terça-feira, 24 de março de 2015

Acre Solidário recebe doações de empresa aérea


Funcionários da Gol no Acre fizeram a entrega das doações à primeira-dama Marlúcia Cândida (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A empresa Gol Linhas Aéreas no Acre, por meio de uma ação de seus funcionários, aderiu ao movimento Acre Solidário, com uma campanha em nível nacional feita no portal da companhia, por meio do projeto “Colaborador Cidadão”. Com a ação foram arrecadados 500 quilos de suprimentos não-perecíveis e roupas. A primeira remessa foi entregue à primeira-dama Marlúcia Cândida, na terça-feira, 24, na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para o gerente da empresa no Acre, Raudinei Queiroz, a ação humanitária faz parte da política da Gol que apresenta como foco a promoção da cidadania.

“É gratificante ajudar o nosso Acre nesse momento tão difícil. O bom foi que recebemos doações de funcionários em vários estados, atitude que faz parte da empresa. A ação foi um aprendizado já que alguns colaboradores também sofreram com a cheia do Rio Acre. Se cada um fizer um pouco podemos amenizar o sofrimento de muitos”, disse Raundinei.

A primeira-dama agradeceu pela ação dos colaboradores da empresa. “Parabéns a todos pelo gesto humanitário. Saibam que as doações e ajuda ao movimento Acre Solidário são distribuídas e chegam para as famílias das áreas urbanas, rurais e indígenas atingidas pelas cheias. Agradeço em nome das comunidades, do Acre Solidário, do governo do Estado e prefeituras das cidades”, ressaltou Marlúcia.

Governo do Estado convoca mais aprovados em concursos da saúde


O governo do Acre divulgou nesta terça-feira, 24, quatro editais de convocação para servidores classificados nos últimos concursos da saúde estadual. A entrega da documentação e laudos médicos será nos dias 13 e 14 de abril nas cidades de Brasileia, Tarauacá, Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

A cerimônia de posse está prevista para o dia 17 de abril, nas mesmas cidades onde haverá a entrega de documentação.

De acordo com a secretária de Estado de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, as nomeações publicadas no Diário Oficial têm o objetivo de substituir os profissionais do concurso temporário, cujos contratos já foram encerrados. “À medida que os contratos temporários forem finalizados, vamos realizar novas convocações para o quadro efetivo”, ressaltou.

Foram convocados os classificados para nível superior nos cargos de médico especialista em reumatologia, cirurgião geral e nefrologista, fisioterapeuta e enfermeiro. No nível médio, cargos de motorista de ambulância e técnico de enfermagem.

Os editais completos estão disponíveis no Diário Oficial do Estado – DOE 11.519.

POLÍTICA: Senado aprova fim das coligações para eleições de deputados e vereadores


O Plenário do Senado Federal aprovou nesta terça (24), em segundo turno, o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. A PEC 40/2011, do ex-senador José Sarney (PMDB-AP), havia sido aprovada em primeiro turno há duas semanas e faz parte de um grupo de matérias relacionadas à reforma política selecionadas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e pelos líderes partidários. Foram 62 votos a favor e apenas três contrários, além de uma abstenção. Pela proposta, somente serão admitidas coligações nas eleições majoritárias (para senador, prefeito, governador e presidente).

POLÍTICA: Angelim defende políticas públicas que mudem a realidade do povos da Amazônia


 A implementação de políticas públicas que transformem a realidade econômica das populações tradicionais da Amazônia a partir dos recursos naturais da Região de forma sustentável, foi defendida pelo de deputado Raimundo Angelim (PT-AC) nesta terça-feira, 24, na Câmara dos Deputados.

Convidado pelo Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (Ecocâmara), o parlamentar do Acre participou do debate da mesa redonda: “Água, Sustentabilidade e Pensamento Sistêmico: a gestão além da crise”.

Durante sua intervenção, Angelim fez uma abordagem com base em dados recentes sobre a Amazônia e criticou as abordagens anteriores que sequer citaram a Amazônia, a maior bacia de água doce do mundo.

“Há muito tempo nossa região merece políticas públicas que mudem a realidade das nossas populações tradicionais. Nós, da Amazônia, não aguentamos mais que a nossa biodiversidade seja apenas objeto de estudo sem que algo de concreto aconteça de fato, sem que as nossas riquezas, da maior biodiversidade do planeta, sejam utilizadas de forma racional e revertidas em bem estar para quem nela vive”, asseverou.

Para ele, tanto quanto importante se falar em conservação é imprescindível que se leve em conta que a geração de emprego e renda passa por uma eficiente política ambiental na qual os paradigmas de que o meio ambiente é um limitador para o desenvolvimento sejam superados, pois estão, há muito tempo, ultrapassados e, em vez disso, os recursos naturais sejam fonte de uma economia sustentável.

Realizada por ocasião da passagem do “Dia Mundial da Água”, o evento teve como objetivos centrais discutir e despertar para a relevância de práticas que promovam a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos.

“Para mim, o mais preocupante, nessa questão, diz respeito a governança das águas no nosso país. É preciso que os municípios estejam envolvidos nesse debate, que possam ser envolvidos na gestão de seus recursos naturais e, principalmente, que haja diálogo entre os vários setores, segmentos, órgãos e Ministérios, além de ser fundamental que os conhecimentos locais sejam respeitados para que as políticas a serem implementadas sejam integradas”, disse ele.

Participaram como palestrantes: o superintendente de políticas públicas da WWF Brasil, Jean-François Timmers; e o professor doutor Oscar Cordeiro, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, além de outros parlamentares e representantes da sociedade civil organizada.

XAPURI: Município estima prejuízo de R$ 20 milhões após cheia histórica


O município deXapuri , a 188 km de Rio Branco, ainda tenta se recuperar da enchente histórica do Rio Acre, que atingiu seis cidades acreanas. O prefeito, Márcio Miranda, mais conhecido como Marcinho, estima um prejuízo de R$ 20 milhões na cidade. Ele acredita que serão necessários seis anos para que a cidade consiga se recuperar. Neste sábado (21), o nível do rio atingiu 6,80 metros pela manhã.

“Na beira do rio, cerca de 80% das casas precisaram ser interditadas. As pessoas tiveram que sair para outro lugar. Trabalhar no plano de reconstrução da cidade é a coisa mais importante neste momento de pós-alagação“, afirma.

Segundo o prefeito, alguns pontos comerciais precisaram ser interditados devido aos desbarrancamentos do rio e prédios públicosterem sido afetados pela cheia. Atualmente, cerca de 160 pessoas ainda estão em abrigos públicos disponibilizados pela prefeitura. O déficit de moradia é um dos principais problemas para a administração pública.

“Estamos em busca de um auxilio moradia provisório, com recurso para o governo federal para este tipo de situação. Vamos buscar atender essas pessoas, que vão para o aluguel social. O problema é que existem poucas residências disponíveis em Xapuri, o município é pequeno e não temos muitas casas para alugar“, ressalta.

De acordo com estimativas da prefeitura, cerca de 25% dos imóveis da cidade foram diretamente atingidas pela cheia. O prefeito acredita que será necessário construir ao menos 200 novas casas para atender a demanda da população.“Precisamos da ajuda do governo federal e estadual para reerguer a cidade, tanto na parte estrutural, como o psicológico das pessoas que foram afetados”, acredita Miranda.

O prefeito explica que a administração ainda está realizando a limpeza e retirada de entulhos nos bairros. Ele espera que este trabalho seja finalizado até a próxima semana. Também está sendo enviado para o governo federal um documento com todos os prejuízos no município.

Calamidade pública

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas anunciou, no dia 7 de março, que a cidade de Xapuri estava com o estado de calamidade pública reconhecido pela união. A cidade também sofreu uma enchente histórica , tendo boa parte da área urbana invadida pelas águas dos rios Acre e Xapuri.

Ruas, casas, praças, terminal rodoviário, hospital, comércios e órgãos públicos instalados na região central do município, além da casa e do Centro de Memória Chico Mendes foram tomados pelas águas. Na cidade de pouco mais de 16 mil habitantes, o rio chegou a marcar 18,29 metros.

PM promove competição de atendimento a ocorrências


Com a finalidade de avaliar seus policiais, o comando do 5º Batalhão da Polícia Militar, realizou na manhã desta segunda-feira, 23, um competição de  Patrulhamento Ostensivo Geral (POG). O evento ocorreu na Estrada do Quixadá, em Rio Branco.




Durante toda a semana, as atividades ocorrem em comemoração aos 10 anos do 5º BPM (Foto: Saulo Negreiros)

O comandante-geral, coronel Júlio César, falou da importância dessas atividades para a capacitação da tropa, além de parabenizar os policiais pelo aniversário do batalhão. “Primeiramente, parabenizo pela semana festiva e bom desempenho no atendimento das ocorrências. Sucesso!”, disse o coronel.

A competição de POG abre o calendário de comemoração ao aniversário do 5º BPM, que durante a semana promoverá diversas atividades para os militares, como: instrução de salvamento aquático, competição jiu-jitsu, que será finalizada com uma formatura na sexta-feira, 27.

Entenda a competição

Foram selecionados 50 militares, em 25 guarnições, para competir entre si na disputa de quem mais bem procede a uma ocorrência policial. Na competição, são realizadas abordagens a carros e pessoas, revistas, atendimento a vítimas e progressão em ambiente de alto risco com tomada de reféns.

Todos esses quesitos são avaliados e observados, para que possam ser escolhidos os melhores da competição, mas também orientando os demais sobre os pontos vulneráveis de cada um. “Sem dúvidas, a competição de POG só vem somar ao exercício policial, que a cada dia exige mais do militar nas ruas”, frisou o major Edener Franco, que também foi avaliador.

Os campeões

O sargento Djames e os soldados J. Souza e J Oliveira foram os vencedores da competição que simulou ações reais do dia a dia policial.

Autoridades dialogam com indígenas para reforçar segurança em Santa Rosa


Autoridades da Funai, MPF, Polícia Federal e Segurança Pública do Acre debateram a questão (Foto: Pedro Paulo)

Representantes das polícias Federal, Civil e Militar, Ministério Público Federal (MPF) e Fundação Nacional do Índio (Funai) estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 23, com representantes das comunidades indígenas Huni Kui-Kaxinawá, Madjpa-Kulina e Jaminawa, de Santa Rosa do Purus, para tratar sobre segurança pública nas comunidades.

“A ligação dos índios com bebidas alcoólicas e produtos ilícitos fez crescer a criminalidade e aumentar os índices de violência na cidade e nas comunidades indígenas”, destacou o assessor de Assuntos Indígenas do governo, Zezinho Kaxinawá

Zezinho Kaxinawá ressalta que esse diálogo é devido à preocupação com a onda de criminalidade ocorrida nas etnias e na fronteira do Brasil com o Peru. Nos últimos três anos, quatro índios foram assassinados no município, causando inquietação à comunidade indígena e ao Poder Público.

O secretário de Segurança do Acre, Emylson Farias, ressalta que o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) está à disposição para apurar os fatos e levar até as comunidades uma ação que vise coibir a criminalidade naquele local.

“Iremos fazer um acompanhamento mais detalhado dos fatos que foram narrados nesta reunião, para que possamos integrar as forças de segurança e realizar um trabalho mais intenso naquela região e na fronteira com o Peru, para que, assim, seja devolvida a segurança à população”, declarou Emylson Farias.

Ufac recebe 1° estudante com síndrome de Down


A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu na manhã desta segunda-feira, 23, para início do semestre letivo de 2015, a primeira estudante portadora de síndrome de Down. Trata-se de Raysa Braga de Menezes, que se submeteu ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para o curso de licenciatura em Educação Física. Ela é oriunda do sistema público, cursando todo o ensino fundamental na escola Alcimar Nunes Leitão.

Para Raysa, que já havia feito o Enem duas outras vezes, na condição de “trainee”, entrar na Ufac foi a realização de um sonho. “Eu costumava vir à universidade junto com o meu pai [Francisco Moura de Menezes], deixar e buscar minha mãe [Sofia Maria Braga de Menezes], que estudava Pedagogia, e sempre falava que um dia eu estaria aqui dentro. E agora, graças a Deus, consegui”, disse.

O curso de Educação Física foi uma opção longamente acalentada por Raysa, uma vez que ela já possui uma carreira vitoriosa como nadadora (estilos borboleta, crawl e costas) em competições paralímpicas. Ela acumula 36 medalhas, a maioria de primeiro lugar, em competições locais e nacionais. Em 2009, 2010 e 2011, ela representou o Estado nas Paralimpíadas Escolares, nas cidades de Brasília e São Paulo. E em 2013, a nova universitária participou do Circuito Caixa, em Uberlândia.



(Ascom-Ufac)