Pais não consegui escola preferida motivo insatisfação, a última e talvez a mais complicada fase de matrículas em Rio branco, começou nesta segunda-feira. (19) . Na Central de atendimento aos pais de alunos, muitas pessoas protestavam contra faltas de vagas em escola.
Maria do Socorro e Jorge Benedito querem a mesma cois: que os filhos estudem na mesma Lourival. Sombra no conjunto mangará, local onde moram.
Os pais não conseguiram vagas e por isso,estão recorrendo junto à secretaria de estado de educação, desde ,"desde o ano passado que eu tento matricular meu filho e não consigo. Ele estuda na Raimundo Gomes, uma escola maravilhosa,mas que fica a 4 quilômetros de nassa casa, ele tem que passar pelo canal da maternidade,correndo o risco de ser assaltado por marginais,"explica Jorge.
No caso de Maria de Socorro, ela tenta a vaga na escola pela primeira vez,porque acabou de mudar de bairro,"eu moro a 50 metrô da escola e não têm vaga lá. Estou na lista de espera,"afirma mãe, a situação de ambos os pais é uma das demandas que a partir deste segunda-feira, as redes Municipal e estadual de ensino estão tendo que resolver. Nesta que é a terceira etapa de matrículas.
O atendimento acontece na escola Heloisa Mourão que fica a pouco metros da secretária de educação do estado, no local também estão representantes do ministério público e do concelho tutelar.
Como hoje foi o primeiro dia de atendimento da terceira etapa, muitos pais compareceram, temendo não conseguir matrícular seu filhos, mas segundo o diretor de gestão do estado, Evaldo Viana, ninguém vai ficar fora da escola,"agente está trabalhando para que todos os alunos tenham vaga de verdade mesmo acontecendo que alguns pais querem matricular o filho próximo de casa e, as vezes, não temos essas vagas, temos que negociar.
RIO Branco é dividido em 10 regionais e é nossa obrigação ceder vagas dentro desses zoneamento,"disse enquanto nossas reportagem estava na Central de atendimento um pai itercedia para que o filho de 17 anos não fosse matriculado à noite, segundo a secretária, a prioridade de vagas nos períodos da manhã e da tarde é para quem tem 15 anos, a ultima etapa de matrícula vai até o dia 22 próxima quinta-feira,
Existem quase 7 mil vagas disponível, número considerado alto pela secretária de educação,
A gestão de matrículas fez um levantamento e descobriu que pelo menos a metade desses números é de alunos que não se matricularam.
Www.agazeta.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário