quinta-feira, 9 de abril de 2015

Toffoli nega pedido para suspender tramitação da PEC da maioridade penal


 O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou nesta quinta-feira (9), em liminar pedido de um deputado federal do PMDB para suspender a tramitação da proposta que prevê a redução da maioridade penal para 16 anos.

O deputado Cabuçu Borges (PMDB-AP) argumentou ao STF que a PEC 171 afeta cláusula pétrea da Constituição, pois a maioridade penal se trata de garantia individual. Segundo a argumentação do parlamentar, a questão da idade para cumprimento de pena seria, portanto, "imutável". Borges sustenta que a inconstitucionalidade já existe antes mesmo de a proposta ser aprovada.

A PEC (proposta de emenda constitucional) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal foi aprovada na semana passada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, por 42 votos a 17. O texto passará agora por uma comissão especial que vai discutir o tema por até 40 sessões antes da apreciação em plenário.

Toffoli entendeu, contudo, que o projeto ainda não está em fase de "efetivação". Por isso, segundo o ministro, não está presente um dos requisitos para concessão da medida cautelar --que é o receio de dano irreparável em razão de demora. A decisão do ministro tem caráter liminar e, portanto, o mérito sobre a constitucionalidade da redução da maioridade penal não foi analisado.

Acusados pela morte de garota pegam juntos mais de 115 anos de prisão


Luana Freitas, de 15 anos, foi morta em 2014 durante tentativa de assalto. Condenação é de regime fechado e sem direito de apelar em liberdade.

A 3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco condenou, na tarde desta terça-feira (7), quatro envolvidos na morte da adolescente de 15 anos, Luana Souza de Freitas, morta no dia 28 de agosto de 2014 com um tiro no tórax, durante uma tentativa de assalto à casa dela, localizada no bairro Conquista. Somadas, as penas chegam a mais de 115 anos. Os acusados respondem pelos crimes de roubo qualificado e corrupção de menores. Wellington de Souza Lima foi sentenciado a 30 anos, 10 meses e 16 dias de reclusão. Em seguida vem Marcos José Castro Virginio, condenado a 31 anos, seis meses e 20 dias, Jefson Castro da Silva pegou  39 anos, 10 meses e 20 dias e Bruno Souza da Silva, condenado a13 anos, cinco meses e 10 dias.

Expostas e comprovadas as provas da materialidade do crime, o juiz Raimundo Nonanato os condenou a mais de 115 anos de prisão, inicialmente em regime fechado e sem o direito de apelar em liberdade. A decisão também levou em consideração que no mesmo dia do assalto, o pais Aldeci de Freitas  e o irmão da vítima, Lucas de Freitas, de 18 anos, também atingidos por tiros, sofreram consequência físicas por terem ficado mais de 30 dias em tratamento de saúde.

Ministério do Esporte vai liberar recursos para recuperar as quadras esportivas de Rio Branco


 Todas as quadras esportivas localizadas nos bairros de Rio Branco que foram atingidas pela enchente do rio Acre serão recuperadas. A garantia foi dada ontem (8) pelo ministro George Hilton durante audiência concedida ao prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, e ao deputado Alan Rick (PRB-AC), que intermediou a liberação dos projetos orçados em R$ 1 milhão.

O prefeito Marcus Alexandre disse que aguarda agora o parecer técnico do Ministério do Esporte para a contratação das obras. “Foi fundamenta o apoio do deputado Alan Rick para que conseguíssemos o sinal verde do ministro George Hilton e com a liberação dos recursos teremos a oportunidade de recuperar todos esses espaços danificados pela cheia histórica” – garantiu.

Alan Rick voltou a se colocar à disposição da Prefeitura de Rio Branco sempre que houver necessidade do seu apoio junto ao colega de partido, George Hilton, uma vez que as quadras dos bairros de Rio Branco são de fundamental importância para os jovens e adultos que praticam atividades saudáveis.

CAMPEONATO ACREANO: Dupla Ge-Ge brilha, Atlético-AC vence Amax e é vice-líder do Acreano


Galo Carijó faz 3 a 0 no Azulão de Xapuri, completa terceiro jogo sem derrota no estadual e encosta no líder Galvez. Time do interior não vence há três partidas

O Atlético-AC continua a sequência positiva no Campeonato Acreano. Nesta quarta-feira (8), o Galo Carijó bateu a Amax por 3 a 0, na Arena da Floresta, em Rio Branco, em noite inspirada do meia-atacante Geovani, autor dos dois gols, chegou ao terceiro jogo sem derrota e assumiu a vice-liderança do estadual. O atacante Gessé marcou último gol do Galo Carijó.

O primeiro gol do jogo saiu aos seis minutos da primeira etapa. Geovani abriu o placar para o time celeste, após receber bom passe, entrar na área da Amax e tocar com categoria na saída do goleiro Thiago, do Azulão. O mesmo Geovani ampliou o placar para o Galo Carijó aos três minutos da etapa final, em cobrança de penalidade cometida por Éder, que colocou a mão na bola dentro da área da Amax.

O Atlético-AC quase ampliou o placar, aos 28 minutos do segundo tempo, com Testinha, que acertou o travessão de Thiago. Mas o terceiro gol não demorou a sair. Aos 31 minutos, após cobrança curta de escanteio feita por Testinha, o lateral-esquerdo Antônio Marcos cruzou na cabeça de Gessé, que não desperdiçou a oportunidade e fechou o placar: 3 a 0 Atlético-AC.

O resultado mantém a Amax na sexta posição no estadual, com quatro pontos. O Galo Carijó chega aos 13 pontos, ultrapassa o Rio Branco, e fecha a sexta rodada na segunda posição, dois pontos atrás do líder Galvez.

As duas equipes voltam a jogar no domingo (12), no estádio Florestão, na capital acreana. A Amax encara o Vasco-AC, às 15h30 (local). O Atlético-AC entra em campo logo depois, às 17h30 (local), contra o Plácido de Castro, em duelo direto dentro do G-4.

CAMPEONATO ACREANO: Em jogo de cinco gols, Vasco-AC vira sobre Plácido e vence a1° no Acreano


Cruz-Maltino fica atrás no placar por duas vezes, mas com um jogador a mais em campo, reverte desvantagem e derrota Tigre do Abunã, por 3 a 2, na Arena


Em uma partida emocionante, com cinco gols, o Vasco-AC superou o Plácido de Castro, na noite desta quarta-feira (8), na Arena da Floresta, por 3 a 2, e conquistou a primeira vitória no Campeonato Acreano 2015. Os gols do triunfo Cruz-Maltino foram marcados por Welington Peteca, Cairo e Daniego. Renan Plácido e Serginho marcaram para o Tigre do Abunã.

O resultado faz o Vasco-AC chegar aos quatro pontos, ainda na sétima posição no estadual, mas com três pontos a mais que o lanterna Alto Acre. O Tigre do Abunã permanece com 10 pontos, na quarta colocação.

Os dois times voltam a campo no domingo (12), no estádio Florestão, na capital acreana. O Vasco-AC encara a Amax, às 15h30 (local). O Plácido de Castro vai tentar a recuperação contra o Atlético-AC, a partir das 17h30 (local).

VIRA,VIROU

O Plácido de Castro iniciou a partida tomando a iniciativa e indo para o ataque. E a atitude agressiva deu certo. Aos sete minutos, Ismael Ismael fez grande jogada e deixou o artilheiro placidiano Renan Plácido livre para marcar o primeiro do Tigre do Abunã, de primeira.

O gol acordou o Vasco-AC, que buscou o ataque e não demorou para chegar ao empate. Aos 10, Welington Peteca ganhou na velocidade da defesa adversária e deixou tudo igual, na saída do goleiro Augusto, do Plácido de Castro.

O empate equilibrou a partida e deixou as disputas pela bola mais fortes. A disposição dos jogadores foi tanta que acabou prejudicando o Plácido de Castro. Aos 28 minutos, o volante Cavalo acabou expulso depois de cometer uma sequência de faltas. Mesmo em desvantagem, o Plácido seguiu buscando o ataque na primeira etapa, mas os 45 minutos terminaram empatados.

No segundo tempo não demorou muito para a bola balançar a rede. O atacante Ismael sofreu pênalti cometido pelo goleiro André. Na cobrança, Serginho colocou o Tigre do Abunã na frente no placar: 2 a 1.

Em desvantagem, o Vasco-AC apostou na entrada de mais um atacante e a mudança feita pelo técnico Faísca deu certo. Oito minutos depois de entrar no jogo, Cairo aproveitou cruzamento pelo lado esquerdo para empatar a partida novamente.

Mesmo com um jogador a menos, o Plácido de Castro seguiu em busca do ataque e por pouco não chegou ao terceiro gol, aos 27 minutos. Renan Plácido fez excelente jogada, mas finalizou no travessão de André.

O castigo para o Tigre do Abunã saiu aos 44 minutos da etapa final. Depois de bola lançada na área do Plácido de Castro, o atacante Daniego dominou e finalizou com precisão para vencer o goleiro Augusto e marcar o gol da vitória do Cruz-Maltino, resultado que faz o time da Fazendinha respirar no Campeonato Acreano.