sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

RIO BRANCO:CADEIRANTE DENUCIA DESCASO DE EMPRESA E RBTRANS



Rio Branco não respeita quem tem deficiência física. Quem constata isso é João Batista Maia do Carmo, 45, que usa cadeira de rodas há 13 anos, após sofrer um acidente de trabalho.
Do bairro Belo Jardim, onde mora, ele vai ao Centro da cidade duas ou três vezes por semana. Não há uma única vez que não se sinta desrespeitado.

“Quando um cadeirante decide sair de casa, ele se prepara um dia antes, planeja tudo. Se o ônibus não para, como sempre acontece, ou se não tem acessibilidade, já compromete tudo”, pontua o deficiente físico.

Em relação à fiscalização da RBTrans, João Batista do Carmo diz ser pessimista. “Cansei”, reconhece. Como resposta, decidiu registrar os momentos em que se sente desrespeitado pelo sistema coletivo de transporte coletivo. Armou-se com um celular e diz o que acontece. Simplesmente.
Na manhã desta sexta-feira (e também na manhã de ontem), mostrou o despreparo dos fiscais e a falta de condições de prestação de serviços ao deficiente físico. Casado e pai de dois filhos, sente-se humilhado em algumas situações.

“A acessibilidade é um direito”, denuncia “Quando ela nos é negada passamos por constrangimentos horríveis. Às vezes, fazemos necessidades fisiológicas porque esperamos dois ou três ônibus passarem sem dar condições se subirmos e aí não dá tempo de chegar em casa”.
João Batista diz ter tentado formalizar reclamação por três vezes. “Mas, eles [fiscais] não mandam em nada ali. Estão para apoiar as empresas”.
Ironicamente, o prefeito Marcus Alexandre manteve uma agenda pública com os representantes do Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência do Acre. Prometeu pavimentar e construir calçadas nas ruas em que houve um deficiente físico e reativar uma academia especial que existe no bairro Estação Experimental. Nas contas da Prefeitura de Rio Branco, dos 192 ônibus que circulam na cidade, 179 estão adaptados a transportar usuários com cadeiras de rodas. A informação pode até ser verdadeira, mas a rotina de pssoas como João Batista do Carmo denuncia que nem todos ônibus funcionam como deveria.
A RBTrans, autarquia responsável pela fiscalização do cumprimento da legislação de trânsito, foi acionada pela equipe de AGazeta.Net, mas não retornou as solicitações feitas pela equipe de reportagem.
Assista a um dos vídeos produzidos pelo cidadão João Batista Maia do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário