O auditório do Colégio Acreano, no centro de Rio Branco, foi o local escolhido para realizar nesta sexta-feira, 27, a entrega de 149 óculos para alunos da rede pública de ensino, resultado do projeto Olhar Brasil, criado pelo governo federal. No Acre, a iniciativa é gerenciada pelas secretarias de Estado de Educação e Esporte (SEE) e Saúde (Sesacre) por meio do Programa Saúde na Escola, que atua no Estado há 19 anos.
Criado em 2009 para identificar e corrigir problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da educação básica, o Olhar Brasil realizou, de 2009 a 2013, 14.487 consultas e entrega de 6.990 óculos.
"Quanto mais cedo acontece a identificação, podemos tratar a patologia e fazer a entrega dos óculos. Por isso o programa é tão importante", destacou Paula Mariano, secretária Adjunta de Atenção à Saúde.
A equipe vai às escolas, identifica os alunos com dificuldades visuais e encaminha para consulta médica. A entrega dos óculos e todo o acompanhamento feito aos alunos ajudam a reduzir as taxas de evasão escolar decorrentes de dificuldades visuais e incentivam o bem-estar da comunidade. "Quando eu ficava olhando muito, sentia dor", explicou Rebeca Ribeiro Brasileiro, estudante contemplada pela ação.
Em 2014, foram realizadas 1.915 consultas e entregues 1.002 óculos mono e bifocais. "Representa melhor qualidade da atenção do aluno em sala de aula, no auxílio aos pais em casa e na rotina diária de maneira geral", ressaltou Rúbia de Abreu Cavalcante, diretora de Ensino da SEE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário