sábado, 14 de março de 2015

Rio Iaco atinge maior cotas do ano e afeta 2 mil famílias no interior do AC


Rio subiu quase 30 cm nas útimas 24h em Sena Madureira. Marca histórica foi registrada em 1997, quando o rio chegou a 19,66 m.

Rio Iaco atinge pela 4ª vez a cota de transbordo neste ano

O Rio Iaco atingiu, nesta sexta-feira (13), a maior cota do ano, alcançando o nível de 16,79 metros, às 15h, uma subida de 28 centímetros nas últimas 24 horas. Com a cheia, 19 famílias ficaram desabrigadas emSena Madureira, distante 145 quilômetros da capital. A cheia do rio atinge diretamente mais de 2 mil famílias. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Sena, tenente Francisco Lins, esta é a 4ª vez que o rio ultrapassa a cota de transbordo, que é 15,20 m.

As mais de cem pessoas desabrigadas estão divididas em 3 abrigos públicos construídos pela prefeitura do município. De acordo com o comandante, ao menos 7 mil pessoas foram atingidas pelas águas do Rio Iaco e a previsão é de que esse número aumente nos próximos dias.

"Essas enchentes são reflexo das fortes chuvas que estão ocorrendo nas cabeceiras do Rio Iaco. É a quarta vez que o rio ultrapassa a cota de transbordo esse ano. O rio deságua no Purus, que também está cheio. Com isso, dificulta o escoamento dessa água e ocorre o transbordo", explica o comandante.

Faltam 2,89 metros para o manancial chegar à marca história no município, que em 1997 atingiu 19,66 metros. O comandante explica que em 24 horas o rio aumentou 34 centímentros. "Acreditamos que ao longo dos dias mais famílias sejam atingidas pela cheia, pois a previsão é de bastante chuva para os próximos dias", afirma Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário