segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

RIO BRANCO CMPLETA 133 ANOS



Capital do Acre celebra data com programação cultural e expectativa de nova atração turística, o Shopping Popular, que receberá recursos do Ministério do Turismo

Crédito: Banco de imagens/Embratur

Por Fernanda de Lima

A capital do Acre comemora seu 133º aniversário nesta segunda-feira (28) com uma programação cultural que inclui festa e shows pela cidade, conhecida como Cidade Verde devido aos parques e inúmeras áreas verdes.

O turismo é um grande incentivador do desenvolvimento da região. Durante visita à Rio Branco em novembro, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, anunciou a liberação de R$ 2,23 milhões para dar continuidade às obras do Shopping Popular de Rio Branco. Ainda durante a visita, o ministro assinou convênio com o intuito de apoiar o festival gastronômico da cidade.

“O empreendimento vai gerar cerca de 1.300 empregos diretos e indiretos e será mais um atrativo turístico da capital acreana”, informou o ministro. O novo centro de compras, que deverá ser inaugurado em 2016, terá lojas de artesanato, confecções, bares e restaurantes.

CARTÕES POSTAIS - Entre os atrativos da cidade está o Palácio Rio Branco, construído em 1930 para ser sede do governo estadual. O projeto, assinado pelo arquiteto alemão Alberto Massler, é inspirado nas edificações gregas. Considerado o maior projeto arquitetônico do Acre, teve seu processo de tombamento concluído em dezembro de 2005. O palácio fica aberto à visitação de terça a sexta-feira das 8h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário para visitas é de 16h às 21h.

Outro atrativo da cidade é o Mercado Velho, antigo Mercado Municipal, localizado à margem esquerda do Rio Acre, construído no final da década de 1920 e ganhou destaque por ter sido a primeira grande construção em alvenaria da cidade. O Mercado pode ser visitado todos os dias das 6h às 18h.

ANVISA APROVA PRIMEIRA VACINA CONTRA DENGUE NO PAÍS



Produto da Sanofi-Pasteur deve estar disponível em cerca de três meses

Mosquitos da dengue em laboratório da FioCruz - Custódio Coimbra / Agência O Globo

RIO — A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o aval para a vacina contra a dengue da Sanofi-Pasteur que já tinha sido liberada no México e nas Filipinas, conforme publicação nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. Agora, a comercialização depende da definição do preço da imunização, tema que será analisado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial responsável pela definição de preços de medicamentos. O processo ainda deve levar cerca de três meses.

— Foi uma surpresa de fim de ano, e a boa notícia é que vamos ter a vacina no primeiro semestre de 2016. Mas é importante que se continue cuidando dos criadouros do Aedes aegypti porque a vacina protege, mas não vai acabar com o mosquito e a vacina não protege contra outras doenças disseminadas pelo vetor, como a zika — diz a diretora médica da Sanofi-Pasteur, Sheila Homsani.

A vacina, válida para os quatro tipos de dengue, pode reduzir dois em cada três casos da doença, 80% das hospitalizações e 90% da incidência de casos graves que resultam em mortes. Só este ano no Brasil, dos dois milhões de casos de dengue notificados, 1,4 milhão foram confirmados e cerca de 800 pessoas morreram vítimas da doença.

Os testes foram feitos em 40 mil pessoas de nove meses aos 60 anos, em 15 países, inclusive no Brasil. Os resultados foram entregues no fim de 2014 e estavam sendo analisados pela Anvisa desde março deste ano. Agora que foi aprovada, o governo deve decidir a logística da vacinação.

O laboratório recomenda que ela seja aplicada em larga escala e a prioridade é atender ao poder público, mas o produto também estará disponível no mercado privado. A administração deve ser feita em três doses, com intervalo de seis meses entre elas, para garantir a proteção de 93% em crianças a partir de 9 anos de idade — a partir de quando o laboratório observou que há aumento na incidência de dengue. Mas a primeira dose já garante eficácia de 74%.

A vacina da dengue não será produzida no Brasil, uma fábrica foi construída na França só para produzir o medicamento, com capacidade de produção de 100 milhões de doses.

VAGNER SALES ASSINA CONVÊNIO COM A SUDAM PARA INICIAR O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO IGARAPÉ PRETO




Depois de assinar o termo de sessão de uso da área do Igarapé Preto com a Infraero, que permitiu a transferência da área do Igarapé preto para o município de Cruzeiro do Sul pelo período de 20 anos, através de uma intermediação da deputada federal Jéssica Sales (PMDB), o prefeito Vagner Sales (PMDB) recebeu na manhã desta segunda-feira (28), do superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Paulo Roberto para assinar um convênio no valor de R$1 1,4 milhão, proveniente de emenda parlamentar do senador Gladson Cameli (PP) para iniciar a revitalização balneário que é uma das principais atrações turística do Vale do Juruá.

Para o prefeito Vagner Sales, a assinatura do convenio é uma prova do compromisso e dos bons propósitos de Gladson Cameli e Jéssica Sales, que ao longo do ano se empenharam no processo de negociação junto a Infraero. “Graças a Deus estamos fechando o ano com chave de ouro. O Paulo Roberto tem honrado o seu Estado com um olhar mais atencioso os estados mais carentes assistidos pela Sudam. Estes recursos garantem o início do trabalho de recuperação da estrutura física do nosso cartão postal, que é o Igarapé Preto. Só tenho que agradecer a disposição dele e dos parlamentares que não medem esforços para garantir os recursos que o município tanto precisa”, enfatiza.

De acordo com Paulo Roberto, este é o primeiro de muitos recursos que poderão ser viabilizados para o projeto de revitalização do Igarapé Preto. Ele destaca o compromisso da Sudam com desenvolvimento do Acre e de todos os outros estados que integram a Superintendência. “Nós estamos aqui imbuídos dos melhores propósitos de buscar garantir o suporte para desenvolver todos os estados da nossa região. Naturalmente que temos um olhar voltado àqueles que apresentam maior grau de dificuldade para darmos a devida prioridade. Queremos que o nosso trabalho contribuíra efetivamente para o crescimento e melhoria da qualidade de vida do povo Amazônida. Esse recurso que estamos trazendo ao município é um começo do muito que pode e será feito pela nossa superintendência”, finalizou.

NO ANIVERSÁRIO DE RIO BRANCO JORGE VIANA PARTICIPA DE ENTREGA DE UM ESPAÇO DE ESPORTE E LAZER NO BAIRRO TUCUMÃ



Hoje Rio Branco faz 133 anos! Participei da entrega de um espaço de esporte e lazer no bairro Tucumã, revitalizado pela prefeitura, junto com o prefeito Marcus Alexandre, o deputado Léo do PT, vereadores e lideranças comunitárias. Eu falo pra vocês, nossa Rio Branco tem sim o que comemorar porque melhorou muito nos últimos anos!

E eu quero dizer da minha alegria de ter ajudado nesse trabalho! Ajudado como prefeito, depois veio o prefeito Angelim, de ter ajudado no governo, e depois vieram o Binho e agora o Tião! Rio Branco tem um presente que é ter o Marcus Alexandre, um prefeito dedicado à cidade, aos problemas que ela enfrenta, e que nos dá segurança de que vamos seguir em frente, sempre melhorando!

Eu fico feliz de, como senador, poder dar minha contribuição e ajudar para que essa cidade, capital do nosso Acre, que a gente gosta tanto, possa continuar crescendo e se desenvolvendo. Tem muito trabalho a ser feito, mas acho que podemos celebrar as conquistas até aqui para sermos merecedores das próximas!
Parabéns Rio Branco e todos que moram aqui!