terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

História do Acre é campeã na avenida em Manaus


Mocidade de Aparecida vence Grupo Especial

A escola de samba Mocidade Independente de Aparecida é a vencedora do Grupo Especial de Manaus. Uma das mais tradicionais do Amazonas fez através de seu enredo uma homenagem ao Estado do Acre: 'Aquiri, o orgulho do Brasil'.

Para pesquisar o enredo, uma comissão da escola esteve em Rio Branco em julho do ano passado. O grupo teve consultoria dos historiadores Marcos Vinicius Neves, Aretusa Bandeira e da professora Célia Leite. Uma das fontes foi o acervo da Biblioteca da Floresta.

A sinopse apresentou uma narrativa com aspectos da Revolução Acreana, do Tratado Petrópolis, da migração nordestina que veio em busca de sonhos, da formação cultural e religiosa, do Jabuti Bumbá, das quadrilhas juninas, da doutrina do Daime e da vida de Mestre Irineu, entre outros pontos importantes da história do Estado.

Sexta a pisar na avenida, a escola arrematou 199 pontos. "O sentimento é de dever cumprido. Este foi um grande carnaval. Acho que a Aparecida mais uma vez prova sua soberania. Vamos ter muita festa, muito samba e estão todos convidados", disse o presidente Luiz Pacheco. "As escolas reescreveram o carnaval. Ano que vem será mais forte".

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, apelidada carinhosamente de “A Soberana”, foi fundada em 1980. São 34 anos de fundação. A escola detém 20 títulos, o maior número do carnaval de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário