Há dois anos atriz já tinha retirado os dois seios pelo mesmo motivo
Angelina Jolie fez cirurgia preventiva para retirada dos ovários para evitar câncer (Foto: Getty Images)
Dois anos depois de fazer cirurgia preventiva de dupla mastectomia, Angelina Jolie anunciou que fez nova cirurgia preventiva, desta vez para retirar ovários e trompas. A atriz contou a experiência em artigo publicado pelo The New York Timesnesta terça-feira (24).
Angelina contou que possui uma mutação no gene BRCA1. Isso lhe dá 87% de risco de ter câncer de mama e 50% de risco de câncer nos ovários. Ela perdeu mãe, avó e tia para o câncer, por isso decidiu fazer cirurgias preventivas. “Eu queria que outras mulheres soubessem das opções. Prometi contar novas informações que possam ser úteis”, disse a atriz no artigo.
A retirada dos ovários é menos complexa do que a mastectomia dupla, segundo Jolie, mas os efeitos são mais severos. A mulher entra em menopausa forçada. “Eu estava me preparando psicológica e emocionalmente, discutindo opções com médicos, pesquisando medicinas alternativas e mapeando meus hormônios para repor estrogênio e progesterona”, afirmou.
Duas semanas atrás, então, ela recebeu ligação do médico com resultados de exame de sangue. A proteína CA-125, usada para monitorar risco de câncer no ovário, estava normal, mas havia “marcadores inflamatórios” altos que poderiam apontar um início de câncer. Por causa do risco, Angelina preferiu realizar a operação. Não havia indícios de câncer em nenhum dos tecidos, mas havia um tumor benigno em um ovário. Nada grave.
“Não é possível remover todo o risco, e o fato é que continuo inclinada a ter câncer. Eu vou procurar por maneiras naturais de fortalecer meu sistema imunológico. Eu me sinto feminina e sólida nas opções que estou tomando para mim e para minha família. Eu sei que meus filhos nunca terão de dizer: ‘mamãe morreu por câncer no ovário’”, disse Jolie no artigo. Ela tem seis filhos, três biológicos e três adotados, e é casada com o também ator Brad Pitt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário