segunda-feira, 18 de maio de 2015

CPI da Petrobras chega a Londres para ouvir delator de esquema


Uma comitiva de oito deputados da CPI da Petrobras já está em Londres para ouvir nesta terça-feira (19) o ex-diretor da SBM Offshore Jonathan Taylor, delator do esquema de corrupção envolvendo a empresa e a Petrobras. O deputado Léo de Brito (AC) integra o grupo e representará o Partido dos Trabalhadores durante a oitiva.

A reunião da CPI com o executivo britânico foi marcada após entrevista de Taylor àFolha de S.Paulodo dia 14 de abril, em que revelou ter entregue à CGU (Controladoria-Geral da União) um dossiê sobre o caso durante a campanha eleitoral passada.

Taylor acusou a CGU de esperar a reeleição da presidente Dilma Rousseff para abrir processo contra a SBM no dia 12 de novembro.

A CPI vai ouvir Taylor na condição de colaborador. A comissão espera em Londres receber, entre outras coisas, detalhes da relação da SBM com o lobista brasileiro Julio Faerman, apontado como intermediário do esquema de propina da empresa a servidores da Petrobras.

Em 27 de agosto de 2014, Taylor entregou à CGU uma série de documentos por e-mail. No dia 3 de outubro, ele prestou depoimento a três servidores da CGU que o visitaram no Reino Unido.

Entre o material repassado está a comprovação de que pelo menos US$ 31 milhões de recursos da Petrobras foram parar em uma empresa de Faerman sediada nas Ilhas Virgens Britânica, um paraíso fiscal.

Na ocasião do contato com a CGU, pouco se sabia sobre o caso -somente no fim de novembro, por exemplo, o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco revelou às autoridades brasileiras, em delação premiada, ter recebido propina de Faerman oriunda de contrato com a SBM.

A controladoria nega protelação política e minimiza a contribuição do delator. O órgão alega que tomou a iniciativa de instaurar ação contra empresa após obter indícios de materialidade de irregularidades no âmbito de uma sindicância aberta em abril. Hoje, os dois lados, CGU e SBM, negociam um acordo de leniência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário