domingo, 22 de fevereiro de 2015

No Acre,apenas 9 profissionais se apresentam no mais médicos 2015





Cinco médicos não se apresentaram; prazo encerrou na sexta-feira (20). Rio Branco terá oito novos médicos em Cruzeiro do sul.

Apenas nove médicos se apresentaram para o programa Mais Médicos no Acre para a primeira chamada de profissionais em 2015, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesacre). O prazo para que os profissionais se apresentassem encerrou, nesta sexta-feira (20).

De acordo com a coordenadora Leila Lopes, da Referência Estadual do Ministério da Saúde para o Mais Médicos, apenas oito médicos em Rio Brancoe um em Cruzeiro do Sulse apresentaram dentro do prazo.

Ficaram faltando se apresentar os três médicos que deveriam ter ido para as cidades de Acrelândia, Feijó e Tarauacá, além de outros dois que haviam sido selecionados para o Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Purus.

De acordo com Leila, os profissionais que foram selecionados, mas não atenderam ao chamado do programa não devem mais participar da seleção. "Eles perdem o direito a participar deste edital", explica.

A segunda chamada de 2015 ocorre nas próximas segunda (23) e terça-feira (24). De acordo com a coordenadora, todos os profissionais devem começar a trabalhar no dia 2 de março.

Mais Médicos
O Ministério da Saúde divulgou no dia 11 de fevereiro que 95% das 4.146 vagas ofertadas no novo edital do Programa Mais Médicos foram preenchidas na primeira chamada por profissionais brasileiros. No dia 2 de março, eles já começam a trabalhar na assistência à Saúde. Dos 1.294 municípios que abriram vagas, 1.227 foram contemplados parcial ou integralmente. Ao menos 67 municípios não tiveram nenhuma vaga preenchida. Do total de cidades, 273 aderiram ao Mais Médicos pela primeira vez.

Atualmente, 14.462 médicos atendem no programa em 3.785 municípios e em 34 distritos indígenas. Desse total, 1.846 são brasileiros formados no país, 1.187 formados no exterior, entre estrangeiros e brasileiros, e 11.429 são médicos cubanos. Para 2015, a previsão é de que o Mais Médicos tenha 18.247 profissionais atendendo em 4.058 municípios e 34 distritos indígenas. A expectativa é de que 63 milhões de brasileiros sejam beneficiados com o novo edital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário