domingo, 1 de março de 2015

Prefeito Marcos Viana decreta Estado de Calamidade em RIO Branco


O prefeito Marcus Viana assinou na manhã deste domingo, 1, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, onde está montado o maior abrigo público para atender as famílias atingidas pela cheia do rio Acre, o decreto de Estado de Calamidade Pública nas áreas afetas pela ocorrência de enchentes.

O Estado de Calamidade Pública foi decretado baseado no artigo 58, inciso 87 e no artigo 92,caput, da Lei Orgânica Municipal, em observância ao artigo 2º, inciso III, do decreto federal nº 7257, de 04 de agosto de 2010 e parágrafo 2º do artigo 3º da lei 12.340, de primeiro de dezembro de 2010.

Na manhã deste domingo, na medição das 9h, o nível do rio Acre atingiu a cota de 17,44 metros, superando em 3,44 metros a cota de transbordamento. Com isso, há um quadro evolutivo da enchente do rio Acre, agravando a situação de milhares de famílias que já foram atingidas pela cheia.

O número de famílias atingidas pela cheia do rio Acre e que estão em abrigos montados pela prefeitura de Rio Branco em parceria com o governo do Estado e do governo federal é de 1.461, totalizando até o presente momento 5.162 pessoas atendidas pela prefeitura.

Além do abrigo montado no Parque de Exposições marechal Castelo Branco, a prefeitura e o governo montaram abrigos públicos ainda no bairro Comara, na sede do SEST/SENAT, na estrada do Quinari (rodovia AC 040), no SESC/Bosque, na avenida Getúlio Vargas e há a possibilidade de abrir um quinto abrigo para atender as famílias atingidas.

Além das residências, quatro unidades de saúde e quinze escolas da rede pública municipal também foram atingidas pelo transbordamento do rio Acre, comprometendo o atendimento básico de saúde, além do início do ano letivo, programado para o onze de março.

Com a cota do rio Acre chegando a 17,44 metros, de acordo com o Georreferenciamento da prefeitura de Rio Branco, 14.316 residências foram atingidas pelas águas, afetando 50.106 famílias em pelo menos vinte e dois bairros da capital.

“Considerando a quebra da situação da normalidade e dos impactos negativos causados no sistema de transporte, na saúde pública e na segurança global, atingindo grande parte da população e exaurindo-se a capacidade do município em arcar com ônus da magnitude deste evento é que decidimos decretar o Estado de Calamidade”, afirmou Marcus Viana.

Bairros e localidades atingidas pela cheia do Rio Acre em Rio Branco

Seis de Agosto
Adalberto Aragão
Aeroporto Velho
Areal
Airton Sena
Bahia Nova
Bahia Velha
Quinze
Baixa da Cadeia Velha
Baixa da Colina
Baixa da Habitasa
Base
Belo Jardim I
Belo Jardim II
Boa União
Boa Vista
Bosque
Cadeia Velha
Centro
Cidade Nova
Comara
Jardim Tropical
Glória
Habitasa
João Eduardo I
Loteamento Praia do Amapá
Loteamento São Francisco
Mauri Sérgio
Morada do Sol
Palheiral
Pista
Preventório
Santa Inês
Santa Terezinha
Sobral
Taquari
Triângulo Novo
Triângulo Velho
Áreas rurais atingidas pela cheia

Limoeiro
Colibri
Bagaço
Vista Alegre
Catuaba
Extrema
Oriente
Liberdade
Panorama Ribeirinho
Panorama
Belo Jardim Ribeirinho
Benfica Ribeirinho
Apa do Amapá Ribeirinho
Moreno Maia
Capatará
Água Preta
Barro Alto
Caipora
Vai-se-ver
Espalha
São Raimundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário