Um novo sensor de câmera elaborado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia poderá fazer com que você transforme seu smartphone em uma impressora 3D um dia.
Liderado pelo engenheiro elétrico Ali Hajimiri,o time desenvolveu um pequeno chip que usa uma tecnologia de detecção e alcance da luz (LIDAR, na sigla em inglês) para capturar altura, largura e profundidade de cada pixel. A LIDAR emite um laser no alvo e, em seguida, analisa as ondas de luz que são refletidas de volta para o sensor.
Apesar de a tecnologia não ser exatamente nova — ela é mais conhecida por seu uso em sistemas de mísseis de precisão guiados e carros de auto-condução —, Hajimiri explica ao The Verge que "por ter uma matriz de minúsculos LIDARes em nossa câmera, podemos transformar em imagem, simultaneamente, diferentes partes de um objeto ou cena sem a necessidade de quaisquer movimentos mecânicos do aparelho”.
Cada pixel sobre o novo sensor pode analisar individualmente a fase, frequência e intensidade das ondas refletidas, produzindo uma peça única de dados em 3D. Os dados de todos os pixels combinados podem, então, produzir uma impressão completa em 3D.
O chip produzido pelo laboratório atualmente só possui 16 pixels sobre ele, o que não é o suficiente para capturar as imagens de quaisquer objetos sem movimentá-lo um pouco depois de tirar cada “foto" — foi assim que eles conseguiram a imagem da moeda de um centavo no começo do texto.
Mas os pesquisadores dizem que o produto pode ser facilmente expandido para um modelo com centenas de milhares de pixels, proporcionando uma maneira nova e de baixo custo para smartphones, carros autônomos e outros capturarem dados precisos de imagens em 3D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário