terça-feira, 17 de março de 2015

Frigorifico do Complexo de piscicultura pode abastecer mercado na semana Santa


Frigorífico do peixe começa a produzir com qualidade e higiene absolutas

Os consumidores acreanos já poderão ter, na semana santa, peixes de qualidade no mercado produzidos aqui no Acre, com as mais modernas técnicas industriais. O governador Tião Viana visitou ontem as instalações do Complexo de Piscicultura Peixes da Amazõnia e viu o funcionamento experimental do Frigorífico que, quando estiver trabalhando com capacidade máxima vai processar até 100 toneladas dias de peixes nobres como curubim, tambaqui, tambacu e pirarucu.

Hoje, os testes são necessários para a habilitação do frigorífico no SIF – Serviço de Inspeção Federal, o que deve acontecer nos próximos dias, mas que não impede a comercialização experimental na semana santa.

Os peixes são ofertados inteiros, sem espinho, sem vísceras, espinhas, escamas ou pele e ainda filetados, resfriados ou congelados. A meta incial será abastecer os médios restaurantes da capital e os supermercados. Para a semana santa, o supermercado Araújo já mostrou interesse em encomendar a produção local.

Segundo um dos diretores do empreendimento, Fábio Vaz, a parceria entre a iniciativa privada e o estado já está coberta de êxito. Hoje, 48 pessoas, moradoras da proximidade do complexo, trabalham no frigorífico, mas a meta, no momento de pico da produção será absorver 500 empregos diretos só nesse setor. Fábio Vaz garantiu que nesse primeiro ano de funcionamento poderão ser postas no mercado até 3 mil toneladas de pescados em várias modalidades de apresentação e que matéria prima não será problema, pois os tanques do complexo e dos açudes dos produtores estão repletos.

“Aqui é a realidade substituindo os sonhos. Os pequenos produtores sonharam em um dia termos uma grande indústria do peixe, e hoje temos a mais moderna indústria de transformação e beneficiamento de peixe do Brasil. Isso nos permitirá sermos competitivos no mercado, vender todo o peixe do Acre e gerar um lucro bom para os produtores”, disse Tião Viana.







Nenhum comentário:

Postar um comentário