Pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac) encontram a bactéria Leptospira, causadora da leptospirose, em duas capivaras do campus da instituição. Segundo uma das pesquisadoras, a professora do Centro de Ciências da Natureza da Ufac, Vânia Maria França Ribeiro, foi confirmada a presença do agente etiológico causador da leptospirose, mas ainda é preciso avaliar se a bactéria é patogênica (aquelas que causam doenças). Vânia afirma que a pesquisa iniciou em março deste ano e o resultado dos exames devem chegar ainda no mês de maio. A pesquisadora diz que existem mais de 30 capivaras no campus da universidade.
A pesquisa é realizada pelas professoras doutoras na área de medicina veterinária, Vânia Maria e Luciana Medeiros em parceria com o professor doutor Walter Lineval da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro. Foram coletadas amostras de urina diretamente da bexiga das capivaras e enviadas para a UFF.
"Não tomamos nenhuma atitude com relação a isso, porque essas colônias ainda precisam ser identificadas quanto à sua patologia, tendo em vista que existem aquelas que não causam praticamente mal nenhum e as que são patológicas. Essa resposta nós só vamos ter na próxima semana. Por enquanto, está confirmado somente que as capivaras estão com leptospira", afirma a pesquisadora.
Ainda segundo Vânia, caso seja confirmado que a bactéria presente nas capivaras é patogênica, os pesquisadores vão conversar com a reitoria da Ufac e procurar os órgãos ambientais, como o Ibama, para traçar planos de vigilância sanitária e medidas profiláticas. "Além dessas medidas, vamos conversar com os alunos para dar instruções de como podem evitar o contato com materiais contaminados", explica.
Sobre como o animal poderia ter sido contaminado pela bactéria, a pesquisadora fala que pode ter sido pelo contato com ratos, que são alimentados pelos resíduos deixados no local. "Se for confirmado a patogênica, elas podem ter pego essa leptospirose dos ratos que alimentamos com nossos resíduos. De repente, nós que estamos fazendo isso com o animal", finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário