sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

TÉCNICA EM ENFERMAGEM É ACUSADA DE MATAR O FILHO APÓS O PARTO



A Polícia Civil confirmou na tarde de sexta-feira (26) que o recém-nascido encontrado morto dentro de um guarda-roupa, no quarto da residência da mãe, no município de Mâncio Lima foi vítima de asfixia mecânica. A mãe Ticiana Silva de Araújo, 27 anos, que está internada na Maternidade de Cruzeiro do Sul será presa em flagrante acusada de infanticídio, garantiu o delegado Lindomar Ventura, responsável pelo caso.

A necropsia no corpo do recém-nascido foi realizada no Instituto Médico Legal (IML) de Cruzeiro do Sul. O laudo ainda não foi concluído, mas o legista que realizou o procedimento informou ao delegado que a criança nasceu de parto normal e foi sufocada até a morte. Havia inclusive resquícios de tecido na boca do bebê e uma frauda enrolada no pescoço, informou a polícia.

 A técnica em enfermagem Ticiana Silva de Araújo buscou atendimento no hospital de Mâncio Lima na manhã de sexta-feira, em seguida foi encaminhada para a Maternidade de Cruzeiro do Sul.

A equipe médica constatou que a mãe ainda estava com a placenta e o cordão umbilical. Questionada, ela ainda tentou negar, mas confessou que havia deixado a criança dentro de uma sacola, no guarda-roupa. Enfermeiras estiveram no local e constataram que o bebê estava morto.

Para a polícia não resta dúvidas, a mãe matou a criança após o parto. Segundo o delegado Lindomar Ventura, a mulher vinha escondendo a gravidez da família.

“Ela é técnica em enfermagem e tem conhecimento dos procedimentos, sabe da necessidade do acompanhamento de uma gravidez e de um parto. Temos um crime de infanticídio confirmado, vamos agora saber o que levou essa mãe a fazer isso”, disse o delegado.

A polícia está aguardando que a mulher tenha alta da maternidade onde segue internada e inclusive receberia sangue devido à quantidade que perdeu quando passava sozinha pelo trabalho de parto.

Da redação do Site Juruá Online


RODRIGUÊS ALVES:TIO MATA SOBRINHO A TERÇADADAS POR CIÚME



Um homem conhecido  como “Chiquinho” assassinou na tarde desta sexta-feira (29) a golpes de terçado, o próprio sobrinho de 23 anos, na Comunidade Lago da Montanha, no Rio Valparaíso, município de Rodrigues Alves (AC). Antonio Nascimento de oliveira morreu dentro de uma canoa, quando na companhia de sua mãe se dirigia para Cruzeiro do Sul em busca de ajuda médica.
O rapaz foi atingido na barriga e nas costas por golpes de fação e sangrou até morrer. O corpo da vítima foi encaminhado para Instituto Médico Legal de Cruzeiro do Sul, passou exames cadavéricos e entregue a família.
De acordo com informações repassadas pela mãe da vítima, o acusado  desconfiava que o sobrinho estivesse mantendo relações amorosas com sua ex mulher, que também era prima da vítima.
“Ele achava meu filho estivesse namorando com a sua ex mulher, inclusive já tinha feito muitas ameaças, sempre embriagado. Nunca imaginei que meu próprio cunhado fosse capaz de cometer um barbaridade dessa”, contou a mãe da vítima.
O caso está sendo investigado pela delegacia de polícia do município de Mâncio Lima. O acusado de cometer o crime encontra-se foragido.

RIO BRANCO:CADEIRANTE DENUCIA DESCASO DE EMPRESA E RBTRANS



Rio Branco não respeita quem tem deficiência física. Quem constata isso é João Batista Maia do Carmo, 45, que usa cadeira de rodas há 13 anos, após sofrer um acidente de trabalho.
Do bairro Belo Jardim, onde mora, ele vai ao Centro da cidade duas ou três vezes por semana. Não há uma única vez que não se sinta desrespeitado.

“Quando um cadeirante decide sair de casa, ele se prepara um dia antes, planeja tudo. Se o ônibus não para, como sempre acontece, ou se não tem acessibilidade, já compromete tudo”, pontua o deficiente físico.

Em relação à fiscalização da RBTrans, João Batista do Carmo diz ser pessimista. “Cansei”, reconhece. Como resposta, decidiu registrar os momentos em que se sente desrespeitado pelo sistema coletivo de transporte coletivo. Armou-se com um celular e diz o que acontece. Simplesmente.
Na manhã desta sexta-feira (e também na manhã de ontem), mostrou o despreparo dos fiscais e a falta de condições de prestação de serviços ao deficiente físico. Casado e pai de dois filhos, sente-se humilhado em algumas situações.

“A acessibilidade é um direito”, denuncia “Quando ela nos é negada passamos por constrangimentos horríveis. Às vezes, fazemos necessidades fisiológicas porque esperamos dois ou três ônibus passarem sem dar condições se subirmos e aí não dá tempo de chegar em casa”.
João Batista diz ter tentado formalizar reclamação por três vezes. “Mas, eles [fiscais] não mandam em nada ali. Estão para apoiar as empresas”.
Ironicamente, o prefeito Marcus Alexandre manteve uma agenda pública com os representantes do Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência do Acre. Prometeu pavimentar e construir calçadas nas ruas em que houve um deficiente físico e reativar uma academia especial que existe no bairro Estação Experimental. Nas contas da Prefeitura de Rio Branco, dos 192 ônibus que circulam na cidade, 179 estão adaptados a transportar usuários com cadeiras de rodas. A informação pode até ser verdadeira, mas a rotina de pssoas como João Batista do Carmo denuncia que nem todos ônibus funcionam como deveria.
A RBTrans, autarquia responsável pela fiscalização do cumprimento da legislação de trânsito, foi acionada pela equipe de AGazeta.Net, mas não retornou as solicitações feitas pela equipe de reportagem.
Assista a um dos vídeos produzidos pelo cidadão João Batista Maia do Carmo.

POLÍTICA:PARLAMENTARES FORMAM CHAPA PARA ELEIÇÕES DA MESA





Nomes serão referendados no domingo

Na tarde desta sexta-feira (30), foram apresentados os deputados que compõem a chapa única que concorre à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre que será votada neste domingo (1º).

O presidente da chapa Ney Amorim (PT) apresentou os outros componentes. São eles: 1º secretário Manoel Moares (PSB); 1º vice-presidente Eber Machado (PSDC); 2ª secretária Maria Antonia (PROS); 2º vice-presidente Raimundo Correa (PTN); 3º secretário Jesus Ségio (PDT); 3º vice-presidente Chagas Romão (PMDB); 4º secretário Nicolau Junior (PP) e 5º secretário Jonas Lima (PT).

De acordo com o deputado Ney Amorim, a chapa única demonstra a maturidade política que vive a Aleac, com representantes de oposição e situação. Além disso, "essa composição vai auxiliar a votar qualquer matéria, o que garantirá os interesses da população", disse ele.




SERVIDORES FEDERAIS FAZEM PARALISAÇÃO DE ADVERTÊNCIA



Com salários congelados, servidores federais cruzaram os braços por duas horas nesta sexta-feira (30). O “apagão”, como foi denominada a manifestação, aconteceu em todo país.
Servidores do Ministério Público da União (MPU) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em sinal de protesto, paralisaram as atividades às 10 da manhã. Os trabalhadores ficaram em frente à sede do Ministério Público Federal (MPF) até o meio dia, vestidos com camisetas pretas.

A paralisação aconteceu simultaneamente em todo país, expondo que as categorias querem uma resposta para os nove anos de salários congelados. “Desde 2006 que a categoria vem tentando a valorização salarial da carreira. A principal reivindicação é que seja alterado o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), para prever os recursos necessários para atender as reivindicações dos servidores”, o representante sindical, João Paulo Bonna.

No Acre, 100 servidores participam da manifestação, entre técnicos e analistas. Durante o período de paralisação, que durou duas horas, o procurador geral do MPF, Vitor Hugo Teodoro, conversou com os trabalhadores e manifestou apoio.

“A expectativa é que o Procurador Geral da República se sensibilize e que receba essa paralisação e se empenhe em fazer com que o PL seja levado a apreciação”, disse.

Na pauta de reivindicações, os servidores federais também pedem incorporação de 13,23% na remuneração dos servidores do MPU; redução da jornada de trabalho de 8 para 6 horas e pagamento em dinheiro das horas extras.





RIO BRANCO: TARADO DO TERMINAL FOI FLAGRADO PELA TERCEIRA VEZ



Jovem filmava parte íntima de passageiras
Com a câmera do próprio celular, Marcelo Honorato de Menezes filmava as partes íntimas de mulheres que frequentam o Terminal Urbano de Rio Branco. Na maioria das vezes, as vítimas não percebiam que estavam sendo gravadas.
“Toda mulher fica constrangida. Não é coisa que se faça. Acho isso errado”, disse a estudante Fabrícia França.
Ele foi preso em flagrante nesta sexta-feira, 30. Policiais que fazem a segurança do local perceberam a atitude suspeita do jovem de 19 anos de idade. “Pedimos para ele desbloquear o telefone e vimos às filmagens. Conversamos com a vítima e ela vai representar contra o cidadão”, explica sargento Brito.
Esta é a terceira vez que Marcelo é flagrado cometendo o delito. O ‘tarado do terminal’ pode responder por importunação ofensiva ao pudor. Já sobre o motivo das gravações, a resposta é confusa. “Ele diz que não sabe porque faz isso”, concluiu o PM.

POLÍTICA: ALEAC REALIZA SORTEIO DOS GABINETES DOS DEPUTADOS



Preparativos para posse são finalizados
Deputados eleitos ou seus representantes participaram nesta sexta-feira (30), do sorteio dos gabinetes da Assembleia Legislativa. O parlamento se prepara para iniciar os trabalhos do ano, com a posse marcada para domingo (1).
Dos 24 deputados que compõem a nova legislatura, 6 foram reeleitos, mas apenas 4 ficaram de fora do sorteio dos gabinetes, porque permanecem no mesmo local de trabalho.
Como está praticamente certo que Ney Amorim (PT) e Manuel Moraes (PSB) serão presidente e primeiro secretário, respectivamente, eles são os únicos com gabinete previamente definido.
“Nós estamos disputando a eleição, esperamos ter êxito, primeiro se ganha. Estamos aqui então, dando apoio aos deputados”, disse Manuel Moraes.
Os outros 18 deputados conheceram na manhã desta sexta-feira, seus escritórios oficiais na Aleac, até 2018. Para os novos parlamentares o momento é de muita expectativa. “Não deixa de ser um momento de muita emoção até por que fazemos uma aqui uma reflexão do período de campanha, dos compromissos com o eleitorado”, comentou a nova deputada Doutora Juliana (PRB).
O presidente da Aleac, Elson Santiago, que hoje assumiu o governo do estado, na ausência de Tião Viana, acompanhou também o sorteio dos gabinetes. Ele aproveitou o momento para se despedir do parlamento. Segundo Santiago, desde que a eleição terminou, vinha prestando uma espécie de consultoria parlamentar aos novos deputados.
Como ninguém, Elson tem experiência para compartilhar, afinal, foram 28 anos no poder. “Fiz questão de estar aqui todos os dias, conversei com todos os novos deputados e mostrei o caminho das pedras, como funciona o poder legislativo e para mim foi um prazer”, disse Elson.
No próximo domingo, dia 1º, será realizada a posse dos deputados. E por que em um domingo? Segundo o regimento interno, quando se trata de nova legislatura os parlamentares devem se reunir no primeiro dia de fevereiro. Em início de ano legislativo, como por exemplo, em 2016, a regra muda: a posse acontece no primeiro dia útil de fevereiro.
Os deputados serão empossados a partir das 10 da manhã deste domingo no plenário da Aleac, que hoje passou por uma faxina. Como o atual presidente da Assembleia não retorna ao poder legislativo, quem assume a condução do evento é o deputado reeleito que exerceu a presidência recentemente. Nesse caso, Ney Amorim dirige o ato de posse.
No encerramento da solenidade, os empossados recebem um kit com cópias do regimento interno, da constituição do estado e ainda um bóton de deputado.

RIO BRANCO: ,MORTES NO TRANSITO CAÍRAM 28% EM RIO BRANCO 2014


230115-policia-acidentealbertsampaio-cleriston
Para diretor do Detran, equipamentos salvam vidas
O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito foi um dos convidados do ‘Gazeta Entrevista’ exibido na noite da última quinta-feira, 29. Gemil Júnior destacou a redução nos números de acidentes com mortes no comparativo 2013-2014. Os índices apontam queda de 28%.
Já sobre a gestão à frente do Detran, Júnior destacou a implantação do agendamento on-line. Pela internet, o condutor pode marcar um dos 92 serviços oferecidos pela autarquia.
Já em relação às recentes ocorrências envolvendo a apreensão de carteiras de habilitação falsas, Gemil disse que as fiscalizações têm sido intensificadas.
O diretor lembrou que uma portaria do Detran estabelece que o motorista só a renova a habilitação se apresentar o documento antigo. Caso contrário, o condutor não recebe a nova carteira.
Questionado sobre os radares, Gemil Júnior respondeu que os equipamentos ajudam na redução no número de colisões. “Após a instalação, nenhuma morte foi registrada na avenida Ceará”, frisou.

RIO BRANCO: DELEGACIA DE DE FLAGRANTE ESTÁ SUPERLOTADA DE PRESOS


Problema retorna após 16 anos
A Delegacia Central de Flagrantes está com 35 pessoas detidas. O ambiente comporta, no máximo, 25 presos. A superlotação é administrada pela Secretaria de Estado de Polícia Civil.
“Esse problema é decorrência da interdição do presídio”, diz o delegado Jarlim Rodrigues, sugerindo como responsável pela situação a decisão da juíza da vara de Execuções Penais, Luana Campos, de não permitir mais envio de presos ao complexo Francisco de Oliveira Conde.
O delegado não cita a juíza, mas deixa a crítica sugerida. “Eu espero uma solução”, afirma o plantonista.
Esta semana, a juíza já fez declarações ao site AGazeta.Net responsabilizando o Estado como responsável pela situação. “A culpa é do Estado que não cria vagas em presídios há 15 anos”, fulminou.
O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre, Martin Hussel, informou que vai emitir uma nota oficial para tratar do assunto.

RIO BRANCO: BRADESCO É O PRIMEIRO AUMENTAR TARIFA



Depois do aumento dos juros anunciado pelo governo, correntistas começam a sentir o reajuste nas tarifas bancárias. O primeiro banco a mexer nos percentuais das operações foi o Bradesco, mas clientes afirmam que outros bancos já estão repassando o aumento.
Tradicionalmente, o Bradesco, segundo maior banco privado do país, é o primeiro a reajustar suas taxas, quando o governo anuncia medidas à rede bancária. Não foi diferente desta vez.
A tarifa para crédito pessoal passou de 6,37% para 6,86%. Em uma das modalidades de crédito para empresas chamada “Conta Garantida”, a tarifa passou de 5,96% para 8,95%.
Quem pretendia comprar carro pelo banco, o sonho ficou mais distante. O “CDC Veículos” para pessoa física passou de 1,47% para 3,03% e para pessoa jurídica de 1,21% subiu para 3,32%.
O aumento das tarifas, segundo o economista Carlos Franco, é inevitável, e os bancos vão fazê-lo aos poucos para não assustar os clientes. “Essa medida visa fazer com que o governo arrecade mais a partir do aumento da tributação e também freie o consumo. O lado pior da situação é que acaba refletindo no encarecimento para o empresário do empréstimo e ele para de investir”, explica.
Nossa reportagem procurou os bancos públicos e privados para saber se novas tarifas começaram a vigorar. Todas as agências da Capital, fora o Bradesco, afirmaram que não houve mudança nas taxas ainda. Segundo alguns gerentes, a previsão é que o aumento chegue aos correntistas no mês de março apenas. Contudo, clientes afirmam que várias operações bancárias estão mais caras em outros bancos.
Para o correntista do Bradesco Adilson Moraes, mesmo com os reajustes, é possível negociar com o banco. “Sou cliente há 20 anos, não pago mais caro pelas taxas, negocio”, ensinou.
Assim como no consumo comercial, o conselho do economista tanto para pessoa física quanto jurídica, na hora de fazer contratar serviços bancários é a precaução. “É ter cautela na hora de tomar empréstimo, e só se endividar se for muito necessário”, aconselha.
O pacote de maldades, como está sendo conhecida a nova política econômica do governo, é encarado por muitas pessoas com sentimento de conformismo. “Não posso fazer nada. A quem vou recorrer? Se tivesse de fazer alguma coisa são nossas autoridades, mas elas são coniventes com isso”, opina o cliente bancário Gilberto Nunes.
Ironia ou não, nesta quinta-feira (29), na primeira fila dos balanços das instituições financeiras brasileiras, ficou o Bradesco. O lucro líquido do banco em 2014 foi de R$ 15,089 bilhões, valor 25,6% superior aos R$ 12 bilhões registrados em 2013.
Saiba Mais:
- Motociclista colide de frente com ônibus
- Ministro da pesca assina dois convênios
- Aníbal defende legado da Copa 2014 para o Acre
- Cades presta contas dos R$ 12 mil doados
- Desbarrancamento em Tarauacá coloca famílias em risco
- Mulher fica algemada em uma barra de ferro
- Justiça recebe denúncia sobre Quadrilha da CNH
- Acre desrespeita o Idoso
- Termina hoje o prazo para se inscrever no ProUni
- Flaviano visita ministro da Pesca

RIO BRANCO:MOTOCICLISTA COLIDE DE FRENTE COM ÔNIBUS





Acidente ocorreu na avenida Ceará

No cruzamento das avenidas Ceará e Rio de Janeiro, um motociclista colidiu frontalmente com um ônibus que vinha no sentido Centro/Bairro. De acordo com o motorista do ônibus, o motociclista vinha a aproximadamente 100 Km/h, invadiu a pista contrária e não teve tempo de desviar do ônibus que estava entrando na rua Rio de Janeiro, em direção ao bairro Floresta.

A equipe do Samu da viatura 01 foi acionada. O motociclista quebrou os dois braços e duas pernas. Foi levado em estado grave para o Pronto Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco.

                   Inf: gazeta.net

RIO BRANCO: VALORES DE COMBUSTÍVEIS SOBEM NESTE DOMINGO

 Com informações Agência Brasil

O governo publicou hoje (29), no Diário Oficial da União, decreto alterando as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina e o óleo diesel. O aumento dos dois tributos, que entra em vigor no próximo domingo (1º), corresponderá a R$ 0,22 por litro da gasolina e R$ 0,15 por litro do diesel, segundo o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina e o óleo diesel terá aumento em 1º de maio. As medidas fazem parte de um pacote de aumento de tributos anunciado na semana passada pelo governo. O governo espera obter R$ 12,2 bilhões com a alta.

O decreto publicado hoje altera duas normas de 2004 que haviam reduzido as alíquotas do PIS e da Cofins incidentes sobre a importação e comercialização de gasolina, óleo

NOTÍCIA: MULHER FICA ALGEMADA EM BARRA DE FERRO NA DELFLA



Não há estrutura para atender mulheres em delegacias.

A carceragem da delegacia de flagrantes tem capacidade para 25 presos. Mas atualmente 35 pessoas estão no local. Eles deveriam passar, no máximo, 48 horas. Mas alguns detentos já aguardam transferência para a penitenciária de Rio Branco há dez dias.
As celas não possuem colchões, além disso, os presos afirmam que estão há uma semana sem tomar banho. “Estamos dormindo no chão. Até um cachorro é tratado melhor”, desabafou um preso.
Com a carceragem superlotada, o jeito foi improvisar. Uma mulher ficou algemada a uma barra de ferro. “Isso é desumano”, afirma.
Desde maio de 2014, a justiça limitou o número de vagas no maior presídio do Acre. Para o coordenador da unidade policial, a situação está no limite. O delegado explicou que por conta do excesso, as investigações têm sido prejudicadas.
“Já aconteceram casos de presos serem transferidos para outras delegacias, o que também não é uma situação ideal. A gente espera que isso seja logo solucionado”, concluiu Jarlen Rodrigues.

Matéria: agazeta.net
Inf: Noticias da hora