domingo, 26 de abril de 2015

Lumia 532 é um smartphone básico de R$ 400

 
Lumia 532: um dos pontos fracos desse produto, em análi Em janeiro deste ano, a Microsoft anunciou que queria oferecer às pessoas que nunca tiveram smartphones algumas opções de aparelhos bons e baratos com Windows Phone 8.1.

Nessa ocasião, a empresa apresentou o Lumia 532, um dispositivo de 400 reais que tem processador quad-core e suporte para dois chips.

O aparelho, que chegou nesta semana ao INFOlab, tem também 1 GB de RAM, algo que os antigos aparelhos de baixo custo da Microsoft/Nokia não tinham.

A configuração de hardware lembra a que encontramos no primeiro Motorola Moto E, lançado em 2014.

Porém, a tela do Lumia 532 é menor, são 4 polegadas. Um dos pontos fracos desse produto, em análise preliminar, é a resolução da tela, que é de 800 por 480 pixels.


Falando em display, uma das coisas mais agradáveis para quem não tem o hábito de usar relógios é que o Lumia 532 exibe uma tela predominantemente preta que mostra o horário o tempo todo.

Isso tem um pequeno impacto na bateria, visto que é necessário dar energia ao display para iluminar os pixels que montam os números. Porém, é um pequeno sacrifício em prol da conveniência.

A potência do Lumia 532 não é seu ponto de destaque. O chipset Qualcomm Snapdragon 200 quad-core de 1,2 GHz consegue executar o sistema para oferecer uma experiência de fluída pelo Windows Phone.

No entanto, a GPU Adreno 302 não dá conta de rodar jogos com processamento gráfico avançado.

Os slots de chips e microSD (que pode ser de até 128 GB) ficam escondidos atrás da capa que envolve o smartphone. Vale notar que é consideravelmente difícil de remover essa tampa, o que exige um certo número de tentativas.

A câmera principal registra fotos com até 5 MP. A qualidade não é aquela pela qual a linha Lumia de alta gama é reconhecida. Mas os resultados são razoáveis, se a ideia for apenas capturar cenas do cotidiano.

A ressalva é que você precisa estar em um ambiente bem iluminado, de preferência, à luz do sol. Isso porque o smartphone simplesmente não possui flash algum.

Outro item que faz falta no Lumia 532 é uma câmera dianteira melhor. As selfies tiradas em VGA não têm qualidade indicada nem mesmo para o compartilhamento em rede sociais.

Por outro lado, a câmera frontal é essencial para usar o Skype, o serviço de mensagens instantâneas da Microsoft, que faz videochamadas.

Em linhas gerais, o smartphone oferece um bom desempenho para uso leve, como acessar redes sociais, mandar mensagens no WhatsApp e fazer ligações.

O Lumia 532 é um ótimo substituto para a finada linha Asha, que oferece aparelhos com visual parecido e configuração mais fraca.

Em breve, o Lumia 532 será analisado em detalhes na seção de Reviews.

Fluxo de imigrantes no Acre é ação de "coiotes " e exige atuação Federal, afirma Viana


A decisão do governo do Acre de entregar ao Governo Federal a assistência aos imigrantes haitianos que entram no Brasil pelas fronteiras expressa o esgotamento da capacidade local de continuar prestando assistência humanitária a um contingente de refugiados que, em quatro anos e meio, já superou a marca de 35 mil pessoas. “Esse é um tema exclusivo da União Federal ou de instituições ligadas às Nações Unidas. Não tem sentido um estado como o Acre arcar com os custos e demais impactos desse fluxo de migração”, argumentou o senador Jorge Viana (PT-AC), em pronunciamento ao plenário, nesta sexta-feira (24).

No último dia 17, o governador Tião Viana (PT) encaminhou um expediente à Presidenta Dilma Rousseff, comunicando que o estado não tem mais condições de seguir cuidando da assistência aos haitianos. Desde o terremoto de 2010, que arrasou a capital do país, Porto Príncipe, e outras regiões, o número de refugiados da catástrofe que chega ao Brasil pela fronteira acriana não para de crescer.

A rota dos migrantes começa em Santo Domingo, capital da República Dominicana (que divide com o Haiti o território da Ilha de Hispaniola, no Caribe), de onde partem voos para o Equador e o Peru. Essa rota andina faz do Acre a porta de entrada dos haitianos no Brasil, principalmente pela ponte que liga o município peruano de Iñapari à cidade acriana de Assis Brasil.

Em seu pronunciamento da última sexta-feira, Jorge Viana destacou os esforços feitos pelo Acre, um doa menores estados do Brasil, para cumprir com o dever humanitário com os refugiados. “Já tivemos conflito com o estado de São Paulo, porque chegaram 400 haitianos lá. O governo do Acre não está mandando ninguém para lugar nenhum. Não importamos haitianos. Eles entram pelo Acre, mas não querem lá. Nosso estado é apenas um ponto de passagem”, relatou o senador.

“Situação insustentável”

Inscrições do Enem 2015 começam daqui a 30 dias


As inscrições do Enem 2015 começam daqui a 30 dias, nas primeiras semanas do mês de maio: Estamos nos aproximando de mais uma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas serão aplicadas no fim do ano, em mais de 1.500 municípios de todos os estados brasileiros, nas tardes de um sábado e um domingo. As inscrições terão início em breve, em maio, e só poderão ser realizadas via internet.

O Enem é organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do Governo Federal ligada ao Ministério da Educação (MEC). Desde 2009, quando opera neste novo formato, o Exame segue cronogramas parecidos em suas edições. Assim, mesmo antes da publicação do edital, é possível fazer uma previsão das principais datas: inscrições, provas e resultados.

Data das inscrições do Enem 2015

A previsão é de que o Inep publique o edital ainda neste mês. Baseado no calendário seguido no ano passado e tradicionalmente vem sendo observado nos anos anteriores, as inscrições do Enem 2015 terão início em maio. Como as mudanças propostas inicialmente pelo MEC não serão aplicadas nesta edição. A tendência é mesmo que este cronograma se confirme. A única maneira de se inscrever é via internet, por meio da página http://enem.inep.gov.br/. Os procedimentos para registro são simples, sendo necessário que o participante informe alguns documentos pessoais, endereço, e-mail e informações sobre a escolaridade.

Nas últimas edições, foi cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 35,00. A expectativa é de que o valor seja mantido. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do valor. Candidatos de baixa renda podem, no ato da inscrição, declarar carência no Enem 2015, pedindo isenção da taxa.