A deputada federal Jéssica Sales (PMDB) encerrou sua semana de trabalhos em Brasília, com uma visita ao ministro da Pesca, Helder Barbalho. A peemedebista participou de uma reunião com os representantes da pasta, onde solicitou mais apoio para os projetos de piscicultura desenvolvidos nos municípios do Acre.
A parlamentar manifestou preocupação com denúncias de derrame de carteiras de pescador artesanal no Acre. O fato está dificultando o acesso ao Seguro Defeso, benefício no valor de um salário-mínimo que é pago durante o período de defeso, quando a pesca é paralisada para preservação das espécies.
Segundo Jéssica Sales, as prefeituras e os pequenos criadores estão enfrentando sérias dificuldades para desenvolver a piscicultura, destacando os esforços da prefeitura de Cruzeiro do Sul, que apesar de possuir quatro escavadeiras para construção de tanques, tem dificuldade para aquisição de ração e alevinos.
pesca_02
“A prefeitura de Cruzeiro do Sul tem trabalhado muito nos últimos quatro anos, na construção de tanques para criação de peixes, mas enfrenta sérias dificuldades para adquirir os alevinos e a ração inicial, em virtude dos altos valores cobrados para a aquisição dos produtos”, destaca Jéssica Sales.
Ela ressalta que é necessária “uma mão amiga do Ministério da Pesca aos pequenos criadores e às prefeituras para que essa cultura se desenvolva, promovendo a inclusão de milhares de famílias que dependem exclusivamente da atividade desenvolvida em diversas comunidades do interior do Acre”.
O ministro Helder Barbalho ouviu atentamente as reivindicações e pediu que Jéssica Sales apresente a indicação de emendas parlamentares para fortalecer o orçamento do Ministério da Pesca, desta forma, a pasta vai garantir investimentos na área de piscicultura dos municípios do Acre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário