A cheia do rio Acre em Rio Branco já é histórica. Na capital acreana, o rio alcançou às 22h deste domingo os 17,64 metros e igualou a marca histórica de 2012, ano da segunda maior alagação da história da capital acreana. A maior foi registrada em 1997. Naquele ano, o manancial atingiu os 17,67 metros. Porém, a previsão é de que o rio continue subindo e 2015 deve ser o ano da pior enchente do manancial em Rio Branco.
domingo, 1 de março de 2015
Noticia: Atual Cheia do Rio Acre já iguala a Segunda maior da história
A cheia do rio Acre em Rio Branco já é histórica. Na capital acreana, o rio alcançou às 22h deste domingo os 17,64 metros e igualou a marca histórica de 2012, ano da segunda maior alagação da história da capital acreana. A maior foi registrada em 1997. Naquele ano, o manancial atingiu os 17,67 metros. Porém, a previsão é de que o rio continue subindo e 2015 deve ser o ano da pior enchente do manancial em Rio Branco.
Esporte Acreano : Atlético Acreano estreia com Vitória sobre o Naúas
O Atlético Acreano conseguiu estrear com vitória sobre o Náuas por 3 a 0, no estádio Florestão, em Rio Branco, em jogo que abriu o Campeonato Acreano 2015.
Os gols da partida foram marcados na segunda etapa. Aos 13 minutos, Eduardo abriu o placar para o Galo. Cinco minutos depois, Ciel marcou o segundo gol. Já aos 22’, Gustavo Luz marcou o terceiro e selou a vitória do Atlético Acreano.
Um fato curioso marcou o duelo deste domingo fora das quatro linhas. Os dois clubes entraram em campo com os presidentes no comando técnico. No Atlético Acreano, Edson Izidório assumiu interinamente. Já no Náuas, Zacarias Lopes ocupa as funções de presidente e técnico desde o ano passado.
Com o resultado, o Atlético Acreano começa bem a competição somando três pontos.
No próximo dia 11 de março, o Atlético Acreano encara o Alto Acre, na Arena da Floresta, em Rio Branco. Já o Náuas retorna a campo no próximo domingo contra o Vasco, na Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
Esporte: Galvez estreia Com Vitória no Estadual Sobre o Vasco
Num jogo de seis gols, o Galvez derrotou neste domingo o Vasco da Gama, por 4 a 2, no estádio Florestão, pela primeira rodada do Campeonato Acreano 2015.
O Galvez começou o jogo de forma demolidora e abriu logo dois gols de cara. Aos 7’, Neném abriu o placar. Aos 18’, Juliano César ampliou. Três minutos depois, Neném voltou a balançar as redes vascaínas. No último no segundo tempo, o oportunista Juliano César fez o quarto gol do Imperador.
IMPERADOR 1
Na etapa final, o Galvez abriu a guarda e o Vasco da Gama descontou com Daniego aos 33’ e com Renato, contra, aos 44 minutos.
Com o resultado, o Galvez divide a liderança do Campeonato Acreano ao lado do Atlético Acreano, ambos com três pontos.
No próximo domingo (08), o Galvez encara o Plácido de Castro, no estádio Florestão. Já o Vasco viaja a Cruzeiro do Sul para encarar o Náuas, na Arena do Juruá.
Rio Acre está a Cinco Centímetros de Nível recorde em 45 anos
Faltam exatos cinco centímetros para que o rio Acre conquiste o maior nível dos últimos 45 anos. Na noite deste domingo, dia 1º de março, segundo medição das 21 horas, o manancial marcava 17,62 metros. Os dados são da Defesa Civil Estadual. A atualização se dá de hora em hora.
Somente na cidade-sede do estado, mais de 5.400 pessoas já estão sendo assistidas nos três abrigos construídos pelo poder público municipal. Novos espaços devem ser providenciados nas próximas horas. A previsão é que o nível do rio continue subindo na região de Rio Branco.
Em Xapuri, o nível do manancial continua em queda. Eram, às 21h, 90 centímetros acima da cota de transbordamento da cidade, que foi marcada em 13,40 metros. Na cidade, o rio Acre marcava 14,50 metros, informou o Corpo de Bombeiros.
No município, ações de limpeza e higienização das casas, repartições públicas, e empresas, já começaram. Ainda existem cinco bairros submersos. Mais de 2.360 pessoas seguem sendo atingidas pelo transbordo do manancial.
Devido a cheia do Rio não haverá expediente nesta 2° na Aleac
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa decidiu neste domingo que não haverá expediente nesta segunda-feira, 02, na Casa, por causa da enchente do rio Acre.
O comunicado foi emitido logo após o governo e a prefeitura de Rio Branco decretarem ponto facultativo nas repartições públicas também por causa da cheia que afeta na capital 25 bairros e desabriga milhares de pessoas.
Comunicado
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, sensibilizada com o momento crítico que nossa cidade enfrenta, devida a enchente histórica do Rio Acre, comunica que não haverá expediente nesta segunda-feira, dia 2, no Poder Legislativo.
Na oportunidade, a Mesa Diretora convoca todos os servidores para que possam unir forças e ajudar, como voluntários, as famílias necessitadas.
Continuamos com a Campanha Aleac Solidária, tentando, de alguma forma, ajudar as famílias que estão desabrigadas.
Mesa Diretora da Aleac
Samsung Lança Galaxy S6 Feito de alumínio e alfineta a Apple
Em evento que antecede o Mobile World Congress, principal evento da telefonia móvel no mundo que começa nesta segunda-feira (2), em Barcelona, a Samsung revelou hoje a nova geração de seu principal smartphone, o Galaxy S6.
O aparelho estará à venda em 20 países a partir de 10 de abril (o Brasil ainda não está confirmado na lista inicial).
O S6 ganhou um novo design, deixando para trás o visual de "band-aid" do S5 e adotando o metal na construção do corpo. A parte frontal é parecida com as de outros modelos da empresa, mas as semelhanças terminam aí.
A traseira apresenta a mudança de material, do criticado plástico para o alumínio, um movimento que já dava sinais em modelos como o Galaxy Alpha e o Galaxy Note 4. Já as bordas do aparelho lembram o iPhone.
O novo Samsung's new Galaxy S6
A transição para o metal rendeu uma alfinetada na Apple. Ao falar sobre o metal usado na construção do aparelho, Younghee Lee, vice-presidente executiva da divisão móvel da empresa, disse: "Esse não vai entortar". Trata-se de uma referência ao iPhone 6 Plus, que no ano passado foi alvo de reclamações de usuários por ter entortado após passar algumas horas nos bolsos dos donos.
Será vendido em branco, preto, dourado, verde e azul.
A empresa promoveu mudanças na interface, deixando mais simples e determinando cores para funções específicas (vídeo usa roxo, por exemplo).
PROCESSAMENTO
Além da cara nova, internamente o telefone também sofreu uma importante mudança. Ele leva um processador fabricado pela própria Samsung, o Exynos, de 64 bits e oito núcleos. Assim, a companhia abandona a Qualcomm, responsável pelos chips dos principais telefones do mercado.
É 20% mais rápido e 35% mais eficiente que o Note 4.
A tela de Super Amoled manteve o mesmo tamanho do S5, 5,1 polegadas, mas turbinou a resolução, que subiu de Full HD para Quad HD (2.560 pixels x 1.440 pixels).
A câmera traseira subiu para 16 Mpixels e a frontal agora tem 5 Mpixels. As lentes são f1.9. Um dos recursos combina várias fotos para criar uma única imagem em situações com pouca iluminação.
A bateria tem tecnologias de carregamento sem fio e carregamento rápido (10 minutos de carga são suficientes para quatro horas de uso). A bateria, porém, não é removível.
PAGAMENTO
Além disso, a Samsung apresentou uma plataforma de pagamentos móveis, batizada de Samsung Pay, o que deve abrir uma nova área de disputa entre Apple a empresa coreana. Em fevereiro, a Samsung havia anunciado a compra da LoopPay, companhia responsável por uma tecnologia parecida com a do Apple Pay.
Os pagamentos serão aceitos por qualquer máquina de cartão de crédito ou débito, e não apenas onde o NFC é aceito. Isso acontecerá graças uma tecnologia chamada MST. Com ela, basta liberar o telefone via impressão digital e encostar o aparelho na lateral da máquina de cartão, perto do leitor de cartão. A plataforma estreará no meio do ano nos EUA e na Coreia do Sul.
Como já havia feito com o Note 4, o Galaxy S também ganhou uma versão "Edge", com vidro curvado. Porém, dessa vez, a angulação foi feita nas duas laterais do aparelho, o que não acontecia no Note. Embora as curvaturas tenham ficado mais suaves, o visual do S6 Edge ficou mais harmonioso.
A parte curvada também ganhou função, relacionada à interface. É possível escolher cinco cores diferentes para cinco contatos diferentes. Quando o telefone está virado para baixo e toca, as laterais brilham com a cor referente ao contato.
Um novo Gear VR, óculos de realidade virtual, foi lançado para trabalhar com o S6 e o S6 Edge.
Ponte metálica é interditada por decisão de bombeiros
O acesso de pedestres à Ponte Juscelino Kubitschek foi proibido após o Rio Acre atingir 17,52 metros, segundo a medição das 14h, realizada pela Defesa Civil Estadual. Apenas o tráfego de veículos está permitido. Normalmente, o Rio Acre na capital apresenta o nível de seis a oito metros e pode chegar abaixo de três em períodos de seca. A Prefeitura de Rio Branco decidiu interditar a ponte para evitar acidentes por causa do nível do rio. A decisão foi tomada após uma equipe do Corpo de Bombeiros avaliar o local.
Polícia: Homem Sofre Tentativa de Homicídio no Raimundo Melo
Agressor é o próprio irmão da vítima
Adriano Sousa, 27 anos, foi vítima de tentativa de homicídio na noite desta quarta-feira (25), a ocorrência aconteceu na rua Juscelino Kubitscheck, bairro Raimundo Melo, em Rio Branco.
De acordo com testemunhas a Adriano levou uma facada nas costas, durante uma briga com o próprio irmão, que seria o autor do crime.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência encaminhou a vítima ao pronto-socorro de Rio Branco. A Polícia Militar também foi ao local mas não encontrou o agressor.
Noticia : Condutor Perde Controle de Veículo e Capota no Bujari
O condutor de um veículo modelo Fiat Linea, identificado como Jevan, perdeu o controle do carro e capotou por várias vezes, no municipio do Bujari, na manhã deste domingo, 01.
Segundo testemunhas,o condutor em visível estado de embriaguez, vinha em alta velocidade, quando perdeu o controle do veículo e capotou.
O Automóvel só parou depois de invadir uma residência.
Apesar do estrago e da proporção do acidente, a vítima teve apenas danos materiais.
Prefeito Marcos Viana decreta Estado de Calamidade em RIO Branco
O prefeito Marcus Viana assinou na manhã deste domingo, 1, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, onde está montado o maior abrigo público para atender as famílias atingidas pela cheia do rio Acre, o decreto de Estado de Calamidade Pública nas áreas afetas pela ocorrência de enchentes.
O Estado de Calamidade Pública foi decretado baseado no artigo 58, inciso 87 e no artigo 92,caput, da Lei Orgânica Municipal, em observância ao artigo 2º, inciso III, do decreto federal nº 7257, de 04 de agosto de 2010 e parágrafo 2º do artigo 3º da lei 12.340, de primeiro de dezembro de 2010.
Na manhã deste domingo, na medição das 9h, o nível do rio Acre atingiu a cota de 17,44 metros, superando em 3,44 metros a cota de transbordamento. Com isso, há um quadro evolutivo da enchente do rio Acre, agravando a situação de milhares de famílias que já foram atingidas pela cheia.
O número de famílias atingidas pela cheia do rio Acre e que estão em abrigos montados pela prefeitura de Rio Branco em parceria com o governo do Estado e do governo federal é de 1.461, totalizando até o presente momento 5.162 pessoas atendidas pela prefeitura.
Além do abrigo montado no Parque de Exposições marechal Castelo Branco, a prefeitura e o governo montaram abrigos públicos ainda no bairro Comara, na sede do SEST/SENAT, na estrada do Quinari (rodovia AC 040), no SESC/Bosque, na avenida Getúlio Vargas e há a possibilidade de abrir um quinto abrigo para atender as famílias atingidas.
Além das residências, quatro unidades de saúde e quinze escolas da rede pública municipal também foram atingidas pelo transbordamento do rio Acre, comprometendo o atendimento básico de saúde, além do início do ano letivo, programado para o onze de março.
Com a cota do rio Acre chegando a 17,44 metros, de acordo com o Georreferenciamento da prefeitura de Rio Branco, 14.316 residências foram atingidas pelas águas, afetando 50.106 famílias em pelo menos vinte e dois bairros da capital.
“Considerando a quebra da situação da normalidade e dos impactos negativos causados no sistema de transporte, na saúde pública e na segurança global, atingindo grande parte da população e exaurindo-se a capacidade do município em arcar com ônus da magnitude deste evento é que decidimos decretar o Estado de Calamidade”, afirmou Marcus Viana.
Bairros e localidades atingidas pela cheia do Rio Acre em Rio Branco
Seis de Agosto
Adalberto Aragão
Aeroporto Velho
Areal
Airton Sena
Bahia Nova
Bahia Velha
Quinze
Baixa da Cadeia Velha
Baixa da Colina
Baixa da Habitasa
Base
Belo Jardim I
Belo Jardim II
Boa União
Boa Vista
Bosque
Cadeia Velha
Centro
Cidade Nova
Comara
Jardim Tropical
Glória
Habitasa
João Eduardo I
Loteamento Praia do Amapá
Loteamento São Francisco
Mauri Sérgio
Morada do Sol
Palheiral
Pista
Preventório
Santa Inês
Santa Terezinha
Sobral
Taquari
Triângulo Novo
Triângulo Velho
Áreas rurais atingidas pela cheia
Limoeiro
Colibri
Bagaço
Vista Alegre
Catuaba
Extrema
Oriente
Liberdade
Panorama Ribeirinho
Panorama
Belo Jardim Ribeirinho
Benfica Ribeirinho
Apa do Amapá Ribeirinho
Moreno Maia
Capatará
Água Preta
Barro Alto
Caipora
Vai-se-ver
Espalha
São Raimundo
Política: Lula quer Pacificar Relaça Com o PMDB nos estados Para garantir governabilidade de Dilma
Negociação, no entanto, avança apenas no Rio e
RIO — Em meio à crise entre PT e PMDB que se espalhou pelos estados e coloca em risco a governabilidade da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou um processo de pacificação com o principal partido da base aliada. A relação entre petistas e peemedebistas já dá sinais de reaproximação no Rio e em São Paulo. No entanto, em Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul o discurso ainda é de enfrentamento, com reflexos no Congresso, tornando a tarefa de Lula mais árdua. Em Minas Gerais, a aliança também começa a apresentar desgaste.
Os petistas temem pelo PMDB no comando da Câmara dos Deputados e do Senado e o movimento pelo impeachment de Dilma lançado pela oposição. Sob pressão da Executiva Nacional, o PT fluminense foi em busca da reaproximação, e o presidente regional, Washington Quaquá, se reuniu com o presidente do PMDB fluminense, Jorge Picciani, na última quinta-feira.
— Chegamos a um consenso. Nós temos o entendimento pleno no Rio em relação a uma aproximação com o PMDB. A disputa regional foi um outro momento (a candidatura derrotada do senador Lindbergh Farias ao Palácio Guanabara no ano passado), estávamos em lados opostos, mas nacionalnente, não. (Eduardo) Cunha (presidente da Câmara), Leonardo (Picciani, líder do PMDB na Câmara) e (Jorge) Picciani serão importantes nesse momento para construir essa governabilidade. A presidente ganhou e é preciso respeitar o resultado das urnas — disse Quaquá, que admite ter desandado, no governo Dilma, a relação com a base. — Os partidos aliados deixaram de ser tratados como aliados e passaram a ser tratados como subalternos.
Quaquá, um dos defensores do rompimento com os peemedebistas no ano passado, sugere agora uma aproximação com Eduardo Cunha e uma conciliação com o PMDB para garantir a governabilidade e a provação de reformas propostas pelo PT. Depois de defender a candidatura do PSOL para a prefeitura do Rio, o petista também já fala em apoiar o PMDB na capital:
— O governo precisa melhorar a interlocução. O PMDB tem o vice, seis ministérios, é aliado. O PT precisa perder essa arrogância.
A interlocução entre PT e PMDB no Rio tem sido feita pela deputada estadual Rosangela Zeidan, mulher de Quaquá. Com perfil conciliador e atuação nos bastidores, ela articulou o encontro do marido com Picciani, após propor na tribuna da Alerj um entendimento entre os partidos. Zeidan também apoiou Picciani para a presidência da Casa.
A BRIGA NOS ESTADOS
São Paulo — O vice Michel Temer fez uma espécie de intervenção no estado para garantir a paz entre PMDB e PT. A relação foi desgastada com a campanha antipetista de Paulo Skaf (PMDB) ao governo. Temer e PT selaram entendimento que levou o ex-deputado Gabriel Chalita a se tornar secretário da gestão de Fernando Haddad (PT) na prefeitura paulistana.
Minas — Começam a surgir ruídos na relação entre PT e PMDB. Há um descontentamento do PMDB com o pouco espaço na gestão do governador Fernando Pimentel. Acusam o petista de ser centralizador e de não dividir o poder. As reclamações chegaram a Brasília, e os partidos trabalham para resolver as diferenças e evitar a saída do PMDB do governo.
Bahia — Presidente regional do PMDB e secretário nacional do partido, Geddel Vieira Lima faz oposição ao PT e defende o fim da aliança nacional. Mas afirma que o momento é de “conversar” em função da crise econômica.
Pernambuco — À revelia da aliança nacional entre o PT e o PMDB, a bancada peemedebista exerce forte oposição ao PT. Somente o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), tem interlocução com Michel Temer e assume a posição de aliado.
Espírito Santo — O PMDB isolou os petistas no estado. A eleição de Paulo Hartung ao governo e de Rose de Freitas ao Senado tornou o PT um partido periférico e com pouco peso político.
Rio Grande do Norte — O PT integra o governo de Robinson Faria (PSD), ao qual os peemedebistas fazem oposição. A derrota de Henrique Eduardo Alves (PMDB) levou o partido ao isolamento.
Maranhão — A relação entre os dois partidos extrapola as divisas do estado. O ex-presidente José Sarney demonstra mágoa com Dilma. Seu grupo político detectou interferência do Planalto na reta final das eleições ao governo, que elegeu Flávio Dino (PCdoB). Petistas integram a gestão Dino.
Ceará — Desde que o senador Eunício Oliveira (PMDB) perdeu a disputa ao governo para Camilo Santana (PT), ligado ao ministro Cid Gomes (PROS), peemedebistas e petistas romperam relações. O PMDB virou oposição.
Piauí — Os peemedebistas, derrotados ao governo pelo ex-senador petista Wellington Dias, lideram a oposição na Assembleia Legislativa junto com o PSDB.
Mato Grosso do Sul — O convívio pouco amistoso entre o senador Delcídio Amaral (PT) e o ex-governador André Pucinelli (PMDB) levou à eleição do tucano Reinaldo Azambuja para o governo do estado, do qual PT e PMDB não participam. São críticos à gestão tucana, mas atuam em separado.
Polícia: Jovem é Flagado Com drogas Na Vagina em Presídio de Cruzeiro do Sul
Maria Rosinalva Amaral da Costa foi presa ao ser flagrada com drogas introduzidas na vagina, durante visita, neste sábado (28), na Unidade de Recuperação Social Manoel Nery da Silva em Cruzeiro do Sul. O entorpecente seria entregue ao esposo, Antonio Carlos da Silva, que cumpre pena no Presídio.
De acordo com informações da direção da Unidade Prisional, investigações internas possibilitou à apreensão da droga.
“A visitante era suspeita, aguardamos a entrada dela no presídio, após isso a mulher foi retirada da cela. Uma revista foi realizada no local, nada foi encontrado. Após ser interrogada, admitiu que tinha drogas introduzidas em suas partes intimas. Em uma cela reservada, na presença de uma agente feminina a acusada retirou o entorpecente”, informou Marquiones Santos, diretor da Unidade Prisional.
A mulher foi levada à delegacia onde foi autuada em flagrante por tráfico de drogas, e já está a disposição da justiça na Unidade Prisional Feminina em Cruzeiro do Sul.
Ainda no sábado (28) mais uma pessoa foi flagrada ao tentar entrar na Penitenciária com drogas. O presidiário do semiaberto, José Maurício de Matos, escondia duas porções de maconha na sandália. O rapaz já cumpria pena por tráfico de drogas.
Drogas na Sandália
O acusado retornava para dormir no presídio.
(Foto: IAPEN)
Ônibus Tomba Na BR 364 Trânsito
Por volta das 6h00, da manhã deste sábado, 28, um ônibus da empresa Trans Acreana, sofreu um acidente, na altura do Km 51 da BR 364, no trecho entre Manoel Urbano e Sena Madureira.
Segundo informações, provavelmente o motorista dormiu ao volante.
Felizmente não houve feridos, apenas o susto e danos materiais.
O veículo tinha saído de Cruzeiro do Sul, no início da noite de sexta, 27, e seguia com destino a Capital.
OAB/AC Realiza Coleta de donativos Para Os desabrigados
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, (OAB/AC) abre a campanha de arrecadação de alimentos, material de limpeza e roupas. O objetivo é unir a classe para ajudar as vítimas da enchente que vem afetando diversas cidades acreanas.
O presidente da Seccional acreana, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, afirmou que este é um momento de juntar esforços e ajudar as pessoas que mais precisam.
“Devemos exercer o espírito de solidariedade e ajudar nossos irmãos que perderam tudo com a inundação, por isso aderimos ao movimento de coleta pedindo apoio de todos os advogados a ajuda necessária para essa caminhada”, falou o representante da Ordem.
Para facilitar a coleta de donativos, serão disponibilizados dois pontos fixos, sendo um no Juizado Especial e na Sala do Advogado, no Fórum Barão do Rio Branco. Voluntários também realizarão coletas em diversos pontos da cidade.
“Nosso objetivo é garantir um maior alcance da campanha, assim poderemos ter uma maior quantidade de produtos arrecadados. Em todos os anos de cheia do rio Acre buscamos colaborar com este trabalho social e continuaremos prestando apoio com atividades sociais”, explicou Marcos Vinícius.
Parque Lota e famílias vão para Sest/Senat
Mais de 1,3 mil famílias estão no Parque
Parque de Exposições Marechal Castelo Branco está com capacidade esgotada de receber famílias atingidas pela cheia do Rio Acre. As 1.304 famílias instaladas já utilizam toda estrutura que o espaço oferece.
Não é possível acomodar mais ninguém no local. Agora, a Prefeitura de Rio Branco já encaminha famílias atingidas para as instalações do Sest/Senat, localizada na Rodovia AC-40 na Vila Acre.
A situação deve permanecer grave até quarta-feira ou quinta-feira quando o rio deve iniciar a vazante efetivamente.
Com 17,19 metros registrados às 20 horas, a cheia de 2015 ainda não superou a de 2012, quando as águas alcançaram 17,64 metros.
Tarauacá: Mais de 150 terrenos já foram demarcados numa invasão iniciada neste final de semana no bairro Avelino Leal
Populares demarcaram muitos terrenos
Ontem, sábado,28 de fevereiro, pela manhã fui até a vila Seabra, numa área pertencente ao IFAC, onde populares estavam demarcando terrenos para construção de suas casas.
Segundo eles, são moradores de área de risco e estariam cansados de esperar por uma solução por parte dos governos. Chegando lá encontrei uns 10 ocupantes que já estavam prontos para iniciarem as construções. Muito cedo também, chegou a polícia para conversar com essas pessoas e pedir que saíssem da área, pois, a mesma pertence ao IFAC - Instituto Federal do Acre e, que, portanto é do Governo Federal. Logo depois chegou o diretor do IFAC - Campus de Tarauacá, Professor Sérgio Flórido, que explicou aos moradores que na área será construído o Campus Avançado do Instituto. Sérgio fez uma lista das pessoas que estavam no local para ocupar o terreno e disse que a levaria para o prefeito para que visse a possibilidade de incluir todos na lista para receberam casas populares, quando as mesmas forem construídas.
Povo demarcou mais de 150 terrenos
No final da tarde fui novamente ao local e, para minha surpresa, encontrei muitas pessoas que além de demarcarem uma parte do terreno do IFAC, estavam demarcando também uma outra área (entre Vila Seabra e Bairro Novo) , que segundo informações, pertence ao Governo do Estado do Acre. Pelas informações que recebi são mais de 150 lotes já demarcados. Um problemas para as autoridades resolverem.
Recebi informações também, que policiais federais já estão na cidade e se dirigiram ao terreno do IFAC, para não permitir a invasão. Eles arrancaram os chamados "tocos" que demarcavam os terrenos.
A maioria das pessoas que estão no local, são de famílias que realmente estão precisando, porém há malandros infiltrados para adquirirem terrenos para a venda.
Política :Governo do Acre interdita parte da gameleira
Em razão do aumento do nível do Rio Acre em Rio Branco, a Secretaria de Obras em conjunto com o Corpo de Bombeiros irá interditar a parte da Gameleira que já foi atingida pelas águas. A medida visa garantir a segurança das pessoas que transitam no local.
De acordo com o secretário de Obras, Leonardo Neder, a fiação é enterrada na calçada que está submersa. “Existe risco de choque e afogamentos, por isso, solicitamos o isolamento da área”.
Às 21 horas deste sábado, 28, o nível do manancial chegou a 17,21 metros. Estão no abrigo montado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco 1.286 famílias. A prefeitura de Rio Branco e o governo do Estado estão trabalhando para ampliar a quantidade de abrigos. Serão mais dois espaços destinados às famílias atingidas pela cheia, que deve ultrapassar a marca histórica.
Política: Com reajustes, deputado custará R$ 2 milhões por ano
Este é o valor que o contribuinte pagará pelo mandato de cada um dos 513 deputados após o “pacote de bondades” autoconcedido pela Câmara. Estimativa é de que gasto anual crescerá mais de R$ 150 milhões em relação CâmaraReunião da Mesa que liberou voo para mulher de deputado e aprovou aumento no valor dos benefícios do mandato O pacote de bondades autoconcedido pela Câmara esta semana vai elevar para R$ 2 milhões o gasto anual com cada deputado federal. Na média, cada parlamentar custará aproximadamente R$ 170 mil por mês. Os valores variam de acordo com o estado de origem do congressista, a utilização integral ou não da verba para custear o mandato e do uso do auxílio-moradia. No ano passado, antes do reajuste de todos os benefícios, o custo mensal de cada deputado era de aproximadamente R$ 145 mil e o anual, de R$ 1,77 milhão. Com isso, a :estimativa de gasto com os 513 parlamentares, que girava em torno de R$ 908 milhões em 2014, passará a ser de R$ 1,06 bilhão – um aumento anual de R$ 157 milhões (cerca de 17%).
A lista dos benefícios de um deputado após os aumentos
Com os novos valores, a despesa mensal por mandato poderá chegar a R$ 177 mil. Essa cifra poderá ser alcançada por um deputado de Roraima que fizer uso do auxílio-moradia e utilizar toda a verba a que tem direito para o exercício da atividade parlamentar (Ceap), mais conhecida como cotão. Nesse caso, cada um dos oito representantes de Roraima custará até R$ 2,15 milhões por ano.
Os dados são de levantamento do Congresso em Foco. Uma estimativa que considera os novos valores dos 13 salários anuais, da verba de gabinete, do cotão, do auxílio-moradia e de uma ajuda de custo equivalente a dois salários extras – um no começo e outro no final da legislatura. Com o pagamento da primeira parcela dessa ajuda de custo, cada parlamentar receberá em fevereiro R$ 67,4 mil apenas em vencimentos.
Com exceção do salário de R$ 33,7 mil, em vigor desde o início do mês, os valores reajustados dos demais benefícios – verba de gabinete, cotão e auxílio-moradia – passarão a valer em abril. Segundo a direção da Câmara, apenas os reajustes desses três benefícios vão ter impacto de R$ 112,7 milhões nos cofres da Casa no restante de 2015. Essa diferença deve passar dos R$ 150 milhões a partir do ano que vem.
Outra realidade
Um aumento que, segundo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), será compensado com cortes do mesmo montante sobre outras despesas. Ou seja, mesmo que não haja aumento, a Casa não fará esforço para economizar e se enquadrar na política de ajuste fiscal patrocinada pelo governo federal e parte dos governos estaduais diante do cenário de agravamento da crise econômica e de déficit nas contas públicas.
Os parlamentares vivem outra realidade. A sucessão de “boas notícias” para os congressistas começou em dezembro, ainda no final da legislatura passada, quando a Câmara e o Senado aprovaram o aumento de 26% de seus vencimentos. Desde 2010, os parlamentares recebiam R$ 26,7 mil. A remuneração pelos próximos quatro anos será de R$ 33,7 mil. Ou seja, apenas em vencimentos, cada parlamentar receberá R$ 1,8 milhão ao longo do mandato – 13 salários anuais e outros dois extras no período de quatro anos.
Ao acabar com os chamados 14º e 15º salários, que cada congressista recebia por ano até 2013, o Congresso decidiu instituir uma “ajuda de custo”, correspondente a um mês de salário, para o primeiro e o último mês de mandato. O argumento utilizado para a benesse é que os parlamentares têm despesas extras nesses dois períodos com a mudança de cidade. Mas os reeleitos, que já têm estrutura montada na capital federal, também têm direito à regalia.
Promessas de campanha
O aumento no valor dos benefícios faz parte da lista de compromissos assumidos com os deputados por Eduardo Cunha durante sua campanha à presidência. Parte das promessas ele cumpriu na quarta-feira (25), quando a Mesa Diretora aprovou, além do pacote de aumento dos benefícios, a liberação a esposas e maridos de parlamentares para voarem com a cota de passagens aéreas asseguradas a deputados para o exercício do mandato. Alguns congressistas reclamaram de ter de tirar do próprio bolso dinheiro para pagar o voo de suas companheiras. Por normas internas, o uso está restrito ao deputado e a assessores em viagem de trabalho desde 2009, quando o Congresso em Foco revelou a “farra das passagens“.
A verba aérea sai do cotão, que cobre despesas dos parlamentares com locomoção, refeição, hospedagem, telefone, aluguel de escritório, contratação de consultoria e divulgação do mandato, entre outras. O cotão teve aumento de 8,7%, o que deve onerar os cofres públicos de abril a dezembro em R$ 14,6 milhões, segundo a Câmara. O menor benefício é pago a deputados do Distrito Federal, que devem passar a receber R$ 30,4 mil por mês. A quantia mais elevada é garantida aos deputados de Roraima, que poderão gastar depois de abril até R$ 45,2 mil por mês.
Mais de R$ 753 milhões
Na legislatura passada, o cotão consumiu mais de R$ 753 milhões da Câmara e do Senado, como mostrou a Revista Congresso em Foco. Dinheiro que saiu dos cofres públicos sem licitação. Com esse montante, daria para erguer mais de 11 mil casas populares ou 115 escolas públicas para atender aproximadamente 500 alunos. Ou construir 40 hospitais com uma centena de leitos. Na maioria dos casos, o parlamentar apresenta a nota fiscal e é ressarcido imediatamente pela Câmara. Alguns já foram denunciados no Tribunal de Contas da União (TCU) e na Justiça por mau uso dessa verba pública, já que os controles de conferência são frágeis. Por suspeitas de mau uso do benefício, o Ministério Público Federal cobra que parte dessas despesas seja alvo de licitação.
Já a chamada verba de gabinete permite a cada deputado contratar até 25 funcionários. Com o aumento de 18%, saltará de R$ 78 mil para R$ 92 mil por mês. Nesse caso, o impacto será de R$ 97,3 milhões.
O auxílio-moradia teve reajuste de 11,92%; passou de R$ 3,8 mil para R$ 4,2 mil. Este benefício não é usufruído por todos os deputados. Parte deles vive em amplos apartamentos funcionais, recentemente reformados pela Câmara. A Casa ainda não atualizou, em sua página na internet, o número de parlamentares que utilizam essas unidades neste começo de legislatura. Mas também nesses casos há gasto público para a manutenção dos imóveis. A estimativa da Câmara é que a elevação do valor do auxílio vai gerar gastos extras de R$ 805,5 mil até o final deste ano.
Sob demanda
Com exceção do salário, os demais benefícios são usados de acordo com a demanda. Um deputado pode, por exemplo, economizar na verba de gabinete ou no cotão e não utilizar todo benefício a que tem direito ou mesmo abrir mão do auxílio-moradia e do apartamento funcional, caso tenha imóvel em Brasília. Os valores não utilizados ficam na conta da Câmara.
A lista de benefícios dos deputados ainda contempla itens de difícil mensuração. Além de plano de saúde, os parlamentares têm à disposição os serviços prestados pelo Departamento Médico da Câmara. Eles ainda podem ser reembolsados com suas despesas médico-hospitalares casos os serviços tenham sido prestados fora da Casa.
Diferentemente do Senado, onde cada senador tem um veículo oficial à sua disposição; na Câmara, os carros oficiais estão restritos a 11 ocupantes de cargos de direção, como o presidente da Casa, os integrantes da Mesa Diretora, o chefe do Conselho de Ética, entre outros. Todos os deputados deputado têm direito a uma série de materiais de impressão, como 5 mil cartões de visita por ano e quantidades generosas de resmas de papel e blocos de anotação, entre outros itens de papelaria.
Mais sobre verbas e cotas.
Política: Governo Dilma Rousseff quer mudar cálculo para concessão de aposentadoria
Após anunciar aperto na concessão de benefícios sociais, incluindo pensões por morte e auxílio-doença, o governo Dilma Rousseff pretende mudar o Fator Previdenciário.
A informação é do Ministro da Previdência Social Carlos Gabas. A fórmula proposta pelo governo é a 85/95 que é soma da idade com o tempo de serviço; 85 para as mulheres e 95 para os homens. O objetivo da fórmula é retardar as aposentadorias no Brasil.
Ele defende " que fator previdenciário é ruim porque não cumpre o papel de retardar as aposentadorias, mas o trabalhador deve se aposentar com regra que leve em conta contribuição e idade". Segundo o ministro "fórmula 85/95 é a melhor para aposentados"
O problema principal apontado por Carlos Gabas é o déficit da Previdência que no ano passado foi de R$: 51 bilhões e para este ano deve aproximar-se dos R$ 60 bilhões. Alterações no seguro desemprego e abono salarial também estão previstas.
Entenda o Fator Previdenciário:
O Fator Previdenciário foi criado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, em 1999, a ideia era retardar as aposentadorias. É uma fórmula baseada na expectativa de vida, no tempo de contribuição e na idade do contribuinte no momento da aposentadoria. Na ocasião a idade média de aposentadoria era de quase 51 anos. O Fator Previdenciário não conseguiu desestimular as aposentadorias precoces pois hoje quase 16 anos depois a idade média de aposentadoria é de 54 anos. O que ocorre na prática, é a redução do valor do benefício do segurado.
Assinar:
Postagens (Atom)