sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

FIES: CAMILI PEDE ESCLARECIMENTOS SOBRE NOVAS REGRAS PARA FINANCIAMENTO ESTUDANTIL


Plenário do SenadoO senador Gladson Cameli (PP-AC), em discurso nesta quinta-feira, 12, na tribuna do Senado, pediu esclarecimentos sobre as novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). As novas regras provocaram manifestações em todo o Brasil. Na terça-feira, 11, alunos de uma das maiores faculdades do Acre fizeram um protesto em Rio Branco, capital do estado, reivindicando informações sobre as mudanças ocorridas.
Para o senador, que tem como uma de suas bandeiras defender a juventude, o assunto precisa ser esclarecido e resolvido. “Solicitarei, por meio do meu gabinete, uma audiência com o ministro da Educação para que ele venha explicar sobre essas novas regras. Infelizmente, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, e são os alunos os mais prejudicados. Mas, espero que o governo e os órgãos competentes se responsabilizem e resolvam esse problema que tem afligido as famílias brasileiras”, ressaltou.
Cameli também convidou outros senadores para se associarem a essa temática da educação para dar uma resposta imediata aos jovens estudantes do país.
Dengue
Outro assunto destacado pelo senador Gladson Cameli na tribuna foi o crescimento da epidemia de dengue em Cruzeiro do Sul, cidade natal  do parlamentar. “Os números são alarmantes. Vou ter uma audiência com o ministro da Saúde para encontramos uma solução para acabar com a epidemia em nosso município”, afirmou.
Petrobras
Cameli destacou que é preciso apurar em detalhes todas as irregularidades operadas nos negócios da Petrobras. Mas, que é seja pautada pela cautela e com propostas construtivas. “Vamos defender a punição de todos os responsáveis pelos desvios cometidos. Mas vamos fazer isso de maneira responsável, em consonância com os preceitos constitucionais aplicáveis, de posse de todos os dados relevantes, sem dar chance à reprodução da cultura da impunidade e sem prejudicar a sociedade brasileira”, garantiu.
Com informações da Assessoria.
Veja também:
Com dinheiro público Randson pagou dívidas pessoais contraídas antes do mandato
Procurador investiga indícios de irregularidades em uso de verbas de gabinete na Aleac
Marina Silva – “As maiores ameaças para o Brasil são o atraso na política e a corrupção”
« Funcionário Público é abordado por policiais civis e registra B.O por assalto. | 2ª chamada de convocados para Ufac será divulgada nesta sext

MP INSTITUI NÚCLEO PARA ESTIMULAR A CONCILIAÇÃO


Com o objetivo de incentivar a negociação, mediação e conciliação no âmbito do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), reduzindo a judicialização de processos, o Procurador-Geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto assinou, no dia 4 de fevereiro, o Ato 07/2015, que institui o Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA). A idéia é incentivar ainda mais as práticas que envolvem a chamada autocomposição, que engloba negociação, mediação, conciliação e processo restaurativo.

O Ato leva em consideração a Resolução Nº 118 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que prevê a necessidade de se consolidar uma política permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos de autocomposição nos Ministérios Públicos brasileiros.

O NUPIA pretende atuar na interlocução entre membros do MP acreano, bem como com MPs de outros estados, poderes constituídos, órgãos, instituições, entidades privadas, parceiros institucionais e sociedade civil.

De acordo com Oswaldo D’Albuquerque, a adoção do Núcleo é uma tendência mundial, decorrente da evolução da cultura de participação, do diálogo e do consenso. “Queremos consolidar no âmbito do Ministério Público, uma politica permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos de autocomposição. A negociação, a mediação, a conciliação, as convenções processuais e as práticas restaurativas são instrumentos efetivos de pacificação social, resolução e prevenção de litígios” destaca.

A decisão de instituir o NUPIA também leva em consideração  orientação do CNMP quanto à importância da prevenção e da redução da litigiosidade, as controvérsias, os conflitos envolvendo o Poder Púbico e os particulares. “Com o NUPIA, os litígios podem ser resolvidos de forma célere, justa, efetiva e implementável”, acrescenta o Procurador-Geral.

O Ato 07/2015 prevê que para cumprir sua finalidade o NUPIA atuará, em conjunto ou separadamente, com os demais órgãos de execução do MPAC, competindo-lhe, dentre outras ações, propor à Administração Superior, aos Órgãos de Administração e de Execução, e Órgãos Auxiliares da Instituição, ações concretas voltadas ao cumprimento da Política Nacional de Incentivo à Autocomposição no âmbito do parquet, conforme diretrizes estabelecidas na Resolução CNMP 118/2014.

Negociação

A negociação é recomendada para as controvérsias ou conflitos em que o Ministério Público possa atuar como parte na defesa de direitos e interesses da sociedade, em razão de sua condição de representante adequado e legitimado coletivo universal.

Mediação

É recomendada para solucionar controvérsias ou conflitos que envolvam relações jurídicas nas quais é importante a direta e voluntária ação de ambas as partes divergentes.

“A mediação comunitária e a escolar, por exemplo, que envolvam a atuação  do Ministério Público, devem ser regidas pela máxima informalidade possível”, ressalta o Procurador-Geral.

Conciliação

Recomenda-se a conciliação para controvérsias ou conflitos que envolvam direitos ou interesses nas áreas de atuação do MP enquanto órgão interveniente e nos quais sejam necessárias intervenções propondo soluções para a resolução de conflitos ou de controvérsias. Nesse caso, são aplicáveis as mesmas normas atinentes à mediação.

Processo restaurativo

A intenção é restaurar o convívio social e a efetiva pacificação dos relacionamentos. As práticas restaurativas se dão nas situações para as quais seja viável a busca da reparação dos efeitos da infração, por intermédio da harmonização entre os seus autores e as vítimas.

O infrator, a vítima e quaisquer outras pessoas ou setores, públicos ou privados, da comunidade afetada, com a ajuda de um facilitador, participam conjuntamente de encontros.

“O objetivo é formular um plano restaurativo para a reparação ou minoração do dano, a reintegração do infrator e a harmonização social”, explica o PGJ.

Convenções Processuais

As convenções processuais são recomendadas quando o procedimento deve ser adaptado ou flexibilizado para permitir a adequada e efetiva tutela jurisdicional aos interesses materiais subjacentes, bem como, para resguardar o âmbito de proteção dos direitos fundamentais processuais.

A lei processual prevê que, nas convenções processuais, o membro do Ministério Público poderá, em qualquer fase da investigação ou durante o processo, celebrar acordos, visando constituir, modificar ou extinguir situações jurídicas processuais.

Elas devem ser celebradas de maneira dialogal e colaborativa. Com isso, pretende-se restaurar o convívio social e a efetiva participação dos relacionamentos, por intermédio da harmonização entre os envolvidos, podendo ser documentadas como cláusulas de termo de ajustamento de conduta.

O NUPIA do MPAC será integrado pelos Procuradores de Justiça Carlos Maia (coordenador) e Cosmo Lima de Souza; e pelos Promotores João Pires, Francisco Guedes, Marco Aurélio, Vinícius Menandro e Adenilson de Souza, todos devidamente designados pelo Procurador-Geral de Justiça do Acre, Oswaldo D’Albuquerque.
A cada quatro meses, o coordenador do núcleo deve elaborar um relatório dispondo de conclusões, observações, dados e sugestões, e apresentá-lo à Procuradoria-Geral de Justiça e à Corregedoria-Geral do MPAC.
O Centro de Apoio Operacional das Procuradorias e Promotorias de Justiça Cíveis e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), o Núcleo de Apoio Técnico (NAT), o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial em Dependência Química (Natera) e a Assessoria Jurídica Virtual prestarão o apoio técnico e jurídico necessário para o desempenho das atividades do NUPIA.

NICOLAU JÚNIOR COBRA FORÇA TAREFA PARA COMBATER CASOS DE DENGUE EM TODO O ESTADO

O deputado estadual Nicolau Júnior (PP) manifestou durante o grande expediente da Assembleia Legislativa de quinta-feira (10), a preocupação contra os altos índices de infestação da dengue no Acre. Ele pediu a adoção de ações urgentes para combater a epidemia, principalmente no município de Cruzeiro do Sul – apontado no balanço do Ministério da Saúde – como o de maior incidência de casos por 100 mil habitantes.

“Nesse momento não podemos ver cores partidárias, mas unir forças entre esse parlamento, o estado e o município, para adoção de ações urgentes para combater a epidemia”, destacou Júnior.

A cidade de Cruzeiro do Sul registrou esse ano 2.673 casos de dengue. O progressista citou a situação dos bairros Miritizal e Várzea, localizados às margens do Rio Juruá, com incidências de dengue acima do esperado.

O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT) garantiu que o pedido de força tarefa feito pelo deputado Nicolau Júnior será analisado na Casa.

Com informações da Assessoria.

Veja também:

Com emenda de Gladson, Prefeitura recebe retroescavadeira para incentivar a piscicultura

Secretaria Estadual de Saúde justifica carência de médicos em Rodrigues Alves

TORNEIO INÍCIO PONTA PÉ INICIAL PARA ACREANO 2015 DE FUTEBOL


A Secretaria de Esportes,  se reuniu nesta quarta-feira, 11, com a Federação de Futebol do Acre e os dirigentes de clubes para definir a realização do Torneio Início. O campeonato terá a participação dos oito clubes da Federação e começa dia 25 de fevereiro, a partir das 17 horas, na Arena da Floresta.

Cada jogo terá dois tempos de dez minutos. A grande final terá dois tempos de quinze minutos. O valor dos ingressos ainda não foi definido, mas o time vencedor levará 60% da bilheteria, enquanto o vice-campeão ficará com 40%.

O Torneio Início retornou, de forma ainda tímida, no ano passado. Agora, a secretária de Esporte, Shirley Santos, conta que ele deverá fazer parte definitiva do calendário do futebol acreano. Segundo o presidente da Federação, Antonio Lopes, o Toniquim: “É uma proposta da secretaria com os clubes para a reedição do Torneio Início, que abre o campeonato estadual. A Federação vai contribuir na organização e na premiação e procurar outros apoios para os jogos estaduais em 2015”.

Confira os jogos do Torneio Início
1° jogo: Alto Acre x Galvez
2° jogo: Náuas x Rio Branco
3° jogo: Vasco x Amax
4° jogo: Atlético x Plácido

Veja também:

Náuas inicia preparação visando o Campeonato Acriano

Mesmo com dívida de mais de R$ 400 mil, presidente do Náuas afirma que projeto continua

Náuas anuncia projeto para implantar academia de futebol

PAGUE POUCO É DENUNCIADO NO MP

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou procedimento preparatório para apurar denúncias de irregularidades sanitárias e comercialização de produtos impróprios ao consumo nas unidades do Supermercado Pague Pouco, em Rio Branco.

Além das infrações ao Código de Defesa do Consumidor, o fato pode incidir em consequências administrativas, cíveis e até criminais.

A promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Alessandra Marques, notificará ao representante legal do Supermercado Pague Pouco para que compareça ao MPAC, a fim de prestar declarações sobre o fato apurado.

Uma proposta de firmação de termo de compromisso de ajustamento de conduta com o referido supermercado também será discutida.

ACIDENTE EM TARAUACÁ ENTRE FEIJOENSE É TARAUACAENSE





Aconteceu hoje por volta das 17 horas um mais acidente na terra do abacaxi grande em Tarauacá segundo informação uma da vítima era funcionário do banco do basa . E o outro de Feijó..... os dois foram levados para hospital mas nenhum corre risco de vida!!!