segunda-feira, 30 de março de 2015

PT Divulga manifesto dizendo que partido está sob forte ataque


Documento chega a comparar o atual cenário ao de 1989, quando o sequestro do empresário Abílio Diniz foi atribuído ao partido


O PT divulgou nesta segunda-feira (30/03) um manifesto, que foi composto por dirigentes estaduais do partido, com aval do presidente nacional da legenda, Rui Falcão, e do ex-presidente Lula. O documento diz que o PT está "sob forte ataque" e chega a comparar ao cenário de 1989, quando o sequestro do empresário Abílio Diniz foi atribuído ao partido.

A questão foi vista pelo petista como um dos fatores determinantes para a derrota de Lula na disputa presidencial contra Fernando Collor. "Em nossa história de 35 anos, muitas vezes investiram contra nós. O fato mais marcante, numa longa trajetória de manipulações, foi imputarem ao PT o sequestro do empresário Abilio Diniz", diz trecho do primeiro parágrafo.

"A ofensiva de agora é uma campanha de cerco e aniquilamento", continua o texto, que acusa um sujeito indefinido de já ter proposto no passado ser "preciso acabar com a nossa raça". O documento diz ainda que "não suportam" o fato de o PT ter tirado da miséria extrema 36 milhões de brasileiros e brasileiras, em "tão pouco tempo" e que, por isso, tentam criminalizar o PT.

"Não toleram que, pela quarta vez consecutiva, nosso projeto de país tenha sido vitorioso nas urnas", diz o texto que lembra a eleição de um operário, em referência a Lula, e de uma mulher que combateu a ditadura, em referência a Dilma. Na linha de argumentação de que a oposição tenta um terceiro turno, o manifesto diz que "maus perdedores no jogo democrático tentam agora reverter, sem eleições, o resultado eleitoral".

Ao falar das denúncias de escândalos na Petrobras, o documento dos dirigentes petistas diz que querem fazer do PT "bode expiatório da corrupção nacional" e repete que o partido é favorável à completa investigação de malfeitos e afastamento de partidários, caso sejam condenados em virtude de "falcatruas".

Documentos do governo dos EUA afirmam que Dilma roubou bancos no período militar


Ainda recém empossada Ministra da Casa Civil do governo Lula, Dilma foi classificada pelo governo americano como ladra de bancos e cofre de Adhemar de Barros, segundo informações hackeadas pelo Wikileaks do governo dos Estados Unidos, a informação foi oriunda do ex-embaixador John Danilovich, que assim descreveu Dilma ao departamento de Estado americano:

Junto a vários grupos clandestinos, Dilma Rousseff organizou três assaltos a banco e cofundou a Vanguarda Armada Revolucionária de Palmares. Em 1969, ela planejou o lendário roubo conhecido como ‘Roubo do Cofre do Adhemar.

Desde esta informação Dilma passou a ser acompanhada de perto pelo governo americano, quem não se lembra do desconforto diplomático da divulgação de informações pelo ex-funcionário da CIA de que o governo americano interceptava informação do governo brasileiro.

O documento do qual o Wikileaks teve vazou, também informa da prisão de Dilma pelo regime militar:

Rousseff separou-se de seu primeiro marido, Claudio Linhares, que em janeiro de 1970 sequestrou um avião para Cuba e lá permaneceu. No mesmo mês, ela foi presa pelo regime.

A resposta da então ministra do governo Lula ao senador Agripino Maia (DEM-RN) sobre ter orgulho de ter mentido durante a tortura foi registrada como “um desempenho impressionante em uma sabatina hostil” por parte do ministro conselheiro dos EUA, Phillip Chicola, em maio de 2008.

Desde o início de seu primeiro mandato Dilma tenta incriminar os militares pelo regime e reescrever a história fazendo dos guerrilheiros de outrora em heróis da história, por outro lado transformando os militares que luraram contra as guerrilhas em monstros que precisam ser punidos e lembrados como bandidos que agiram contra a pátria e não o contrário. Para isso foi criada a Comissao Nacional da Verdade, que na teoria analisa crimes do período militar, mas na prática somente tenta incriminar exclusivamente os militares pelo regime, como se fossem os demônios da história, em contraponto aos mocinhos das guerrilhas.

 (Com informações G1)

Silvio Santos faz sucesso na Web com pegadinha dos zumbis


Na noite deste domingo, 29, o apresentador e presidente do SBT exibiu mais uma das suas famosas pegadinhas, desta vez, com zumbis.

O vídeo chamou a atenção até mesmo da imprensa internacional, caso de sites como The Telegraph, The Sun, Daily Mail, Gawker e Huffington Post. Em todos, a produção caprichada da equipe do SBT foi um dos pontos altos.

Na internet, o vídeo está por todos os lados.

Na pegadinha, uma pessoa está sozinha no vagão de metrô no Ceará, quando as luzes começam a falhar e uma voz avisa nas caixas de som que o sistema passa por problemas. Logo, uma onda de fantasiados como zumbi atacam o vagão e, a vítima, lá dentro, se desespera.

A última pegadinha de Silvio Santos que fez tanto sucesso assim foi com a Menina Fantasma que surgia em um elevador, em 2012.

Os mortos vivos estão com tudo. A série de TV The Walking Dead é líder de audiência na TV norte-americana, inspirada por uma série homônima de quadrinhos igualmente bem-sucedida.

A recepção do público é tão boa que o criador Robert Kirkman desenvolveu um trama derivada, que também se passará neste apocalipse zumbi, chamada Fear The Walking Dead.

Vasco desembarca em Rio Branco na noite desta segunda-feira


Após empatar com o Botafogo em 1 a 1 no último domingo, 29, pelo Campeonato Carioca, o a equipe do Vasco da Gama (RJ) desembarca na noite desta segunda-feira, 30, no Aeroporto Internacional de Rio Branco. A expectativa é que o time da colina chegue na capital por volta das meia-noite. A Força Jovem, torcida organizada do Vasco no Acre, prepara uma grande festa para recepcionar os jogadores.  Pelas redes sociais, centenas de vascaínos estão marcando para fazer uma mobilização às 22h no aeroporto. Antes disso, os torcedores se concetrarão num posto de gasolina próximo a fábrica da Coca-Cola, no Distrito Industrial, para realizar uma carreata até o aeroporto. Após desembarcar, o Vasco segue para o Hotel Holiday Inn, onde ficará hospedado durante a estadia no Acre. Na terça-feira, por volta das 16h, o time carioca fará um treino no Estádio Florestão. Os portões serão abertos para a torcida. O Vasco enfrenta o Rio Branco FC na primeira partida de ida da Copa do Brasil na próxima quarta-feira, dia 1. O jogo está marcado para iniciar às 17:30 no estádio Arena da Floresta e terá transmissão ao vivo do Sportv para todo o Brasil. Os ingressos ainda podem ser adquiridos na Rede de Supermercados Araújo e na Bilheteria do Estádio José de Melo. O valor da entrada é de R$ 90 e R$ 45 para estudante.  

Parceria com Sony garante Spotify no PlayStation


   O Spotify e a Sonyanunciaram uma parceria hoje. O principal resultado é a chegada do serviço de streaming ao videogamePlaystation.

A parceira acontece após a Sony abandonar o Music Unlimited, seu serviço de streaming. O Spotify terá aplicativos para o Playstation 3 e Playstation 4.

A novidade foi anunciada em um post no blog oficial do Playstation. O texto de Eric Lampel, vice-presidente da Sony Network Entertainment, afirma que a parceria é exclusiva. Em outras palavras, um aplicativo do Spotify não deve chegar tão cedo ao XboxOne, console da Microsoft.

A parceria também atinge usuários dos smartphones da linha Xperia. Agora, usando um aparelho da Sony, será possível vincular a conta do Spotify à conta da Playstation Network, usada no Xperia.

Com isso, o usuário poderá comandar o Spotify no Playstation com o smartphone. Será possível mudar de música, pausar ou escolher uma playlist sem precisar sair de um game.

A parceira, infelizmente, não traz boas notícias quando à assinatura. O preço cobrado de um usuário do Playstation será o mesmo que qualquer outro cliente pagaria.

O benefício é que pessoas com uma conta ativa da Music Unlimited (o finado serviço da Sony) ganharão dois meses grátis para usar o Spotify. Já novos usuários ganharão apenas um mês (o mesmo que qualquer novo usuário do Spotify ganharia).

O serviço de streamings poderá ser usado a partir de hoje nos consoles da Sony.

Apple Watch lidera boom de tecnologia da Saúde


 a Apple e outras empresas estão criando produtos equipados com sensores que têm o potencial de coletar dados sobre a pressão arterial, por exemplo


À medida que a Apple Inc. e outras empresas afins do Vale do Silício avançam para o território da assistência médica, o órgão responsável por supervisionar esse campo nos EUA disse que dará liberdade para que o setor de tecnologia desenvolva novos produtos sem regulamentações excessivamente estritas.

Bakul Patel, que administra a nova onda de produtos de saúde destinados ao consumidor no Food and Drug Administration (FDA), disse que a maioria dos aparelhos de vestir, como o Apple Watch, que serão lançados em breve, e os aplicativos para smartphones com foco na saúde, têm certo espaço de manobra antes de passar por um exame minucioso do órgão governamental.

“Estamos adotando uma abordagem muito leve, quase sem interferir”, disse Patel, subdiretor de saúde digital do FDA, em uma entrevista. “Se existe uma tecnologia que pode motivar as pessoas a estar saudáveis, não queremos nos envolver”.

O FDA está definindo seu papel em um momento em que a assistência médica e a tecnologia voltada para o consumidor estão se misturando.

A Apple, a Samsung Electronics Co. e outras empresas estão criando produtos equipados com sensores que têm o potencial de coletar qualquer informação sobre a pressão arterial, a temperatura corporal, os níveis de glicose, a hidratação, os níveis de oxigênio e as condições do ar exterior.

Algoritmos de software estão sendo desenvolvidos para coletar distintas informações sobre a saúde de uma pessoa a fim de oferecer um diagnóstico de possíveis doenças que, de acordo com seus apoiadores, poderia acabar sendo mais exato do que o de um médico.

Recursos e diretrizes

Uma questão urgente é se o FDA e outros órgãos têm os recursos e o pessoal necessários para supervisionar esse setor que avança a passos largos, disse Malay Gandhi, diretor administrativo da Rock Health, uma empresa de capital de risco com foco na saúde e sede em São Francisco.

O orçamento anual do FDA é de cerca de US$ 4,5 bilhões, um quarto dos US$ 18 bilhões em lucros gerados pela Apple em seu trimestre mais recente.

Patel disse que a Apple, o Google Inc. e outras corporações devem ter um papel na análise de aplicativos para assegurar que os desenvolvedores de software não estejam exagerando os benefícios de seus produtos. Ambas as empresas visitaram a sede do FDA em Maryland para conversar sobre suas iniciativas na área de saúde, disse ele.


O órgão emitiu diversas diretrizes para explicar quando pretende examinar mais de perto os aparelhos de vestir e os aplicativos de smartphones.

As preocupações do FDA se concentram em acessórios e software que tentam reproduzir as funções de um aparelho médico — não nos recursos que simplesmente monitoram os passos ou o ritmo cardíaco, disse Patel. Uma questão fundamental é como uma pessoa poderia ser prejudicada caso o produto falhe.

As diretrizes do FDA sobre a regulamentação de aplicativos móveis, publicadas em fevereiro, deixam os aplicativos de monitoramento de atividades físicas e outros produtos relativos ao bem-estar praticamente de fora de qualquer controle, enquanto que a tecnologia utilizada para diagnósticos, tratamentos e prevenção será analisada com mais atenção.

Depende muito de como o aparelho é comercializado, disse Patel. Se uma empresa promove um produto que auxilia médicos a tomar decisões médicas, isso exigirá uma supervisão maior, disse ele. Em janeiro, o FDA aprovou pela primeira vez um aplicativo para iPhone que monitora o nível de glicose.

Confiança

O FDA observará de perto as novas tecnologias que pretendem diagnosticar doenças ou recomendar tratamentos, disse Patel. O CEO da Apple, Tim Cook, disse na CNBC neste mês que aparelhos e serviços como o Apple Watch e o sistema HealthKit de sua empresa talvez possam ajudar a identificar algumas doenças e casos de câncer nas próximas décadas.

“Precisamos ter confiança no que obtemos”, disse Patel. “A trajetória foi traçada e todos os sinais apontam nessa direção, mas, do mesmo modo, a pesquisa e a ciência precisam nos dar essa confiança. Tudo se resume a se vai funcionar ou não”.

Patel disse que, à medida que mais produtos relativos à saúde chegarem às mãos dos consumidores, as responsabilidades de supervisão do FDA se tornarão cada vez mais fundamentais.

“O FDA tem um papel a cumprir para oferecer aos pacientes e consumidores um nível de confiança em que possam utilizar (esses produtos)”, disse ele.

Seis São preso na Cidade do Povo por tráfico e roubo


Uma operação de combate a criminalidade desencadeada neste fim de semana, pela Polícia Civil, na Cidade do Povo, resultou em seis pessoas presas: dois por tráfico de drogas, um por receptação e três por crimes contra o patrimônio, roubos e furtos.unnamed (1) Com a instalação de uma delegacia na Cidade do Povo, unidade policial exclusiva para investigação, a Polícia Civil avançou no levantamento dos crimes naquela comunidade, identificando os autores, principalmente os que praticavam delitos contra o patrimônio. A informação foi veiculada pela Agência Acre. Segundo o delegado Getúlio Teixeira, os crimes contra o patrimônio (roubos e furtos) são o que instabilizam a sensação de segurança das pessoas. “Com essa preocupação e apoiados pelos moradores, que abraçaram a iniciativa da polícia, tivemos avanços na investigação. Ingressamos com as representações de prisão, que foram deferidas pelo órgão ministerial competente”, explicou Teixeira. Conforme o delegado, a Polícia Civil busca, em primeiro lugar, não deixar o crime ocupar territórios na comunidade. “O cidadão que se aventurar pelo bairro [Cidade do Povo] para promover delitos, a polícia vai agir para evitar. É isso que estamos fazendo”, destacou.

Criador de Site da deep web é preso por lavagem de dinheiro


As autoridades tchecas notaram uma tentativa suspeita de compra de uma mansão feita apenas em bitcoins
Marcus Vinícius Brasil, de Info Online
São Paulo - Depois do desaparecimento do Evolution, site da deep web que sumiu sem deixar rastros há algumas semanas, para desespero dos usuários, outro grande golpe realizado no submundo da internet foi desvendado.

O programador Thomas Jirikovsky foi preso depois de lavar 40 milhões de dólares e tentar comprar uma mansão na República Tcheca, dinheiro provavelmente obtido depois de ele fechar o Sheep Market, na época um dos maiores mercados negros da deep web, e sumir com o dinheiro dos usuários.

O Sheep Market sumiu em dezembro de 2013, semanas depois de explodir em uso por causa do fechamento da Silk Road e da prisão de seu suposto criador, o americano Ross Ulbricht. Mas bastaram algumas semanas para que a página fosse tirada do ar por seus criadores, em um dos maiores golpes da história da deep web.

O curioso é notar que nem isso assustou os usuários, que voltaram a colocar seu dinheiro em outros mercados, inclusive o Evolution, que provavelmente aplicou a mesma fraude.

Jirikovsky já havia sido exposto antes. Logo após o sumiço do Sheep Market, um hacker conseguiu traçar a origem do programador descuidado, e revelou na web todos os seus dados, disponíveis em uma página do Facebook. Mas o golpista negou seu envolvimento e até agora havia escapado das autoridades.


A sorte dele começou a mudar na semana passada. As autoridades tchecas notaram uma tentativa suspeita de compra de uma mansão no valor de 345 mil dólares em nome do avô de um jovem programador.

A investigação levou à esposa de Jirikovsky e ao fato de que toda a compra havia sido feita em bitcoins. Foi o fim da linha para o fundador do Sheep Market.r

Para Rede, lei que dificulta criação de partidos não será obstáculo


Detalhes Criado  
Objetivo da sigla é lançar candidaturas próprias nas principais capitais do País em 2016


M Silva Quatro dias após a presidente Dilma Rousseff sancionar lei que dificulta a criação de partidos políticos, o porta-voz da Rede Sustentabilidade, Basileu Margarido, afirmou que a mudança não vai atrapalhar o registro da nova legenda, que tem à frente a ex-senadora Marina Silva, terceira colocada nas eleições presidenciais do ano passado.

Até o fim de abril, serão apresentadas as assinaturas que faltam para permitir a aprovação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O objetivo da sigla é lançar candidaturas próprias nas principais capitais do País em 2016.

De acordo com Basileu, cerca de 450 mil assinaturas já foram aprovadas pelo TSE. A Rede precisa validar mais 32 mil para obter o número exigido. Para garantir uma margem de segurança, cerca de 80 mil foram protocoladas nos cartórios eleitorais.

Segundo o porta-voz, 80% delas foram apresentadas antes da sanção da lei, o que tornaria o efeito da nova regra "muito pontual" para o registro da Rede. Um trecho da nova lei define que somente pessoas sem filiação partidária podem assinar fichas para a criação de novos partidos. A cúpula da Rede fez no fim de semana a última reunião antes de ingressar com o pedido de criação do partido no TSE.

Contraponto

O diagnóstico feito pela Rede não é consensual. Em entrevista ao Estado, publicada ontem, o advogado especialista em direito eleitoral Ricardo Penteado afirmou que o partido de Marina foi vítima da nova regra.

— Como a Rede não terminou o recolhimento de assinaturas de apoiamento, vai ser assim violentamente atingida. Porque todos os nomes que ela já trouxe e todos aqueles que vai trazer terão de ser rechecados pela Justiça para saber se são ou não filiados a um partido político.

Após a apresentação das assinaturas, o TSE terá 30 dias para se pronunciar. Integrantes da Rede, entretanto, já começam a se organizar para as eleições municipais de 2016.

Segundo Basileu, o foco principal será levar candidaturas próprias em grandes capitais do País, nas quais Marina teve expressiva votação nas eleições de 2010, concorrendo pelo PV, e de 2014, pelo PSB. Após a formalização da Rede, começará um trabalho de filiação daqueles que desejam se candidatar. A ex-senadora, que participou das discussões apenas no sábado, deve permanecer filiada ao PSB até que o registro do novo partido seja liberado.

Deputada Federal Jéssica Sales cumpre agenda em Cruzeiro do sul


A pedido de delegados da região, a parlamentar esteve em Cruzeiro do Sul, para tratar da PEC 443\2009, de autoria do Deputado Bonifácio Andradra (PSDB- MG), que cria piso salarial para delegados e advogados públicos.

O encontro aconteceu na última sexta-feira, 20 no auditório da Delegacia Geral de Cruzeiro do Sul. Estiveram presentes, os delegados da Polícia Civil e Federal de Cruzeiro do Sul.

Os profissionais solicitaram a reunião com a parlamentar para pedir apoio na aprovação da Proposta de Emenda Constitucional – PEC 443/2009, que tramita na Câmara dos Deputados, com a finalidade de equiparar os salários das carreiras jurídicas aos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Com a mudança da legislatura, a matéria foi arquivada, mas apedido dos parlamentares voltou a ser discutida.

A proposta garante um piso salarial digno aos advogados públicos, delegados federais e da polícia civil dos estados e procuradores municipais, entre outros, de forma a assegurar condições para que exerçam suas atividades profissionais. Com a aprovação da PEC, os subsídios do nível mais alto dessa carreira equivalerão a 90,25% dos subsídios mensais dos ministros, que hoje é de R$ 28.059.

“Esta PEC é importante por dar condições para que as pessoas que ocupem os cargos definidos na proposição possam receber de acordo com a responsabilidade que tem no exercício de suas atividades. A remuneração digna é uma prerrogativa de todos, que, com certeza,  proporciona um melhor atendimento à sociedade”, destacou a parlamentar cruzeirense, durante a reunião, ao enfatizar seu irrestrito apoio dos profissionais.

De acordo com o delegado Elton Futigami, a categoria espera com ansiedade a aprovação da PEC, que na opinião dele, será um marco de valorização acima de tudo, a carreira profissional, fazendo com que sejam vistos e valorizados de modo igualitário frente às demais instância do judiciário. 

Piloto de Airbus tinha tendências suicidas, dizem promotores



Team-Mueller/ReutersAndreas Lubitz, copiloto de avião da Germanwings: o segundo gravador do avião, que contém dados do voo, ainda não foi recuperado

Berlim - O copiloto da companhia aérea Germanwings suspeito de ter derrubado um avião nos Alpes franceses propositalmente na semana passada chegou a ser tratado por tendências suicidas, disseram promotores federais alemães nesta segunda-feira.

“Vários anos atrás, antes de obter seu brevê, o copiloto passou por um longo período de tratamento psicoterapêutico com tendências suicidas perceptíveis”, informou o escritório da promotoria da cidade de Duesseldorf, onde o piloto Andreas Lubitz morava e que era o destino do voo que partiu de Barcelona.

O escritório, que citou “documentação médica relevante” como base de suas descobertas, acrescentou que, depois aquele período, Lubitz não mostrou quaisquer sinais de comportamento suicida ou tendências agressivas em relação a outros nas visitas aos médicos.

O Airbus da Germanwings caiu em uma região remota dos Alpes franceses na terça-feira passada, matando todas as 150 pessoas a bordo. Os investigadores acreditam que Lubitz, de 27 anos, trancou o piloto do lado de fora da cabine e levou o avião a se chocar com a encosta de uma montanha deliberadamente.

Os promotores declararam nesta segunda-feira que não encontraram qualquer indício de que Lubitz estava planejando um ataque assim, nem as razões para tê-lo cometido.

“Nenhuma circunstância em especial veio à tona, seja em sua vida pessoal ou no trabalho, que tenha criado uma teoria plausível sobre um possível motivo”, disse o comunicado dos promotores.

A porta-voz da Lufthansa, à qual pertence a Germanwings, declarou que os prontuários médicos estão sujeitos à confidencialidade entre médico e paciente e que por isso a empresa não tem conhecimento de seu conteúdo.

De acordo com a lei alemã, os empregadores não têm acesso aos prontuários médicos de seus empregados, e as licenças médicas que dispensam um funcionário do trabalho não trazem informações sobre suas condições de saúde.

Os investigadores afirmaram nesta segunda-feira que estão abrindo uma rota de acesso ao local do acidente para acelerar o inquérito.

O segundo gravador do avião, que contém dados do voo, ainda não foi recuperado.

Kay Kratky, membro do conselho da Lufthansa na Alemanha, declarou em um programa de entrevistas alemão no domingo à noite que, devido à força com que a aeronave atingiu a montanha, é possível que os sinalizadores do gravador tenham sido danificados e não estejam funcionando adequadamente.

“Tenho esperança de que iremos encontrar o gravador durante a busca física”, disse ele.

Separadamente, a polícia de Duesseldorf declarou que uma avaliação completa dos itens retirados das residências de Lubitz irá levar algum tempo.

Acre tem o maior valor médio do Bolsa Família, aponta ministério


O valor médio dos benefícios do Programa Bolsa Família no Acre é o maior do Brasil. Os dados foram publicados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O valor médio do benefício no País é de R$ 167,74 por família, no Acre, por exemplo, o valor é de R$ 237,25. Em março, serão repassados R$ 18.66.761, para 78.689 famílias beneficiadas pelo programa no Estado. São mais de R$ 2,3 bilhões em todo o País. Segundo o MDS, o pagamento do benefício complementará a renda de quase 14 milhões de famílias pobres e extremamente pobres em todo o Brasil, neste mês. O benefício é pago nos últimos dez dias úteis de cada mês, de forma escalonada. Para saber em que dia sacar o dinheiro, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. Para cada final do NIS, há uma data correspondente por mês que indica o primeiro dia em que a família pode fazer o saque. Os recursos ficam disponíveis para saque durante 90 dias. O Bolsa Família é um programa que contribui para o combate à pobreza. Ele faz isso de duas formas: transfere a cada mês uma quantia em dinheiro diretamente às famílias e acompanha, nas áreas de saúde e educação, as crianças, os adolescentes e as mulheres grávidas que recebem o benefício. O saque é feito com cartão emitido em nome do responsável familiar, que é preferencialmente mulher. O valor depositado também é calculado por um sistema e depende do tamanho da família, da idade das pessoas e da renda que todas as pessoas da família recebem. Por isso, as famílias podem receber valores diferentes.

IGP-M acelera alta em março com avanço dos preços no atacado


Varejo: Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, subiu 1,42 por cento neste mês
São Paulo - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,98 por cento em março, ante avanço de 0,27 por cento em fevereiro, em meio à retomada da alta dos preços no atacado e da aceleração no varejo.

O resultado ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters, cuja mediana apontava alta mensal de 0,91 por cento.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta segunda-feira que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, avançou 0,92 por cento, após variação negativa de 0,09 por cento no mês anterior.

No IPA, os produtos agropecuários passaram a subir 2,47 por cento em março, após registrarem queda de 0,06 por cento no mês anterior. Entre as maiores influências positivas, a soja em grão registrou avanço de 8,30 por cento, contra recuo de 6,39 por cento em fevereiro.

Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, subiu 1,42 por cento neste mês, contra alta de 1,14 por cento em fevereiro.


Nos preços ao consumidor, a principal contribuição para o resultado partiu do grupo Habitação, cuja alta acelerou a 2,93 por cento, ante 1,19 por cento.

Nesta classe de despesa, destacou-se o item tarifa de eletricidade residencial, com alta de 16,84 por cento após 3,68 por cento em fevereiro.

A FGV informou ainda que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve alta de 0,36 por cento, após avanço de 0,50 por cento em fevereiro.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

Seis de Agosto recebe grande intervenção de limpeza e recuperação da prefeitura de Rio Branco no pos-alegação


O prefeito Marcus Alexandre vistoriou, na manhã do sábado, 28, o serviço de limpeza e desobstrução de vias, realizado pelas equipes de trabalho da operação pós-alagação no bairro Seis de Agosto. Acompanhado dos secretários da SEMSUR, Kellyton Carvalho, de Obras Públicas, Ana Cláudia Cunha e do diretor técnico da EMURB, José Carlos Fernandes, ele visitou as travessas Feijó e Praxedes e as ruas 1º de Maio, Cearense e Santa Terezinha.



O bairro Seis de Agosto foi um dos locais mais afetados pela enchente histórica do Rio Acre, tendo passado mais de 30 dias debaixo d’água. Agora são necessárias diversas ações para garantir o tráfego no local e a segurança para o retorno dos moradores as suas casas.



Segundo o prefeito Marcus Alexandre, a limpeza e desobstrução das ruas é a primeira parte dessa ação, para em seguida iniciar a recuperação das ruas que foram gravemente destruídas pelas águas. “Por enquanto, o trabalho é esse aqui, para, no menor prazo possível, garantir que as pessoas tenham condição de voltar para casa. O próximo passo é fazer a manutenção das ruas. E sabemos que o desafio é grande”, concluiu.



Quem acompanha de perto o trabalho das equipes da prefeitura é o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Seis de Agosto, Oséias Silva. Para ele, todo o empenho das equipes é valorizado pela comunidade que reconhece a necessidade e a dificuldade da limpeza, manutenção e reconstrução das áreas atingidas pela alagação.

“O nosso bairro sofreu muito com a alagação deste ano. Somos gratos a esse trabalho que já dura a semana inteira. Aos poucos  tudo vai voltando ao normal. E graças a essa ação da prefeitura aqui no bairro, nossa comunidade pode ter mais dignidade depois de todo o sofrimento passado na alagação”, disse Oséias.



O prefeito Marcus Alexandre garantiu que as equipes permanecem no local até que todo o trabalho necessário seja executado. “Em algumas ruas, já passamos duas ou três vezes para concluir com os moradores a limpeza. Aqui é um dos bairros mais afetados da nossa cidade. Com a descida das águas, assim que for possível, iniciaremos a reconstrução dos pontos destruídos nas vias”, concluiu.



Até o momento a operação de limpeza pós-alagação coordenada pela secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), já recolheu mais de doze mil toneladas de lixo, entulho e lama das cerca de 700 ruas dos 53 bairros atingidos pela enchente histórica do Rio Acre em Rio Branco.

Na capital, Bope prende dois homens por porte ilegal de arma


Prisão ocorreu na Estrada do Amapá, em Rio Branco, neste domingo (29). Durante abordagem, um revolver calibre 38 foi apreendido.

Dois homens foram presos na Estrada do Amapá, em Rio Branco, durante abordagem feita pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), neste domingo (29). Os suspeitos estavam em um carro e portavam uma arma calibre 38, sem registro, e 15 munições.

De acordo com o tenente Josemar Farias, do Bope, um dos suspeitos possui passagem por tráfico de entorpecentes. "Um deles tem uma vasta ficha criminal. Passagem por tráfico de entorpecentes. Foi dada voz de prisão e os dois foram encaminhados para a delegacia. Eles ficam à disposição da Justiça", disse.

Mercadante manifesta insatisfação de Dilma com fala de Levy


A presidente Dilma Rousseff escalou o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para transmitir sua profunda insatisfação com declarações do ministro da Fazenda,Joaquim Levy, de que ela nem sempre age da forma mais eficaz.

Dilma, segundo interlocutores, ficou irritada e indignada ao tomar conhecimento da fala de Levy, feita na terça-feira passada em um encontro em São Paulo, e divulgada no sábado, 28.

Mercadante telefonou ao ministro da Fazenda ainda no sábado, após tomar conhecimento da fala de Levy, feita numa palestra para ex-alunos e professores da Universidade de Chicago.

"Acho que há um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil... Não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno", disse ele, em inglês.

A avaliação no Planalto e no Congresso é que esse tipo de discurso vindo do principal ministro da área econômica e responsável por sanear as contas públicas do País dificulta as negociações em torno do ajuste fiscal.

É dado como certo que o tema deve interferir nas discussões em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, marcada para amanhã, quando o ministro pretende detalhar seu plano de corte de gastos e a política de retomada do crescimento.

Resistências

Em meio a sucessivas derrotas sofridas pelo governo no Congresso, um dos principais objetivos do Planalto é que o Senado retire de pauta projeto que obriga a presidente a regulamentar a troca dos indexadores da dívida de Estados e municípios com a União, reduzindo o valor devido.

Isso depende de a audiência de Levy na CAE não ser contaminada pelas suas recentes declarações.

"Ele (Levy) tem que tomar mais cuidado. É evidente que é ruim e dá munição para quem quer. A presidente já está sendo muito atacada", afirmou, reservadamente, um ministro próximo à presidente.

A avaliação de aliados é que, se o próprio ministro da Fazenda questiona a eficiência da presidente, é difícil convencer os congressistas a aderir a um pacote de medidas impopulares proposto por ela.

Para o Planalto e aliados, Levy, mais do que ninguém, precisa defender o governo em um contexto em que o ajuste enfrenta resistência da oposição e de partidos da base, entre eles o próprio PT.

Apesar do mal-estar causado pelas declarações, o Planalto trabalhará para minimizar o episódio.

Espera-se que Dilma se posicione na primeira oportunidade em que for questionada por jornalistas, mas uma reprimenda dura ao ministro fragilizaria ainda mais o governo nas negociações.

Reações

No Congresso, a polêmica deve fermentar com a ajuda da oposição e do próprio PT.

"Do ponto de vista político, a fala do ministro é temerária: ironiza a presidente em público. Isso corrói ainda mais a credibilidade do governo a que pertence", afirmou o senador José Serra (PSDB-SP), suplente da CAE.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), também integrante da CAE, disse que perdeu o cargo de ministro da Educação no primeiro mandato de Lula por ter criticado o governo de forma mais branda do que fez Levy.

Buarque ocupou o cargo entre 2003 e 2004 e foi demitido por telefone.

"Fui dizer coisas desse tipo sobre o Lula, sem nem citar o nome dele, e acabei caindo. Lembro da frase que eu disse: não precisa do Fome Zero, basta ampliar a Bolsa Família. Essas coisas é perigoso para um ministro dizer."

Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), "não é recomendado a um subordinado esse grau de liberdade". "Espera-se dele um discurso mais uníssono ao da presidente."

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que "ele quis dizer que a presidente é bem intencionada e, às vezes, as coisas não dão certo ou é difícil.

Levy não quis se pronunciar ontem. Na noite de sábado, ele divulgou nota dizendo que sua declaração foi mal interpretada.

Embraer anuncia venda de 17 aviões para a Air France-KLM

 
DivulgaçãoEmbraer E190: a encomenda inclui dois aviões desse modelo

Londres - A Embraer anunciou hoje uma venda firme de 17aviões regionais para a Air France-KLM, com valor de tabela de US$ 764 milhões.

O contrato também inclui opções da empresa aérea franco-holandesa para a compra de outros 17 aviões da Embraer, o que elevaria o valor potencial da venda a US$ 1,5 bilhão.

É comum, porém, que fabricantes de aviões ofereçam descontos no fechamento de grandes vendas.

A encomenda inclui dois aviões do modelo E190, com entrega prevista para começar este ano, e 15 unidades do ERJ175, que serão entregues a partir do início de 2016, informou a Embraer em comunicado.

As aeronaves serão utilizadas pela KLM Cityhopper, subsidiária da Air France-KLM que opera em rotas regionais e já dispõe de aviões dos dois modelos.

 Fonte: Dow Jones Newswires.