O lançamento da Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes aconteceu na noite desta quinta-feira (21) no Teatro dos Náuas em Cruzeiro do Sul (AC). O principal objetivo da campanha é esclarecer a população, através de ações preventivas, sobre o combate a prática criminosa na Região do Juruá.
Dados divulgados pela Delegacia Especializada na Proteção a Mulher e ao Adolescente mostram um crescimento de 80% nos índices de violência sexual contra menores em Cruzeiro do Sul. Em 2013, foram registrados 27 casos, desses, 24 eram estupros. Já no ano de 2014 os números quase dobraram, chegando a serem registrados 48 casos de violência, sendo desses seis estupros.
Desde o início do ano, 19 casos de violência contra menores já foram registrados no município. De acordo com a delegada Carla Ivane de Brito os números apresentados são preocupantes, mas ao mesmo tempo mostram que a sociedade está atenta ao problema, e estão denunciando os crimes com mais frequência.
“Toda sociedade em geral deve está plenamente capacitada para saber como orientar e as atitudes que tomar e os canais de denuncia”, falou a delegada Carla Ivane de Brito.
Manter relações sexuais com crianças com idade abaixo de 14 anos é crime. A Lei tipifica como estupro de vulnerável. Quem for flagrado cometendo o crime pode pegar até 10 anos de prisão. Acima de 14, somente com consentimento da mesma e sem oferecimento de favores.
“O Ministério Público atua como parte ativa neste processo para trazer isso ao conhecimento do judiciário e conseguir uma proteção a criança e adolescente”, ressaltou o prometor da criança e do adolescente Alequine Lopes.
De acordo com Rafael Gandara , psicólogo do Conselho da Criança e do Adolescente, apesar de não existir na região casas de prostituição, o crime não deixa de existir, ele acontece de forma camuflada e tem se tipificado como troca de favores.
O favorecimento a prostituição em troca de favores ou ajuda financeira apresenta números relevantes na região. Durante todo mês de maio varias atividades de prevenção serão realizadas nas ruas de Cruzeiro do Sul, em escolas públicas, rodovias, comércios em geral, e em diversos outros locais com objetivo de conscientizar a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário