Uma eleição tranquila e sem surpresas. Assim pode ser definido pleito ocorrido nesse final de semana em Pando (Bolívia) estado vizinho do Acre (Brasil). Os bolivianos foram às urnas para elegerem seus novos governantes que ficarão no poder até 2020. Para o maior cargo político daquele estado, como já se previam, Luis Adolfo Flores (MAS) conseguiu a reeleição com 62% dos votos.
Um ex-jogador de futebol, Luis Gatty Ribeiro da aliança opositora venceu a prefeitura de Cobija, capital do departamento. A candidata a reeleição pela prefeitura de Cobija, Ana Lucia Reis (MAS), ficou em segundo lugar com 45% para prefeita da capital pandina.
As autoridades do Superior Eleitoral Boliviano informaram que 100 % das urnas foram apuradas. A totalização dos votos durou aproximadamente 20 horas, diferente do processo brasileiro que em menos de cinco horas, por meio do sistema eletrônico, é possível saber o resultado final de uma eleição. Mais de 60 mil bolivianos compareceram as urnas.
No final de semana, ninguém pode comercializar e consumir bebidas alcoólicas. Bares, casas noturnas e boa parte dos restaurantes, comércio ficaram fechados. Seguindo as regras, ninguém pode beber 48 horas antes do pleito. A Lei seca só acabou ontem, 30.
Todos os cidadãos bolivianos entre 18 a 70 anos são obrigados a exercer o direito do voto. Nos 90 dias seguintes, pós-eleição, os eleitores precisam apresentar o comprovante de votação o que facilita na abertura de contas em bancos, por exemplo. Quem não compareceu, pagará uma multa equivalente a R$ 135,00 reais.
A posse e diplomação dos ganhadores estão marcadas para acontecer no dia 04 de maio.
Perfil do Governador
Luis Adolfo Flores é do Movimento ao Socialismo (MAS), mesmo partido que o presidente da Bolívia, Evo Morales. Além de político, professor é advogado. Ele governará ao lado de Paola Ivvania.
Na carreira política foi prefeito da capital aos 32 anos. Em 2010, foi eleito governador, fato esse ocorrido pela primeira eleição direta naquele departamento. A frente do governo fortaleceu o sistema de água e esgoto, inaugurou hospital, aumento o acesso de energia elétrica e diminuiu a desigualdade social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário