Senador da República diz que é hora de deixar divergências partidárias de lado, e da bancada federal e do governo do Estado trabalharem junto ao governo federal para buscar recursos.
O senador Sérgio Petecão (PSD), acompanhado da esposa Marfisa Galvão, visitou neste domingo (22) os municípios de Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil, e verificou de perto os transtornos e problemas enfrentados pela população com a enchente do rio Acre. O parlamentar conversou com os prefeitos, se reuniu com as equipes de apoio às famílias atingidas pela cheia, e sentiu de perto as dificuldades e a falta de estrutura para garantir o apoio humanitário.
Ao acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos pelas equipes dos Municípios, com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Exército Brasileiro e voluntários, o senador disse que o momento é de deixar as divergências partidárias de lado e que deve haver união entre os parlamentares da bancada acreana e governo do Estado para garantir apoio às famílias durante a enchente, e se preparar para o pós-cheia.
“Visitei os municípios não para sair tirando selfie, mas para conversar com os prefeitos e sentir de perto os problemas vivenciados pela nossa população que sofre nesse momento de catástrofe natural, que é a enchente do rio Acre. Peguei as cópias dos decretos de emergência publicados pelos prefeitos, visitei os abrigos onde estão as famílias atingidas, e ao chegar a Brasília, tentarei me reunir com a bancada federal, urgentemente, com objetivo de unir forças para todos juntos conseguir recursos e estruturas para apoiar nossa população e reestruturar nossas cidades. É nosso dever buscar junto ao governo federal esse apoio às famílias acreanas”, destacou Petecão.
O senador, que percorreu de barco toda a área de Epitaciolândia e Brasiléia atingida pela enchente, destacou a forte ação da natureza e alertou para o período pós-cheia, que acaba trazendo doenças, bichos peçonhentos e o transtorno de retirar a lama nas ruas e casas, lixo, mau cheiro e danificações nas estruturas das residências e prédios públicos.
Para Petecão, os prefeitos e suas equipes estão sendo verdadeiros guerreiros em garantir o apoio aos desabrigados, mesmo com as prefeituras sem muitas condições financeiras. Ele lembrou que deveria existir um compromisso, não de palavra, mas de documentos e convênios entre os Poderes Executivos nesse momento que demanda estrutura e recursos essenciais para o auxílio às famílias e ao trabalho empregado desenvolvido durante a enchente.
“Temos que entender que a situação de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri é difícil e preocupante. Os recursos desses Municípios não garantem o apoio necessário às pessoas que são atingidas pelas águas da cheia. Temos que buscar [apoio] junto ao governo federal, por meio dos ministérios, ações efetivas, recursos e estruturas. E, somente unidos teremos essa força. Uma coisa é o Petecão ir aos ministérios e reivindicar; outra [coisa], é toda uma bancada acreana mais o governo do Estado”, ressaltou o parlamentar.
Marfisa, que é esposa do senador, acompanhou todas as visitas e disse que a fronteira do Acre precisa de uma atenção urgente das autoridades. Ela parabenizou a ação do esposo em tentar unir toda a bancada federal e os Poderes para garantir ações efetivas que ajudem às famílias atingidas pela enchente.

Assis Brasil
Ao chegar ao município de Assis Brasil, Petecão ficou mais tranquilo em saber que as águas do rio deixaram a cidade e voltaram ao seu leito. Ele aproveitou para conversar com o prefeito, Dr. Betinho, e conferir a situação e os transtornos causado junto ao município acreano e quase toda a cidade de Iňapare, no Peru, e a vila boliviana.
De acordo com o prefeito, 230 famílias foram atingidas em Assis Brasil, e logo depois das águas baixarem, foram entregues 250 cestas básicas e kits para limpeza das residências e quintais.
Betinho disse também que entregou um documento à vice-governadora Nazareth Lamber, solicitando apoio estrutural para garantir à ajuda a população, e espera resposta até esta segunda-feira (23).

Brasiléia
Ao chegar a Epitaciolândia, o senador se deparou com a dificuldade de passar para o município de Brasiléia, já que as águas inundaram toda a cabeceira da ponte metálica José Augusto, que liga as duas cidades.
Juntamente com sua esposa Marfisa Galvão e o vereador Carlos Portela (PPS), Petecão atravessou o rio para o lado de Brasiléia em um barco e aproveitou para passar pelas principais áreas inundadas, conferindo de perto os problemas enfrentados pelos afetados, que tiveram seus moveis e imóveis atingidos pelas águas.
“Percebi que em Brasiléia a situação é preocupante demais; a cidade sofreu uma tragédia em 2012, que se repete novamente, antes mesmo da população se recuperar. Só temos a lamentar, ser solidários e buscar apoio do governo federal para a região”, destacou Petecão.
Segundo o prefeito Everaldo Gomes, existem mais de 700 famílias desabrigadas e cerca quase 2000 pessoas alojadas em abrigos e casas de família.

Xapuri
Chegando à noite em Xapuri, Petecão encontrou o prefeito Marcinho Miranda em um dos principais bairros atingidos pela enchente do rio Acre. Ele aproveitou para esclarecer ao prefeito sua intenção de reunir toda a bancada e buscar recursos e estruturas junto ao governo federal para ajudar os municípios nesse momento de catástrofe natural.
Para o prefeito, Petecão sempre se colocou à disposição do município e não é surpresa sua visita ao município.
“É o senador do povo mesmo; tem liberado emendas para nossos municípios do Alto Acre e se compromete em, junto com os demais parlamentares, ajudar nossos municípios. Esperamos que todos tenha esse pensamento do senador Petecão e se unam para ajudar nossa população, que sofre nesse momento”, disse Miranda.
Epitaciolândia
Mesmo não encontrando o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PSDB), Petecão visitou alguns bairros atingidos pela enchente e se colocou à disposição para ajudar a gestão Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário