia seja mais eficaz do que pílulas de açúcar e outros placebos em fazer o paciente se sentir melhor e se recuperar.

“Não havia condições de saúde para os quais havia evidência confiável de que a homeopatia foi eficaz”, afirmou o chefe-executivo Warwick Anderson. “Para algumas condições de saúde, estudos relataram que a homeopatia não foi mais eficaz do que o placebo.”

A medicina alternativa não cura todas as condições que são crônicas, graves ou que podem se tornar graves. Para algumas doenças físicas e mentais que médicos acreditam serem tratáveis com remédios homeopáticos, o conselho solicita que pacientes procurem aconselhamento médico, alegando que as pessoas podem colocar sua saúde em risco por não tomar medicamentos prescritos e aprovados. A homeopatia é baseada na premissa de que as substâncias que causam doenças podem tornar-se remédios quando altamente diluídas em água ou uma mistura à base de álcool.

Os profissionais dessa terapia acreditam que as moléculas conservam a memória da substância original quando diluída e rigorosamente agitada, em um processo conhecido como “potenciação” ou “dinamização”. Doenças como asma, enxaqueca, estresse e resfriados testaram contra tratamentos homeopáticos. Devido à falta de provas, verificou-se que não é mais eficaz do que um fármaco ou procedimento inerte.

Mesmo que a homeopatia tenha mostrado alguns sinais de ser mais eficazes do que placebos para condições como TDAH, hematomas, HIV, fadiga crônica, úlceras e depressão, os experimentos não foram conduzidos de forma adequada e não resultaram em evidências muito confiáveis, conforme apontou o relatório. Um tratamento é considerado efetivo se ele provoca melhorias que não podem ser descritas pelo efeito placebo e que não sejam susceptíveis a ser somente o acaso. A melhoria da saúde tem que ser significativa e contínua para que o medicamento seja considerado bem sucedido.

Departamentos de saúde nacionais britânicos e suíços também concluíram no passado que a homeopatia não é eficaz o suficiente para ser financiada pelo Estado.

A Associação Homeopática Australiana disse que estava no processo de preparação de uma resposta formal ao relatório NHMRC.

“A Associação Homeopática Australiana recomenda que o NHMRC tenha uma abordagem mais abrangente para a análise da eficácia da homeopatia, e considere uma avaliação econômica em grande escala dos benefícios de um sistema mais integrado e que respeita e defende a escolha do paciente na prestação de cuidados de saúde”, afirmou em nota, de com o jornal inglês “The Guardian”.

Os abutres da política tirando vantagens eleitorais do povo


Escrito Por Deputado Major Rocha

Diante da maior enchente registrada na história do Acre é lamentável ver que alguns canalhas da política se aproveitem do sofrimento e da situação de fragilidade das famílias acreanas para fazer politicagem barata. Basta olhar as postagens nas redes sociais, as publicações de jornais, sites de notícias e colunistas bancados com dinheiro público, para constatar os selfies e as notícias tendenciosas que tem como pano de fundo as vítimas da alagação. Agindo como verdadeiros urubus da política, aproveitam o momento de dor para tentar tirar vantagens eleitoreiras.

 Colunistas e veículos de comunicação, sustentados com o dinheiro que deveria ser empregado na ajuda aos acreanos, se revezam nos elogios aos abutres políticos. Pior ainda, ficam denegrindo a imagem daqueles que ousam fazer oposição aos que se consideram donos do Acre. Num exercício de pura demagogia politiqueira barata, tentam comparar a ação dos chefes do executivo do estado e da capital com os políticos oposicionistas. Propositadamente esquecem de mencionar que tanto o governador quanto o prefeito dispõe de recursos financeiros públicos e pessoal remunerado para pousar de bons moços.

Fica a minha pergunta: será que se não fossem as diárias recebidas e o batalhão de assessores, todos pagos com recursos públicos, teríamos tantos selfies postados nas redes sociais? Será que a imprensa oficial, bancada com o dinheiro dos acreanos, sem a ajuda financeira ainda publicariam as matérias tendenciosas? Na minha opinião, nos dois casos a resposta seria negativa.

 Não posso deixar de fazer referência a postagem de um colunista, aliado do governo, que condenou a meteria jornalística exibida pelo Fantástico, da Rede Globo de televisão. Segundo o mesmo, o programa “Não mostrou o carinho. O Fantástico não mostrou o outro lado da alagação: O carinho dos voluntários, das equipes do Governo, da PMRB, do Tião Viana e Marcos Alexandre, no atendimento aos atingidos pela cheia”. Precisa dizer mais alguma coisa?

O certo é que o carinho e a dedicação dos petistas, para com as vítimas da alagação, pode ser constatadas na Marquês de Sapucaí e em seus camarotes, locais onde a Primeira Dama e o Senador Jorge Viana demostravam suas preocupações com os flagelados. Enquanto isso, aqui no Acre, os restante da ptralha passam os dias postando selfies e fazendo matérias para os veículos de comunicação locais.

Eletricista ganha novas ferramentas de trabalho




A política pública dos pequenos negócios promove capacitação e entrega de equipamento para os novos empreendedores

O ofício de trabalhar com instalações e reparos de redes de distribuição de energia elétrica é um dos tipos de pequenos negócios de baixo investimento e retorno rápido. Sanei Costa, por exemplo, após ter frequentado curso do Senai, foi beneficiado pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), recebendo o kit de equipamentos há duas semanas. Em posse dele, já prestou vários pequenos serviços.

Mas Sanei já exercia a profissão. O que sabia tinha aprendido na prática com outro eletricista, conhecimento que fora atualizado, assim como os equipamentos: “Algumas ferramentas eu já tinha, como alicates, mas eu não a escada, e recebi também luva, cinto de paraquedista e chaves, que são muito úteis”.

Ele é morador do bairro Tancredo Neves, e é com o trabalho de eletricista que promove o seu sustento: “O curso ajudou muito, porque hoje não se arruma mais emprego sem certificado”, conta.

A política pública desenvolvida pela SEPN promove a inclusão socioprodutiva, que soma a capacitação e entrega das ferramentas, base para que os pequenos negócios tenham  sucesso por meio do esforço dos empreendedores.

Boletim integrado governo do Estado e prefeitura de Rio Branco


A quarta-feira, 11, começa mais uma vez com vazante no nível do Rio Acre na capital acreana. Em medição das 9 horas, a cota do manancial é de 16,33 metros.

Como o rio continua baixando, prefeitura e governo intensificam a Operação Pós-Alagação, com a limpeza nos bairros e a volta para casa das famílias que estavam abrigadas em escolas públicas e saíram de suas residências quando o nível do Rio Acre chegou a 16 metros.

Quase duas mil pessoas – cerca de 523 famílias – já retornaram para suas casas. Já  foram desativados seis abrigos.

Ainda permanecem abrigadas, aguardando a volta do nível do Rio Acre a sua cota normal, mais de oito mil pessoas, no total de duas mil e 491 famílias.

O nível do Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre em Rio Branco, também apresenta sinal de vazante, 16,98 metros.

Interior do estado e Rio Madeira

No interior do estado, na região do Alto Acre, os níveis do Rio Acre nos municípios vão voltando à normalidade e diminui a preocupação da Defesa Civil Estadual com a possibilidade de uma nova enchente nas cidades da região e, consequentemente, em Rio Branco.

Em Assis Brasil, com nível às 9 da manhã desta quarta, 11, 4,88 metros, Brasileia com 6,98 metros e Xapuri com 11,42 metros, todos apresentam sinal de vazante.

Na região de Sena Madureira, o nível do Rio Yaco se mantém estável com 16,44. A cota de alerta no município é de 15, 20 metros.

Onde também se mantém estável o nível das águas é no Rio Madeira, na região do Abunã, o manancial permanece em 21,84 centímetros.

Alerta

Neste momento o poder público orienta a população para que economize água. Quando as pessoas forem autorizadas a voltar para casa, inicia-se o processo de limpeza, que irá acarretar no aumento da demanda de água.

As secretarias de Estado de Saúde (Sesacre) e de Rio Branco, por meio das Vigilâncias em Saúde, alertam a população sobre os riscos e as medidas que devem ser tomadas durante o período. Para evitar doenças como leptospirose, hepatite, febre tifoide e diarreia, as pessoas que estão nos locais atingidos pela enchente devem redobrar seus cuidados em relação ao consumo de água, manuseio de alimentos e higiene em geral.  Saiba mais no endereço:http://www.agencia.ac.gov.br/.com

Doações

Coordenado pela primeira-dama do município, Gicélia Viana, o movimento Rio Branco Amiga, encabeçou a campanha de arrecadação de donativos às famílias atingidas pela cheia. Alimentos não perecíveis, leite em pó, massa para mingau, fraldas descartáveis infantis e geriátricas estão entre os itens que podem ser doados.

O cidadão que tiver interesse em colaborar com a campanha deve levar as doações aos pontos de coleta, instalados na Central de Abastecimento (Ceasa), na Estrada da Sobral com a Via Verde.

A campanha de arrecadação é idealizada pelo movimento Acre Solidário, coordenado pela primeira-dama Marlúcia Cândida. Os donativos são distribuídos às famílias desabrigadas do estado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é responsável pelo armazenamento das doações.

Os pontos de coleta são: Via Verde Shopping, Uninorte, Fieac, Mais Academia, igrejas Santa Inês, Assembleia de Deus, Batista do Bosque, Internacional da Graça e rede de supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes.

Alimentos não perecíveis, roupas, colchões, massa para mingau, leite em pó, material de higiene pessoal e limpeza, lençóis e fraldas infantis e geriátricas estão entre os itens arrecadados pela campanha. Para doações em outros estados, os interessados devem realizar depósito na conta corrente “SOS Enchente Rio Acre”,


 Banco do Brasil C/C 500-2, Agência 0071-x, CNPJ 14346589/0001-9.

Rio Acre marca 16,34 metros quarta-feira, na capital


O Nível do rio Acre, na capital, segue diminuindo, período a período. Nesta manhã de quarta-feira, 11, o manancial marcava, às 6 horas, cota de 16,34 metros. Mesmo assim, a diminuição, em relação às 24 horas antecedentes, não foi tão grande. Apenas 10 centímetros em um dia. Segundo a prefeitura da cidade, mais de 2.720 famílias continuam desabrigadas pela cidade. Desta, 9.528 são assistidas diretamente pelo departamento social do município, responsável pela coordenação dos abrigos públicos. Todas as famílias foram cadastradas pelo Corpo de Bombeiros. O Riozinho do Rola, maior afluente do rio Acre, marcava, às 6 horas desta quarta-feira, 16,99 metros. Tem chovido nas cabeceiras de ambos os rios, o que pode causar a elevação de níveis nas próximas horas. Mesmo assim, ambos continuam baixando, informa a Defesa Civil.

Democracia não é música que sai de moda com o próximo verão


Inegável que vivemos uma profunda crise de representatividade política. Inegável que diante do governo do PT coisas assombrosas aconteceram e acontecem. Inegável que a presidenta é tida como incorrigível, dona e construtora de todas as verdades que acredita e que quer passar com seu pouco carisma. Inegável as trapalhadas e vacilações econômicas que agora precisam ser reavaliadas e destruídas. Mas tenhamos cuidado! Democracia não é uma música que sai de moda com o próximo verão, tampouco um produto com validade vencida. Democracia é um exercício, uma construção diária, um enfretamento aos dilemas sociais sério que escapa a mera noção do voto. Esses protestos que se espalham pelos novos canais de informação devem ser lidos como movimentos que conseguem expressar a insatisfação de muitos brasileiros. Diante de tantos ventos midiáticos, é preciso filtrar, analisar e mensurar o que é quatro e o que é quadro. Faz bem pôr em relevo a velha metáfora do contém e do está contido. Há muitos interesses neles, muitos que os utilizam sob o manto do exercício democrático o negam em atitudes fascistas corrompidas e miúdas. Dilma foi eleita em plena e comum vontade de muitos. Para uma boa parte das novas gerações que não brincou de Atari isso parece pouco ou quase nada. Mas para quem soube o que foi a crise democrática, instalada tempos atrás com a emergência dos militares ao poder, aquilo vale muito: conquista que, por mais que a prática imunda de bandidos que se instalaram na política tentem dizer o contrário, é vetor indispensável para consolidar nossa própria sociedade. Sou a favor do fora Dilma, fora corrupção, fora maus políticos, fora pensão para ex-governadores, fora compra de votos para reeleição, fora pagamentos mensais para afinidade ideológica e fora tudo o que faz de nossa nação uma crista de vergonha e zombaria mundo além. Mas tudo isso pelas ruas e avenidas da justiça, da Lei e principalmente das urnas. Não existe geração espontânea. Estão lá porque os colocamos. Tiremos então. A sociedade que muda os políticos, não o contrário. A América Latina sempre foi um efervescente laboratório de experiências políticas traumáticas e de nada original. É por isso que acredito cruamente que nossa maior revolução é buscar consolidar nossas instituições, fortalecê-las e acreditá-las. Toda forma de expressão é legitima e deve se manifestar. Porém se a insatisfação pontual e localizada for a justa causa para romper com o processo democrático, estaremos em perigo e poderemos dar vez e voz a quem usa nossas roupas para nos deixar nus.

SEE convoca aprovados para cargos de docentes na capital e interior


As Secretarias Estaduais de Educação (SEE) e Gestão Administrativa (SGA) divulgaram nesta quarta-feira, 11, uma extensa lista da primeira e segunda convocação dos aprovados nos processos seletivos para os cargos de professores que irão atender a rede pública estadual de ensino e programas de atenção à educação em todo o Estado. Para conferir a convocação, os interessados devem acessar o endereço eletrônico: www.diario.ac.gov.br. Os editais incluem ainda o Projeto Poronga (Edital Nº 090/SGA/SEE); Programa de Aceleração da Aprendizagem do Ensino Médio – PEEM (Edital Nº 091/SGA/SEE); Educação de Jovens e Adultos –EJA (Edital Nº 092/SGA/SEE) e do Programa Educacional Asas da Florestania (Edital Nº 093/SGA/SEE). Os convocados devem ficar atentos as exigências contidas em cada Edital, a fim de cumprirem com as exigências e prazos sob pena de serem eliminados do certame. Os locais para apresentação na capital e interior ocorrem nas unidades da Secretaria Estadual de Educação (SEE).

Acre arrecada R$ 23 milhões com impostos em fevereiro deste ano


O governo do estado do Acre arrecadou R$ 16,7 milhões com ICMS no mês de fevereiro. O balanço foi publicado na manhã de hoje (11) no Diário Oficial. Dos 22 municípios, Rio Branco ficou com R$ 7,6 milhões do montante, seguido por Cruzeiro do Sul, que teve destinado R$ 1,6 milhão. A arrecadação e distribuição de repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb foi de R$ 4,1 milhões. Com IPVA o estado arrecadou R$ 2,9 milhões. Somadas, as receitas ultrapassam os R$ 23 milhões. ARRECADAÇÃO

Prazo para multa de extintor antigo deve ser adiado em mais 90 dias


O prazo para a cobrança de multas caso o condutor não utilize o extintor tipo ABC deve ganhar mais 90 dias para seu início. Novo pedido já foi encaminhado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). De acordo com o Ministério das Cidades, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicará uma nova resolução que revogará o último prazo, previsto para começar em 1º de abril e ainda não foi definida uma nova data para seu início. O motivo do pedido foi a dificuldade enfrentada por consumidores para encontrar o item nas lojas, mesma causa o adiamento no começo de 2015. O descumprimento da regra resultaria em multa de R$ 127,69, 5 pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo para regularização. A mudança na lei ocorreu porque o extintor antigo, do tipo BC, é recomendado para materiais como líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. O ABC, além destes, também é capaz de combater incêndios em madeira e tecidos, materiais comuns em carros.

Jornalista da ContilNet é agredido na Aleac por assessor do deputado Josa da Farmácia


A repórter da área política foi xingada e empurrada pelo assessor Sandro Guimarães Barroso, nesta terça-feira, durante sessão no parlamento estadual.
 
sandoguimaraesO jornalismo continua cada vez mais difícil de ser exercido com liberdade em vários lugares do mundo, e no Acre não está sendo diferente. Nesta terça-feira (10) a jornalista Gina Menezes, repórter da ContilNet Notícias fazia reportagem no salão azul da Assembléia Legislativa (Aleac) quando acabou sendo agredida verbalmente e fisicamente pelo assessor do deputado estadual Josa da Farmácia (PTN), conhecido por Sandro Guimarães Barroso.

Segundo a jornalista, no momento que esperava fazer uma reportagem com o deputado Lorival Marques (PT) foi abordada pelo assessor de Josa que disse a ela: “Tem que pagar para o deputado sair na sua coluna política”. E Gina teria respondido pela forma da pergunta feita pelo assessor que não trabalhava para pessoas como ele.

“Isso foi o suficiente para o assessor acusar a minha pessoa de ser uma repórter incompetente, arrogante e que vivia de propina dentro da Aleac. Ao chamar a atenção de todos os jornalistas, funcionários e deputados no Salão Azul da Casa, todos perguntaram o que havia ocorrido. E eu disse que não aceitei o dinheiro que o assessor do Josa estava querendo me oferecer. O que acabou fazendo ele me chamar de vagabunda e outras palavras ofendendo a minha honra. Ainda bem que muitas pessoas ouviram e presenciaram a situação”, explicou Menezes.

Ainda de acordo com Gina, ao se dirigir para perto do plenário na espera de seu entrevistado do dia, o assessor do parlamentar passou por ela e a empurrou, na presença de vários jornalistas, seguranças e deputados.

“Quase caio quando ele me empurrou, e graças a alguns colegas e seguranças do parlamento que me ajudaram ele não fez mais nada. Mas continuou a me ameaçar. O presidente da mesa diretora, deputado Ney Amorim, me ajudou também e me ofereceu água e disse que a situação era inadmissível e que tomaria as providências cabíveis.


A reportagem da ContilNet Notícias ligou para o deputado Josa da Farmácia para saber qual a sua posição a respeito do acontecido, mas o parlamentar falou que não viu nada, e que só comentaria o assunto pessoalmente. E marcou para a reportagem ouvir sua versão na Aleac amanhã depois das 10 horas.

A jornalista registrou um boletim de ocorrência por danos morais, e destacou que vai acionar o Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac) pela ofensa a profissão, já que o assessor afirmou que ela seria mais uma jornalista que corria atrás de propina dentro da Aleac.

Agência de Notícias ContilNet

Toffoli vai substituir Teori na presidência da 2° turno do STF, responsável pela Lava -Jato



Há mais de 7 meses esperando indicação de Dilma, tribunal decide transferir integrante da 1ª para a 2ª Turma


BRASÍLIA – Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) encontraram uma solução interna para tentar suprir a falta do 11º integrante da corte, que aguarda indicação da presidente Dilma Rousseff há mais de sete meses: transferir um dos cinco integrantes da Primeira Turma para a Segunda. O ministro Dias Toffoli se dispôs a trocar e, com isso, vai presidir, a partir de maio, a análise da maioria dos inquéritos que apuram as fraudes na Petrobras. Até lá, a presidência da Segunda Turma permanecerá com Teori Zavascki.

Como o mais antigo da Primeira Turma, Marco Aurelio Mello, declarou que não queria mudar de colegiado, a cadeira vazia ficou com Toffoli — que foi assessor da Casa Civil do governo Lula e advogado eleitoral do PT.

A ideia da transferência foi acertada nos bastidores e verbalizada no plenário pelo ministro Gilmar Mendes. Ele ponderou que o número par de integrantes poderia gerar empate em votações — o que, em assuntos penais, significa benefício automático para o investigado. Ele também argumentou que a medida tiraria do novato o “constrangimento” de iniciar as atividades no STF já com o peso de julgar processos de tanta relevância:

— Estamos há quase oito meses com a composição incompleta, o que afeta o funcionamento do tribunal, especialmente neste momento. Essa composição incompleta apresenta inconvenientes, especialmente agora, que começaremos a analisar inúmeros inquéritos nesta turma.

O ministro alertou ainda para o risco de o novato ser escolhido por conveniência do momento:

— A ideia de uma composição ad hoc (para finalidade específica) do colegiado não honra as tradições republicanas do STF.

Em seu primeiro pronunciamento público sobre o assunto desde que autorizou o início das investigações, Teori criticou a demora da presidente para escolher um ministro para o STF:

— Esse pedido é muito importante nesse momento, já tivemos empate em situações importantes. Digo isso não só como presidente da turma, mas na condição de relator desses procedimentos. Na sexta-feira, autorizei a instauração de mais de duas dezenas de inquéritos. Isso, daqui para frente, vai redundar em diligências e haverá incidentes que serão resolvidos em agravos.

Minha Casa Minha Vida beneficia 763 Famílias em Rio Branco


Mais de 2.900 pessoas atingidas pela cheia do Rio Acre serão beneficiadas, nesta quarta-feira (11),em Rio Branco (AC), pelo Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), com a entrega de 763 unidades habitacionais pela Caixa Econômica Federal. As moradias estão localizadas em quatro empreendimentos, Residencial Rui Lino III, Residencial Cabreúva, Empreendimento Cidade do Povo e o Residencial Abunã, e são destinadas a famílias com renda de até R$ 1,6 mil (Faixa I). Serão entregues mais 204 unidades habitacionais por outra instituição financeira, totalizando 967 unidades habitacionais pelo MCMV no município.

O evento, que será realizado no empreendimento Cidade do Povo, contará com a presença da Presidente da República, Dilma Rousseff, do governador do Estado do Acre, Tião Viana, do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre Médici Aguiar Viana e Silva, da superintendente regional da CAIXA, Maria Claudia Ibrahim Morelli Sakai, e demais autoridades municipais.



A iniciativa é em caráter emergencial, em razão da situação de calamidade em que se encontram as famílias atingidas. O Residencial Rui Lino III está localizado na Travessa das Mangueiras, no Bairro Distrito Industrial e terá a entrega de 423 unidades habitacionais. O empreendimento possui área privativa de 38,94 m². Já o Residencial Cabreúva possui 100 moradias que serão entregues às famílias, com área privativa de 35,91m² (tipo 1) e 33,63m² (tipo 2). O empreendimento Cidade do Povo receberá 229 famílias com unidades habitacionais de área privativa variando entre 40,24 m² e 45,42m². O Residencial Abunã conta com 11 unidades habitacionais entregues, com imóveis de 40,80 m² de área privativa.



Todas as moradias são divididas em 2 quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes, sendo adaptáveis a portadores de necessidades especiais (PNE).Atendendo às exigências de qualidade do PMCMV, os imóveis possuem infraestrutura completa: pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e disponibilidade de acesso ao transporte público.



Assessoria de Imprensa da CAIXA

Impactos da enchente na zona rural continuam a ser levantados


Com equipes percorrendo toda a bacia hidrográfica do Rio Acre, de Assis Brasil a Porto Acre, o governo do Estado continua construindo o relatório sobre os impactos da enchente histórica na zona rural. Com as esquipes, segue a solidariedade institucional com sacolões e água mineral.

O resultado final será apresentado pela Comissão Estadual de Socorro e Levantamento para Avaliação de Danos, formada por representantes do governo do Estado, prefeitura de Rio Branco e governo federal.

Mais de 2.500 famílias foram atingidas na zona rural. Os prejuízos com produção podem passar dos R$ 60 milhões, isso em uma estimativa preliminar – os dados começam a ser consolidados durante esta semana, quando as equipes de campo chegam com novos números.

“Ontem mesmo recebemos a informação de que 10 toneladas de castanha em Porto Acre foram levadas pelo rio. Temos equipes também percorrendo o Riozinho do Rola e seus igarapés. Ali a produção de arroz, feijão e mandioca foi quase toda afetada”, explica Glenilson Figueiredo, secretario de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Estado.



Agência de Notícias do Acre

Duas execuções Foram registradas na Periferia de Rio Branco


Duas execuções foram registradas na noite desta terça-feira, 10, em Rio Branco.  A primeira morte foi de Willians Costa de Oliveira, 34 anos,  que teve a casa invadida por dois indivíduos que usavam capacetes na cabeça, que dispararam três tiros na vitima. Ele teve morte instantânea. O crime aconteceu no rua Brilhante, bairro Montanhês. O outro homicídio foi no Recanto dos Buritis, na travessa do Ramal da Judia; A vitima Marcos Railton da Silva, 18 anos, foi alvejado com dois disparos de arma de fogo. Segundo informações de testemunhas repassadas a policia, Marcos teria sido atingido em frente a sua residência, e andou alguns metros até chegar próximo a casa de seu pai. Os autores dos dois crimes ainda não foram identificados pela polícia e empreenderam fulga sem deixar rastro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samú,, foi acionado nas duas ocasiões, mas ao chegarem no local,  as vítima já estavam sem vida.

Jordão: Carga Suspeita Com Cartão do Bolsa Família é apreendida no Jordão


A Policia Civil investiga desde a tarde de ontem (10) no município de Jordão, localizado na Bacia do Juruá, uma carga com grande quantidade de cartões do Programa Bolsa Família, do governo federal. Um suspeito cujo nome não foi revelado para não atrapalhar as investigações, encontra-se preso na Delegacia de Policia Civil (PC) da cidade. Ele vinha com a posse dos cartões dentro de um voo comercial. O chefe de Posto da PC no município de Jordão, José Nonaire da Silva, confirmou a apreensão. Há suspeitas as de que a remessa de cartões seria entregue para um comerciante da cidade e que esse tipo de transporte era feito com rotina. Ainda segundo informações, a Policia foi acionada para fiscalizar a carga do avião com suspeitas do transporte de drogas. O investigador não afirmou a quantidade de cartões apreendidos. Detalhes da investigação são mantidos em sigilo e como a cidade não tem um delegado, o caso deve ser encaminhado para a Delegacia de Policia Civil do município de Tarauacá. Em todo o Brasil, embora seja proibido é comum a prática de transferência dos cartões de beneficiários do programa Bolsa Família para comerciantes e agiotas. O crime é cometido tanto para quem entrega o cartão, tanto para quem recebe. A reportagem tentou sem sucesso falar com a secretária de ação social do município ou alguém responsável pelo Programa do governo federal. O ac24horas continua acompanhando o desdobramento da investigação.