A secretaria de saúde considera que a população não está tomando os cuidados necessários. Proprietários que não realizarem limpeza de suas propriedades serão multados.
Até o mês de maio deste ano a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul (AC) já notificou 7.114 casos e registrou 3.956 casos positivos. De acordo com a coordenadora do setor de entomologia do município, Muana Araujo, a equipe que realiza as ações de controle ao mosquito está enfrentando uma resistência da população em colaborar com as ações preventivas.
“Nós temos observado que a população não tem feito a limpeza correta dos seus imóveis, não tem tampado os depósitos, tem deixado aberto, e assim o mosquito está com acesso e se desenvolvendo nesses locais que não estão sendo limpos. Estamos enfrentando um problema que não é do poder público”, destacou a coordenadora.
De acordo com Muana Araújo, o comitê de combate a dengue está planejando ações para multar os moradores que não estão colaborando com as ações de combate ao mosquito.
“As multas ainda não estão sendo aplicadas, mas estamos criando a minuta para criar uma lei, através do comitê em conjunto com Ministério Publico e a Justiça Comunitária, para que possamos assim entrando em contato primeiramente com esses moradores e caso não tenhamos êxito multaremos”, explicou Muana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário