quarta-feira, 6 de maio de 2015

Deputado Rocha defende 30 horas para os profissionais de enfermagem


O deputado Rocha (PSDB-AC) defendeu nesta quarta-feira, durante café da manhã oferecido pela Confederação Nacional de Enfermagem (CNE), a carga horária de 30 horas para os profissionais de enfermagem de todo o Brasil. O evento realizado em Brasília teve como representantes do Acre, as enfermeiras Maria Lucrécia e Yonara Araújo. A luta da CNE é de colocar em pauta o projeto que tramita no Congresso Nacional desde o ano 2000.

O parlamentar tucano disponibilizou seu gabinete, em Brasília, em apoio ao Projeto de Lei 2.295 de 2000, que reduz de 40 para 30 horas de trabalho para enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem, observando que a regulamentação irá garantir melhores condições de trabalho e possibilidade de descanso físico e mental desses profissionais.

“Vamos conversar com o presidente Eduardo Cunha para que seja colocado em pauta de votação, com urgência, o projeto 2295 porque temos a certeza que irá melhorar a vida de milhões de brasileiros em todo o país, que precisam de atendimento em alguma unidade de saúde”, disse.

Segundo as enfermeiras Lucrécia e Yonara, a enfermagem é linha de frente no atendimento de saúde, é pilar de sustentação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que está 24 horas por dia exercendo a assistência com qualidade que todo cidadão merece e tem direito. São 15 anos de espera, sem definição.

“A enfermagem está cansada de esperar, mas não de lutar. Seguiremos firmes e gritando: 30 horas já. Vamos fazer a nossa parte como cidadãos votantes, para garantir a segurança e a qualidade na prestação da assistência de enfermagem e contribuindo na construção de uma saúde pública digna aos brasileiros”, ressaltaram.

Governo não sabe usar a máquina de arrecadação do Detran, diz deputada


A “falta de qualidade” dos serviços oferecidos pelo Detran Acre foi denunciada na manhã desta terça-feira (5) na Aleac. A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) disse que recebeu diversas denúncias de condutores para “absurdo que se encontra o Detran”, que sofre com a falta de estrutura e servidores para fazer o atendimento dos condutores que procuram o órgão diariamente na capital”. A deputada questionou ainda as nomeações de cargos comissionados. Para ela, estas pessoas contratadas pelo governo deveriam prestar serviços no órgãos que apresentam deficiências. “Se o governo contrata, certamente não é para atender a necessidade de servidores no Detran”, destaca a deputada. Ela denuncia também a validade da taxa de vistoria que “não é de 30 dias”. “O governo não sabe usar a máquina de arrecadação do Detran. Um órgão que arregrada milhões, um órgão tem autorização para fazer blitz a qualquer hora, mas não consegue resolver os problemas de atendimento. São filas para pegar senha, filas para pegar informações e filas para atendimento. Já não bastam as afilas para se consultar, conseguir uma cirurgia na saúde”, interroga Sinhasique. Segundo a peemedebista, “as pessoas estão sendo humilhadas diarimente no Detran. É um desrespeito tão grande. O órgão deveria tratar a população com tapete vermelho. As pessoas vão ao local para dar dinheiro para o estado. Até para arrecadar este governo não sabem. Não sabem fazer um cafuné em que leva dinheiro para o Detran. É inadmissível esta ineficiência”, enfatiza. A deputada afirma que os condutores que vistoriam seus veículos ficam embaixo de suas tendas e o pátio do Detran estaria totalmente destruído. “Será que não tem dinheiro para fazer uma recuperação do pátio. Na pista de testes, as pessoas ficam no sol e na chuva, não tem nenhuma cobertura na pista de testes, não tem banheiro é uma total falta de estrutura”, finaliza Eliane Sinhasique. As denúncias da oposicionistas não foram rebatidas pelos deputados da base de governo na Casa. O líder do PT, Lourival Marques, se restringiu a falar da campanha “de conscientização Maio Amarelo”, que estaria sendo desenvolvida pelos servidores do Detran.

Lula chega nesta quarta-feira ao Acre e cumpre agenda com Evo Morales


O ex-presidente Lula desembarca às 16h desta quarta-feira, 06, no aeroporto de Rio Branco. No local, ele será recepcionado pela militância petista e depois segue, junto com o governador Sebastião Viana, em carro oficial, para a solenidade de inauguração das instalações do call center da Contax, na Via Verde, em Rio Branco. O empreendimento deve ser inaugurado por volta das 17h, com a presença de autoridades empresariais e políticos locais. O call center deve gerar inicialmente 700 empregos, segundo o governo, podendo chegar a cinco mil em cinco anos. Lula pernoita no Acre e na quinta-feira, 07, às 9h, participa da inauguração das instalações do novo Frigorífico do Complexo Industrial do Peixe e participa do III Encontro de Piscicultores do Acre. Os dois eventos no Complexo de Piscicultura contará com a presença também do presidente da Bolívia, Evo Morales, que através do embaixador do país vizinho no Brasil confirmou sua visita ao Acre.