Um mês e cinco dias antes de o ano acabar, 2015 já conquistou o título de ano mais quente já registrado. Às vésperas da Conferência Mundial da ONU sobre o Clima, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou hoje uma pesquisa mostrando que a temperatura média do planeta neste ano está em 14,57°C, a maior desde o início dos registros em 1880. A Organização igualmente indica que os anos de 2011 a 2015 representam o período de cinco anos mais quente jamais registrado, assim como em termos de fenômenos meteorológicos extremos - em particular ondas de calor - influenciado pelas mudanças climáticas.
O planeta está aquecendo por causa de gases de efeito estufa, que aprisionam calor na atmosfera. Além disso, o El Niño - um evento periódico natural caraterizado pela ausência de ventos que resfriam a superfície do Pacífico - está particularmente forte em 2015.
Se um acordo global não for assumido pelos líderes mundiais, esse fenômeno só tende a aumentar. Uma triste notícia para um ano marcado por grandes catástrofes naturais em todos os lugares do planeta!
Na foto, a imagem de uma geleira localizada no Alasca em 1909 (à esquerda) e agora (à direita) mostra um pouco do que representam essas mudanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário