segunda-feira, 18 de maio de 2015

Rio Branco lança aplicativo de localizador de Crateras


A fanpage Buracos de Rio Branco, que é hoje a febre nas redes sociais diante da infraestrutura precária da capital, lançou esta semana seu aplicativo de “GPS dos Buracos”. Por meio do aplicativo Google Maps, os moradores da cidade podem cadastrar as crateras mais próximas de suas casas e compartilhar com os demais usuários. Dessa forma, toda vez que estiver conectado ao GPS, o motorista receberá o alerta de que, alguns metros à frente, encontrará uma cratera.

buracosplicativo

O “Buracos Monitor”, como o aplicativo foi batizado (disponível no Google Play), já tem mais de 2.120 buracos cadastrados.

“Infelizmente surgiram muitas piadas que dizem que o aplicativo não vai parar de apitar porque a cidade está totalmente esburacada”, diz Frank Vital, criador da fanpage e do app.

Outro fator inusitado da página é o sorteio de uma pá e um metro cúbico de brita. Segundo Vital, a promoção é real e o sorteio acontece no dia 30 de maio. Em menos de 15 dias a fanpage já alcançou mais de 3.000 curtidas. Indignados com o estado de abandono da cidade, internautas dos diversos bairros enviam fotos e vídeos para a página a fim de mostrar a precariedade das ruas.

Cuba desenvolve a primeira Vacina de Câncer de pulmão do mundo


Nunca na história tanta gente foi enviada a Cuba quanto nos comentários de brasileiros na internet. Brincadeiras à parte, é da terra de Fidel que vem uma excelente notícia do campo médico: Cuba desenvolveu a Cimavax, uma vacina de câncer – mais especificamente, o depulmão. E agora, com relações restabelecidas, os EUA querem criar uma parceria para estudar e tornar a vacina ainda mais ampla e poderosa.

Para entender a vacina criada por Cuba, é importante rever esse conceito. Vacina, afinal de contas, é toda substância que tem o potencial de estimular uma reposta de imunidade no organismo. Segundo oMedicalDaily, isso quer dizer que a Cimavax não previne a doença, mas faz um importante trabalho ao retardar o crescimento de células cancerígenas de tumores, estabilizando os sintomas e garantindo uma expectativa de vida para esses pacientes que vai de seis meses a quatro anos a mais, em comparação com pacientes que não tomaram a vacina.

Embora não seja uma solução milagrosa, a vacina contra o câncer de pulmão desenvolvida por Cuba tem uma eficácia comprovada bastante grande e um detalhe importantíssimo: ela é vendida a US$ 1, possibilitando que seja distribuída gratuitamente nos hospitais cubanos – desde 2011!

Com a parceria entre Cuba e o institutoRoswell Park, de Nova York, estima-se que a aprovação para os testes leve de seis a oito meses e que em até um ano os testes clínicos já comecem a ser feitos. A expectativa é que a vacina funcione também com outros tipos de câncer e consiga inibir o crescimento de células cancerígenas com uma eficiência ainda maior.


Foto © Javier Galeano/AP

Update: Um leitor nos informou que também a Argentina teve uma participação no desenvolvimento da vacina.

Cruzeiro do sul registrou quase 4 mil casos de dengue em 2015


A secretaria de saúde considera que a população não está tomando os cuidados necessários. Proprietários que não realizarem limpeza de suas propriedades serão multados.

Até o mês de maio deste ano a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul (AC) já notificou 7.114 casos e registrou 3.956 casos positivos. De acordo com a coordenadora do setor de entomologia do município, Muana Araujo, a equipe que realiza as ações de controle ao mosquito está enfrentando uma resistência da população em colaborar com as ações preventivas.

“Nós temos observado que a população não tem feito a limpeza correta dos seus imóveis, não tem tampado os depósitos, tem deixado aberto, e assim o mosquito está com acesso e se desenvolvendo nesses locais que não estão sendo limpos. Estamos enfrentando um problema que não é do poder público”, destacou a coordenadora.


De acordo com Muana Araújo, o comitê de combate a dengue está planejando ações para multar os moradores que não estão colaborando com as ações de combate ao mosquito.

“As multas ainda não estão sendo aplicadas, mas estamos criando a minuta para criar uma lei, através do comitê em conjunto com Ministério Publico e a Justiça Comunitária, para que possamos assim entrando em contato primeiramente com esses moradores e caso não tenhamos êxito multaremos”, explicou Muana.

Polícia Civil flagra homem embalando drogas no bairro da Lagoa


Esta é a 2ª prisão em menos de três dias no local


Roberlan Pereira Melo, conhecido por “Fibicudo”, foi flagrado pela Policia Civil de Cruzeiro do Sul (AC) embalando droga  para comercialização em sua residência. Com um mandado de busca e apreensão os agentes civis adentraram na casa do suspeito no sábado (16) e encontraram o homem no quarto da casa embalado a cocaína.

“Fibicudo” conseguiu fugir dos policiais pulando pela janela e adentrando no Rio Juruá, mas foi preso na tarde desta segunda-feira (18) em sua própria residência. De acordo com os policiais a esposa e os três filhos do casal encontravam –se na residência no momento do flagrante. Durante as investigações a policia não havia constatado o envolvimento da mulher na venda de drogas, no entanto a mesma confessou que tinha conhecimento da prática do marido e da presença do entorpecente na casa.


No local foram encontradas 136 gramas de cocaína, sendo 38 trouxinhas já prontas que estavam sendo embaladas por “Fibicudo”, e o restante estava em outro quarto onde a esposa estava, além de duas facas, uma colher pequena, uma bacia, sacolas e linhas.

MP lança 6° prêmio de Jornalismo


O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) promove nesta terça-feira 19, o lançamento do 6º Prêmio de Jornalismo – “Transformando Cidadania em Notícia”. O evento será realizado no auditório do MPAC, no edifício-sede, a partir das 17h, e contará com a presença do jornalista da Rede Record, Vinícius Dônola, que ministrará palestra sobre o tema.

CPI da Petrobras chega a Londres para ouvir delator de esquema


Uma comitiva de oito deputados da CPI da Petrobras já está em Londres para ouvir nesta terça-feira (19) o ex-diretor da SBM Offshore Jonathan Taylor, delator do esquema de corrupção envolvendo a empresa e a Petrobras. O deputado Léo de Brito (AC) integra o grupo e representará o Partido dos Trabalhadores durante a oitiva.

A reunião da CPI com o executivo britânico foi marcada após entrevista de Taylor àFolha de S.Paulodo dia 14 de abril, em que revelou ter entregue à CGU (Controladoria-Geral da União) um dossiê sobre o caso durante a campanha eleitoral passada.

Taylor acusou a CGU de esperar a reeleição da presidente Dilma Rousseff para abrir processo contra a SBM no dia 12 de novembro.

A CPI vai ouvir Taylor na condição de colaborador. A comissão espera em Londres receber, entre outras coisas, detalhes da relação da SBM com o lobista brasileiro Julio Faerman, apontado como intermediário do esquema de propina da empresa a servidores da Petrobras.

Em 27 de agosto de 2014, Taylor entregou à CGU uma série de documentos por e-mail. No dia 3 de outubro, ele prestou depoimento a três servidores da CGU que o visitaram no Reino Unido.

Entre o material repassado está a comprovação de que pelo menos US$ 31 milhões de recursos da Petrobras foram parar em uma empresa de Faerman sediada nas Ilhas Virgens Britânica, um paraíso fiscal.

Na ocasião do contato com a CGU, pouco se sabia sobre o caso -somente no fim de novembro, por exemplo, o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco revelou às autoridades brasileiras, em delação premiada, ter recebido propina de Faerman oriunda de contrato com a SBM.

A controladoria nega protelação política e minimiza a contribuição do delator. O órgão alega que tomou a iniciativa de instaurar ação contra empresa após obter indícios de materialidade de irregularidades no âmbito de uma sindicância aberta em abril. Hoje, os dois lados, CGU e SBM, negociam um acordo de leniência.

Jairo Carvalho é"enquadrado" e diz a Petecâo que vai assinar requerimento da CPI da BR-364


 O deputado estadual Jairo Carvalho (PSD), que disse na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que não assinaria o requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostos superfaturamento e desvio de recursos nas obras da BR-364, voltou atrás e vai assinar a proposta do oposicionista Luiz Gonzaga (PSDB). A informação é do presidente do PSD, o senador Sérgio Petecão. Ele se reuniu com Jairo Carvalho na manhã desta segunda-feira (18), onde ficou definida a nova posição de Carvalho. “Não é nenhum tipo de imposição do partido. O único problema é que não houve nenhum tipo de conversa com os dirigentes de nenhum partido de oposição. Jairo Carvalho fez algumas ponderações e resolveu que assinará o requerimento”, destaca Sérgio Petecão. Segundo Petecão, Jairo Carvalho reclamou que estaria sendo humilhado pelos colegas do bloco de oposição. “Ele disse que deve satisfação apenas ao partido e seus apoiadores. Ele também não concorda com a forma desrespeitosa que foi tratado pelos deputados de oposição, que não se reuniram para debater a proposta de criação da CPI da BR-364”, ressalta Petecão. Na Aleac, os deputados da base de governo chegaram a comemorar na semana passada, quando Jairo Carvalho usou a tribuna para dizer que não assinaria o requerimento. Lourival Marques (PT) fez contas rápidas e chegou ao resultado que o bloco oposicionista tinha apenas sete assinaturas, já que Nelson Sales (PV) retirou seu apoio ao documento do tucano Gonzaga.

Petecão diz que programa Rua do Povo destruiu vias do interior


Em agenda durante o final de semana na região do Juruá, o senador Sergio Petecão (PSD) verificou a situação dos serviços do programa Ruas do Povo nos Municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Acompanhado de lideranças do município, ao chegar em Thaumaturgo, o oposicionista viu de perto as principais ruas da cidade destruídas pelo tráfego de veículos. Petecão se reuniu com representantes da comunidade e vereadores para se colocar a disposição da população e denunciar  os problemas nas obras de responsabilidade do programa Ruas doPovo. No sábado (16), o parlamentar esteve no município de Porto Walter e foi recebido pelo prefeito Zezinho Barbary (PMDB) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Rosildo Cassiano (PSD) que estavam preocupados com a situação vivenciada pela população com as ruas destruídas e tomada pela lama. Petecão esteve primeiro no gabinete do prefeito tratando de ações para em Brasília tentar a liberar recursos de emendas parlamentares ao município. Depois conferiu de perto as denunciais de Barbart e dos vereadores sobre o estado que ficou as ruas do município com o tráfego das maquinas pesadas. “Não admitimos um governo que prometeu asfaltar e tijolar todas as ruas do Acre deixando esses dois municípios que só chegamos pelo Rio ou via aéreo em uma situação de caos. As pessoas estão tendo que andar de bota sete léguas se quiserem sair nas ruas. O que mais me deixa impressionado é quais os motivos levaram o governo a colocar maquinas e caçambas na cidade no período eleitoral e depois não realizar os serviços de construção das ruas”, questionou Petecão ao afirmar que esta situação deve ser levada ao conhecimento dos órgãos competentes e punir os verdadeiros responsáveis por não realizar os serviços.

Tiroteio entre policiais militares e assaltantes termina com quatro preso e um ferido na capital


A madrugada desta segunda-feira, 18, foi movimentada na área policial de Rio Branco. Segundo informações, quatro homens armados, utilizando um veiculo Celta, cometeram um assalto durante e teriam trocado de carro com o objetivo de se deslocar até o bairro Boa União, uma das zonas periféricas com o maior índice de criminalidade da capital. Ao serem acionados, policiais militares que faziam patrulhamento na região avistaram o veiculo suspeito, mas no momento que os bandidos perceberam  a presença da PM, logo empreenderam fuga.  A partir dai, se iniciou uma perseguição até a rua 11 de dezembro, onde os acusados foram encurralados. Sem ter para onde fugir, três assaltantes desceram do carro e começaram a efetuar disparos contra a policia, que revidou e acbou alvejando Daniel Uchoa de Lima (25) na perna direita que imediatamente jogou a arma no chão e se rendeu, enquanto os demais tentaram correr. Uma guarnição do Batalhão de Operações Especiais – Bope,  foi acionada para dar apoio na busca pelos assaltantes.  Antonio Charles de Oliveira Batista (32), foi localizado,  e ao perceber que estava sendo perseguido,  chegou a efetuar dois disparos contra a policia,  e em seguida jogou a arma pelo caminho,  sendo interceptado na rua primeiro de janeiro,  quando ficou enganchado  em uma cerca de arame farpado. Mesmo desarmado,  Antonio entrou em luta corporal com um policial que teve que usar de técnicas de imobilização  para efetuar a prisão. O terceiro assaltante Sebastião  de Lima  Macedo  foi pego pela guarnição do COE que realizou seu acompanhamento até a rua dez de janeiro onde foi interceptado  em um terreno baldio. Um quarto elemento identificado como Alyson Filgueira dos Santos,  também teve que ser levado preso após tentar tomar das mãos do policial o preso Sebastião de Lima que estava sendo conduzido ao carro da PM. Ao realizar buscas no interior do Ford kA, foram encontrados diversos produtos oriundos dos assaltos cometidos,  entre eles jóias,  notebook,  celular e outros.  Ao serem perguntados sobre a localização do veículo Celta  que usavam no momento dos assaltos,  os mesmos falaram que ele estava nas proximidades  da rua capixaba,  e ao realizar buscas na rua, a policia encontrou o veículo com os demais objetos do roubo. Diante dos fatos, Daniel  Uchoa  de Lima foi conduzido ao Pronto Socorro  para receber o devido atendimento e em seguida foi  conduzido com os demais presos a Delegacia de Flagrantes – DEFLA,  para serem apresentados a autoridade de polícia civil,  juntamente com duas armas de fogo apreendido.

Cadela é degolada por homem enquanto amamentava filhotes em Sena Madureira


Imagens divulgadas por internautas mostram que a cachorra amamentava os filhotes no momento em que foi degolada pelo suspeito.

Cachorra foi morta enquanto amamentava seus filhotes.

Uma cachorra, que tinha acabado de parir, foi morta de forma brutal por um homem, ainda não identificado, que entrou no quintal da proprietária do animal, dona Luzia, e tirou a vida da cadela. A ação ocorreu no bairro Cidade Nova, em Sena Madureira, nesta segunda-feira (18).

Imagens divulgadas por internautas mostram que a cachorra amamentava os filhotes no momento em que foi degolada pelo suspeito. O ato chocou os moradores da rua, que ficaram revoltados com a ação do homem.

De acordo com Luzia, ninguém viu o suspeito entrar no quintal e nem sabe por que ele tirou a vida de seu animal de estimação.

“Ele entrou em nosso quintal e, da escada, deu um golpe certeiro no pescoço da cachorra, que estava amamentando os seus filhotes no momento da covardia”, contou a dona do animal.

Um morador de Sena Madureira, que não quis ter o nome revelado, usou as redes sociais para informar que o homem matou a cachorra porque ela teria mordido o filho.

“A cachorra agiu por instinto e foi defender seus filhotes, já o pai da criança agiu pela emoção e desejo de vingança”, escreveu o internauta.

A Polícia Militar foi acionada pela dona do animal, mas ao chegar ao local o suspeito havia fugido.

Em Rio Branco, preso queimado com água quente em cela


Iapen disse que abriu um processo administrativo para investigar o caso.
Vítima foi encontrada no sábado (16), durante uma vistoria de rotina.

Detento foi queimado com água quente dentro de cela no presídio da capital (Foto: Arquivo Pessoal)

Após ter sido queimado com água quente dentro de uma cela no pavilhão J do Presídio Estadual Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco, o detento vítima da agressão decidiu não prestar queixa contra nenhum dos outros presos que estavam no local no momento do incidente. A informação foi confirmada ao G1pelo diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Martin Hessel, nesta segunda-feira (18). O caso ocorreu no último sábado (16), quando a vítima foi encontrada por agentes penitenciários da unidade, após uma vistoria de rotina.

De acordo com o Hessel, os agressores já foram identificados. O diretor do Iapen acrescentou que o detento não vai retornar para a mesma cela. Além disso, a unidade abriu um processo administrativo para investigar o caso.

Hessel disse ainda que as investigações ainda são preliminares, mas o objetivo é descobrir como os detentos tiveram acesso ao material usado para esquentar a água, além de definir quais medidas serão tomadas para manter a boa convivência entre os presidiários.

“Os agressores foram identificados e vamos, através de um processo administrativo, saber como eles fizeram para esquentar essa água. Temos um prazo de 30 dias para concluir esse processo, pois ele é diferente de um processo criminal. É diferente porque a vítima não quis fazer uma representação contra os agressores, mas precisamos resguardar a integridade física do detento e, por isso, ele não irá voltar à mesma cela”, explicou.

Ainda segundo o diretor, os detentos têm acesso a água e alguns copos na cela, mas ainda não se sabe realmente se esse foi o material usado e como a água foi fervida. Ele disse também que ainda não é possível afirmar o que teria motivado a agressão.

“Eles têm água, copos, uma espécie de kit com materiais que podem portar. Temos que realmente verificar como fizeram esse processo, mas apenas a investigação pode dizer. Quanto ao motivo, dependemos muito da vítima para que ela possa dizer se existe uma razão para essa agressão. Todas as partes serão ouvidas, mas somente a juíza da Vara de Execuções Penais vai poder dizer se haverá uma regressão de pena”, finalizou.

Ainda segundo o Iapen, o estado de saúde do detento é estável. Ele foi encaminhado de volta ao presídio, ainda no sábado (16), e está internado unidade de saúde do local.

Entenda o caso
Um detento foi encontrado com queimaduras feitas com água quente, no pavilhão J do Presídio Estadual Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco. O caso ocorreu no último sábado (16). De acordo com o Iapen, a vítima foi localizada durante uma vistoria de rotina.

O presidiário ferido foi encaminhado para o Hospital de Urgência e Emergência (Huerb), onde recebeu atendimento e foi liberado. Ainda no sábado, o interno voltou para a unidade, onde continua recebendo tratamento no posto médico do presídio. Ainda segundo o Iapen, o órgão abriu um processo administrativo, para investigar o acesso dos presidiários que estavam dentro da cela ao material para esquentar a água.